✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
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Juliana Reame | Fazer a Diferença
hino 92 harpa cristã
Harpa Cristã Hino 443 Larga o Mundo
Harpa cristã, nº 73 Vem, Vem a Mim
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.👉 Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
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Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha
Objetivos:Introduzir o estudo sobre:
- A Corrupção do Ser Humano.
- Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos
No final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em 01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de uma mulher. Deixem também um envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.
Na outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome DEUS. Também coloquem um envelope e dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.
Durante a aula:
- Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Material:
Cadeiras
Figuras de homem e mulher
Palavra DEUS
02 envelopes:
Nome “Conhecimento de Deus” escrito para colocar dentro do envelope 01
Palavra “Humanismo” escrita para colocar dentro do envelope 02.
Cadeiras
Figuras de homem e mulher
Palavra DEUS
02 envelopes:
Nome “Conhecimento de Deus” escrito para colocar dentro do envelope 01
Palavra “Humanismo” escrita para colocar dentro do envelope 02.
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos
No final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em 01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de uma mulher. Deixem também um envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.
Na outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome DEUS. Também coloquem um envelope e dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.
Durante a aula:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.
- Peçam para um grupo andar pelo caminho que conduz a Deus.
- Peçam para o outro grupo andar pelo caminho representado pelas figuras do homem e da mulher.
- Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.
- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.
Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir o caminho do Humanismo, rejeitando Deus.
- Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?
- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
- Para concluir, falem: É sobre a corrupção do Ser humano que vamos estudar hoje nesta lição.
- Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.
- Peçam para um grupo andar pelo caminho que conduz a Deus.
- Peçam para o outro grupo andar pelo caminho representado pelas figuras do homem e da mulher.
- Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.
- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.
Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir o caminho do Humanismo, rejeitando Deus.
- Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?
- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
- Para concluir, falem: É sobre a corrupção do Ser humano que vamos estudar hoje nesta lição.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Tenham uma excelente e produtiva aula!
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TEXTO DE REFERÊNCIA:
Gênesis 6. 1-7
1 E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3 Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
5 E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7 E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
VERSÍCULO DO DIA
12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Gênesis 6.11-12.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Analisar o dilúvio e suas implicações;- Pontuar o que representa a Torre de Babel;
- Perceber os pecados que levaram a destruição de Sodoma e Gomorra.
VERDADE APLICADA
Apesar de vivermos em um mundo corrompido, é possível viver segundo os padrões bíblicos.MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que diante da corrupção generalizada do mundo atual, possamos estar firmes diante dos padrões da Palavra de Deus.LEITURA SEMANAL
Seg Gn 6.5
A imaginação do homem era má.
Ter Gn 6.6
Deus se arrependeu de ter feito o homem.
Oua Gn 11.4
Uma construção pra tocar os Céus.
Qui Gn 11.7-8
Deus confunde a língua do povo.
Sex Gn 18.20-21
O pecado de Sodoma chegou aos Céus.
Sab Gn 19.24-25
As cidades são destruídas com enxofre e fogo.
INTRODUÇÃO
No Livro de Gênesis, observamos que, em três momentos distintos da História, Deus interveio com juízos e castigos para frear as ambições e corrupções que dominavam o coração dos homens.PONTO CHAVE
Somente uma vida de temor, observância às Escrituras Sagradas e intimidade com Deus guardará o nosso coração da corrupção do mundo.1 - NOÉ E O DILÚVIO
O primeiro episódio que retrata a degradação da humanidade está em Gênesis 6. No meio de uma geração perversa e corrompida, Noé acha Graça diante dos Olhos do Eterno e, em obediência a Deus, faz a maior embarcação daquela época.1.1. Uma geração corrompida
Uma das interpretações afirmam que os filhos de Deus (descendentes de Sete), e as filhas dos homens (descendentes de Caim) se casaram e deram origem aos gigantes (Gn 6.1-4). A união dos piedosos de Sete com as mulheres incrédulas da descendência de Caim foi motivada pela atração fisica e isso começou a corromper o coração dos homens, a ponto de sua maldade multiplicar e agir com violência. Através destes casamentos mistos, a terra se encheu de imoralidade e os homens não cumpriam mais as normas espirituais de Deus. Sempre existiram duas descendências: A que serve a Deus e a que não o serve, e não podemos permitir que nossos desejos e ambições falem mais alto que a Voz de Deus em nosso ser. Deus exige separação e exclusividade.1.2. Noé, o pregoeiro da justiça
Apesar da corrupção da humanidade, ao longo da História houveram homens e mulheres que viveram em obediência às ordenanças divinas. Na geração diluviana, por exemplo, Noé e sua família. O Texto Sagrado, diz que Noé achou Graça diante de Deus, era reto em sua geração e andava com Deus (Gn 6.8-9). Noé é um exemplo do servo convicto de seu pacto com Deus, mesmo que todos se curvem aos ditames do mundo, ele permaneceu fiel a Deus e a Sua Palavra. Infelizmente, vivemos numa geração, quando muitos têm se curvado a Mamon, aos desejos e prazeres da carne e etc, mas convém salientar que Deus nos chamou para viver uma vida de santidade e resplandecer como astros do mundo (Fp 2.15).REFLETINDO
A sociedade tenta imprimir um novo modelo de vida, mas o modelo de vida do crente já foi dito por Jesus e está revelado em Sua Palavra. Pr. Davi Nacif.
2 - O EPISÓDIO DA TORRE DE BABEL
O episódio da Torre de Babel nos mostra a ambição humana, ao intentar construir uma torre que tocasse os céus, motivados pela exaltação pessoal e pelo culto ao poder. Deus não quis destruir estes habitantes, mas os espalhou ao confundir a língua de todos os homens.2.1. Por que Babel desagradou a Deus?
O termo Babel significa "confusão, mas originalmente queria dizer "porta de Deus". A construção da torre fora feita pelos descendentes de Noé, que primeiramente queriam permanecer unidos em um só lugar, enquanto o projeto de Deus era povoar a terra (Gn 9.1;11.4); outro motivo, era a exaltação pessoal; querendo estabelecer como o centro do poder humano e em terceiro lugar estavam excluindo Deus de seus projetos, pois queriam glorificar seu próprio nome. Fica evidente a insensatez humana, a ambição pelo poder e pela fama, características bem comuns de nossa época. Que Deus venha nos guardar da sedução dos projetos puramente humano, que venhamos reconhecê-1o em todos os nossos caminhos.2.2. A contusão das línguas e a divisão do povo
Se podemos dizer, em concílio da Trindade, esta é a segunda vez que vemos a expressão no plural se referindo a Deus; "Eia, desçamos e confundamos... (Gn ll.7). A primeira vez foi na Criação do homem eagora, para intervir nos projetos humanos frustrando seu orgulho e os espalhando na face da Terra. Naquele momento, Deus confunde a língua dos homens e eles não se entendiam mais de modo que a construção cessou. Houve momentos na História da humanidade que foi necessário haver uma intervenção Divina para nos recolocar na direção certa.
3 - A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA
Um dos quadros mais terríveis do Antigo Testamento é justamente a destruição de Sodoma e Gomorra, onde Deus destrói literalmente as duas cidades com fogo e enxofre, pois seus pecados eram abomináveis ao Senhor.3.1. Características dos Sodomitas
Quando Abrão se separa de seu sobrinho, e interessante notar que, Ló escolhe as campinas e que a Bíblia diz que aos olhos humanos pareciam o jardim de Deus (Gn 13.10). Mas, diferentemente dos primeiros habitantes do Éden, o povo de Sodoma e Gomorra era pecador contumaz. Os homens praticavam todo tipo de pecado a ponto de querer ter relações sexuais com visitantes (anjos), que estavam na casa de Ló. Em desespero, Ló chegou a oferecer aos sodomitas suas próprias filhas, mas eles as rejeitaram (Gn 19,1-5) e foram feridos de cegueira (Gn 19,11). Quando uma sociedade se perverte, os que querem viver diferente são atacados, mas o Poder de Deus nos protege através de Seu anjo (Sl 34.7).3.2. Todo pecado é castigado
Sodoma e Gomorra é um exemplo claro de que Deus efetua o Seu juízo sobre aqueles que vivem uma vida dissoluta, que corrompem os pactos e mandamentos de Deus. Houve chuva de enxofre e fogo; dizimando as duas cidades. Apenas Ló e suas filhas foram salvos. Jesus, em Seu sermão profético, disse: "Lembrai-vos da mulher de Lớ, Lc 17.32. A mulher de Ló estava com o coração preso numa cidade condenada por Deus e por isso se tornou em uma estátua de sal (Gn 19.26). Que Deus nos ajude a não colocar o nosso coração em coisas proibidas e condenadas pelo próprio Deus. Deus pode até Amar o pecador, mas não tolera o pecado!CONCLUSÃO
O juízo de Deus sobre os homens nos revela o Seu poder e domínio sobre a Terra, agindo em momentos específicos, mostrando ao homem que Ele detém o poder e o controle de todas as coisas.- Os pecados evidenciados que ocasionaram o Dilúvio foram: Maldade (Rasah) - atitude perversa que tira
proveito do sofrimento alheio; e Violência (Hamas) - ação violenta contra o outro.
- O distanciamento do homem, do seu Criador, o leva a uma vida de degradação pecaminosa que culmina
em consequência e juízo divino.
Fonte: Revista Betel Conectar.
João 4:35.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2.15.
2 Timóteo 2.15.
- O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
- Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
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