✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
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O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
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A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF!
Nesta lição são abordados pontos importantes da vida de Salomão.
Um desses aspectos é a questão da sabedoria.
Salomão escreveu: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR […]” (Pv 9.10).
Percebe-se que o ponto principal para se obter a sabedoria é o temor ao Senhor. Salomão ratificou isso quando escreveu o Eclesiastes ao dizer que de tudo o que já foi dito e ensinado, o fim é temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos (Ec 12.13). Devemos aprender com essas palavras e nunca perca de vista esses princípios:
(1) Temer ao Senhor.
(2) Obedecer a Palavra de Deus.
Guarde essa reflexão no seu coração.
PONTO DE PARTIDA
Prof. Ao apresentar o segundo tópico, reflita com seus alunos sobre o contexto geográfico: A partir do reinado de Davi, a cidade de Jerusalém tornou-se a mais relevante da nação. Jerusalém era a capital do reino e o palácio e o templo foram construídos lá. Assim, a cidade tornou-se o centro político e religioso da nação, de modo que quase tudo girava em torno do templo. O templo era um órgão vital da nação israelita. Ele não era apenas um local de adoração, mas um verdadeiro símbolo de orgulho nacional e da certeza de que Deus estava no meio do seu povo. Assim, Jerusalém deveria ser uma cidade onde prevalecesse a adoração.VAMOS DESCOBRIR
Imagine um rei que viveu grandes experiências com Deus e recebeu sabedoria, riquezas e honra dEle. Imagine um rei que construiu não só o maior e mais luxuoso templo da história de Israel, como também o maior palácio real. Salomão foi um rei de sucessos, porém, mesmo assim, decidiu desobedecer ao Senhor, casar-se com muitas mulheres, erguer altares a outros deuses e curvar-se a eles. 👇
Vamos aprender com a história do Rei Salomão?
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.Crédito endereço na descrição dos vídeos:
GUIA-ME SEMPRE MEU SENHOR-141 H. CRISTÃ-Carlos José
HARPA CRISTÃ: Consagrado ao Senhor 432
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
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Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
Deus abençoe você Prof. Sua família, a sua aula e seus alunos e a família deles.
Deus abençoe você Prof. Sua família, a sua aula e seus alunos e a família deles.
👉 Apresentem o título da lição:
O Reinado de Salomão
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Para iniciar:
👉 Comece a aula perguntado a seus alunos qual a diferença entre inteligência e sabedoria.
👉 Sabedoria é uma habilidade ou uma virtude?
Deixe a turma debater por algum tempo sobre a distinção desses dois termos antes de iniciar a introdução da aula.
👉 É importante também debater sobre a relação entre sabedoria e astúcia ou esperteza.
👉 Uma pessoa astuta pode ser considerada sábia?
👉 Que relação tem a sabedoria de Salomão com a prosperidade de Israel sob seu governo?
A seguir, encaminhe seus alunos para a conclusão demonstrando que, enquanto o conhecimento representa as nossas experiências e aprendizagens adquiridas do mundo exterior, a sabedoria, especialmente a proveniente de Deus, nos dá a condição de transformarmos estes conhecimentos em prática de vida, a fim de mantermos o equilíbrio, a coesão e a justiça.
A seguir, encaminhe seus alunos para a conclusão demonstrando que, enquanto o conhecimento representa as nossas experiências e aprendizagens adquiridas do mundo exterior, a sabedoria, especialmente a proveniente de Deus, nos dá a condição de transformarmos estes conhecimentos em prática de vida, a fim de mantermos o equilíbrio, a coesão e a justiça.
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LEITURA BÍBLICA
4 E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
5 E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
6 E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
12 Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
14 E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
15 E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.
1 Reis 4.20-25.
20 Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão, comendo, e bebendo, e alegrando-se.
21 E dominava Salomão sobre todos os reinos desde o rio até à terra dos filisteus, e até ao termo do Egito; os quais traziam presentes, e serviram a Salomão todos os dias da sua vida.
22 Era, pois, o provimento de Salomão cada dia, trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros de farinha;
23 Dez bois cevados, e vinte bois de pasto, e cem carneiros; afora os veados e as cabras montesas, e os corços, e aves cevadas.
24 Porque dominava sobre tudo quanto havia do lado de cá do rio, Tifsa até Gaza, sobre todos os reis do lado de cá do rio; e tinha paz de todos os lados em redor dele.
25 E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.
A MENSAGEM
Escutarei com atenção as orações que foram feitas neste Templo, pois é o Templo que escolhi e separei para ser o lugar onde deverei ser adorado para sempre. Eu tomarei conta dele e sempre o protegerei. 2 Crônicas 7.15-6.
DEVOCIONAL
Segunda » 1 Cr 28.4-7
Terça » 1 Rs 2.12
Quarta » 1 Rs 4.29-30
Quinta » 2 Cr 7.1-3
Sexta » 1 Rs 11.1-6
Sábado » 1 Rs 11.9-13
OBJETIVOS
- ENSINAR quem foi Salomão, destacando o legado do seu reinado,- MOSTRAR que todos nós precisamos aprender a fazer pedidos sábios a Deus;
- REFLETIR sobre a importância de nos mantermos fiéis a Deus até o final de nossas vidas.
HORA DE APRENDER
I – QUEM FOI SALOMÃO?
Salomão era filho de Davi com Bate-Seba e foi o escolhido e ungido (1 Rs 1.39) para ser o sucessor de seu pai no trono de Israel (1 Rs 2.12). O nome de Salomão significa ‘paz’, ou ‘pacífico’ (1 Cr 22.9) e o seu reinado foi de fato assim: Marcado por um longo período de paz (1 Rs 4.24). Certo dia, logo no início do seu reinado, Salomão ofereceu sacrifícios a Deus e teve uma experiência, na qual o Senhor apareceu em sonhos e disse: “[…] o que você quer que eu lhe dê?” (1 Rs 3.4,5).O rei pediu sabedoria para poder governar o povo com justiça e saber discernir entre o bem e o mal (1 Rs 3.9). Deus se agradou tanto do pedido de Salomão que prometeu dar ao rei não só sabedoria, como também riquezas e honras como a ninguém dera antes (1 Rs 3.11-14). Salomão foi tão sábio que os reinos vizinhos enviavam pessoas para ouvi-lo e aprender com a sua sabedoria (1 Rs 4.34; 10.23-25).
Ele deixou sua saberia escrita em livros que estão na Bíblia, a saber: Provérbios, Eclesiastes, Cantares e alguns Salmos que também são de sua autoria. Ele compôs 3 mil provérbios e mais de mil cânticos (1 Rs 4.32). Salomão consolidou e expandiu o reino por meio de alianças políticas pacíficas, sem fazer rugas. Por meio das alianças que fazia, Salomão, dominou muitas nações e elas lhe pagavam muitos impostos (1 Rs 4.21,24,25).
Essa condição econômica favorável proporcionou a construção de um grande e luxuoso palácio (1 Rs 7.1) que impressionava os visitantes nos mínimos detalhes, desde a comida servida, à organização e até a maneira como os funcionários se vestiam (1 Rs 10.5).
I- AUXÍLIO DIDÁTICO
Salomão foi o quarto filho de Davi e Bate-Seba.
A escolha de Salomão por Deus para suceder seu pai (2 Sm 12.24,25; 1 Cr 22.9,10; 28.4-7) é uma maravilhosa ilustração da graça perdoadora de Deus. O pecado dos pais foi removido, e Salomão, filho da união agora curada, foi elevado para se tornar rei. Salomão desfrutou de um reinado de 40 anos, durante o qual ele manteve todo o território conquistado por seu pai. A riqueza advinda do comércio e dos tributos se acumulou em Israel durante estes anos, e Salomão empreendeu muitos projetos de construção de custos elevados. A riqueza de Salomão e a sua sabedoria são discutidas nos 11 primeiros capítulos de 1 Reis” (RICHARDS, Lawrence, Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 198).
Ele prezou pela excelência, empenhou-se na obra e caprichou em cada detalhe (1 Rs 6.2,7,9,14). O templo foi feito de acordo com todos os padrões estabelecidos e com materiais de excelente qualidade (1 Rs 6.17-22). Vários utensílios foram feitos de ouro (1 Rs 7.48-50). Devido à magnitude e complexidade da obra, a construção do templo durou sete anos (1 Rs 6.38). Após o término da construção, Salomão levou a arca da aliança para o templo e a pôs no devido lugar, no Lugar Santíssimo (1 Rs 8.6).
Após isso, Salomão inaugurou o templo, ofereceu sacrifícios e orou ao Senhor. E, então, desceu fogo do céu e queimou a oferta que estava sobre o altar e a glória do Senhor encheu todo o templo, a ponto de os sacerdotes não conseguirem entrar no santuário (2 Cr 7.1-3). Todos os israelitas que estavam no pátio do templo se ajoelharam com o rosto no chão e adoraram e louvaram a Deus (2 Cr 7.4).
II- A REALIZAÇÃO DE UM GRANDE PROJETO
A Palavra de Deus relata que Davi tinha o desejo de construir um templo para adoração ao Senhor na cidade de Jerusalém . Todavia, ele foi impedido por Deus, pois era um guerreiro e possuía as mãos manchadas por sangue (2 Sm 7.4,5; 1 Rs 5.3). Entretanto, Davi organizou o projeto de construção e reservou materiais e recursos e repassou todas as orientações para Salomão (1 Cr 28.11-20). Salomão, no quarto ano de seu rei (1 Rs 6.1).Ele prezou pela excelência, empenhou-se na obra e caprichou em cada detalhe (1 Rs 6.2,7,9,14). O templo foi feito de acordo com todos os padrões estabelecidos e com materiais de excelente qualidade (1 Rs 6.17-22). Vários utensílios foram feitos de ouro (1 Rs 7.48-50). Devido à magnitude e complexidade da obra, a construção do templo durou sete anos (1 Rs 6.38). Após o término da construção, Salomão levou a arca da aliança para o templo e a pôs no devido lugar, no Lugar Santíssimo (1 Rs 8.6).
Após isso, Salomão inaugurou o templo, ofereceu sacrifícios e orou ao Senhor. E, então, desceu fogo do céu e queimou a oferta que estava sobre o altar e a glória do Senhor encheu todo o templo, a ponto de os sacerdotes não conseguirem entrar no santuário (2 Cr 7.1-3). Todos os israelitas que estavam no pátio do templo se ajoelharam com o rosto no chão e adoraram e louvaram a Deus (2 Cr 7.4).
II- AUXÍLIO TEOLÓGICO
Por que há tanta ênfase no Templo no Antigo Testamento?
(1) Ele era um símbolo da autoridade religiosa.
O Templo era a maneira de Deus centralizar a adoração em Jerusalém , para assegurar que a crença correta fosse mantida intacta por várias gerações.
(2) Era um símbolo da santidade de Deus.
A bela atmosfera do Templo inspirava respeito e reverência por Deus; o Templo foi o cenário de muitas das grandes visões dos profetas.
(3) Era um símbolo do concerto de Deus com Israel.
O Templo mantinha as pessoas concentradas na lei de Deus (as tábuas dos Dez Mandamentos eram guardadas no Templo) […].
(4) Era um símbolo do perdão.
O projeto do Templo, seus utensílios e costumes eram grandes lições para todas as pessoas, lembrando-as da seriedade do pecado, da punição que ele exigia, e da sua necessidade de perdão.
(5) Ele preparava o povo para o Messias.
No Novo Testamento, Cristo disse que tinha vindo para cumprir a lei, e não para revogá-la. Hebreus 8.1-2; 9.11-12 usa os costumes do Templo para explicar o que Cristo fez, quando morreu por nós.
(6) Ele era um testemunho do esforço e criatividade humanos.
Inspirados na beleza do caráter de Deus, os indivíduos se dedicavam a grandes realizações, na engenharia, na ciência e na arte, para louvá-lo.
(7) Era um lugar de oração.
No Templo, as pessoas podiam passar algum tempo em oração a Deus” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 630).
III – UM MAJESTOSO INÍCIO, MAS UM FINAL COMPLICADO
O rei Salomão se casou com muitas mulheres estrangeiras, que não temiam e não serviam ao Deus de Israel (1 Rs 11.1). Deus já havia proibido na Lei o casamento entre os israelitas e m mulheres de povos estrangeiros, para que não caíssem no pecado de idolatria (Dt 7.2-4). E foi exatamente isso o que aconteceu com Salomão (1 Rs 11.3). As esposas estrangeiras do rei ganharam o seu coração, de modo que ele, para agradá-las, construiu altares aos deuses estranhos, para que elas pudessem adorá-los (1 Rs 11.8).
Além de erguer esses altares, Salomão também se curvou e adorou aos outros deuses de suas mulheres (1 Rs 11.5,6), mesmo tendo sido alertado duas vezes pelo Senhor para que não fizesse isso (1 Rs 11.9-10). Por esse motivo o reino de Salomão não foi inteiramente pacífico. Após seus pecados, Deus levantou inimigos contra Israel por causa dos pecados de Salomão (1 Rs 11.11,14,23,26).
Porém, por amor a Davi, Deus permitiu que Salomão continuasse a reinar até o dia de sua morte, mas já havia determinado que iria retirar o reino dele. Salomão governou em Jerusalém por 40 anos. Após a sua morte seu filho Roboão foi coroado.
III – UM MAJESTOSO INÍCIO, MAS UM FINAL COMPLICADO
O rei Salomão se casou com muitas mulheres estrangeiras, que não temiam e não serviam ao Deus de Israel (1 Rs 11.1). Deus já havia proibido na Lei o casamento entre os israelitas e m mulheres de povos estrangeiros, para que não caíssem no pecado de idolatria (Dt 7.2-4). E foi exatamente isso o que aconteceu com Salomão (1 Rs 11.3). As esposas estrangeiras do rei ganharam o seu coração, de modo que ele, para agradá-las, construiu altares aos deuses estranhos, para que elas pudessem adorá-los (1 Rs 11.8).
Além de erguer esses altares, Salomão também se curvou e adorou aos outros deuses de suas mulheres (1 Rs 11.5,6), mesmo tendo sido alertado duas vezes pelo Senhor para que não fizesse isso (1 Rs 11.9-10). Por esse motivo o reino de Salomão não foi inteiramente pacífico. Após seus pecados, Deus levantou inimigos contra Israel por causa dos pecados de Salomão (1 Rs 11.11,14,23,26).
Porém, por amor a Davi, Deus permitiu que Salomão continuasse a reinar até o dia de sua morte, mas já havia determinado que iria retirar o reino dele. Salomão governou em Jerusalém por 40 anos. Após a sua morte seu filho Roboão foi coroado.
III- AUXÍLIO TEOLÓGICO
1 Reis 11.5-8 aponta que Salomão cometeu o pecado da idolatria quando adorou a falsos deuses: “Astarote era uma deusa que simbolizava o poder reprodutor – uma amante do deus Baal. Moloque era o deus nacional dos amonitas, e foi chamado de ‘abominação’, porque seus ritos de adoração incluíam o sacrifício infantil. Quem os era o deus nacional dos moabitas. Os israelitas foram advertidos contra a adoração de todos os outros deuses em geral, e Moloque em particular (Ex 20.1-6; Lv 18.21, 20.1-5)” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 681).CONCLUSÃO
Salomão foi um rei que teve um início de reinado muito bom. Ele foi um rei sábio que governou com sabedoria. Mas, a partir do momento que decidiu desobedecer ao Senhor, seu reinado declinou e sua relação com Deus também. À medida que se envolvia com suas muitas esposas ele também se curvava e adorava os deuses delas. Isso foi determinante para Salomão terminar muito mal o seu reinado. Talvez, por isso, o próprio Salomão tinha escrito: “O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo […]” (Ec 7.8).VAMOS PRATICAR
1- O que de fato Salomão pediu a Deus?
( ) Riquezas ( x ) Sabedoria ( ) Mulheres( ) Inteligência ( ) Prosperidade
( ) 4 anos ( ) 6 anos
( V) Após o término da construção, Salomão levou a arca da aliança para o templo e a pôs no devido lugar, no Lugar Santíssimo.
( V) Salomão foi tão sábio que os reinos vizinhos enviavam pessoas para ouvi-lo e aprender com a sua sabedoria.
2- Em quantos anos o templo foi construído?
( ) 3 anos ( ) 5 anos (x) 7 anos( ) 4 anos ( ) 6 anos
3- Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
( F ) Salomão nunca se curvou diante das imagens dos deuses de suas esposas.( V) Após o término da construção, Salomão levou a arca da aliança para o templo e a pôs no devido lugar, no Lugar Santíssimo.
( V) Salomão foi tão sábio que os reinos vizinhos enviavam pessoas para ouvi-lo e aprender com a sua sabedoria.
PENSE NISSO
Salomão viveu coisas extraordinárias na presença do Senhor, mas também se perdeu fazendo escolhas erradas. Em sua velhice, Salomão afirmou que uma vida em busca de prazeres não passa de vaidade (Ec 2.1). Ele também escreveu que o dever de todo o homem é temer a Deus obedecer aos seus mandamentos, porque foi para isso que o ser humano foi criado (Ec 12.13).👇👇
* Deus se alegrou com o pedido de Salomão? Sim.
* A Bíblia diz que podemos pedir sabedoria a Deus? Sim.
* Quem sabe o versículo que diz que podemos pedir sabedoria a Deus? Tiago 1:5 “Se alguém deseja sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque ele é bom e dá a todo o que pede”.
* Como você deve pedir sabedoria? Com fé.
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
01 rolo de fita adesiva
02 quadros brancos
Procedimento:
- Após o estudo da lição, dividam os alunos em 02 grupos para uma competição.
- O desafio é citar pontos positivos e negativos do reinado de Salomão ou da pessoa dele.
Os grupos deverão escrevê-los numa cartolina.
- Para cada resposta correta 01 ponto. O grupo vencedor será aquele que obtiver mais pontos, que poderá ou não ganhar um mimo, uma lembrancinha etc.
- Os cartazes de cada grupo devem ser fixados nos quadros brancos para que todos possam ver.
- Leiam as respostas e somem os pontos, declarando o qual o grupo vencedor.
Adolescentes: Para Pais, Lideres, Estudos, Pregações, Lições bíblicas, dinâmicas, subsidios, Pré - aulas - Arquivo
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HORA DE CONVERSAR:
* O que Salomão pediu para Deus? Sabedoria para governar.* Deus se alegrou com o pedido de Salomão? Sim.
* A Bíblia diz que podemos pedir sabedoria a Deus? Sim.
* Quem sabe o versículo que diz que podemos pedir sabedoria a Deus? Tiago 1:5 “Se alguém deseja sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque ele é bom e dá a todo o que pede”.
* Como você deve pedir sabedoria? Com fé.
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Para concluir apliquem a:
Dinâmica: O reinado de Salomão
Objetivo:
Concluir o estudo sobre o reinado do rei Salomão.Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
01 rolo de fita adesiva
02 quadros brancos
Procedimento:
- Após o estudo da lição, dividam os alunos em 02 grupos para uma competição.
- O desafio é citar pontos positivos e negativos do reinado de Salomão ou da pessoa dele.
Os grupos deverão escrevê-los numa cartolina.
- Para cada resposta correta 01 ponto. O grupo vencedor será aquele que obtiver mais pontos, que poderá ou não ganhar um mimo, uma lembrancinha etc.
- Os cartazes de cada grupo devem ser fixados nos quadros brancos para que todos possam ver.
- Leiam as respostas e somem os pontos, declarando o qual o grupo vencedor.
Fonte da dinâmica por Sulamita/Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.
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Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus.
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