14 de abril de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 03: A Queda de Adão e Eva

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PASSOS INICIAIS
No início de Gênesis, com referências paralelas no Novo Testamento, o texto bíblico apresenta-nos os responsáveis pela queda da raça humana. 
Observe.
 *Agente instigador: Satanás (Lc 22.3,4; Ap 20.2,7,8)
 *Agente ativo: A serpente (Gn 3.1-3; 2 Co 11.3)
 *Agentes passivos: Adão e Eva (Gn 3.4,6; Rm 5.12,14).
👉  Através da Queda de Adão e Eva, temos a possibilidade de compreender o conceito de "Imago de Dei (Imagem de Deus) e a natureza pecaminosa. Sabemos que o homem foi feito à imnagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-27), fazendo alusão às qualidades, tais como: Razão, personalidade, intelecto, capacidade de viver, ouvir, falar e de se relacionar. Tudo isto faz parte da natureza de Deus e Ele decidiu reproduzir na raça humana. Com a queda do homem, a imagem de Deus no homem sofreu alteração, gerando, a longo prazo, a corrupção do gênero humano, a ponto de Caim matar seu irmão Abel. Segundo a Teologia Cristã, todos herdaram esta natureza pecaminosa de Adão e só existe uma maneira de se desvencilhar desta herança, nascer de novo mediante o Sacrifício de Cristo. A nova vida em Cristo nos oportuniza resgatar a Imagem de Deus em nós através do processo da santificação, pois um dos propósitos de Deus para o homem é que ele seja perfeito, como é vosso Pai que está nos céus (Mt 5.48).

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Ao Único Que é Digno de Receber - Igreja Batista da Lagoinha (letra e música)


A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


Banda Som e Louvor - Não Negocio Com o Pecado - DVD 24 Horas

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
Gênesis 3. 1-7
1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

 


VERSÍCULO DO DIA
E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz da tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela: maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela, todos os dias da tua vida. Gênesis 3.17.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender o pecado como transgressão da Lei;
- Analisar as consequências imediatas da Queda;
- Compreender o grande Amor de Deus em procurar o homem.


VERDADE APLICADA
A Queda do homem trouxe-lhe o distanciamento de Deus, levando-o à consequência da morte pelo pecado.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que as pessoas entendam o quão doloroso é a consequência do pecado e se arrependam buscando a graça de Deus.


LEITURA SEMANAL
Seg Tg 1.15 
O pecado vem pela concupiscência.

Ter Gn 3.7 
O pecado fez Adão perceber sua nudez.

Oua Gn 3.13 
A serpente enganou a mulher.

Oui Gn 3.24 
O pecado fez Deus expulsar Adão e Eva do Jardim.

Sex Gn 3.19 
A morte veio como consequência do pecado.

Sab Êx 12.51 
Saída de Israel do Egito.


INTRODUÇÃO
O pecado trouxe vergonha e separação do homem em relação ao Criador, porém Deus nāo o abandonou. Deus foi atrás do homem e lhe propiciou meios, para que este pudesse ter vida, mas não o isentou das consequências do pecado.


PONTO CHAVE
Deus sempre está disposto a receber o pecador em Seus braços de Amor e Misericórdia, porém as consequências do pecado são inevitávei



1 - CONVERSANDO COM O INIMIGO
O Texto Bíblico nos mostra que Eva manteve um diálogo com a serpente a respeito das Verdades estabelecidas por Deus, porém a serpente deturpou os Imperativos Divinos, disseminando dúvidas no coração da mulher.


1.1. A árvore proibida
Muito se tem debatido a respeito de que tipo de árvore estava no Jardim do Éden. O maior destaque desta árvore não era o fruto e nem a sua localização, mas sim a Palavra expressa de Deus, proibindo comer o fruto da árvore. O pecado consiste em transgredir os Mandamentos estabelecidos por Deus. Ao questionar a mulher sobre a proibição, a serpente lança dúvidas no coração dela, dizendo que na realidade ela não morreria, mas sim seria como Deus, conhecendo o bem e o mal (Gn 3.5). É perigoso quando deixamos Satanás entrar em nossos desejos, levando-nos a pecar contra Deus. Cuidado com aquilo que Deus proibiu!


1.2. Cuidado com aquilo que desperta desejos

Depois de tirar o alicerce da verdade da mente e do coração de Eva, o fruto foi visto como algo bom para comer, agradável aos olhos e excelente para dar entendimento (1Jo 2.15,16). As faculdades mentais foram seduzidas pelo desejo de ser como Deus e conhecer as instâncias do bem e do mal.
Em nossos dias, não é diferente, muitas pessoas têm perdido a comunhão com Deus, as promessas e conquistas espirituais, bem como as bênçãos do Éden por alimentar desejos ocultos que cedo ou tarde
se tornam em ações pecaminosas. Que venhamos orar e vigiar constantemente para que nosso coração não se sobrecarregue com os desejos da vida.


REFLETINDO
Você não pode impedir que um pássaro voe sobre a sua cabeça, mas pode impedi-lo de fazer ninho em sua cabeça. 
Martinho Lutero


2 - AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
O pecado, num primeiro momento, pode até trazer satisfação e prazer mas, aos poucos, sentimentos de vergonha e culpa, apoderam-se do coração, gerando tristeza e morte.


2.1. Adão fugiu da Presença de Deus
Ao ver que estavam nus, Adão arrumou uma solução paliativa que foi cobrir sua nudez com folhas de figueira, porém, ao ouvir a Voz de Deus bradar no Jardim do Éden, a primeira atitude de Adão foi fugir e se esconder entre as árvores (Gn 3.7-8). O homem que, antes ansiava pela Presença de Deus, na viração do dia, para ter momentos de comunhão e aprendizagem, agora estava fugindo. É justamente isto que o pecado faz com o homem. Quantas pessoas tentam se esconder de Deus, entre os desejos sombrios do mundo. O pecado causa separação entre o homem e Deus. O Apóstolo Paulo chega a dizer que o pecado destitui o homem da glória de Deus (Rm 3.23).


2.2. Dores, morte e expulsão do Paraíso

As consequências do pecado na vida de Adão e Eva foram imediatas. Fora a vergonha que passou a dominar a vida do casal, Deus os punem, dizendo que a dor faria parte da vida da mulher e que através de muito esforço (suor), comeriam o pão (Gn 3.16-19). 
Outra consequência, foi que o homem teria um fim através da morte, por isso Deus expulsa o homem do Jardim do Eden para que não comesse do fruto da vida (Gn 3.23). Adão e Eva desobedeceram a ordem divina e encontraram dores, morte e desprezo. Salomäo chegou a dizer que Deus criou o homem reto, mas este buscou muitas invenções (Ec 7.29).


3 DEUS PROCURA O HOMEM
No primeiro Livro da Bíblia, vemos o Amor de Deus pela coroa de Sua criação, a despeito do pecado da desobediência a instrução divina, Deus não abandonou o homem.


3.1. Onde estás Adão?
Não sabemos ao certo quanto tempo passou até o momento em que a Voz de Deus soa no jardim do Eden à procura de Adāo, o certo é que Deus faz uma pergunta: "Onde estás Adão?" (Gn 3.9). Deus é Onisciente e sabia perfeitamente onde Adão estava, mas queria ouvir Adão reconhecer a respeito đo seu estado e conduta. O reconhecimento humano de seus erros é o primeiro passo para ser alcançado pelo Amor gracioso de Deus. Adão reconheceu seu pecado e admitiu sua fuga, pois estava com vergonha de apresentar-se a Deus com as folhas de figueira (Gn 3.10). A Voz Divina continua soando no mundo procurando o homem perdido no pecado.


3.2.. Deus fez túnicas de pele para Adão e Eva

Quando vai atrás do homem, para resolver o problema da vergonha deles, o Texto diz que Deus fez túnicas de peles para Adão e Eva (3.21), enquanto Adão fez vestes de figueira. De um lado, o homem tenta inutilmente resolver seus problemas, porém Deus resolve de forma eficaz o problema da nudez daquele casal. Esta passagem mostra o Amor de Deus e o Seu projeto de Salvação para a humanidade. Para fazer túnicas, provavelmente, houve sacrificio de um animal e, futuramente, através do sacrifício de Jesus, viria a Redenção da humanidade.


CONCLUSĀO
Através da desobediência de Adão e Eva, o mal entrou no mundo causando problemas, não somente ao ser humano, mas também em sua própria natureza.
👉  O pecado originou-se antes da Queda do homem, pois este foi motivado por um tentador (Gn 3). O pecado surgiu em Satanás, que em orgulho desejou ser como Deus e se precipitou em condenação (1Tm 3.6).
👉  Através da Queda do homem, Deus revela o Seu grande plano de Salvação, mostrando Sua Graça e Amor em resgatar o homem, fruto de Sua inspiração.
Fonte: Revista Betel Conectar

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2.15.
- O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
- Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário