12 de junho de 2024

Aula Bíblica Novos Convertidos, cpad – Lição 11: Crendo nas Ordenanças de Cristo á Igreja

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
Trabalhe o conteúdo da lição. 
– Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
* Apresentem o título da lição: Crendo nas Ordenanças de Cristo á Igreja
👇
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Porque Ele vive - André Valadão


EU NAVEGAREI - GABRIELA ROCHA (CLIPE OFICIAL) | EP CÉU


SONDA-ME, USA-ME | BRUNA KARLA - AO VIVO


Espírito, enche a minha vida (Harpa Cristã 688)


Renova-me - Aline Barros, com letra

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
AS ORDENANÇAS À IGREJA
São ordens dadas pelo Senhor Jesus à igreja para a realização de rituais litúrgicos com o objetivo específico da confirmação da nossa fé em Cristo e especialmente a disposição de obedecer a estes mandamentos do Senhor. Jesus deixou como ordenança para a igreja, dois ritos litúrgicos, a saber:

- O batismo nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo como confissão pública de nossa fé diante de Deus e dos homens crendo no Senhor Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor. (Mt 28:18-20).

- A Ceia do Senhor como símbolo da nova aliança entre Deus e os homens que traz à memória a crucificação e morte do Senhor Jesus na cruz do Calvário como sacrifício vivo para perdão dos pecados e salvação da humanidade. (Mt 26:26-30).

   
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.








Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: Entendendo o batismo em águas e a santa ceia
Objetivo:
Mostrar a importância do batismo nas águas e Santa Ceia para o cristianismo.

Material didático:

Copos descartáveis do tipo cafezinho
Um pão
Suco de uva
Uma bandeja
Água
Uma pequena bacia
Um boneco

Atividade didática:
Antes da Aula:
Chegue cedo, coloque suco de uva em vários copos descartáveis, de acordo com a quantidade de aluno. Divida o pão em várias partes e coloque em uma bandeja. Cubra tudo e guarde para o momento da dinâmica.
Durante a aula:
Explique que Cristo ordenou duas cerimônias que devem ser compreendidas como ocasiões memoriais. Não há poder salvífico na realização mecânica desses atos; o recebimento da bênção depende do estado do coração. As cerimônias ordenadas por Jesus foram: O batismo em águas e a Santa Ceia. Para explicar cada uma dessas ordenanças siga as orientações logo abaixo:
O Batismo em Águas
Coloque uma pequena bacia com água no centro da sala, mostre o boneco e diga o batismo é um ato de identificação do crente com Cristo na sua morte sepultamento e ressurreição, submetendo-se a ele todas as pessoas que confessaram sua fé em Cristo e se arrependeram de seus pecados e estão dispostos a segui-lo de forma consciente. Neste momento deite o boneco dentro da água e fale que no batismo nos identificamos com a morte de Cristo, em seguida mergulhe o boneco dentro da água e mostre que também nos identificamos com seu sepultamento, e por fim levante o boneco de dentro da água e fale também nos identificamos com sua ressurreição.
A Santa Ceia
Mande que cada aluno pegue um pedaço do pão e um copinho do suco. Com as mãos posicionadas para frente explique que a Santa Ceia é um ato simbólico, onde o vinho representa o sangue e o pão o corpo de Cristo. Por isso que, de forma FIGURADA(destaque a expressão figurada), ao participarmos da Santa Ceia estamos comendo a carne de Cristo e bebem o Seu sangue, isto é, assimilam simbolicamente os benefícios assegurados pela morte sacrificial de Cristo. Representa, não somente a morte de Cristo como objeto de fé, e o ato de fé que une o crente a Cristo, mas também o efeito desse ato, dando vida, força e alegria espiritual. Precisamente como o pão e o vinho nutrem e fortalecem a vida corporal do homem, assim Cristo sustenta e revigora a vida espiritual do cristão que dele se alimenta. Diga que a Santa Ceia também é uma oportunidade de adoração e de comunhão com o Cristo ressurreto e com os irmãos. (Neste momento peça que todos bebam o suco, logo após mande que comam o pão.
Encerre mostrando que um dos principais objetivos das ordenanças é a de lembrar e simbolizar verdades fundamentais para a vida de todo cristão, e que não podemos deixar as orientações dadas por Cristo.



Mais sugestão de dinâmicas
Dinâmica: O Batismo
Objetivo: 
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico

Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.



Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.
Material:
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.

Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.
- Distribuam para cada aluno um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma mensagem.
- Esta atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se alimentar.
Fonte da dinâmica: Por Sulamita Macedo.
Blog-atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: www.ensinadorcristao.com.
Créditos da lição. Discipulando – Novos Convertidos//Cpad



Discipulado Diversos - Com vários temas Bíblicos Arquivo
Conhecendo Jesus e o Reino de Deus – Novos Convertidos
Justificativa: A nova Revista Discipulando está estruturado em 4 Ciclos, isto é, são quatro trimestre ao longo de um ano de curso.
1. Revista 1: 
Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
2. Revista 2: 
Conhecendo as Doutrinas Cristãs
3. Revista 3: 
Vivendo as Verdades da Fé
4. Revista 4: 
Portando uma nova identidade
Portanto, poderíamos assim destacar os objetivos do presente currículo de Discipulando:
• Formar o novo convertido como discípulos de Jesus à luz do Evangelho.

• Conceituar o Reino de Deus e expressar os seus aspectos e implicações para vida do novo convertido.

• Conhecer as principais doutrinas bíblicas com ênfase na experiência pentecostal clássica.

 Estimular o novo convertido a aplicar os ensinos bíblicos doutrinários à sua vida cotidiana.

 Conscientizar o novo convertido de sua nova identidade, a cristã.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

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