20 de abril de 2023

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 04: Ele pode nos transformar

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
O QUE É NOVO NASCIMENTO?
Uma conversa entre Jesus e Nicodemos. 
Este era um importante mestre da Lei e marcou um encontro particular com Cristo. Nosso Senhor falou a respeito da necessidade de nascer novamente como uma exigência para poder entrar no Reino de Deus (Jo 3.1-8). Mesmo sendo um grande conhecedor das Escrituras, Nicodemos ficou intrigado com esse ensinamento e fez muitas perguntas a respeito. E você, sabe dizer com suas palavras o que é ‘nascer de novo’? O milagre do novo nascimento é instantâneo. Ele também é chamado de Regeneração. É uma ação sobrenatural do Espírito Santo, que transforma a vida do indivíduo que aceita Jesus como único e suficiente salvador. A regeneração acontece quando a pessoa crê na Palavra de Deus e se arrepende dos seus pecados (1 Pe 1.23; 1 Jo 5.11-13).

A Bíblia traz muitos exemplos de pessoas que foram regeneradas espiritualmente. Elas deixaram a vida antiga para trás (2 Co 5.17). São exemplos: Maria Madalena, a mulher que tinha sete demônios e, após convertida, tornou-se uma fiel seguidora do Senhor (Lc 8.2); Pedro, o pescador instável, foi transformado em apóstolo (Mc 14.67,68; At 3.2,6); há também Paulo, o fariseu perseguidor da Igreja, que se tornou um vaso escolhido para ser um grande missionário (At 9.13-15), dentre muitos outros. O que eles tinham em comum? A aliança com Cristo. Experimentaram o milagre de nascer da água e do Espírito uma vez e isso trouxe impacto para o resto de suas vidas. 
O que aprendemos com esses exemplos? 
Mediante o novo nascimento a pessoa abandona a velha maneira de viver e passa a ser controlada pelo Espírito Santo de Deus, permitindo, assim, nascer o fruto do Espírito (Gl 5.22-23). Em nossa vida não é diferente.
Momento do louvor
- Movimente-se cante com alegria .
- Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
- Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


Jesus Cristo Mudou Meu Viver (What a Difference You've Made In My Life) (Vídeo Ao Vivo)


Aquele que está feliz - (Comunidade de Nilópolis) / Legendado

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. 
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
👉 Apresentem o título da lição:
Ele pode nos transformar
👇
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Nasci de novo!
Objetivo: 
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação.
Material:
01 porção de milho de pipoca

01 porção de pipoca

Alguns piruás(grãos que não estouraram)

01 porção de óleo

01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)

Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.

- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.

- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?

Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.

- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.

- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.

Milho de Pipoca

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.

Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.

Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autor do texto: Rubem Alves.

- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.

- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.

- Agora, falem sobre:

O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação.

O barulho pode representar a alegria da transformação.

- Para concluir, leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que devem pautar a vida daquele que passa pelo Novo Nascimento.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/Blog//atitudedeaprendizblogspot.com.









Fonte e crédito/CPAD.

PENSE NISSO
O que acontece, em nossos dias, quando alguém tem um encontro pessoal com Deus? Ele permanece do mesmo jeito, ou essa experiência o muda? Pelas histórias bíblicas, sabemos que um encontro com Deus é transformador. E cada pessoa precisa ter um momento assim com Jesus.
Fonte e crédito: lições bíblica/ Adolescentes CPAD. Comentarista Thaís A. G. de Paula Martins. Editora Flavianne Vaz.
 
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
 
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22

Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário