1 de abril de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 01: Introdução ao Pentateuco

 
✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Prof. Sabemos que estudar o Pentateuco é de fundamental importância para compreendermos as Escrituras, bem como alguns questionamentos da ciência moderna. Especificamente no Gênesis, aprendemos sobre a Criação do Universo pelo próprio Deus, jogando por terra a Teoria Evolucionista. Quando falamos de grupos étnicos e raciais, observamos que a partir da descendência de Noé, que foi salva do dilúvio, originou-se outras raças. Através do ocorrido na Torre de Babel, através da confusão das línguas, houve a formação de vários troncos linguísticos. Através do Decálogo, percebemos a criação de uma ética que regia o relacionamento do povo, de forma horizontal, diante dos homens e na vertical, diante de Deus. Sintetizando a revelação teológica em cada Livro, vemos que Gênesis mostra a soberania de Deus sobre a Criação, homem e nação. Já em Êxodo, é revelado o Poder de Deus para punir o pecador e redimir o Seu povo. Levítico pontua a santidade e provisão de Deus para um viver santo de Seu povo. Números relata acerca da benevolência e severidade de Deus, ao disciplinar o Seu povo. E, em Deuteronômio, a fidelidade de Deus ao cumprir Sua promessa.

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Porque Ele vive - André Valadão com letra


Milagre - André Valadão - letra


"Eu creio que tudo é possível" - "Ministério Fonte da Vida de Adoração"


Jesus Em Tua Presença ● Diante do Trono 14 ( DVD Sol da Justiça )


Ninguém Explica Deus


Eu creio em Ti - Sabrina Natiéli
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Deuteronômio 4. 1-9
1 Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR Deus de vossos pais vos dá.

2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.

3 Os vossos olhos têm visto o que o Senhor fez por causa de Baal-Peor; pois a todo o homem que seguiu a Baal-Peor o Senhor teu Deus consumiu do meio de ti.

4 Porém vós, que vos achegastes ao Senhor vosso Deus, hoje todos estais vivos.

5 Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar.

6 Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.

7 Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?

8 E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?

9 Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.


VERSÍCULO DO DIA
Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel. Estes são os testemunhos, e os estatutos, e os juizos que Moisés falou aos filhos de Israel, havendo saído do Egito.
Deuterônomio 4.44-45.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender o termo Pentateuco;
- Conhecer a vida de Moisés e seus escritos;
- Compreender os Livros que compõem o Pentateuco.


VERDADE APLICADA
O Pentateuco tem como tema, a Aliança de Deus com Israel, uma nação sacerdotal que recebeu a missão de levar a Salvação às demais nações.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que as verdades reveladas no Pentateuco possam nos fazer compreender melhor o Novo Testamento.


LEITURA SEMANAL
Seg Gn 1.1 
O princípio da Criação de Deus.

Ter Gn 12.1-3 
A chamada de Abrão.

Oua Êx 2.1-2 
O nascimento de Moisés.

Qui Êx 3.46 
O chamado de Moisés.

Sex Êx 12.37-40 
Saída de Israel do Egito.

Sab Dt 34.5-7 
A morte de Moisés.


INTRODUÇÃO
o Pentateuco é considerado o alicerce dos demais livros da Bíblia, pois, através das revelações contidas nele se construiu a teologia do Antigo Testamento e a História de Israel como nação escolhida de Deus.


PONTO CHAVE
O Pentateuco mostra a grandeza de Deus ao criar o mundo e revela Seu amor ao formar o homem conforme à Sua imagem, segundo à Sua semelhança.


1 - CONCEITUANDO O TERMO PENTATEUCO
A expressão “Pentateuco" é derivada do grego, dando ideia do livro de cinco volumes, são eles: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os judeus chamavam essa coletânea de Lei ou Lei de Moisés, devido as ordenanças dadas por Deus a Moisés.


1.1. A revelação do Pentateuco

O Livro de Gênesis, em especial, retrata acontecimentos anteriores ao nascimento de Moisés, por isso o que Moisés escreveu acerca da Criação do mundo e do homem, bem como o desenvolvimento da raça humana, fora revelado pelo próprio Deus. Não sabemos ao certo, quando se deu essa revelação, mas o texto nos mostra que Moisés desfrutava de íntima comunhão com Deus (Dt 34.10-12). Sabemos também que Moisés tinha acesso as genealogias e as tradições orais, escritas pelos ancestrais e essas informações foram úteis na criação do Pentateuco.


1.2. A Teologia do Pentateuco
O Pentateuco primeiramente revela a existência de um Deus absoluto e soberano no Universo. Essa verdade se evidencia pela expressão: "Eu Sou o que Sou" (Êx 3.14). Pontua também o conceito de redençãoe pecado, quando Deus, através do Tabernáculo, estabeleceu diretrizes para que o povo pudesse se purificar e viver uma vida consagrada. No Pentateuco, percebemos também, que na queda de Adão e Eva, Deus em Sua infinita graça, vai atrás do homem e faz a Promessa do Redentor, que viria para redimir a humanidade. Os conceitos teológicos abordados no Pentateuco, mais tarde, darão lugar a Teologia do NT.


REFLETINDO
Deus elegeu o povo hebreu com três finalidades: ser depositário da Sua Palavra, ser testemunha exclusiva de Deus, diante das nações e revelar o Redentor". Paulo Hoff


2 - CONHECENDO O AUTOR DO PENTATEUCO
Um dos maiores personagens da História do AT foi Moisés. Ele se destacou tanto como líder do povo hebreu, como também em seu relacionamento com Deus, a ponto de ver Deus pelas costas. Seus escritos são informações valiosíssimas no que tange à compreensão das Escrituras.


2.1. Um homem forjado por Deus
Desde o nascimento de Moisés, é perceptível o poder da mão invisível de Deus, guiando, preservando e acompanhando seus passos. De forma sobrenatural, a vida de Moisés foi preservada, diante da matança orquestrada, pelo Faraó, de bebês inocentes. No deserto, Deus cuida de Moisés e Se revela a ele no meio de uma sarça, vocacionando para ser libertador do povo hebreu, tirando-os do domínio egípcio. Moisés nos inspira a ter uma vida de renúncia e dedicada inteiramente a Deus e a Sua sublime missão. No Novo Testamento, Moisés é citado por diversas vezes, mas o escritor aos hebreus, mostra que Ele escolheu a missão de Deus (Hb 11.24-27).


2.2. Um líder por excelência
Moisés alcançou êxito em sua liderança, pois seus ouvidos estavam afinados com a Voz de Deus. Em todos os momentos, vemos Moisés vivendo na dependência de Deus para tomar decisões. Na beira do Mar Vermelho, pediu orientação a Deus, no momento em que o povo pecou, intercedeu pelo povo diante de Deus, ao mesmo tempo que rogou a Ele para que Sua presença, estivesse durante sua jornada. Moisés nos ensina que mais importante que liderar um povo é ter comunhão com Deus, que o chamou para liderar, mesmo diante de desafios e da multidão, Moisés ficou quarenta dias e quarenta noites com Deus no Monte (Êx 34.28).


3 - ESTUDANDO OS LIVROS DO PENTATEUCO
Já dissemos no primeiro tópico desta lição sobre os Livros que compõem o Pentateuco. Mostraremos algumas informações sobre cada um deles, destacando sua relevância na História dos hebreus, bem como a Teologia Cristã.


3.1. Os Livros de Gênesis e Êxodo
O Livro de Gênesis, significa "origem", caracteriza-se por narrar a história da criação do mundo e tudo o que nele existe, tais como: a fauna, a flora, o Universo e o próprio homem. Mostra também, a entrada do pecado na vida do homem e a punição dada pelo próprio Deus, expulsando-os do Paraíso. Já em Êxodo, cujo vocábulo significa "saída", mostra a escravidão da descendência patriarcal no Egito e a maneira sobrenatural como Deus os liberta por intermédio de Moisés enviando dez pragas. A narrativa ainda mostra a instituição do Decálogo e a revelação do Tabernáculo, que seriam o centro da vida religiosa do povo no deserto.


3.2. Os Livros de Levítico, Números e Deuteronômio
O nome do Livro de Levítico mostra seu propósito que pontuava as Leis e Cerimoniais que o povo deveria obedecer, como meio de se relacionar com Deus e viver uma vida de devoção ao Verdadeiro Deus. O Livro de Números, além de mostrar o recenseamento do povo, pontua detalhes da peregrinação no deserto, bem como os milagres e conquistas. Já no Livro de Deuteronômio, que significa "segunda lei", percebemos cuidado de Moisés em repetir a Lei para o povo, visto que seus dias estavam findando e o povo estava perto de herdar a Terra Prometida. Estes livros mostravam a Revelação e o cuidado de Deus com seu povo.


CONCLUSÃO
O Pentateuco mostra o relacionamento de Deus com a humanidade, objetivando exclusividade ao pacto e obediência aos Seus Mandamentos.
👉 Os cinco livros do Pentateuco, também conhecidos como Torah, palavra hebraica para Lei ou Ensinamento são: Gênesis (O princípio); Êxodo (Saída do Egito); Levítico (Caminho da Santidade); Números (Jornada no deserto) e Deuteronômio (Renovação da Aliança).
👉 O Pentateuco traz o princípio da revelação de Deus ao homem, originando uma Nação Sacerdotal que seria luz para o mundo.
Fonte: Revista Betel Conectar



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo


Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2.15.
- O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
- Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário