10 de maio de 2024

Plano de Aula Bíblica Adultos/Betel – Lição 06: Ordenança para uma vida de obediência e submissão

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

     

 

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
👉 Apresentem o título da lição:
Ordenança para uma vida de obediência e submissão

Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Rompendo em Fé - Comunidade Evangélica da Zona Sul (LETRA/LEGENDADO)


Hino 186 - Harpa Cristã - De Valor em Valor


Obediência | Gabriela Figueiredo | Onething 2017 ACÚSTICO | fhop music


Hino 151 - Harpa Cristã - Fala Jesus Querido - Com Letra



Hino 302 - Harpa Cristã - Não Murmures: Canta



SE CRISTO COMIGO VAI, EU IREI | NÚMERO 515 | HINOS DA HARPA CRISTÃ COM LETRA

👇
SUGESTÃO
Iniciem utilizando a:
Dinâmica: Faça o que o Mestre mandar
Objetivo: 
Refletir sobre a obediência a Cristo e a Sua Palavra.
Material: uma venda.

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando a importância de conhecermos o Mestre e Sua Palavra.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer a Cristo e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia Original desconhecida.
Fonte da dinâmica e texto por Sulamita Macedo///blogatitudedeaprendiz.blogspot.com

Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


TEXTO ÁUREO
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.
Filipenses 2.8.


VERDADES APLICADA
Ser obediente é condição para prosseguir no processo de aperfeiçoamento crsitão até chegar ao nível de semelhança de Cristo estabelecida pela vontade de Deus.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que obedecer é melhor que sacrificar
Explicar que quem resiste às autoridades resiste a Deus
Conscientizar acerca da obediência e submissão


TEXTOS DE REFERÊNCIA
Romanos 13. 1-2
1- Toda alma esteja sujeita às potestades superiores, porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que já foram ordenadas por Deus

2- Por isso, quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus e os que resistirarão sobre si mesmos a condenação

Hebreus 13. 13
17- Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas, para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil.


LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Is 1.19
A importância de ouvir e obedecer.

TERÇA | 5.29
É melhor obedecer a Deus do que aos homens.

QUARTA | At 5.32
Deus deu o Seu Espírito aos que obedecem.

QUINTA | Rm 5.19
Pela obediência de Jesus somos feitos justos.

SEXTA | Ef 6.1
Os filhos devem ser obedientes aos pais.

SÁBADO | 1 Pe 1.14
Exortação à obediência e santidade.


MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que os filhos sejam obedientes aos pais, obedientes a Deus e às leis.


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- Obedecer é melhor do que sacrificar
2- Quem resiste à autoridade resiste a Deus
3- Obediência e submissão
Conclusão.


INTRODUÇÃO
Ser obediente faz parte do estilo de vida que se requer de todo discípulo de Cristo. Trata-se de um princípio bíblico, revelado desde o início da humanidade. Veremos a relevância da obediência em nosso relacionamento com Deus e em diferentes níveis de relacionamento interpessoal. Nosso maior exemplo é Jesus Cristo – “obediente até a morte” (Rm 5.19; Fp 2.8; Hb 10.9).


PONTO DE PARTIDA
Obedecer é melhor do que sacrificar.


1- OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR
Significado da palavra obediência. A palavra no grego corresponde a “hupakoe”, que significa obediência, submissão, complacência (Dicionário de Strong, p. 5218) – ou seja – obediência literalmente, submissão ao que se ouve, ou seja, obediência como resposta a alguém que fala. Isso se refere tanto a uma voz terrena quanto à voz do Senhor [2Co 10.5; 1Pe 1.2]. Obedecer é sujeitar-se à vontade de, estar sob a autoridade de; estar sujeito, seguir as instruções, agir de acordo com as normas estabelecidas, às leis impostas.


1.1. Obediência é um princípio.

Obediência a Deus significa obediência às Sagradas Escrituras, ou seja, aos ensinamentos que Ele deixou para que todo cristão possa seguir para conquistar, ser bem-sucedido e morar na eternidade com o Senhor. Aprendemos que obediência é um princípio bíblico e serve para todas as áreas da vida e que não se quebra princípios sob pena de pagar um alto preço. Jesus é a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, pois Ele próprio aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu [Hb 5.8- 9]. A obediência não é só mostrada na presença da autoridade ou do superior, mas também na sua ausência ou a distância, o que denota consciência e responsabilidade [Fp 2.12].

“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” [1Sm 15.22]. Dando sequência a este texto, o escritor compara a rebelião contra os líderes como pecado de feitiçaria [1 Sm 15.23a). Obediência é uma reação humana agradável a Deus. Mas a desobediência desagrada a Deus [Rm 2.8; Cl 3.6].


1.2. Obediência é um plantio.
Quem não obedece para cima (seus superiores), não pode esperar obediência debaixo (seus liderados). Se você não obedecer aos seus superiores, quando estiver liderando, os seus liderados também não o obedecerão. Se você não obedece aos seus pais, não espere que os seus filhos lhes obedeçam na íntegra. Se você planta desobediência, como esperar a colheita de obediência?

Dicionário VINE Thomas Nelson: “Os verbos “peithō” e “pisteuo”, ‘confiar, estão estreitamente relacionados etimologicamente; a diferença no significado é que o primeiro implica a obediência que é produzida pelo último (cf. Hb 3.18-19, onde diz que a desobediência dos israelitas era evidência da incredulidade deles). A fé é do coração, invisível aos homens; a obediência é da conduta e pode ser observada. Quando o homem obedece a Deus, ele dá a única prova possível de que no seu coração ele crê em Deus. Claro que é a persuasão da verdade que tem como resultado a fé (cremos, por- que fomos persuadidos de que a coisa é verdadeira; uma coisa não se torna verdadeira porque é crida), mas o termo verbo, no Novo Testamento, sugere um resultado factual e externo da persuasão interior e consequente fé.”


1.3. Obediência é uma porta aberta.
As bênçãos estão atreladas à obediência. A Bíblia nos mostra em Deuteronômio 28.1-14 as bênçãos decorrentes da obediência. Em contrapartida, do versículo 15 em diante os castigos e maldições para os desobedientes. A obediência abre portas que jamais esperávamos. O princípio da obediência abre portas para ser usado por Deus, abre portas no mundo natural, abre as portas da salvação eterna. Olha o que Senhor fala com a igreja de Filadélfia, considerada uma igreja fiel que guardava (obedecia) a Palavra da Sua Paciência: “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” [Ap 3.8].

Vimos nas Sagradas Escrituras que Josué foi bem-sucedido quando obedeceu a tudo que o Senhor lhe ordenou [Js 1.7]. Ainda ordenou que ele não se desviasse, nem para a direita nem para a esquerda para ser bem-sucedido. A sua obediência o levou à vitória com o povo de Deus ao entrar na terra que Deus jurou a seus pais que lhes daria. Se você é obediente, Deus estará contigo por onde quer que andares.
Obediência a Deus significa obediência às Sagradas Escrituras.


2- QUEM RESISTE À AUTORIDADE RESISTE A DEUS
A pessoa deve ser educada desde cedo à obediência [Rm 13.1-2]. Ο princípio da autoridade estabelece a ordem de Deus. Não existe organização sem autoridade.


2.1. Orem por todos que exercem autoridade.
Paulo dá instruções das honras que devemos dar aos que exercem autoridades e governam sobre nós: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência (…)” [1Tm 2.1-2]. O apóstolo Pedro disse: “Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores (…) Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.” [1 Pe 2.13-17]. Jesus ficou maravilhado ao ouvir o centurião chamá-lo para curar o seu servo, pedindo que o Senhor falasse apenas uma palavra para que o seu servo ficasse curado. Olha o que o centurião disse a Jesus: “Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: vai; e ele vai; e a outro: vem; e ele vem; e ao meu servo: faze isto; e ele o faz.” [Lc 7.8). Honra gera honra, obediência gera obediência.

Paulo recomenda: “Portanto, dai a cada um o que deveis; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” [Rm 13.7]. Só quando o Es- orga-tado ou as autoridades exigirem algo contrário à Palavra de Deus, o cristão deve obedecer a Deus mais do que aos homens [At 5.29].


2.2. Obedecei a vossos pastores e sujeitai-os a eles.
Obedecer aos pastores é mandamento bíblico e isso não deve ser contestado, porque eles velam pelas almas como aqueles que hão de dar conta delas [Hb 13.17]. As lideranças eclesiásticas são autoridades espirituais dadas por Deus, não as despreze, não as enfrente. É claro que sempre haverá divergências de pensamentos, principalmente na área administrativa, porque ninguém é igual a ninguém, cada um governa de um jeito. Se não for desvio de conduta, obedeça em tudo e seja bem-sucedido, Jesus deu o exemplo: Ele foi obediente ao Pai até a morte [Fp 2.8-9].

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal: “A tarefa dos líderes da igreja é ajudar as pessoas a amadurecerem em Cristo. Os cristãos que cooperam com os líderes aliviam-lhes muito o fardo da liderança. A sua conduta dá a seus líderes motivos para falar com alegria a seu respeito?”. A obediência aos líderes cristãos, aos pastores, obreiros e mestres na Palavra, passa inicialmente pela obediência a Deus e a Sua Palavra. Assim, se uma pessoa está comprometida com a obediência ao Senhor, tal comprometimento será demonstrado, também, na obediência aos seus líderes ou às autoridades eclesiásticas constituídas.


2.3. Obedecei a vossos pais, pois isto é justo.
Paulo recomenda aos filhos que obedeçam aos pais no Senhor, porque isto é justo, é um mandamento com promessa [Ef 6.1-3]. Os filhos, mesmo depois de casados, devem receber com carinho e respeito os conselhos dos pais, eles já trilharam caminhos que os filhos ainda não passaram, eles têm muitas experiências para dar aos filhos. Honrar os pais na velhice e os ajudar em tudo que for possível é um plantio maravilhoso. Os filhos não chamam os pais de quadrados, obsoletos, ultrapassados, antiquados, fora de moda; eles viveram em outra geração. A Palavra de Deus nos ensina que o filho sábio ouve a correção do pai [Pv 23.22]; que o filho sábio alegra a seu pai [Pv 10.1; Pv 13.1]. A obediência andam lado a lado com a honra e o respeito [Pv 20.20].

Pelo que vimos, embora a obediência expresse uma ação existente nos relacionamentos humanos em geral, na sociedade como um todo (tais como discípulos aos mestres, filhos aos pais, cidadãos às leis estabelecidas e às autoridades constituídas, entre outras), sua referência mais significativa começa no relacionamento que deve existir entre o homem e Deus.
O princípio da autoridade estabelece a ordem de Deus. Não existe organização sem
autoridade.


3- OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO
A obediência emana do intelecto. Cumprir com exatidão as normas, os regulamentos, as diretrizes, as ordens emanadas dos superiores, verbais ou escritas. Submissão emana direto do coração. Não avança à frente do seu líder. Sabe estar debaixo do cajado de quem está com a missão e o ajuda em tudo. Mesmo o dicionário colocando submissão como sinônimo de obediência, notamos que ela tem algo a mais.


3.1. Obediência sem submissão esconde interesse pessoal.

A obediência que não é do coração já elimina automaticamente a submissão. A obediência sem submissão gera: a) amargura, que executa as tarefas com tristeza, angústia ou desgosto; b) murmuração, que faz as coisas com reclamação, depreciação, falando mal, resmungando; c) penitência, executa as ordens como se fosse uma pena imposta, um sofrimento, um castigo ou um tormento; d) conveniência, que só faz o que lhe pedem porque atende o seu gosto, o seu bem-estar, enche o seu ego e lhe dá um retorno satisfatório. Nesses casos muitas pessoas obedecem porque correm o risco de perder vantagens e benefícios, e ainda serem excluídas do processo ou demitidas do que fazem. A obediência legítima é aquela que visa mais o interesse das autoridades e das instituições, antes de visar os seus próprios interesses. Todos que assim agem ficam com a consciência tranquila e sabor do dever cumprido.

Pr. Valdir Alves de Oliveira (Livro Liderança Descomplicada): “É melhor trabalhar com um leigo ou aprendiz, do que com um profissional rebelde, que não obedece nem respeita o seu líder. Tem gente que firma a sua vida espiritual só na fé, sem obediência [Rm 1.5; 16.26].”


3.2. Submissão reconhece os que presidem e ajuda na missão. Missão é um todo, submissão são partes que se juntam para formar o todo. É quase impossível o todo não ser composto de partes. Quem é submisso automaticamente tem a obediência como parâmetro. A submissão gera: a) fidelidade, que é cumprir com o que prometeu; b) lealdade, que não toma o que é do outro, não fala mal do outro, vira conselheiro do outro, defende o outro em todas as verdades; c) dedicação, que faz mais do que o solicitado e não mede esforços para execução das tarefas, se sacrifica e se dedica com qualidade; d) cooperação, que ajuda no que for preciso sem reclamar, atua no interesse do outro, imprime ação e coloca a mão na massa.

Ann G. Barnett Princípios Bíblicos de Liderança, Editora Cristã Evangélica, 2013, comentou a Lição 6- A lei do respeito: submissão, p. 43-44: “A lei do respeito na vida de Epafrodito [Fp 2.19-30] – Encontramos um exemplo dessa qualidade na carta aos Filipenses, na pessoa de Epafrodito. Ele era membro da igreja em Filipos, que amava e sustentava o apóstolo Paulo. A igreja quis mandar uma oferta a Paulo, que estava preso em Roma, e delegou a Epafrodito a incumbência de levar a oferta. Epafrodito era uma pessoa de confiança e enfrentou uma viagem marítima perigosa, e estava disposto a sacrificar a sua própria vida em favor de Paulo e do evangelho. (…) Ele se submeteu à liderança da igreja em Filipos, levando a oferta a Paulo, e se submeteu à liderança de Paulo, quando este o mandou de volta à Filipos, levando sua carta aos irmãos. (…) Um líder fiel e submisso à vontade de Deus e à liderança da igreja. Paulo mandou que a igreja o recebesse bem e declarou: “Honrai sempre a homens como esse” [Fp 2.29].”


3.3. A submissão firma a obediência.
Não adianta querer exercer autoridade sem submissão. A submissão é baseada na condição de obedecer às ordens de um superior, sem o direito de tomar decisões livres ou de se expressar de forma que bem entender. Normalmente, a submissão é marcada pela espontaneidade do submisso perante algo ou alguém, algo voluntário e que autentica e homologa a obediência. Não podemos dizer que somos submissos a Deus se não formos submissos aos nossos líderes espirituais. As pessoas hoje têm muita dificuldade de entender que a submissão é a essência do Reino. Existe um equívoco comum sobre o conceito de submissão, frequentemente associado a uma posição de inferioridade ou subserviência. No entanto, a essência da palavra está em se alinhar e contribuir ativamente para a missão ou objetivo de outra pessoa, e ajudar na concretização do projeto, ser auxiliar, ajudante, cooperador.

Quem não é submisso nem obedece aos seus guias espirituais pode passar por constrangimentos e dificuldades. O grande sábio disse no livro de Provérbios que quase chegou à ruína completa, no meio da assembleia e do ajuntamento, porque não escutou a voz dos que lhe ensinavam, nem dos que lhe instruíam [Pv 5.13-14]. O submisso faz mais do que devia fazer e assim cumpre fielmente a obediência ao seu superior [Lc 17.7-10].
Quem é submisso automaticamente tem a obediência como parâmetro.


CONCLUSÃO
A obediência leva a pessoa a ser bem-sucedida na sua caminhada cristã e no seu ministério e a ser honrada por seus superiores. Os obedientes a Deus são mais bem-sucedidos do que os desobedientes. A submissão de Josué o preparou para que ele fosse o substituto natural de Moisés.


 
 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus
  
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário