21 de dezembro de 2017

Lição 13: Crianças louvam a Deus: Subsidio: Maternal de 3 e 4 anos





 

 
 


 
Revista do aluno:








Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Título da Lição:

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição de hoje. Enfeite a sala com figuras de coração e crianças brincando juntas. 
Aula para Maternal 011
Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. Fale sobre a alegria de poder falar com Deus, fale que Ele é bom. 

E vocês? Gostam de cantar e tocar louvores para Deus?
Cante com muita alegria porque as crianças também aprenderão a louvar a Deus com você e suas atitudes. Movimente-se com as crianças, deixe que elas toquem os instrumentos e os observem. Nesta idade elas respondem pouco ainda aos cânticos e letras dos mesmos na sala de aula, mas em casa já conseguem cantar e se expressar com desenvoltura. Por isso não desanime, você verá o resultado do ensino depois quando crescerem mais. Você só planta a semente, o que deve ser feito com muita disposição, repetição e alegria. Escolha cânticos curtos, fáceis, com letra bíblica e adequada para a idade. Explique sempre a letra antes de cantar e repita sempre os cânticos. A criança nesta idade aprende com muita repetição. 
 

Aline Barros - Fico Feliz






Elaine Ramos - Pompom




Cristina Mel - Pra Jesus Louvar (Clipe Oficial)







Tabernáculo da fé crianças,O coração da menina e do menino






É MUITO BOM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2




todos os animais cantam






11 Louvai O Todas As Crianças
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.

· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 
Podemos dar ofertas com alegria.
- HORA DA OFERTA 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de música para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

   
Vídeo aula: Endereço na descrição do vídeo.


Para guardar no coração:
Versículo para memorizar



Monte um cenário:
Faça um caminho, coloque galhos de árvores, lençóis, use a criatividade. Cubra uma bicicleta e enfeite como se fosse um jumentinho. Escolha a criança que fará o papel de Jesus. Coloque um CD de adoração e encene a história com as crianças.

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  Mateus 21. 1 - 16
1 E, quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:

2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.

3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.

4 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:

5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem,Manso, e assentado sobre uma jumenta,E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.

6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,

7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.

8 E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.

9 E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?

11 E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.

12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

14 E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os.

15 Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,

16 E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
 BÍBLIA ONLINE



Brincadeira
Sempre que eu disser "mamãe jumenta" imitarão o jumento dizendo íon, íon, íon.


Sempre que eu disser "jumentinho" imitarão as orelhas dos jumentos com as mãos.


Sempre que eu disser "multidão" batam levemente seus ombros nas pessoas próximas de você.


Sempre que eu disse "Jesus" balancem os braços e gritem Hosana!


Sempre que eu disser "discípulos" levantem as mãos e digam "eu".




Recursos visuais













Recursos visuais










Recursos visuais



















Atividades






















DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA: 
Crianças, a Bíblia nos relata que quando Jesus, em sua caminhada, certo dia quando aproximava-se de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, no Monte das Oliveiras, chamou dois discípulos, e disse: “Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa dele; e logo os enviará.” 
  
E tudo isso foi para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Zacarias, no Capítulo 9, versículo 9: “Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.” E, então, os discípulos fizeram exatamente como Jesus lhes ordenara, prepararam um jumentinho para que o Senhor Jesus, entrasse em Jerusalém, montado nele. Parece estranho, não é crianças, pois o jumento não é um belo animal. Jesus, como Rei dos Reis, pelo olhar do homem deveria entrar em Jerusalem montando em um belo cavalo real . Mas aqui ele nos ensina, mais uma vez, sobre a humildade. E, então, a Bíblia nos relata que os discípulos trouxeram o jumentinho, e sobre ele puseram as suas vestes, e fizeram Jesus assentar em cima. No caminho para Jerusalem, muitas e muitas pessoas estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. Era uma grande multidão mulheres, homens e crianças, jubilavam-se de alegria diante do rei Jesus. Deviam estar lá muitos amigos de Jesus, mas também muitos que foram curados por Ele, muitos que receberam um olhar e uma mensagem de alegria e ânimo. Faziam isto para saudá-lo como um Grande Rei!!!! E Clamavam em grande voz: - Hosana ao Filho de Davi; Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, quando Jesus, finalmente entrou em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia. Porém, nem todos estavam contentes com aquilo. Os sacerdotes e fariseus ficaram cheios de inveja e tentaram fazer o povo ficar quieto e parar de louvar a Jesus. Fazer gestos de alguém pedindo silêncio.Mas ninguém lhes deu atenção. Como não conseguiram nada, foram falar com Jesus e pediram: “Mestre, manda o povo e os Teus discípulos pararem com todo esse barulho”. Jesus respondeu: “Eu digo a vocês que se eles ficarem quietos as pedras clamarão!” E o desfile continuou com o mesmo entusiasmo. Quando chegaram ao alto do Monte das Oliveiras, Jesus viu Jerusalém lá embaixo e ficou muito triste. Sabem por quê? Porque Ele amava muito as pessoas daquela cidade e sabia que grande parte delas não ia aceitar Sua ajuda para vencer o pecado e não seriam salvas. Ele chorou de tanta tristeza, pensando no que aconteceria com aqueles que O rejeitaram. Todos ficaram em silêncio e o desfile parou. Ficar em silêncio por alguns instantes. As pessoas ficaram confusas e ninguém entendeu Seu choro. Mas, quando Ele se acalmou um pouco, logo esqueceram aquilo e recomeçaram seus louvores. Erguer uma folha de palmeira e falar o verso para memorizar. Eles cantavam e falavam tão alto que toda a cidade percebeu a chegada de Jesus. Muitos apareciam nas janelas e outros saíam pelas portas para ver o cortejo. Jesus permitiu isso para que todos percebessem Sua entrada em Jerusalém e tivessem oportunidade de aceitá-Lo como Salvador. Ninguém poderia dizer que não tinha ouvido falar dEle. Que maravilha foi esse dia, eu gostaria de estar lá e gritar bem alto louvores de adoração ao Senhor Jesus e dizer: "Tu és o rei dos Reis, eu te amo meu Senhor". Só que crianças podemos adora-lo hoje e dizer o quanto o amamos! 
Vamos fazer isso agora!!!!
Cante.

Nós fomos criados para a glória de Deus. O nosso único meio de agradecer a Deus por tudo o que Ele fez e faz e fará é o Adorando, e a adoração é o momento em que entregamos a nossa gratidão a Deus.




Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.





 Brincar:
 
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.



 Lanche: 


Pedir para o papai ou para a mamãe ou o responsável pela criança ler a história da Bíblia durante a semana.
  Mateus 21. 1 - 16



Lembrancinha:



Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.




conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Brinque com as crianças até que os pais cheguem



 



Fontes consultadas:
Créditos:
Revista da Cpad maternal
Blogs:
Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
pequeninos-de-jesus.blogspot.com
Ministério Infantil Cascavel
Ministério biblico infantil virtual,
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Escola Dominical Infantil
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de DeusDeus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.




Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo




 


                Escola Bíblica Infantil





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.




   Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão.



Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).






PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...

*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.


Vamos lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário