PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX...
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
👇
Amós e Obadias
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Guia-me Sempre, Meu Senhor - 141 - Harpa Cristã.mpg
CONSAGRADO AO SENHOR - 432 | CARLOS JOSÉ E A HARPA CRISTÃ
FAZE JÁ O SEU QUERER - VERSÃO POPULAR - 440. HARPA CRISTÃ - (CIFRADO) - CARLOS JOSÉ
Eu cuido de Ti – Amanda Wanessa
Professor(a). A misericórdia de Deus para com os pecadores muitas vezes parece ser complexa de compreender. A Bíblia revela histórias interessantes de pessoas que cometeram atrocidades, mas, tão logo se arrependeram, receberam o perdão divino. Em contrapartida, há justos que sofreram duras provações. O fato é que Deus conhece o interior humano e trata com cada pessoa de maneira específica. Na lição desta semana, veremos o tratado misericordioso de Deus por meio do profeta Jonas e a promessa de restauração para o povo de Deus anunciada por Miqueias. Através desse estudo, que você possa se sentir impelido pelo Senhor a refletir sobre os seus caminhos e, se necessário, arrepender-se.
A mensagem de Miqueias leva-nos a pensar seriamente acerca do tipo de cristianismo que estamos vivendo.
👉 O livro de Miqueias, um profeta do campo que vivia em uma pequena aldeia e que trouxe uma mensagem de advertência aos líderes de Israel e Judá. Ele foi contemporâneo de Isaías, Jonas, Oseias e Amós. O profeta revelou que o Deus de Israel não era e não é uma divindade tribal; Ele é o Senhor de toda a terra. Por isso, o profeta apresenta o Todo-Poderoso como o Supremo Juiz que zela pela justiça das nações (Mq 1.2). Miqueias profetizou a queda de Samaria pela Assíria e o cativeiro de Jerusalém pela Babilônia (Mq 1.5-9; Jr 26.17-19).
MIQUÉIAS
A profecia de Miquéias, apesar de ter sido direcionada ao povo de Jerusalém e Judá, aborda temas que nunca deixaram de existir em todas as sociedades em todos os tempos. Ele denunciou os pecados, a corrupção, as injustiças e os falsos profetas. Apesar de Miquéias ter anunciado o iminente juízo de Deus, também profetizou esperança e restauração mediante o arrependimento e a misericórdia de Deus.
JONAS
Jonas, a inimaginável graça e misericórdia de Deus.
Mesmo pessoas que nunca leram a Bíblia já ouviram falar de Jonas em algum momento, sabem alguma coisa a respeito desse profeta, nem que seja sobre ele e a “baleia”. Assim como Jonas, de alguma maneira também já tentamos fugir dos propósitos e das ordens de Deus para cumprir nossa missão.
A misericórdia e a graça de Deus demonstrada para com os ninivitas, também pode ser percebida na vida e no chamado do profeta Jonas, pois, mediante ao seu clamor, o Senhor o ouviu, dando-lhe uma nova oportunidade, tirando-o das profundezas de sua desobediência.
A misericórdia e a graça de Deus demonstrada para com os ninivitas, também pode ser percebida na vida e no chamado do profeta Jonas, pois, mediante ao seu clamor, o Senhor o ouviu, dando-lhe uma nova oportunidade, tirando-o das profundezas de sua desobediência.
A história de Jonas é uma das mais conhecidas histórias da Bíblia. O livro que narra esta história é um manual missionário sobre o assunto do escopo universal (e não individual) da salvação de Deus.
Alguns chamam o livro de Jonas de 'O livro de Atos do Antigo Testamento', porque ele demonstra, vividamente que Deus está disposto a ter misericórdia de todos aqueles que o buscam com humildade e sinceridade. O arrependimento do povo de Nínive adiou a destruição da sua cidade por, aproximadamente, 150 anos (até 612 a.C.).
O grande mérito do livro é o fato de que ele comenta, de maneira objetiva, sobre o cenário humano, especialmente o seu lado religioso, do ponto de vista divino. Aqui está o segredo da história continuada do livro. O que faz com que ele dependa, em parte, do auto entendimento e, em parte, do entendimento que temos do amor abrangente do Deus a quem servimos" (Profetas Menores: Livro de Estudo. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p. 113).
SUGESTÃO:
Para o item 1:
Dinâmica: Viajando com Jonas
Objetivo: Refletir sobre a obediência à vontade de Deus.
Material:
Malinha com numeração 01 – colocar dentro a palavra DESOBEDIÊNCIA
Malinha com numeração 02 – colocar identificação fora da mala PRONTO SOCORRO e dentro a palavras CLAMOR e ORAÇÃO.
Malinha com numeração 03 – colocar dentro as palavras OBEDIÊNCIA e ARREPENDIMENTO.
Procedimento:
- Falem: Nesta lição, vamos fazer uma viagem com o profeta Jonas, utilizando navio e “submarino”, permanecendo por 03 dias no hotel subaquático no mar Mediterrâneo.
Vamos embarcar!
- Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles façam um barco, usando a técnica da dobradura.
- Falem: já estamos no navio, vamos ver o que Jonas colocou dentro da mala 01. Ao abri-la vocês vão encontrar a palavra DESOBEDIÊNCIA. O profeta Jonas mudou a rota da viagem, não obedecendo a ordem divina de pregar o evangelho em Nínive!
- Perguntem: O que pode acontecer quando desobedecemos a Deus?
Aguardem as respostas.
Peça para que um aluno relate sucintamente o que aconteceu com Jonas.
- Falem para os alunos que o mar revolto pode representar as situações adversas que enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa falar para os colegas.
- Continuem: Agora, lançado ao mar, Jonas entrou num “submarino”, o ventre do grande peixe e permanece por 3 dias neste “hotel”, cuja permanência foi angustiante, mas clamou ao senhor e obteve resposta.
- Perguntem: O que está lhe angustiando, nesta viagem, neste momento de sua vida? O que fazer?
Então, abram a malinha 02 PRONTO SOCORRO e vocês encontrarão as palavras CLAMOR e ORAÇÃO.
- Falem: Nos momentos de muita angústia, o socorro é orar, clamar ao Senhor.
- Leiam: Sl 120.01 “Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu”.
- Façamos como Jonas e o salmista, vamos também clamar a Deus por Misericórdia.
- Depois, perguntem: Alguém deseja voltar, não acompanhando Jonas nesta viagem agora para Tarsis, lugar completamente oposto a orientação divina?
Certamente as respostas serão positivas.
- Falem: Há somente um caminho para ser bem-sucedido.
Abam a malinha 03 e vocês encontrarão: OBEDIÊNCIA e ARREPENDIMENTO.
- Para finalizar, enfatizem que fazer a vontade de Deus é a melhor das opções, pois obedecer a Deus é coisa de quem tem juízo.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite!
VERSÍCULO CHAVE:
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?
Miqueias 6.8.
LEITURA DIÁRIA:
💓SEG. Jn 11.12
A consequência da desobediência.
💓TER. Jn 1.15-17
Deus envia livramento.
💓QUA. Jn 2.1, 2
Deus ouve a oração no meio da aflição.
💓QUI. Mq 5.2
O Salvador virá de Belém.
💓SEX. Mq 6.13-15
Deus trará juízo ao seu povo.
💓SÁB. Mq 7.18
O Senhor tem prazer na benignidade.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jonas 1.1-41 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malicia subiu até mim.
3 E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis: pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do SENHOR.
4 Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.
Jonas 2.1-2
1 E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Miqueias 4.1-3
1 Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos.
2 E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.
3 E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
1. O PROFETA JONAS
1.1. Um profeta nacionalista0 livro de Jonas inicia-se com a identificação do profeta como filho de Amitai (Jn 1.1). Ele recebeu a comissão de Deus para anunciar o julgamento de Nínive, a principal cidade do Império Assírio. O profeta foi convocado pelo Senhor para anunciar a iminente destruição da cidade, caso esta não se arrependesse. Acontece que a Assíria era uma nação cruel que atuava sempre que podia para prejudicar Israel. O profeta, portanto, fugiu, pois sabia que Deus é misericordioso e, em caso de arrependimento, perdoaria os ninivitas.
Jonas achava que eles não deveriam ser perdoados. Contudo, tal decisão não estava no seu controle. Então, o Senhor fez prevalecer a sua vontade, criando meios para que Jonas cumprisse a tal missão. Os planos de Deus são sempre os melhores e, por isso, devemos obedecer à sua ordem, mesmo que isso signifique renunciar às nossas ambições pessoais.
1.2. Uma escolha complicada
Ao receber a ordem divina para cumprir a missão em Nínive, Jonas decidiu seguir na direção oposta. Ele comprou uma passagem para Társis (1.3,4). onde muitos estudiosos atribuem a localização a uma antiga colônia fenícia na Espanha. Entretanto, no meio da viagem, uma grande tempestade se levantou no mar - o que os marinheiros consideravam uma punição divina. Depois de tirarem sorte, Jonas admitiu a sua desobediência e consentiu que o lançassem ao mar. Assim, imediatamente, a tempestade se acalmou (1.11-15). Por misericórdia, Deus enviou um grande peixe que engoliu Jonas e o manteve em seu ventre por três dias (1,17). 0 profeta orou, Deus compadeceu-se dele e deu ordem ao peixe para vomitá-lo na praia.
2. A PROFECIA DE JONAS
2.1. Tema central da profecia de JonasA mensagem central do livro de Jonas é a magnitude da misericórdia divina. A própria história do profeta consiste da mensagem central de seu livro. Jonas fugiu da comissão divina e, por isso, quase morreu. Ao se arrepender dentro do ventre do peixe, em profundas trevas, Deus o concedeu uma nova oportunidade, e ele não desperdiçou.
Jonas anunciou durante 40 dias o juízo divino sobre Nínive. Por fim, a cidade se converteu, desde a cúpula até os animais humilharam-se diante do Senhor. Deus, então, prometeu que não os destruiria, pelo menos durante aquela geração. O Senhor é muito misericordioso, mas não podemos desprezar a misericórdia de Deus, muito menos determinar quem a merece ou não.
2.2. A magnitude da misericórdia
Compreender a magnitude da misericórdia divina é aceitar que Deus tem critérios próprios e insondáveis para determinar de quem Ele se compadecerá. Jonas não aceitava o fato de Deus decidir poupar um povo que era inimigo de Israel que já o havia feito mal. Contudo, o Senhor conhecia as profundezas do coração daqueles ninivitas, sua história e ignorância (4.11).
No Novo Testamento, observamos muitos que eram pecadores e aos olhos humanos não merecedores da graça divina, mas que diante do encontro com Jesus, receberam perdão e regeneração. A lista é extensa: Mateus, o publicano (Mt 9.9,10): Zaqueu, chefe dos publicanos (Lc 19.1-10); a mulher samaritana (Jo 4.9); Saulo de Tarso (At 9.10-15) e muitos outros. Diante do arrependimento sincero, portanto, Deus não renegou a sua misericórdia ao povo de Nínive.
3. O PROFETA MIQUEIAS
3.1. Tema central da profecia de MiqueiasMiqueias apresenta o juízo divino e a salvação messiânica como tema central de seu livro. O profeta é contemporâneo de Isaías e Oseias. Habitante do Reino do Sul, a mensagem de Miqueias é dirigida tanto a Israel quanto a Judá. Além do juízo divino, Miqueias é um dos profetas que anunciam o surgimento do Messias. Ele anunciou que de Belém-Efrata sairia o Senhor em Israel, cujas origens são desde a eternidade (Mq 5.2).
O livro aborda a destruição e o exílio como consequências dos pecados de injustiça social corrupção e falsidade dos líderes, sacerdotes e falsos profetas (1.3-7; 2.1-11; 3.1-5,8-11; 6.9-12). Contudo, há também a promessa de que o remanescente experimentaria uma restauração. Mais uma vez, a misericórdia está presente porque Deus não desiste de resgatar o seu povo.
3.2. Esperança em tempos de crise
Apesar de o cenário ser de completa destruição em razão dos pecados cometidos pelos Reinos de Israel e Judá, o Senhor manteve uma promessa esperançosa de restauração. Esta seria acompanhada de poder sobre as outras nações (Mq 4.11-13; 718-20), mas o poder seria de ordem espiritual. Chegará o tempo em que 0 Senhor governará o mundo a partir de Jerusalém e será um período de paz, felicidade e santidade. O Reino de Deus será estabelecido quando o Senhor voltar para destruir o mal e formar a justiça (Ap 20.4). Essa esperança deve habitar o coração dos crentes que aguardam a Volta do Senhor Jesus.
PARA CONCLUIR
Deus tem um juízo reservado para cumprir sobre a iniquidade cometida em toda a Terra. Entretanto, Ele espera de seu povo ao menos três atitudes honrosas: praticar a justiça, amar com misericórdia e caminhar com humildade (Mq 6.8). Essa é a vontade de Deus. que precisa ser obedecida e corresponde ao estilo de vida proposto pelo Evangelho. Que Deus nos ajude a cumpri-lo enquanto aguardamos esperançosamente pelo grande Dia da Volta do nosso Senhor Jesus.HORA DA REVISÃO
1. Qual comissão o profeta Jonas recebeu de Deus?2. Através do exemplo de Jonas, o que podemos aprender sobre os planos de Deus?
3. Qual o tema central da profecia de Jonas?
4. Qual o tema central da profecia de Miqueias?
5. O que Miqueias anunciou sobre o surgimento do Messias?
👇👇
PERGUNTA COM RESPOSTA
CONCLUSÃO
A mensagem de Miquéias ensina o segredo para aqueles que desejam permanecer firmes apesar das circunstâncias – o segredo é manter os olhos fixos em Deus e não nas circunstâncias.
Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
2Timóteo 2.15.
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
4. Pôr em prática
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
João 3.16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática
Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário