28 de abril de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 05: Conhecendo os Patriarcas

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
A vida dos patriarcas mostra o cuidado de Deus em relação à Promessa feita a Abraão no momento de sua chamada, quando diz: "Far-te-ei uma grande nação (Gn 12.3). A vida de Abraão, Isaque e Jacó é tangenciada por um fato comum. Quando averiguamos pormenores na vida das esposas dos patriarcas, constatamos que as três eram formosas, contudo, eram estéreis. Em Gn 16.1, encontramos que Sara não podia gerar filhos; em Gn 25.21, o texto diz que Rebeca era estéril, e Raquel, a mulher que era alvo do amor de Jacó tinha o mesmo problema (Gn 30.1). Naquela época, a mulher estéril era considerada como alguém que tinha o desfavor de Deus sobre sua vida. Do ponto de vista humano, poderia ser uma coincidência, mas para Deus seria um meio de mostrar que a linhagem patriarcal não seria levada adiante pelo esforço humano e sim pelos milagres de Deus. Todas elas, no tempo certo, foram visitadas
por Deus e geraram a linhagem que daria prosseguimento as Promessas de Deus, dentre elas o Salvador do mundo.

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Jonas Vilar - Abraão


Aliança - Davi Sacer (Som de Davi)


Enquanto Espero - Aliança do Tabernáculo - Legendado

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👉 Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
👇

A AULA VAI COMEÇAR!
PERGUNTE AOS ALUNOS: POR QUE OS PATRIARCAS SÃO IMPORTANTES TAMBÉM PARA NÓS. QUE SOMOS CRISTÃOS?
    APÓS A INTERAÇÃO DA CLASSE PEÇA QUE LEIAM JUNTOS GÁLATAS 3.29.
AO FINAL RESSALTE QUE A PROMESSA FEITA POR DEUS A ABRAÃO DE FAZEER DELE UMA GRANDE NAÇÃO PASSAVA POR CADA PATRIARCA, PELA NAÇÃO DE ISRAEL, E TAMBEÉM JÁ CONTEMPLAVA CADA UM DE NÓS.
-MESMO QUE HÁ CENTENAS DE ANOS.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Patriarcas
Objetivo:
Realizar pesquisa orientada sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, utilizando a Metodologia ativa de Aprendizagem.

Material:
Celular ou notebook dos alunos

Procedimento:
Durante a semana:
Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, delimitando-se aos seguintes pontos:

Quem era Abraão, Isaque e Jacó?

Eram parentes?

O que eles têm a ver com a formação do povo hebreu?

Por que são chamados de Patriarcas?
No dia da aula:

- Organizem os alunos em um semicírculo.

- Escrevam no quadro a primeira pergunta.

- Solicitem para que os alunos falem sobre o que pesquisaram.

Escutam atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas expressões que representem o que aos alunos falaram.

- Depois, escrevam no quadro a segunda pergunta e realizem o mesmo procedimento da pergunta anterior e ainda com as outras perguntas.

- Reflitam sobre as respostas, acrescentem outras informações deixando claro qual a importância destes patriarcas.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo///blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com  
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Hebreus 11.8-21
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

11 Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.

12 Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

13 Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

14 Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.

15 E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.

16 Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;

19 E daí também em figura ele o recobrou.

20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.

21 Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.

 

VERSÍCULO DO DIA
E disse mais, Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. 
  Êxodo 3.6.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Identificar as Promessas de Deus para Abrāo.
- Compreender a importância dos Patriarcas.
- Aplicar as Verdades Espirituais em sua vida.


VERDADE APLICADA
A história patriarcal nos mostra a Fidelidade de Deus, ao pacto em cumprir Suas promessas no tempo determinado.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que venhamos ter a fé de Abraão, a paciência de Isaque e a decisão de Jacó em mudar de atitude.


LEITURA SEMANAL
Seg Gn 12.1-3
Deus chama a Abrão.
Ter Gn 22.12
Abraão e seu amor a Deus.
Oua Gn 21.1-3
O nascimento de Isaque.
Qui Gn 27.19
Isaque é enganado por Jacó.
Sex Gn 27.42
Jacó foge para não morrer.
Sab Gn 32.28
Deus muda o nome de Jacó.

INTRODUÇĀO
Na história dos Patriarcas vemos como Deus escolheu um homem e sua descendência, fazendo os prósperos, e se tornarem uma nação eleita por Ele.


PONTO CHAVE
Cada um dos Patriarcas deixa o seu legado na História, revelando o poder e o cuidado de Deus, no cumprimento da Promessa.


1 - ABRAĀO, UMA CAMINHADA DE FÉ
Abraão é o primeiro dos Patriarcas e foi chamado pelo próprio Deus para uma caminhada de fé e coragem. O escritor aos Hebreus chegou a adjetivá-lo, como herói da fé, por ter confiado em Deus (Hb l1.8-10).


1.1. A promessa de um herdeiro
Abraão é um dos personagens de grande importância na História dos hebreus, pois nele começa o propósito de Deus com a nação de Israel. Deus promete a Abrão um herdeiro, porém as condições dele e de sua esposa, Sarai, eram adversas devido a idade avançada. Em meio as dificuldades humanas, Deus, no tempo certo, fez com que Abraão e Sara abraçassem um filho em sua velhice. O filho da Promessa, por nome de Isaque. Abraão recebeu a Promessa divina, evidenciando que, para Deus, não existe nada impossível (Gn 18.14; Lc 1.37), quando Ele promete, é fiel para cumprir. Podem passar anos e as circunstâncias serem adversas, mas Deus é fiel para cumprir Suas promessas.


1.2. Deus em primeiro lugar
Abraão estava realizado pelo cumprimento das Promessas de Deus, quando o Senhor lhe pede seu filho em sacrifício, conforme registrado em Gênesis 22. Abraão, ainda que com o coração partido não hesitou, acordou bem cedo, albardou o jumento e foi realizar o sacrifício. No momento em que Abraão estava prestes a sacrificar Isaque, eis que o Anjo do Senhor brada, impedindo-o de cometer tal ato (Gn 22.12). Em nossa caminhada com Deus, muitas vezes teremos que "sacrificar" coisas que tentam roubar a primazia de Deus em nossos corações. Abraão nos ensina que as bênçãos de Deus não pọdem corromper o nosso amor por Ele.


REFLETINDO
A história de Abraão nos ensina que viver a vontade de Deus, inclui em obedecer a Sua voz, esperar pelo cumprimento de Suas promessas e colocar Deus acima de nossos Sonhos e conquistas. Bispo Abner Ferreira


2 - ISAQUE, UM HOMEM DE PACIÊNCIA
Isaque, que significa riso, foi o filho da Promessa de Abraão com Sara. E diferente de seu pai Abraão e seu filho Jacó, foi o único patriarca que não teve seu nome mudado por Deus, pois foi Ele que anunciou seu nome antes do seu nascimento. 
Gênesis 17-19).


2.1. A obediência de Isaque
Isaque demonstra obediência aos seus pais, principalmente na ocasião de seu sacrifício. Imagine um jovem sendo amarrado pelo próprio pai, para ser sacrificado e em nenhum momento reclama, demonstrando, assim, sua submissão ao pai, Abraão. Isaque neste episódio é considerado um tipo de Cristo, pois como ovelha muda foi levada ao matadouro e não abriu a sua boca. Assim como Isaque foi obediente, a Bíblia diz que Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz (Fp 2.8). Isaque também demonstrou obediência ao aceitar casar-se com a noiva que seu pai escolheu para ele (Gn 24.67), tipificando a Igreja que o Pai deu a Cristo. Para Isaque, Deus se revelou como um Deus provedor, quando providenciou o cordeiro para o sacrifício. Isaque saiu ileso e Abraão, aprovado em obediência e fé.
2.2. A família de Isaque
O Senhor manteve o seu pacto com Isaque, que foi fruto de uma das promessas feitas a Abraão. Aos 40 anos, Isaque casou-se com Rebeca, mas ambos tiveram que esperar por longos 20 anos por filhos, pois Rebeca era estéril. Isaque já estava com 60 anos quando Rebeca deu à luz aos gêmeos Esaú e Jacó. Com o tempo, a preferência de Isaque por Jacó, trouxe sérias consequências à família. Contudo, Deus tem o controle e nenhum de seus projetos podem ser frustrados.


3 - JACÓ, UM HOMEM TRANSFORMADO
O terceiro patriarca do povo judeu é um dos mais conhecidos personagens da Bíblia. Da descendência de Jacó, originaram-se as doze tribos de Israel.


3.1. Um passado de engano
O nome de Jacó significa aquele que segura o calcanhar; que mais tarde ficou conhecido como "enganador ou. suplantador":
Quando ainda estava na casa de seu pai, Jacó o enganou para roubar a bênção de seu irmão Esaú (Gn 27.19). Ao ser descoberto, sua alternativa foi fugir para não ser morto, pois seu irmão o procurava para matá-lo (Gn 2742). Este engano fez Jacó perder o convívio com a família e desenvolver intimidade com seus pais. Infelizmente, existem práticas que nos levam: a perder muitas coisas, inclusive a própria vida. Que venhamos entender que nenhuma prática espúria vale a pena, pois as perdas são bem maiores.


3.2. Resolvendo os problemas do passado
Jacó tinha recebido Promessas de Deus, mas teria que enfrentar seus medos e resolver os problemas gerados pelo engano no passado. Assim como Jacó enganou seu pai, seu sogro Labão o enganou também, no que tange ao tempo trabalhado, pago por suas filhas, Lia e Raquel (Gn 29.18-27). Mas, o maior problema de Jacó era seu irmão Esaú e estava na hora de resolver. Deus mandou Jacó retornar a terra de seus pais (Gn 31.3). O tempo passou, Jacó havia constituído família e se torna do próspero, mas precisava pedir perdão a seu irmão Esaú. Aquilo que atormentava Jacó durante anos foi resolvido com o
perdão (Gn 33.1-4). Que Deus nos ajude e nos dê força para enfrentar os medos e pedir perdão, a fim de prosseguir rumo às Promessas de Deus.


CONCLUSÃO
Os patriarcas receberam Promessas de Deus, passaram por um período de amadurecimento e capacitação para viverem o propósito de Deus na aliança que fora estabelecida.
É perceptível na vida dos patriarcas uma predileção a algum filho em detrimento de outro, o que gerou um processo transgeracional e causou grandes problemas nos círculos familiares.
Abraão amava Isaque e não Ismael, Isaque amava Esaú e Rebeca, a Jacó e Jacó, por sua vez, amava a José.
Abraão, Isaque e Jacó obtiveram destaque na história bíblica por manterem a aliança com Deus para o cumprimnento da Promessa.
Fonte: Revista Betel Conectar

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2.15.
- O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
- Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário