22 de maio de 2015

Evangelização - Objetivos Para Cumprir a Visão - Capítulo 5

--Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

deste site.

Objetivos Para Cumprir a Visão

Foices Enferrujadas, Campos Vazios

OBJETIVOS:

Ao completar este capítulo você será capaz de:

• Identificar as coisas que impedem a colheita no mundo natural.

• Aplicar estes princípios naturais à colheita espiritual.

VERSÍCULO-CHAVE:


“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6.7-8).

INTRODUÇÃO
A Parte Um deste curso introduziu a visão da colheita. A Parte Dois identificou o propósito por trás da visão. Esta seção, a Parte Três, trata com a “Objetivificação”. Ela apresenta o
plano que leva-nos à “Expectação”, o cumprimento da visão.
Este capítulo examina as razões de uma colheita pobre. É tão importante saber como NÃO fazer as coisas, assim como saber fazê-las. Thomas Edson, um famoso inventor dos Estados Unidos, realizou 1.500 experiências que falharam antes de descobrir a eletricidade. Quando perguntado sobre estas experiências, ele disse que elas foram importantes porque “Eu aprendi 1.500 maneiras de não produzir eletricidade”. Ele não teve que desperdiçar mais tempo e esforços no futuro em métodos improdutivos. Você não tem que experimentar com a colheita espiritual. Deus já identificou as razões da pobre colheita no mundo todo. É importante que você compreenda isto para não desperdiçar esforços espirituais. Este é o assunto desta lição. Os próximos dois capítulos dizem respeito às 


“Estratégias da Colheita”, princípios que resultam em efetiva colheita espiritual. O Capítulo Oito, identifica os métodos e
ferramentas da colheita espiritual.

Estratégias Da Colheita Espiritual

O PRINCÍPIO DO “SE - MAS”

Há um importante princípio na Palavra de Deus chamada o princípio do “Se-Mas”. Deus deu muitas promessas ao Seu povo e muitas delas são baseadas no princípio “Se-Mas”.Deuteronômio 28 é um exemplo deste princípio. Deus prometeu: “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra” (Dt 28.1).

O capítulo lista as bênçãos que o povo de Deus experimentaria SE servissem a Deus.

Entre estas bênçãos se encontram promessas de abundante colheita no mundo natural (vs. 3-4).Mas o versículo 15 adverte:
“Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão”. Entre as maldições de afastar-se dos caminhos do Senhor está a pobre colheita no mundo natural (vs. 16,18,38-42).

Este capítulo em Deuteronômio ilustra o princípio do “Se-Mas”. As promessas de Deus estão condicionadas à nossa resposta.

PARALELOS NATURAIS E ESPIRITUAIS

A Bíblia revela princípios que resultarão em abundante colheita no mundo natural. Ela também adverte sobre grãos arruinados e pobre colheita se estes princípios não forem
seguidos.

Estes princípios se aplicam realmente ao semear e colher no mundo natural, mas eles também são paralelos de grandes verdades espirituais.

Compreender estes princípios resultarão em uma colheita em termos de alcançar o mundo com o evangelho. Mas aplicar estes princípios em cada área da vida também resultará em bênçãos de Deus nas áreas financeira, material, física e emocional.

O INTERESSE DE SATANÁS NA COLHEITA

Satanás tem um interesse especial na colheita espiritual. Jesus disse a Pedro:

“...Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!” (Lucas 22.31).

Satanás quer peneirar tudo o que é bom em sua vida de modo que sobre apenas o prejuízo. Ele não quer que você colha uma colheita espiritual.

Para ajudar-lhe a identificar as estratégias que Satanás tem designado para peneirar sua vida, Deus advertiu sobre as coisas que impedem a colheita espiritual.

Para aplicar as estratégias para uma colheita efetiva, é necessário eliminar primeiro as coisas que impedem a colheita em sua vida.

Estratégias Da Colheita Espiritual

Você deve tratar com estes fatores negativos. É como preparar o terreno para plantar no mundo natural. O terreno deve ser cavado e as pedras e espinhos removidos antes de estar pronto para receber a semente.

RAZÕES PARA A POBRE COLHEITA

Há razões para a pobre colheita espiritual:

DESOBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS:

A passagem de Deuteronômio 28, já previamente discutida, ilustra uma razão para a

colheita espiritual pobre: Desobediência à Palavra de Deus. Deus prometeu uma colheita abundante SE o Seu povo observasse Seus mandamentos. Mas se eles não obedecessem, então a colheita pereceria.

Em Isaías 5, Deus compara Israel com uma Vinha. Através da desobediência à Sua

Palavra (versículo 12 e 20) eles se tornaram infrutíferos. Quando você desobedece a Palavra de Deus, isto resulta em fome (Amós 8.11-12).

ESQUECER A DEUS:

Outra razão para uma colheita pobre é esquecer a Deus por não reconhecer Seu lugar de direito em sua vida (Isaías 17.10-11).

Não é suficiente conhecer sobre Deus; você deve conhecer a Deus pessoalmente. Você deve aceitar Seu plano de salvação, e reconhecê-lo como Senhor de sua vida.

Se você não reconhece o direito de Deus sobre a sua vida, você poderá trabalhar dia e noite e ainda assim não obter nenhuma colheita espiritual. Israel foi um exemplo de um povo que se esqueceu de Deus (Salmos 106.13, 21).

Por causa disto, Israel sofreu tanto na colheita natural quanto na espiritual.

Assim como muitos que se esquecem de Deus, Israel não reconheceu a razão porque eles estavam experimentando uma colheita pobre (Jeremias 5.17-19).

Amós descreve claramente a razão para uma colheita pobre nos capítulos 4 e 5 de seus escritos (4.7,9; 5.4).

SEMEADURA INAPROPRIADA:

Deus adverte a Seu povo:“Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe na vinha”. (Deuteronômio 22.9).

“Porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação e não te lembraste da Rocha da tua fortaleza. Ainda que faças plantações formosas e plantes mudas de fora, e, no dia em que as plantares, as fizeres crescer, e na manhã seguinte as fizeres
florescer, ainda assim a colheita voará no dia da tribulação e das dores incuráveis” (Isaías 17.10-11).

Estratégias Da Colheita Espiritual

Há muitas boas obras e causa dignas na vida. Pessoas usarão mal seus talentos e habilidades nestas causas se você permitir-lhes fazer assim.

Mas, para trazer uma colheita espiritual, boas obras não são suficientes. Jesus disse: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a Sua obra” (João 4.34).

A chave da colheita espiritual não é ocupar-se fazendo boas obras mas é fazer a obra de Deus. Os seus esforços espirituais devem ser dirigidos para Seu divino propósito ou eles serão como semear no vento, o que leva a semente embora e não dá lucro algum.

PESTES E DOENÇAS:

No mundo natural, há pestes e doenças que atacam as plantas e exterminam a colheita.

Pestes são coisas que atacam as plantas por fora, tais como percevejos, gafanhotos e erva daninha. Doenças atacam as plantas por dentro, destruindo a raiz e o sistema de
crescimento.

Os crentes também enfrentam pestes e doenças no mundo espiritual. Satanás ataca por fora através das circunstâncias da vida; e, de dentro, através da mente, e que afeta a vontade e as emoções.

Devido as pestes e doenças, os fazendeiros sabem que é necessário podar suas videiras.

Eles cortam o crescimento que vem de dentro da videira, que roubam o vigor de sua vida. Eles fazem isso para que a videira seja ainda mais frutífera.

Isto também é necessário na vida dos crentes. Há coisas que vem de dentro de nós que impedem-nos de sermos frutíferos (Marcos 7.15). Deus corta estas coisas para aumentar a nossa frutificação. O capítulo 15 de João fala-nos deste processo.

O problema real com as pestes e doenças espirituais não é exatamente as circunstâncias ou o processo do pensamento na mente. O problema está nos poderes espirituais por trás delas (Efésios 6.12).

No mundo natural, as plantas algumas vezes são tratadas com produtos químicos que matam as pestes e curam as doenças. No mundo espiritual, a armadura de Deus protege a colheita espiritual em sua vida (Efésios 6.13-17).

COLHEITA INAPROPRIADA:

Leia atentamente Isaías 28.24-28. Colher de forma imprópria arruína os grãos. Há métodos apropriados para se preparar o terreno e para plantar a semente no mundo natural. Há também diversos métodos de se colher, dependendo do tipo de grão. O endro e o cominho perdem a casca facilmente, de modo que se usa apenas uma vara e um pau.

O cereal requer mais força, então um instrumento de trilhar deve ser usado.

Quando você está colhendo vidas de homens e mulheres para o Reino de Deus, alguns virão facilmente ao conhecimento do Senhor. Outros exigirão mais esforços para serem colhidos.

Estratégias Da Colheita Espiritual

O modo incorreto de colher pode arruinar o grão. Muito esforço pode ferir a planta. Pouco esforço pode falhar em recolher os grãos. O mesmo Deus que dá sabedoria para colher
no campo natural da colheita providenciará sabedoria para colhermos os grãos espirituais.

TERRENO NÃO CULTIVADO:

Se o terreno não foi devidamente preparado, a colheita será pobre. Leia a Parábola do semeador em Marcos 4.12-20, Mateus 13.1-23 e Lucas 8.4-15. Nesta parábola, a Palavra
de Deus é comparada à semente no mundo natural. A Palavra é semeada nos corações dos homens e mulheres.

Há coisas que variam nestes relatos, mas não o semeador, a semente ou o método. O que afetou a colheita foi a condição do solo. Alguns solos não estavam cultivados, e sim,cheios de pedras espirituais e ervas daninha, tais como o cuidado com as coisas do mundo, riquezas e a cobiça pelas coisas mundanas. A colheita nestes solos não cultivados foi pobre.

Mas algumas das sementes foram semeadas em solo bom, o que representa corações espiritualmente preparados para recebê-la. O resultado é uma abundante colheita (Marcos 4.20).

A semente da Palavra semeada em solo fértil trouxe uma grande colheita.

Algumas pessoas são receptivas ao Evangelho enquanto outras são resistentes. Se você não está experimentando a colheita, talvez o solo não cultivado seja o problema. Ele deve ser apropriadamente preparado. O profeta Oséias ordenou:

“...semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós” (Oséias 10.12-13).

Um solo não cultivado no mundo espiritual representa um terreno injusto. Oséias diz que

o povo de Deus tem colhido perversidade porque ele têm arado maldade no terreno espiritual de suas vidas. A maldade semeada, que resulta numa colheita de iniqüidade, inclui:

• Contendas (Provérbios 6.12,14).

• iniqüidade (Provérbios 22.8; Jó 4.8).

• Rivalidade (Provérbios 16.28, tradução do inglês).

• Carne (Gálatas 6.7-8; 5.19-21).

Para assegurar a colheita espiritual adequada, você deve arar o terreno espiritual de sua vida e remover os obstáculos. Como Oséias recomendou, nós devemos “buscar ao Senhor até que ele venha e chova a justiça sobre nós” (tradução do inglês).

FUNDAMENTOS INJUSTOS:

Quando houve uma colheita pobre no mundo natural, o profeta Ageu disse ao povo de

Deus para examinar seus caminhos:

“Tendes semeado muito e recolhido pouco...considerai o vosso
passado...Esperaste o muito, e eis que veio a ser pouco...” (Ageu 1.6-7,9).

Estratégias Da Colheita Espiritual

O povo de Deus tinha semeado muito mas a colheita foi pouca. Ageu disse-lhes que eles deveriam reconstruir tanto no mundo espiritual quanto no natural para terem uma boa colheita.
Por que reconstruir é necessário?

No mundo natural, Israel tinham esquecido da Casa de Deus e enfatizava a construção de suas próprias casas. Eles tinham colocado seus próprios interesses acima dos mandamentos de Deus.

No mundo espiritual, o fundamento de suas vidas estava errado. Eles tinham semeado e colhido no mundo espiritual com mãos impuras (Ageu 2.14).

Uma obra ou sacrifício certo oferecido por mãos imundas não é aceitável. O fundamento estava errado. Deus disse a Israel: “Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada,
como de vide brava?" (Jeremias 2.21).

Por causa de seu fundamento espiritual incorreto, Deus amaldiçoou a colheita (Ageu 2.27).

A “Living Bible”, uma versão inglesa da Bíblia, declara que o resultado da injustiça foi que “tudo que eles fizeram deu errado”.

Ageu disse ao povo de Deus que o fundamento do Templo do Senhor deveria ser relançado. Ele disse que se eles econstruíssem, tanto no mundo natural quanto espiritual, Deus os abençoaria (Ageu 2.18-19).

Desde o dia em que Israel começou a reconstruir o templo no mundo natural e os fundamentos da justiça no mundo espiritual, Deus começou a abençoá-los. O resultado foi abundante colheita em ambos os mundos.

Se você reedificar os fundamentos de sua vida em justiça, desde este dia Deus começará a abençoar você. Você colherá abundantemente em cada área de sua vida.

O Instituto Bíblico Tempo de Colheita oferece um curso intitulado “Fundamentos de Fé”,

tratando com a importância de apropriado fundamento espiritual na vida cristã.

O assunto é tão extenso que ele não pode ser coberto aqui mas é importante notar alguns princípios básicos, porque eles afetam o processo de colheita espiritual. O fundamento apropriado que traz abundante colheita é: • Edificar sobre uma Rocha que não se pode remover - Lucas 6.48.

• Esta Rocha é Jesus Cristo - Isaías 44.8.

• O Fundamento é baseado na Justiça - Pv 10.25.

• Ele é um bom Fundamento - 1 Tm 6.19.

• Ele é eterno - 1 Tm 6.19.

• Ele é baseado na Palavra de Deus - 2 Tm 2.19.

• O Fundamento permanece sobre Dois Princípios: 2 Tm 2.19.

Os dois princípios sobre o qual o fundamento permanece são:

1. Homens redimidos - “O Senhor conhece aqueles são Seus”.

Estratégias Da Colheita Espiritual

Você deve tratar com estes fatores negativos. É como preparar o terreno para plantar no mundo natural. O terreno deve ser cavado e as pedras e espinhos removidos antes de estar pronto para receber a semente.

RAZÕES PARA A POBRE COLHEITA

Há razões para a pobre colheita espiritual:

DESOBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS:

A passagem de Deuteronômio 28, já previamente discutida, ilustra uma razão para a colheita espiritual pobre: Desobediência à Palavra de Deus. Deus prometeu uma colheita
abundante SE o Seu povo observasse Seus mandamentos. Mas se eles não obedecessem, então a colheita pereceria.

Em Isaías 5, Deus compara Israel com uma Vinha. Através da desobediência à Sua Palavra (versículo 12 e 20) eles se tornaram infrutíferos. Quando você desobedece a Palavra de Deus, isto resulta em fome (Amós 8.11-12).

ESQUECER A DEUS:

Outra razão para uma colheita pobre é esquecer a Deus por não reconhecer Seu lugar de direito em sua vida (Isaías 17.10-11).

Não é suficiente conhecer sobre Deus; você deve conhecer a Deus pessoalmente. Você deve aceitar Seu plano de salvação, e reconhecê-lo como Senhor de sua vida.

Se você não reconhece o direito de Deus sobre a sua vida, você poderá trabalhar dia e noite e ainda assim não obter nenhuma colheita espiritual. Israel foi um exemplo de um povo que se esqueceu de Deus (Salmos 106.13, 21).

Por causa disto, Israel sofreu tanto na colheita natural quanto na espiritual.

Assim como muitos que se esquecem de Deus, Israel não reconheceu a razão porque eles

estavam experimentando uma colheita pobre (Jeremias 5.17-19).Amós descreve claramente a razão para uma colheita pobre nos capítulos 4 e 5 de seus escritos (4.7,9; 5.4).

SEMEADURA INAPROPRIADA:

Deus adverte a Seu povo:

“Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que nãodegenere o fruto da semente que semeaste e a messe na vinha”. (Deuteronômio 22.9).

“Porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação e não te lembraste da Rocha da tua fortaleza. Ainda que faças plantações formosas e plantes mudas de fora, e, no dia em que as plantares, as fizeres crescer, e na manhã seguinte as fizeres
florescer, ainda assim a colheita voará no dia da tribulação e das dores incuráveis” (Isaías 17.10-11).


Estratégias Da Colheita Espiritual

Nestes versículos Deus fala de “semente degenerada” e de uma colheita que “voará”.

Deus diz que eles poderão plantar e haverá um crescimento aparente, mas no tempo da colheita ela será amaldiçoada.

O Novo Testamento chama a semente de “a Palavra de Deus”. O que você semeia em sua vida afetará a sua colheita espiritual. Se você semear a Sua Palavra você colherá uma abundante colheita.

Se você considera as tradições dos homens, organizações ou denominações mais importantes ou iguais à Palavra de Deus, então você tem uma semente degenerada.

Muitas denominações buscam saudáveis plantas espirituais. Elas têm grandes congregações e maravilhosos edifícios nos quais se reúnem. Mas elas tem degenerado a Palavra de Deus com suas próprias tradições ou revelações. A colheita espiritual delas é amaldiçoada. É assim que as seitas começam. Elas “degeneram” a semente da Palavra de Deus com suas próprias idéias. No final, a colheita é uma tristeza só.

A Palavra de Deus é a incorruptível semente que traz a colheita do novo nascimento nas vidas de homens e mulheres (1 Pedro 1.23).

INDIFERENÇA:

Provérbios fala de um filho que dorme durante a colheita: “...o filho que dorme na sega é filho que envergonha” (Provérbios 10.5).

A colheita é um tempo de muita ocupação. É a época mais importante, pois se a colheita não for colhida ela apodrecerá nos campos.

Nos tempos bíblicos, no mundo natural, cada membro da família ajudava nos campos durante a colheita. Um filho que passava seu tempo dormindo durante este período era uma vergonha para a família.

Nós estamos no período mais crucial da colheita espiritual, enquanto nos aproximamos do retorno do Senhor Jesus Cristo. Porém, muitos dos filhos de Deus estão dormindo.

Eles não se unem ao corpo de Cristo nos campos de colheita. Suas foices estão enferrujadas e os campos vazios.

Provérbios também mostra os resultados de tal descaso com a colheita:

“Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas. Tendo-o visto, considerei; vi e recebi a instrução. Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.” (Provérbios 24.30-34).

Indiferença resulta em ser espiritualmente infrutífero.

Jeremias fala de líderes destruindo a colheita por causa de sua indiferença (Jeremias 12.10-11).

Líderes indiferentes resultam em seguidores indiferentes. A visão da colheita deve ser comunicada por nossos líderes espirituais ou então os campos de colheita ficaram desolados porque “ninguém há que tome isso a peito”.

Estratégias Da Colheita Espiritual

• Se apresentem perante Deus em jejum e arrependimento.

• Peça a Deus para dar a você uma visão de abundante colheita espiritual.

• Então se unam no propósito de cumprir a visão.

TESTE

1. Escreva o Versículo-Chave de memória.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

2. Escreva V ou F.

a. ______ Deuteronômio 28 é um exemplo do princípio “Se-Mas” das promessas de

Deus.

b. ______ Satanás não tem nenhum interesse na colheita espiritual.

c. ______ O auto-esforço é importante para ceifar a colheita espiritual.

d. ______ Você deve cuidadosamente observar as circunstâncias antes de você semear

espiritualmente.

e. ______ Fazer as obras de Deus não é suficiente para trazer a colheita espiritual.

f. ______ Seu problema na verdade não é com as más circunstâncias mas com os

poderes espirituais por trás destas circunstâncias.

g. ______ Um obra correta, oferecida com mãos impuras, não é aceitável.

3. Quais são algumas coisas iníquas que nós semeamos que trazem uma colheita de  iniqüidade:

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

4. Quais são os dois princípios do fundamento baseado em Jesus Cristo?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

5. Dê uma referência mostrando os resultados de pobre colheita espiritual.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

6. Dê uma referência mostrando o que você pode fazer para reverter o quadro da pobre colheita espiritual.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

7. Liste as coisas que foram discutidas neste capítulo que impedem a colheita.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

Estratégias Da Colheita Espiritual

2. Vivendo vidas redimidas - “Aquele que confessa o nome do Senhor aparte-se da iniqüidade”.

Este é o fundamento apropriado para a colheita espiritual.

POUCOS TRABALHADORES:

Se há poucos trabalhadores nos campos de colheita, a ceifa será pobre. A colheita apodrecerá antes de ser colhida (Lucas 10.2).

OS RESULTADOS

Coisas que impedem a colheita trazem resultados trágicos no mundo espiritual (Joel 1.10-12). No mundo natural, a colheita pobre resulta em tristeza (Isaías 16.10). No mundo espiritual a colheita pobre resulta na perda de alegria e regozijo (Joel 1.16).

Se nos maravilhamos porque não há alegria em nossas vidas, se nós questionamos por quê o cântico e a vitória fugiram de nossas igrejas...isto é o resultado de pobre colheita espiritual.

O QUE NÓS PODEMOS FAZER?

Nós temos identificado os fatores que impedem a colheita espiritual. Nós temos descoberto as razões para falta de alegria e vitórias espirituais.

O que você pode fazer para reverter o ciclo de pobre rendimento espiritual e trazer abundante colheita em sua vida?

Quando a colheita natural foi pobre em Israel, Joel, falando por Deus, disse ao povo do Senhor:

“...Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Joel 2.12,13).

Você deve converter-se a Deus em arrependimento por causa de sua desobediência à Palavra de Deus e descaso para com a colheita espiritual. Você deve pedir-lhe para remover as pestes e doenças espirituais que têm impedido sua frutificação.

Você deve arrepender-se de seu auto-esforço e pedir-lhe para dirigir seus esforços para o cumprimento de Seu propósito para as nações do mundo.

Você deve arar o terreno não cultivado e reconstruir o fundamento de sua vida em justiça.

Joel aconselhou os líderes espirituais para se arrependerem e convocar um jejum (Joel 1.113-14).

Se você é um líder cristão e sua igreja não tem ceifado a colheita espiritual, dê os seguintes passos:

• Convoque uma assembléia com seus líderes e os membros da igreja.

Estratégias Da Colheita Espiritual

PARA ESTUDO ADICIONAL

Estude as seguintes referências para identificar outras razões para a pobre colheita

espiritual:

ANTIGO TESTAMENTO

Levítico 19.19

Deuteronômio 22.9, 28

Jó 4.8

Salmos 105

Provérbios 6.12, 14, 19; 10.5; 16.28; 20.4; 22.8; 24.30

Eclesiastes 11.4

Cântico dos Cânticos 2.15

Isaías 16.10; 17.10-11; 28.24-28; 32.9-20

Jeremias 2; 5.17-19; 8.13-14; 12.10-11

Oseías 8.7; 10.12-13

Joel 1

Amós 4, 5

Miquéias 6

Ageu 1

NOVO TESTAMENTO

Mateus 13.1-23

Marcos 4.2-20

Lucas 8.4-15; 10.2; 22.31

2 Coríntios 9.6

Gálatas 6.7-8

Tiago 5.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário