3 de junho de 2025

Plano de Aula Bíblica Adultos/ Lição 10: Contribuições: O investindo na expansão do Reino de Deus

Deus sempre em Primeiro Lugar.

   A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

   Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe.
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


Ore com seus alunos(a).
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


 Apresentem o título da lição:
 Contribuições: O investindo na expansão do Reino de Deus


Momento do louvor
Cantar:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
 

Celebrai Com Júbilo


GABRIELA ROCHA - EU NAVEGAREI (LETRA)


Aline Barros - Renova-Me


526 - GRANDIOSO ÉS TU | HARPA CRISTÃ [LEGENDADO/LETRA]


Harpa Cristã 172 - Ó Vem Te Entregar


Harpa Cristã 171 - Um Pecador Remido


OH! JESUS, ME AMA - 169 - HARPA CRISTÃ (COM LETRA)


RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
       A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS:
PONTO DE PARTIDA
 Três maneiras de apoiar as missões: Orar, ir e contribuir.





Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.




TEXTO ÁUREO
Contribuições: O investindo na expansão do Reino de Deus “0 meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”, Filipenses 4.19.


VERDADE APLICADA
Uma das características do autêntico discípulo de Cristo é o comprometimento na participação do sustento da obra missionária.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Identificar o socorro de Deus
  • Saber que apoiar os missionários faz parte da vida cristã
  • Reconhecer que investirem missões é investir no Reino


TEXTOS DE REFERÊNCIA
Filipenses 4. 14-18
14 Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

15 E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente.

16 Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário à Tessalônica.

17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que abunde a vossa conta.

18 Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.


LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda-feira – Pv 3.9,10
Devemos honrar o Senhor com nossos bens.

Terça-feira – Mt 6.19-21
Devemos ajuntar tesouros no céu.

Quarta-feira – I Co 3.9
Somos cooperadores de Deus.

Quinta-feira – Fp 4.19
Deus supre nossas necessidades em glória.

Sexta-feira – Hb 13.16
Deus se agrada da generosidade.

Sábado – I Jo 3.16,17
Devemos amar os irmãos.



MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que os projetos missionários sejam apoiados pela Igreja de Cristo.



INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos a fundamentação bíblica referente à tarefa missionária da Igreja e à responsabilidade dos membros do Corpo de Cristo no sustento e na manutenção dos missionários enviados pela igreja local para anunciar a Palavra de Deus (Lc 10.7; I Co 9.1-14; II Co 11.8,9).



I – O APOIO DA IGREJA AOS MISSIONÁRIOS
É dever do cristão anunciar o Evangelho a todas as criaturas, pois como poderão crer se não ouvirem a mensagem da Salvação? (Rm 10.17). E como poderão ouvir se a Palavra não lhes for anunciada? (Rm 10.14). E como a Palavra será anunciada se não forem enviados missionários? (Rm 10.15). É importante contribuir para o sustento dos servos de Deus chamados para anunciar as Boas Novas aos perdidos (Fp 4.16).


1 Amando a obra missionária.
O amor pela obra missionária é uma característica da vida cristã, por isso deve ser cultivado durante toda a caminhada dos discípulos de Jesus Cristo (Mc 16.15). Cumprir o “Ide” é agradar a Cristo (Mt 22.9), que disse que enviaria Seus discípulos, assim como o Pai O enviou (Jo 20.21). A última mensagem de Jesus, antes de Sua ascensão, foi sobre sermos testemunhas até os confins da terra (At 1.8). Daí a necessidade de pôr nosso amor em prática, dando apoio aos missionários que levam as Boas Novas pelo país e pelo mundo (At 13.47).


2. Cooperando com a obra missionária.
Contribuir financeiramente com a Obra de Deus, por meio da Igreja, deve ser visto como uma dádiva e não como um constrangimento, pois quem contribui coopera com o trabalho de anunciar a verdade (III Jo 8). Deus chama uns para o campo missionário e outros para dar apoio material aos que estão no campo (Rm 12.13). Ter consciência de que a obra missionária não é fruto de ideia humana, mas um plano de Deus, nos leva a contribuir com alegria por estar cooperando com Deus (I Co 3.9; II Co 9.7). A igreja de Filipos era generosa, pois ofertou ao Apóstolo Paulo com liberalidade (Fp 4.15-19; 2.25).


3. A oferta missionária.
Para que as missões avancem, é fundamental a participação dos membros do Corpo de Cristo (At 8.4; Rm 12.4-5). Deus levanta missionários para atuar diretamente no campo e chama contribuintes para sustentá-los. Os irmãos em Cristo devem se apoiar mutuamente, pois essa parceria garante o avanço do Reino de Deus (At 4.34). Porém, vale ressaltar que as contribuições devem ser honestas, feitas de coração, para não desagradar a Deus, como foi o caso de Ananias e Safira (At 5.1-11).


  • O amor pela obra missionária é uma característica da vida cristã.


II – INVESTINDO NA EXPANSÃO DO REINO
Os verdadeiros adoradores de Deus se sentem privilegiados ao investir na obra missionária, porque isso significa investir na expansão do Reino dos Céus (Lc 8.1-3; Fp 4.10-19). Nesse sentido, o cristão é um cooperador de Deus para que mais pessoas sejam alcançadas pelo anúncio do Evangelho. O Senhor Jesus Cristo, em Seu ministério terreno, estabeleceu o caráter missionário da igreja: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado’; Mt 28.19,20.


1. O caráter missionário da igreja.
A visão missionária de Jesus compreendia o mundo inteiro. Ele não disse para testemunhar primeiro em Jerusalém, depois na Judeia e em Samaria e, por fim, nos confins do mundo. O que Jesus disse foi: “(…) e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra’; At 1.8. Mas como fazer isso simultaneamente? A resposta é: por intermédio dos missionários espalhados pelo mundo (Mt 28.18- 20). Para cumprir esse chamado, a igreja precisa contar com dizimistas e ofertantes, pois é deles que vêm os recursos financeiros para apoiar os missionários (I Jo 3.16-18). Esses valores são investidos em alimentação, vestuário, saúde, deslocamento e outros gastos referentes ao evangelismo, ao discipulado e às viagens missionárias (Rm 12.13).


2. A responsabilidade dos crentes.
A Grande Comissão não foi dada aos anjos, mas aos crentes (Mt 28.19,20). As missões são uma empreitada vasta e extraordinária, cujo alcance ressoa na eternidade (I Ts 2.19,20). São os irmãos que suprem as necessidades dos irmãos, inclusive com investimento financeiro na obra. Além disso, é preciso interceder constantemente pela vida daqueles que andam por lugares nem sempre seguros, pedindo a Deus que os guarde e providencie tudo de que necessitam.


3. Fugir ou agir?
Sobre a importância de investir em missões, em Mensagens para uma vida bem-sucedida – Vol. 2 (2019, p. 87), Bispo Abner Ferreira afirma: “Quando contribuímos com o trabalho missionário com nossas ofertas, também estamos fazendo missão”: O cristão não é chamado para fugir das adversidades nem para ficar olhando as vidas se perdendo ao seu redor; pelo contrário, somos chamados a socorrer os necessitados. Esse socorro também acontece quando entregamos nossos dízimos e ofertas na igreja local (I Tm 6.17-18).


  • As missões cristãs são uma empreitada que ressoa pela eternidade.

III – O SOCORRO DE DEUS
A Bíblia Sagrada não registra o termo missionário especificamente; entretanto, vemos que Barnabé e Paulo realizaram viagens missionárias, tanto juntos quanto separados (At 13-14). Nos relatos dessas viagens, encontramos muitas evidências de que Deus esteve presente, sustentando Seus filhos amados, que viveram em total obediência ao chamado que receberam (At 28).


1. As missões têm implicações eternas.
O Mestre Jesus comissionou irmãos para abençoar os missionários (At 4.37). A contribuição dos primeiros cristãos foi importante para a expansão da Igreja e, consequentemente, do Reino (At 2.42-47; 4.32-37). O próprio Barnabé vendeu uma propriedade, talvez em Chipre, e entregou o dinheiro da venda aos apóstolos para que ninguém passasse por necessidade (At 4.36,37). Barnabé é um exemplo de cuidado com aqueles que abraçam a causa do Evangelho de Cristo: “(…) façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé’; Gl 6.10.


2. O sustento do obreiro cristão.
Ao enviar Seus discípulos para anunciar a chegada do Reino dos Céus, o Senhor Jesus disse que eles não deveriam se ocupar em levar provisões, mas que aceitassem o necessário para o seu sustento na casa em que ficassem hospedados (Mt 10.9,10; Lc 10.7). Posteriormente, escrevendo aos coríntios, o Apóstolo Paulo menciona que aqueles que estão comprometidos com a Obra de Deus têm o direito de ser sustentados pela igreja (I Co 9.7-14; II Co 11.8,9). Leon L. Morris (Lucas: Introdução e comentário. 1° edição. Vida Nova, 1983, p. 172), comenta sobre Lucas 10.7: “Não devem sentir escrúpulos quanto ao receber suas refeições gratuitamente, porque digno é o trabalhador do seu salário (cf. I Tm 5:18). Este é um princípio de larga aplicação, que às vezes tem sido negligenciado nas atividades cristãs”.


3. A prática cristã.
A igreja de Filipos deixou um legado respeitável do que é ser uma igreja abençoadora (Fp 4.15-19; 2.25). O apóstolo Paulo disse que nenhuma igreja se atentou às suas necessidades, exceto a igreja de Filipos (Fp 4.15). Os filipenses colocaram em prática a generosidade, a bondade e o cuidado missionário. O Apóstolo Paulo, por sua vez, agradeceu a Deus pela liberalidade dos irmãos filipenses, descrevendo aquela oferta como: “(…) cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus’; Fp 4.18.

  • A contribuição dos primeiros cristãos foi importante para a expansão do Reino.

CONCLUSÃO
O trabalho missionário está no centro das atribuições da Igreja de Cristo, mas só pode ser levado à frente com a ajuda da igreja local. Para isso, os cristãos comprometidos com a Obra de Deus devem ser fiéis em seus dízimos e ofertas, contribuições que, entre outras coisas, são destinadas também às missões.
EBD – Adultos – Editora: BETEL.




Boa aula.
 


O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
  
João 3.16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:

1. Se alegrar em Deus
Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!

2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.

3. Pensar em coisas boas
Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.

4. Pôr em prática
Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário