29 de maio de 2023

Plano de aula bíblica /Juniores – Lição 10: Sofonias, O Profeta Do Juízo

 Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:

Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
   
A AULA VAI COMEÇAR!
INICIANDO A AULA:
TITULO DA LIÇÃO
Sofonias, O Profeta Do Juízo.
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
 Ore com sua turma por sua aula 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
 
Momento do louvor 
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adora-r a Deus e porque devemos. 

  
Ensine como devemos adora-r a Deus e porque devemos.  
LEIA A BÍBLIA em LIBRAS - 3Palavrinhas - VOLUME 2



O SABÃO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1


O PECADO É UM TIJOLINHO 🎶 Música Infantil



A FACE ADORADA DE JESUS - MISSÃO HARPA



Deserto - Maria Marçal (LETRA)


Mattos Nascimento Jesus Voltará


Nelson Ned - Jesus Está Voltando


Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.   
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Oferta: 
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.



Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores


APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento: 
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.


OBJETIVO
Destacar o compromisso do profeta Sofonias com a integridade e obediência aos mandamentos do Senhor.


MEMORIZANDO
Todas as nações lembrarão de Deus, o SENHOR, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão.
Salmos 22:27 NTLH
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

🙏
Incentiva as crianças a ter momentos diários para falar com Deus.


Quebra-gelo
Quem aqui já pecou? Todos nós já cometemos pecado. E qual foi seu pecado? Desobedeceu os pais, mentiu, brigou com o irmão, bateu no colega? É correto fazer essas coisas? Não, Devemos sempre nos esforçarmos para fazermos o que é correto.


Os profetas do Senhor, em especial no Antigo Testamento, nunca se preocuparam com a popularidade ou com a própria vida. A única preocupação deles era declarar ao povo a mensagem de Deus de forma precisa. Na maioria das vezes a mensagem era de juízo e julgamento, e com Sofonias não foi diferente. Ele trouxe uma mensagem contundente a respeito da destruição de Judá e das nações vizinhas (1.1). O livro de Sofonias trata a respeito da punição pelo pecado. Temos um Deus amoroso, justo, santo e que pune o pecado, caso não haja um arrependimento sincero.

Cremos que assim como o juízo divino veio contra Judá, um dia o Senhor também julgará o pecado das nações. Acreditamos no Juízo Final, no acerto de contas da humanidade com o seu Criador. Não sabemos quando se dará esse dia, por isso, somos exortados, segundo as Escrituras Sagradas a vivermos em obediência e a aproveitarmos o tempo da graça.
👇
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Sofonias 3. 1-20
1 Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora!

2 Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no Senhor; nem se aproximou do seu Deus.

3 Os seus príncipes são leões rugidores no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que não deixam os ossos para a manhã.

4 Os seus profetas são levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanaram o santuário, e fizeram violência à lei.

5 O Senhor é justo no meio dela; ele não comete iniqüidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha.

6 Exterminei as nações, as suas torres estão assoladas; fiz desertas as suas praças, a ponto de não ficar quem passe por elas; as suas cidades foram destruídas, até não ficar ninguém, até não haver quem as habite.

7 Eu dizia: Certamente me temerás, e aceitarás a correção, e assim a sua morada não seria destruída, conforme tudo aquilo porque a castiguei; mas eles se levantaram de madrugada, corromperam todas as suas obras.

8 Portanto esperai-me, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.

9 Porque então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo consenso.

10 Dalém dos rios da Etiópia, meus zelosos adoradores, que constituem a filha dos meus dispersos, me trarão sacrifício.

11 Naquele dia não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com as quais te rebelaste contra mim; porque então tirarei do meio de ti os que exultam na tua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu monte santo.

12 Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor.

13 O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.

14 Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.

15 O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.

16 Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.

17 O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

18 Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio dela era um peso.

19 Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados.

20 Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o Senhor.
Fonte/Bíblia Almeida Corrigida Fiel


Mostre a Bíblia, fale de sua importância.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.

👇
Sugestões de recurso visual:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". 
Pronto, agora é só imprimir.

  

SÍNTESE
A profecia de Sofonias forneceu os fundamentos teológicos para a compreensão de um juízo vindouro que alcançará toda a humanidade.





NÃO TENTE SE ESCONDER DE DEUS!


O SOCORRO QUE VEM DE DEUS

  

 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
 Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". 
Pronto, agora é só imprimir.

Para a atividade Roda do Arrependimento você vai precisar de:
O modelo que está no final da postagem
Papel canson para imprimir
1 Colchete
* Após imprimir e recortar apoie o papel na borracha e com a ajuda de um lápis faça o furo no meio para poder colocar o colchete. Assim a roda irá girar.
Na roda do Arrependimento, de um lado há uma ação errada e do outro a
atitude certa a fazer após se arrepender.
Estes são os que as crianças vão pintar e levar para casa.
 


Outra atividade será recortar as letras S - O - F -O -N -I - A - S 
e esconder pela sala. 
Pedir para as crianças procurarem as letras e depois uma das criança que estiver com a letra S deverá colar no lugar indicado, em seguida O... etc.




Criança de jesus tem energia pra gastar
    


SOFONIAS
1. Sua vida.
Sofonias significa "o Senhor esconde". Ele nasceu durante o reinado de Manassés, uma época marcada pelo derramamento de muito sangue inocente (2 Rs 21.16; 24.3,4). É provável que o seu nome seja uma menção à proteção que o Senhor lhe deu, visto que foi escondido pelo Senhor das maldades do rei. Enquanto Isaías - segundo a tradição - morreu durante este reinado ímpio, Sofonias nasceu e posteriormente começou a desenvolver o seu ministério. É o único dentre os profetas menores que possuía o sangue da realeza, sendo tataraneto do rei Ezequias (Sf 1.1). Diferente dos outros profetas, sua genealogia retrocede quatro gerações para destacar a sua linhagem real. Por causa de sua nobreza, provavelmente desfrutou do acesso ao palácio durante o reinado de Josias, seu primo distante (640-609 a.C.). Alguns estudiosos chegaram a propor que a reforma religiosa do jovem rei Josias iniciou-se por influência de Sofonias.


2. Contexto histórico.
Os pecados de Judá descritos parecem refletir os momentos que a nação viveu antes do início da reforma religiosa de Josias, iniciada apenas no décimo segundo ano do seu reinado (aproximadamente 627 a.C.). O rei Josias se empenhou em banir a idolatria de Judá, purificando os locais sagrados e restabelecendo o verdadeiro culto ao Senhor (2 Rs 23.1-25). Acreditamos que Sofonias profetizou por volta de 630 a.C., antes destes acontecimentos, pois a condição de pecado retratada pelo profeta indica que sua profecia se deu em um período pré-reforma, nos primeiros anos do reinado de Josias, visto que o livro denuncia um estado de apostasia em Judá. Sabemos que depois do reinado de Ezequias em Judá, o Reino do Sul sofreu durante cinco décadas com os reinados dos ímpios Manassés e Amom. Foram cinquenta anos de escuridão, pecado, idolatria, assassinatos de profetas, corrupção religiosa e judiciária, paganismo, sincretismo e apostasia em Jerusalém. Sofonias também profetizou a destruição da Assíria; sendo assim, sua mensagem foi entregue antes da queda de Nínive em 612 a.C., ele também não fez menção a Babilônia, indicando que esta nação ainda não tinha se consolidado como uma grande potência internacional. Portanto, a data de 630 a.C., se ajusta a estas conjecturas.

Cremos que há momentos específicos na história em que Deus "se levanta do trono" para fazer valer sua justiça, por isto, devemos viver como servos tementes e vigilantes.

3. Estrutura e mensagem do livro.
O livro possui um estilo predominantemente poético e está organizado em três partes principais. Começa anunciando o juízo sobre as nações da terra, incluindo de modo mais detalhado a situação de Judá (Sf 1.1 - 2.3). Na segunda parte há uma particularização de nações estrangeiras que prestarão contas com Deus neste julgamento: Filístia, Moabe, Amom, Etiópia e Assíria (Sf 2.4-15). Por fim, trata do juízo divino sobre Judá, apresentando a purificação do povo e a restauração dos remanescentes fiéis (Sf 3.1-20). "O Dia do Senhor" é um tema que atravessa toda a profecia de Sofonias no fito de indicar o agir de Deus na história, no propósito de concretizar Seus planos. Esse "Dia" tinha como objetivo a instalação da ordem divina no mundo. Logo, antes do "Dia do Senhor" escatológico, existem diversos "dias do Senhor". A queda de Nínive, da Babilônia e a própria derrocada de Jerusalém são considerados como "dias do Senhor". Foi a partir desta expressão que surgiu a compreensão de um "Dia do Senhor" escatológico e final. Cremos que há momentos específicos na história em que Deus "se levanta do trono" para fazer valer sua justiça, por isto, devemos viver como servos tementes e vigilantes (Mt 24.42; 25.13).







ALUNO

Lembrando que houve um objetivo para esta aula.

A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 
Agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.

       
       
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  



CRIANÇAS ATENÇÃO!



Leia a Bíblia
 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 



Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!



Vamos lá!!!  
Alcançando crianças para Jesus

Sugestões aos professores:

- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

 CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA


👉 Fontes consultadas:
Créditos lições bíblicas -Revista Cpad - Juniores
👉
Fontes
sementeagapecampinas.blogspot.com
Ministério biblico infantil virtual,
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
karolpoerner.blogspot.com.
historiasbiblicas.advir.com
adaliahelena.blogspot.com
http://blogdaebi.blogspot.com.br
http://www.escoladominical.net/
http://www.apec.net.br/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
minhaherançablogspot.com
escoladominical.net
apascentarospequeninos.blogspot
caminhandocomamor.blogspot.com
www.escoladominical.net/forum/
coracaodecriancacampomissionario.blogspot.com/
http://agapekids-delnia.blogspot.com.br
ministeriososkids.blogspot.com
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
jacques-mylittlehouse.blogspot.com
www.escoladominical.net/forum/
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
  
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.

Orai em todo tempo

                

 
   
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5).
  
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
 

3 comentários:

  1. Oi Tia Adália, gosto muito das suas prê-aulas, tem sido benção em minha vida. Que Deus continua te capacitando a cada dia mais. Muito obrigada, um grande abraço. Assemb.de Deus em Copacabana Rio de Janeiro-RJ.

    ResponderExcluir