INICIANDO A SUA AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que a igreja é um local onde nos reunimos para prestar culto e adoração a Deus.
É hora do versículo:
Memorizando
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Romanos. 12.1,2
1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
Atos.16.25-33
25 Mais ou menos à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os outros presos escutavam.
26 De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Naquele instante todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram.
27 Aí o carcereiro acordou. Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido. Então puxou a espada e ia se matar,
28 mas Paulo gritou bem alto: – Não faça isso! Todos nós estamos aqui!
29 Aí o carcereiro pediu que lhe trouxessem uma luz, entrou depressa na cela e se ajoelhou, tremendo, aos pés de Paulo e Silas.
30 Depois levou os dois para fora e perguntou: – Senhores, o que devo fazer para ser salvo?
31 Eles responderam: – Creia no Senhor Jesus e você será salvo – você e as pessoas da sua casa.
32 Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele.
33 Naquela mesma hora da noite, o carcereiro começou a cuidar deles, lavando os ferimentos da surra que haviam levado. Logo depois ele e todas as pessoas da sua casa foram batizados.
Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI
Recursos visuais
Paulo e Silas na prisão
Material:
- 1 Caixa de sabão em pó pequena.
- Papel prata ou cor que desejar
- 6 rolos de papel pequena.
- Feltros coloridos
- Hashi ou palito de churrasco
- Cola quente
- Tesoura
- Canetinha preta.
Montagem:
Corte um quadrado na tampa da caixa e encape a caixa com o papel prata
ou a cor que desejar. Encape os palitos da mesma cor e cole na tampa fazendo
as grades.
Faça os bonequinhos, os personagens da historinha usando o rolo de papel e
use os feltros para as roupinhas, rostinhos, bracinhos e os cabelinhos. Desenhe as
carinhas com a canetinha.
Está pronto o recurso! Agora é só começar usando os bonequinhos para fazer
a simulação da historinha.
- 1 Caixa de sabão em pó pequena.
- Papel prata ou cor que desejar
- 6 rolos de papel pequena.
- Feltros coloridos
- Hashi ou palito de churrasco
- Cola quente
- Tesoura
- Canetinha preta.
Montagem:
Corte um quadrado na tampa da caixa e encape a caixa com o papel prata
ou a cor que desejar. Encape os palitos da mesma cor e cole na tampa fazendo
as grades.
Faça os bonequinhos, os personagens da historinha usando o rolo de papel e
use os feltros para as roupinhas, rostinhos, bracinhos e os cabelinhos. Desenhe as
carinhas com a canetinha.
Está pronto o recurso! Agora é só começar usando os bonequinhos para fazer
a simulação da historinha.
Cadeias e Prisões
E aqui outras sugestões para mostrar as cadeias e prisões
que nossos personagens passaram nesta historinha.
Mais recursos visuais
Para contar a História:
Um Livro de papel cartão colorido, utilize 10 folhas de papel cartão e mande encadernar, e cole as imagens postadas abaixo, impressas em papel A3.
Na capa cole emborrachado colorido e o tema também com emborrachado. EVA.
PAULO E SILAS pregando a Palavra do Senhor
Paulo orando na mulher que tinha o Espírito de Adivinhação
Paulo e Silas sendo levados para a prisão após serem chicoteados
Paulo e Silas louvando ao Senhor
Paulo não deixa q o carcereiro se mate
Paulo pregando para a família do Carcereiro
Carcereiro se entregando ao Senhor
Terremoto na Prisão
Brinque com as crianças de mímica, escreva em pedaços de papeis algo que deve ser imitado, como por exemplo: um bicho ou coisas como carro, bicicleta, bola, etc, e faça dois grupos e entregue os pedaços de papeis para cada grupo o que acertar mais ganha a brincadeira, se possível dê um saquinho com algumas balas para os vencedores e uma bala para cada participante do outro grupo.
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinhas:
Lembrancinhas:
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Créditos
Revista Cpad - Juniores
Blogdaebi.blogspot.com
Cristãos kids:
://www.lagoinha.com
Classe de juniores ebd
blogtialaila
Portal Escola Dominical
Bíblia infantil
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Adaliahelena.blogspot.com
Ensinoinfantilnum lique.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot.com
recursosdeevangelismo.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
semeandoasalvacao.blogspot.com
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Orai em todo tempo
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Orai em todo tempo
excelente ensino tia.
ResponderExcluirnao seria legal colocar no site na semana da aula.
ficaria interessante
Deus abençoe