30 de setembro de 2015

O Fundo do Poço

Primeiro passo para a recuperação: admitir que precisas de Deus
Bill era tenente-adjunto do Exército dos Estados Unidos quando bebeu o seu primeiro copo de uma bebida alcoólica. Com vinte e dois anos, ele tinha uma boa carreira à sua frente e uma namorada afetuosa. Estava bem lançado para transformar num sucesso uma vida que tinha partido de um começo duro. O alcoolismo do seu pai tinha destruído o casamento dos seus pais quando ele era apenas um miúdo, pelo que ele tinha sido criado pelos seus avós. Mas tudo parecia indicar que Bill iria ultrapassar esse começo duro, até que ele descobriu que, tal como o seu pai, gostava de beber.

À data em que tinha atingido os trinta anos, Bill era uma pessoa arruinada. Enquanto antes ele costumava beber para celebrar um negócio bem-sucedido, agora ele não conseguia manter um emprego. Ele e a sua esposa estavam a viver na casa dos pais dela, porque eles não tinham dinheiro para habitarem numa casa sua. Bill estava de tal modo em baixo que, por vezes, ele mendigava dinheiro na rua. Ele foi hospitalizado quatro vezes, para tentar deixar de beber.

Um dia, em 1934, Bill desistiu. Ele admitiu que não podia fazer nada para quebrar o poder do alcoolismo na sua vida. Cabia a Deus ajudá-lo.

Oitenta anos mais tarde, a organização que Bill Wilson fundou - os Alcoólicos Anónimos - tem mais de dois milhões de membros em 150 países. Os dois primeiros passos que um alcoólico tem de dar no programa são:


1- Admitir que é impotente para resolver o seu problema;
2- Pedir ajuda a um poder superior;

Enquanto Cristãos, cidadãos do reino de Deus, sabemos que Deus é o nosso poder superior. Os alcoólicos falam acerca do fato de terem primeiro de atingir o fundo do poço, chegando mesmo a mendigar dinheiro nas ruas, antes de perceberem como realmente precisam de ajuda. Mas nós não somos sem-abrigo ou mendigos. Nós estamos muito bem na vida, somos populares e vivemos uma vida impecável, não é? Será que todos nós precisamos de chegar ao fundo do poço para aceitar a oferta de ajuda que Deus nos faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário