13 de setembro de 2015

Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios - Capitulo 9

Não sou eu apostolo (1 Co. 9:1). Paulo ilustra na sua pessoa o principio exposto em (1 Co. 8:13), abrindo mão voluntariamente de seus direitos pessoais de apostolado para não prejudicar o progresso do evangelho de Cristo.

Quando foi que Paulo viu a Jesus? (1 Co. 9:1-2). Principalmente na estrada de damasco (At.9:1-9). Ele também pode estar se referindo à sua experiência de ser arrebatado até o terceiro céu (I1 Co. 12:2-4).

Leia também:Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios

Paulo não queria usar os seus direitos de apostolo (1 Co. 9:15).Paulo queria evitar critica (I Ts. 2:1-17), sabia que um apostolo podia abusar dos seus direitos mesmo que o apostolo não soubesse dos seus privilégios, algumas pessoas podiam pensar que ele se aproveitaria de outros. Assim visando apresentar o evangelho de maneira honrosa possível, Paulo sacrificou os seus direitos. Queria evitar até mesmo a mais leve aparência de abuso de direitos.

O prêmio (1 Co. 9:24-25), a “coroa” “incorruptível” refere-se a vitória de obtermos a salvação eterna, o alvo precioso da vida Cristã. Esse alvo somente podemos atingir, abrindo mão de alguns de nossos direitos, por amor ao próximo (1 Co. 8:7-13) e renunciando as coisas que nos eliminariam para a corrida espiritual.

Correis de tal maneira que o alcanceis (1 Co. 9:24). Paulo ilustra o principio de que se alguém deixa de exercer seu auto domínio, a abnegação e o amor ao próximo, ele mesmo será rejeitado por Deu, mesmo sendo um pregador do evangelho (1 Co. 9:27).

Eu mesmo não venha a ficar reprovado (1 Co. 9:27). “Ficar reprovado encerra a idéia de ser reprovado em prova” ser rejeitado, Paulo emprega esse mesmo termo em (I1 Co. 13:5), onde declara que Cristo não habita naqueles que são reprovados. Paulo não se refere meramente a perda de um galardão ministerial. O que ele reconhece é a possibilidade de deixar de obter o prêmio da salvação final (1 Co. 9:24-25), se ele deixar de viver uma vida santa, de exercer o auto domínio e de suportar sofrimentos por amor a Cristo (1 Co. 9:25-27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário