14 de julho de 2017

Aula Bíblica: O bebê Jesus recebe presentes - Berçário de 0 a 2 anos


A palavra é: Presentes Para o Bebê Jesus
Receba as crianças: receba a criança com carinho e um sorriso. As crianças sentem-se bem no templo quando encontram pessoas que se importam com elas.



Ideias para o ensino:

1- faça um livrinho de tecido com as figuras da história. Use o móbile de templo da aula passada.




2-- Faça uma bíblia sonora com caixa de papelão e guizos. Cole e encape.




3- faça uma bíblia com caixa para retirar as figuras da história.


OBJETIVO DA LIÇÃO:
Levar a criança a despertar o desejo de presentear o Rei Jesus com a sua adoração e o seu coraçãozinho.

É HORA DO VERSÍCULO: “[...] Se ajoelharam diante dele [...] e lhe ofereceram presentes [...]” (Mt 2.11).

Nesta lição, as crianças serão levadas a compreender que Jesus, sendo Filho de Deus, nasceu como um rei. Ele recebeu visitas importantes que levaram preciosos presentes para o menino. Também devemos dar presentes preciosos ao Rei Jesus, mas principalmente o nosso coração. 





Quando os sábios foram visitar Jesus, eles foram orientados por uma estrela que brilhava muito forte no céu, que brilhava mais do que todas as outras estrelas, e essa estrela ficava em cima do lugar onde Jesus estava. Vamos decorar uma estrela bem bonita, parecida com aquela que brilho no céu quando Jesus nasceu e que depois guiou os sábios até Jesus?



Resultado de imagem para estrela


Brincar – Deixe que as crianças brinquem livremente com os brinquedos que você organizou com antecedência para a aula. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade e peça que as crianças guardem os brinquedos e peguem os instrumentos de musicalização ou as figuras de cânticos, e sentem-se no tapete para o louvor.
Ideias para o ensino:

1 – Faça um livro com tampas de potes de margarina, colando figuras do nascimento de Jesus, nenê, estrela, anjos, Maria e José. Fure um dos lados e prenda com fita ou argola.

2 – Faça chocalhos de rolo de papel, fechando uma das partes com fita crepe, colocando grãos variados como: arroz, milho, feijão, lentilha e outros. Cada um produz um som diferente. Feche o outro lado com fita crepe, enfeite com papel colorido ou desenhos colados e dê um para cada criança tocar e louvar a Deus por seu amor e pelo nascimento de Jesus na terra.

3 – Providencie famílias de animais de plástico, de pelúcia ou figuras de animais com os seus filhotes e monte um painel ou um livro com papel cartão, forrando com contact.

4 – Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.





5 – Monte uma cabana ou tenda com cadeiras e lençóis. Tome o lanchinho com as crianças na tenda para imitar a viagem dos magos.

6 – Use o painel da aula passada, acrescentando os magos e a figura de Jesus maior (2 anos).



Louvor Infantil – Cante com as crianças “Deus me ama e eu te amo; Louvai-o todas as crianças, Deus é amor; Pequenino sou mas amo a Deus; Os magos ofertaram presentes pra Jesus: ouro, incenso e mirra foi o que ganhou”; e outros que desejar e souber. Quando terminar o momento de louvor, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e cânticos, pegue a Bíblia e ponha as crianças sentadas no cantinho da história.







Texto bíblico – “O amor vem de Deus” 1 João 4:7. Mostre a Bíblia e leia para as crianças o versículo, depois chame cada criança para por o dedinho na Bíblia e repetir o texto com você. Diga: “A bíblia diz que o amor de Deus por nós é tão grande que enviou seu filho Jesus para viver aqui neste mundo para nos ensinar a amar.”

Ensino:
Mamãe Maria e papai José ficaram muito felizes com a chegada do bebê Jesus.

Eles tratavam seu 
bebê Jesus com muito carinho. Também fizeram tudo que estava ao seu alcance para que Jesus crescesse feliz e com muita saúde. Davam comida na hora certa, faziam Jesus dormir, trocavam suas roupas para que ficasse bem limpinho e pudesse crescer feliz. No dia em que Jesus nasceu ele recebeu a visita de pastores que estavam no campo e que foram avisados por anjos no céu.

Você sabia que Jesus ganhou presentes quando era 
bebê? Alguns homens sábios vieram de longe, guiados por uma estrela, montados em camelos.

Eles viajaram muito tempo e precisaram dormir no deserto em tendas.

Quando chegaram na casa do 
bebê Jesus entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra.

Jesus e Maria gostaram muito dos presentes e agradeceram os magos. Enquanto Jesus crescia, devia ter brincado com brinquedos de madeira, pião, bolas, e carrinhos de madeira puxados com barbante, como brincavam as crianças que viveram no tempo dele. Enquanto ele brincava com seus brinquedos, Maria e José gostavam de ficar olhando como o filhinho deles era feliz. Eles diziam: Obrigado Deus, por nosso filhinho. Nós o amamos muito.

Oração – Mostre uma figura de oração e agradeça a Deus com as crianças a vinda de Jesus ao mundo. Agradeça também o amor de Deus por nós.

Lanche –
Providencie um lanche que dê pra comer com as crianças na tenda. Diga pras crianças que será um dia especial, imitando os magos que acamparam no deserto para ver Jesus. Eles comiam na tenda, descansavam do sol da viagem, dormiam e bebiam água.


Trabalho manual – Camelo de papelão ou cartolina e 3 presentes para encaixe. Escreva o versículo no camelo. Embrulhe com papel colorido três caixas pequenas e finas para fixar no camelo com velcro.





Brincar – Deixe que as crianças brinquem um pouco mais na tenda. Coloque almofadas dentro. Deixe que brinquem no cantinho da manjedoura, pegando os bonecos e contando a história. As crianças deverão brincar livremente até que seus pais cheguem para buscá-las, sob os cuidados dos professores.

Os Magos Visitam Jesus_Visuais Coloridos


OBS:
As atividades com os bebês até dois anos deverão ser realizadas, em sua maioria, individualmente. As crianças a partir dos dois anos já poderão participar da rodinha.


Atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colarem papel laminado prata ou dourado picado. Ensine as crianças a espalhar a cola com o pincel nas costas daquilo que querem colar, colocar sobre o local e pressionar. Nunca se deve colocar a cola na folha principal. As crianças ainda não conseguem determinar a extensão correta onde a cola deve ser espalhada. Colocar a cola apenas em pequenos pedaços é muito mais limpo e as crianças não terão problema em fazê-lo.

Reforce que a estrela mostrou o lugar onde o menino Jesus estava para os sábios que levavam lindos presentes para o Filho do Papai do Céu.






Os Magos visitam Jesus_desenhos para colorir e atividades




Lembrancinha da aula – Providencie um presente para cada criança embrulhado numa linda caixa. Pode ser um brinquedo como uma bola, um chocalho de garrafa pet, um saquinho com balas ou biscoitos ou o que sua criatividade indicar.



Cante:


Brinque: Deixe a criança à vontade para brincar. Oriente e estimule.






Final da aula: entregue a lembrancinha da aula para recordação em casa.

Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim: 
"Mamãe e Papai hoje o [ nome da criança] aprendeu que O bebê Jesus recebe presentes tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."

Qualquer dúvida solicitem-me

Clique nos links abaixo
através deste site.Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Berçário (0 a 2 Anos) – 3º Trimestre Lições Bíblicas: Quem é Jesus?... mais »


Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!


* As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações dessas Aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário