18 de dezembro de 2022

Plano de aula bíblica /Juniores – Lição 13: Josias reina e renova a aliança com Deus

     

Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
   
A AULA VAI COMEÇAR!
INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Josias reina e renova a aliança com Deus
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
 
Momento do louvor 
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adora-r a Deus e porque devemos. 

   
Josias e Joas buscaram a Deus - Radicais Kids


A Bíblia - Crianças Diante do Trono 2 - DVD Amigo de Deus


Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração (Oficial)


OS LIVROS DA BÍBLIA - Diante do Trono


Aline Barros - Eu Li Na Bíblia (DVD Aline Barros & Cia Vol.3)


CORINHO E.B.F 2017 - APEC - SIM A BÍBLIA É


B-I-B-L-I-A É O LIVRO DO MEU DEUS 



DVD Aline Barros & Cia 2 - Meu Mestre Mandou



O SABÃO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.   
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Oferta: 
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.



Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores


APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento: 
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
 
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.


Nesta lição, as crianças estudarão sobre um menino que se tornou rei aos 8 anos de idade! Mesmo sem ter muita experiência, Josias fez muitas coisas boas. Isso quer dizer que as crianças também podem ser usadas pelo Papai do Céu. Se formos obedientes ao Papai do Céu, Ele fará grandes coisas através de nós, como salvar a nossa família, por exemplo!

OBJETIVO
Destacar que é preciso buscar a renovação constante da aliança com Deus.
MEMORIZANDO
"Ele não os abandonará. Ele é Deus misericordioso e não os destruirá, nem esquecerá a aliança que fez com os nossos ante-passadks e que jurou cumprir."
(Deuteronômio 4.31).


HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  2 Crônicas 34.1-21
1 Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e trinta e um anos reinou em Jerusalém.

2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.

3 Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição.

4 E derrubaram perante ele os altares de Baalins; e despedaçou as imagens, que estavam acima deles; e os bosques, e as imagens de escultura e de fundição quebrou e reduziu a pó, e o espargiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.

5 E os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares; e purificou a Judá e a Jerusalém.

6 O mesmo fez nas cidades de Manassés, e de Efraim, e de Simeão, e ainda até Naftali, em seus lugares assolados ao redor.

7 E, tendo derrubado os altares, e os bosques, e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó, e tendo despedaçado todas as imagens do sol em toda a terra de Israel, então voltou para Jerusalém.

8 E no ano décimo oitavo do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, e a Maaséias, governador da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista, para repararem a casa do Senhor seu Deus.

9 E foram a Hilquias, sumo sacerdote, e deram o dinheiro que se tinha trazido à casa de Deus, e que os levitas, que guardavam a entrada tinham recebido da mão de Manassés, e de Efraim, e de todo o restante de Israel, como também de todo o Judá e Benjamim, e dos habitantes de Jerusalém.

10 E eles o entregaram aos que tinham o encargo da obra, e superintendiam a casa do Senhor; e estes o deram aos que faziam a obra, e trabalhavam na casa do Senhor, para consertarem e repararem a casa.

11 E deram-no aos carpinteiros e aos edificadores, para comprarem pedras lavradas, e madeiras para as junturas e para servirem de vigas para as casas que os reis de Judá tinham destruído.

12 E estes homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram: Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para adiantarem a obra; e todos os levitas que eram entendidos em instrumentos de música.

13 Estavam também sobre os carregadores e dirigiam todos os que trabalhavam em alguma obra; e dentre os levitas havia escrivães, oficiais e porteiros.

14 E, tirando eles o dinheiro que se tinha trazido à casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da lei do Senhor, dada pela mão de Moisés.

15 E Hilquias disse a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã.

16 E Safã levou o livro ao rei, e deu-lhe conta, dizendo: Teus servos fazem tudo quanto se lhes encomendou.

17 E ajuntaram o dinheiro que se achou na casa do Senhor, e o deram na mão dos superintendentes e na mão dos que faziam a obra.

18 Além disto, Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias entregou-me um livro. E Safã leu nele perante o rei.

19 Sucedeu que, ouvindo o rei as palavras da lei, rasgou as suas vestes.

20 E o rei ordenou a Hilquias, e a Aicão, filho de Safã, e a Abdom, filho de Mica, e a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo:

21 Ide, consultai ao Senhor por mim, e pelos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se derramou sobre nós; porquanto nossos pais não guardaram a palavra do Senhor, para fazerem conforme a tudo quanto está escrito neste livro.


    
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.








  
Fonte e crédito da lição www.CPAD


Você vai precisar de (duas opções):
• Uma caixa de papelão
• Uma folha de papel, imitando madeira
• Dois pedaços de cabo de vassoura
• Folhas de papel ofício
• Cola
Aula Primarios Josias 006
Mensagem:
Deus Se alegra quando fazemos o que é certo.
NOTA: Forrar uma caixa de sapato com o papel imitando madeira.
Fazer, com o cabo de vassoura e as folhas de papel ofício coladas uma ao lado da outra, um modelo de livros antigos em forma de rolo (desenhe duas colunas de linhas nas folhas e cole-as no cabo de vassoura) Leve o “Livro da Lei” para dentro da caixa.
  👇
Sugestões:
Recurso visuais:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.







Clique nas imagens para ampliar.




Fantoche de palitos ou colar os personagens no flanelógrafo


Fantoche de varas.



Recursos visuais





– Ou retire as figuras de uma caixa surpresa.
– Ou cole as figuras em caixas.









 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
 Sugestões de atividades:
👇
👇














MODELO DE COROA 
Resultado de imagem para recorte e conte coroa





Quebra-cabeça para cada criança
Pedir quem montem o versículo colar numa folha sulfite. Explicar o versículo e repetir com as crianças


Vamos colorir a imagem e colar pedaços de papel dourado na coroa.


Ovelhinhas de Cristo. 
    

  
      
 
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23

Criança de jesus tem energia pra gastar
    


Brincadeira:
Uma criança de cada vez vendar os olhos e tentar colocar a coroa no painel. No desenho do menino e na coroa colar velcro pra fixar. (A coroa pode ser feita com papel alumínio dourado)

0



Lembrancinhas:
Escreva o versiculo bíblico no verso.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula.

A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.

Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!



Vamos lá!!!  
Alcançando crianças para Jesus

Sugestões aos professores:

- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
  
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.

Orai em todo tempo

Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
 CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA


👉 Fontes consultadas:
Créditos lições bíblicas -Revista Cpad - Juniores
👉 Fontes consultadas:
http://portalsementinhakids.com/desenhos-coloridos-para-historias-biblicas/josias/
Bloguinho da vania PortalEBD
Escola Dominical Infantil
tiasdaescolinha.blogspot.com/
Karolline Poerner
aobradosenhor.blogspot.com
Ebi blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
gmcgmjrsantamaria.blogspot.com
www.escoladominical.net/
ministerioinfantil
Ensino infantil numclique
professoresnaebd.blogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
ospequeninosmt.blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
sementinhakids.com)
Blog evangelizando criança.
apascentarospequeninos.blogspot.com
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.


 
   
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5).
  
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário