9 de maio de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 06: Conhecendo os Profetas Menores

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
👆
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
👇
Conhecendo os Profetas Menores
 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

NÃO VOU CALAR MEUS LÁBIOS - Asaph Borba Legendado



Aline Barros - Renova-Me


Harpa de Ouro - A Palavra de Deus É um Tesouro (Com Letra)



Harpa Cristã: 505


Luiz de Carvalho - Biblia Sagrada (Compacto Bíblia Sagrada)
👇👇
Professor(a). Deus levantou profetas que anunciaram a mensagem de arrependimento antes que viesse o cativeiro babilônico, mas também levantou profetas que anunciaram a mensagem de redenção durante e no pós-cativeiro. Em nossos dias, a mensagem profética não cessou. O Senhor continua a falar, desde então, por meio da sua Igreja, A mensagem permanece a mesma: A chamada ao arrependimento e conversão dos maus caminhos, pois o grande Dia da redenção se aproxima, quando o Senhor voltará para buscar os seus santos. Ao som da trombeta, num abrir e fechar de olhos, a Igreja será arrebatada. O exemplo dos profetas menores tem muito a nos ensinar.
SUGESTÃO:
Para iniciar o estudo utilizem a:
Dinâmica: Profetas Menores
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre os Profetas Menores.
Material:
Os 12 nomes dos Profetas Menores digitados(OSÉIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS, MIQUÉIAS, NAUM, HABACUQUE, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS).

Informações gerais sobre cada profeta ou livro(veja abaixo, um exemplo feito com versículos). As informações podem ser colhidas na revista, livros, sites e Bíblia de Estudo, sejam objetivos na escolha dos pontos a serem apresentados.

Procedimento:
- Entreguem para 12 alunos os nomes dos doze profetas(um nome para cada aluno).

- Entreguem aleatoriamente os 12 papéis contendo informações sobre os profetas ou livro(um papel para cada aluno).

Um exemplo: o aluno que recebeu o nome OSÉIAS não necessariamente receberá informações sobre ele, mas pode ser de outro profeta.

- Em seguida, um por vez, vai ler o nome do livro/profeta e depois o conteúdo informativo que recebeu. Depois que ele ler, o aluno pergunta:

Você me conhece?

Será que estas informações e características são minhas?

Outro aluno poderá dizer: Acho(ou tenho certeza) que as informações que tenho se referem a você! Então ele ler para a classe e o professor deve confirmar ou não a veracidade das informações sobre este ou outro profeta( o professor deverá ter conhecimento e certeza das informações sobre cada profeta).

Este procedimento deve acontecer até que todos os 12 profetas sejam apresentados.

- Depois, solicitem que os alunos que estão com os nomes dos 12 profetas se posicionem diante da classe, formando a sequência dos livros de acordo com a ordem em que aparecem na Bíblia.

É interessante que não haja, inicialmente, ajuda de ninguém; só se houver dificuldade(certamente haverá), é que os professores e colegas poderão ajudar.

Informações sobre cada profeta ou livro, através de versículos:
Observações:
- Os nomes dos profetas devem ser separados dos versículos, entreguem para os alunos de acordo com a descrição no procedimento.

- As referências dos versículos não aparecem para que o aluno descubra qual o livro ou profeta pelo conteúdo.


OSÉIAS: “... Vai toma uma mulher de prostituição... e foi tomou a Gomer...”

JOEL: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão sonhos”.

AMÓS: “...Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos”.

OBADIAS: “Porque o dia do Senhor está perto, sobre as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça”.

JONAS: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim”.

MIQUÉIAS: “E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

NAUM: “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente...”

HABACUQUE: “...Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica...”

SOFONIAS: “E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem faz mal”.

AGEU: “Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saco furado”.

ZACARIAS: “Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o Senhor dos Exércitos e suplicar a bênção do Senhor”.

MALAQUIAS: “E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor”.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 

- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

VERSÍCULO CHAVE:
“E falarei aos profetas e multiplicarei a visão; e. pelo ministério dos profetas, proporei símiles." 
Oseias 12.10.


LEITURA DIÁRIA
💓 SEG. Jl 2.2
O Dia do Senhor está perto.

💓 TER. Am 3.6,7
O Senhor revela os seus desígnios aos profetas.

💓 QUA. Jn 1.1,2
O chamado do profeta.

💓 QUI. Mq 1.1-7
A Palavra do Senhor contra Israel e Judá.

💓 SEX. Hc 3.1,2
A oração do profeta.

💓 SÁB. Zc 1.1-4
Exortação ao arrependimento.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
  Amós 3.1-7
1 Ouvi esta palavra que o SENHOR fala contra vós, filhos de Israel contra toda a geração que fiz subir da terra do Egito, dizendo:

2 De todas as famílias da terra a vós somente conheci; portanto, todas as vossas injustiças visitarei sobre vós.

3 Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

4 Bramirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no covil a sua voz, se nada tiver apanhado?

5 Cairá a ave no laço em terra, se não houver laço para ela? Levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa?

6 Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o SENHOR não o terá feito?

7 Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

  Zacarias 1.1-6
1 No oitavo mês do segundo ano de

Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:

2 O SENHOR tem estado em extremo desgostoso com vossos pais.

3 Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos.

4 E não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos. agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras. Mas não ouviram, nem me escutaram, diz o SENHOR.5 Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, viverão eles para sempre?

6 Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu mandei pelos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? E eles tornaram e disseram: Assim como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos tratou.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


l. A IMPORTÂNCIA DOS PROFETAS MENORES.
1.1. Quem eram os profetas menores?
Na primeira lição deste trimestre, vimos que a organização do texto bíblico classifica os livros por estilo literário. Nesse sentido, encontramos na Bíblia os livros que pertencem aos seguintes grupos: históricos, poéticos e proféticos. Concernentes aos livros proféticos, temos aqueles que são chamados de "profetas maiores", em razão de seus escritos comportarem maior quantidade de textos (capítulos e versículos). E temos os "profetas menores", que constituem o grupo de livros proféticos que apresentam menor quantidade de texto, porém, não menos importantes. Essa seção da Bíblia, que estudaremos nesta lição, é composta por 12 livros que levam os nomes de seus respectivos escritores, a saber: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.


1.2. Qual era a missão?
Os profetas menores tinham como missão confrontar a liderança política e espiritual, bem como o povo de Israel e Judá a respeito dos seus pecados de idolatria, injustiças sociais e demais desobediências à Lei de Deus. Muitas vezes, a mensagem anunciada petos profetas era representada por eventos que ocorriam nas suas próprias vidas, como, por exemplo, o casamento de Oseias com uma mulher advinda da prostituição. O próprio Deus ordenou o profeta a agir dessa forma, o que certamente escandalizava os religiosos da época, Porém, servia de exemplo para lhes mostrar que, do mesmo modo, o Senhor casou-se com um povo infiel que praticava a prostituição espiritual,
isto é, a idolatria, distanciando-se cada vez mais dos seus caminhos (Os 1.2).


2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROFETAS MENORES
2.1. Por que menores?
Como mencionamos anteriormente, a nomenclatura “Menores" deve-se ao fato de os escritos desses profetas comportarem menor quantidade de texto em relação aos profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Isso não significa que as suas profecias ou ministérios tenham menos importância doutrinária. Outros aspectos que diferenciam os profetas menores são a datação em que foram escritos, as diferenças de estilo literário e a brevidade no relato dos fatos. Dentre os profetas menores, há onze livros cuja mensagem aborda problemas relacionados à arrogância dos reis e ao destino de povos ímpios. Em contrapartida, o livro de Jonas Jonas trata da sua experiência no tocante ao chamado para pregar uma mensagem de juízo e arrependimento a um povo ímpio e cruel.


2.2. Qual o período de atuação dos profetas?
Os profetas considerados “menores" atuaram no período entre os séculos VIII e V. a.C. as datas não são precisas, porém, de acordo com os elementos históricos registrados em cada livro, é possível atribuir as seguintes datas aos respectivos livros proféticos: século VIII d.C., livros:

Oseias, Amós e Miqueias:
século VII a.C.: livros: Naum, Habacuque e Sofonias; séculos VI-V a.C.: livros: Joel, Obadias, Ageu, Zacarias e Malaquias; data incerta: livro de Jonas Jonas.

Obviamente, os livros que fazem parte do grupo dos “profetas menores" não estão necessariamente em ordem cronológica. Muitos desses profetas anunciavam a mensagem do Senhor concomitantemente aos profetas maiores. Os grandes diferenciais são as temáticas e abordagens desses profetas aos destinatários da mensagem. O maior divisor de águas para situar os anos em que esses homens exerceram seus respectivos ministérios é o evento do cativeiro babilônico. Ele serve de referência para demarcar os tempos de atuação de cada profeta.


3. A ESTRUTURA DOS LIVROS
3.1. Visão panorâmica
Do ponto de vista panorâmico, os livros dos profetas menores estão organizados da seguinte forma: profetas que profetizaram antes do Cativeiro Babilônico: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias; e profetas que profetizaram após o Cativeiro Babilônico: Ageu, Zacarias e Malaquias.

Os autores desses livros foram instrumentos de Deus para proclamar uma mensagem de repreensão à liderança política e espiritual que governava Israel e Judá, apontando os problemas políticos, sociais e espirituais. Mas não apenas a liderança, pois eles denunciavam o pecado, a injustiça e a apostasia do povo concernente à adoração ao único Deus e à obediência à sua Lei.

A natureza da mensagem profética consistia na chamada ao arrependimento e à fidelidade a Deus. Nesse contexto, muitos profetas anunciaram a vinda do Messias e a promessa da restauração do Reino davídico.


3.2. Mensagem e propósito
A mensagem dos profetas é um alerta de Deus quanto à negligência da adoração, ao cuidado para com os

necessitados e uma repreensão quanto à falta de zelo com o Templo. Vamos ver a mensagem de cada profeta:

Oseias — O livro de Oseias Oseias é o primeiro dos 12 profetas menores. Ele apresenta Deus como o amante divino. Assim, a pecaminosidade de Israel é representada em termos de infidelidade conjugal e injustiça. O próprio casamento do profeta se torna a mensagem que ele prega: Deus, motivado pelo amor, restaurará Israel da mesma maneira como Oseias recebeu de volta a sua esposa infiel (Os 1.2).

Joel — O Dia do Senhor é revelado ao profeta Joel por meio da imagem amedrontadora da praga de locustas. Joel — chama a nação ao arrependimento. Quando a nação realmente se arrepende dos seus pecados, o Senhor julga os povos que a oprimiram. O profeta anuncia também o derramamento do Espírito e a restauração de tudo o que o povo havia perdido (Jt 2.28, 29).

Amós — Amós profetizou para o Reino do Norte e protestou contra o estilo de vida luxuoso da classe governante que resultou em apatia moral e espiritual. O exílio era o julgamento de Deus sobre essas más obras (Am 5.12-16).

Obadias — A mensagem de Obadias era uma condenação sobre Edom. Os edomitas traíram Judá e degolaram os seus refugiados. Mas havia uma promessa de restauração para Judá, enquanto os edomitas seriam devastados (Ob 12-15).

Jonas — O livro de Jonas Jonas relata a história do profeta. Após receber a comissão, ele decide fugir e sofre as consequências dessa escolha. No ventre do grande peixe, contudo, Jonas recebe uma nova chance para cumprir a missão, e o povo de Nínive se arrepende (Jn 1.2,17).

Miqueias — O profeta Miqueias protesta contra as injustiças da sociedade, bem como contra a falsa religião. Por fim, o Senhor pronuncia um julgamento contra o seu povo, seguido de uma futura restauração (Mq 2.1-3).

Naum — Naum anuncia a destruição da Assíria, assim como de sua capital, Nínive. Com isso, o povo de Judá seria aliviado de muitas tensões (Na 2).

Habacuque — O profeta questiona a Deus sobre as .injustiças e corrupções da sociedade. Finalmente, o livro termina com a compreensão de Habacuque acerca dos propósitos divinos e sua expressão de fé, louvor e esperança, mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis (Hb 1.2; 3.17,18).

Sofonias — O livro de Sofonias Sofonias trata de uma condenação direta sobre a condição espiritual de Judá e Jerusalém. O profeta anuncia também o Dia do Senhor como um dia de julgamento, porém, o remanescente será salvo (Sf 3.8,9).

Ageu — A mensagem de Ageu é um despertamento aos exilados que retornaram do cativeiro. Eles estavam empenhados em seus próprios interesses, enquanto a Casa de Deus estava em ruínas (Ag 1.9,10).

Zacarias — Deus revela ao profeta Zacarias o futuro de Jerusalém após o retorno dos exilados. Ele viu o Templo reconstruído e o sacerdócio restabelecido, além da bênção de Deus sobre a cidade ao ponto de nações serem atraídas a ela (Zc 8).

Malaquias — Malaquias denuncia o comportamento da nação pós-exílica. O povo não estava servindo ao Senhor devidamente. O profeta predisse também a vinda de um mensageiro que restauraria a religião (Ml 4.5,6).


PARA CONCLUIR
Deus levantou cada um dos chamados “profetas menores" a fim de trazer uma mensagem de arrependimento, juízo e renovação espiritual ao seu povo. Esse mesmo propósito permanece atualmente a partir da igreja. Enquanto não chega o grande Dia da Volta de nosso Senhor, devemos anunciar que o julgamento divino virá. Que Deus nos faça canais do seu Espirito Santo para esta geração!


HORA DA REVISÃO
l. Por que os últimos 12 livros proféticos recebem o nome de “profetas menores"?


2. Qual era a missão dos profetas menores?


3. Qual foi o período de atuação dos profetas menores?


4. Quais dos profetas menores exerceram seu ministério antes do Cativeiro Babilônico?


5. Dentre os profetas menores, quem profetizou após o Cativeiro Babilônico?


👇👇
PERGUNTA COM RESPOSTA
👇👇
Professor(a). Ao longo da história bíblica, vimos que o ministério profético surgiu como uma forma de oferecer ao povo de Deus orientação acerca da vontade divina, bem como adverti-lo contra as práticas que contrariavam a sua Lei. Nesse sentido, o chamado profético, a natureza da mensagem e o caráter desses homens são visivelmente encontrados em seus escritos. A partir deles, os crentes dos dias atuais podem extrair preciosas lições no que diz respeito ao relacionamento com Deus, bem como à fidelidade no exercício ministerial e administração dos dons espirituais.

Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário