✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Vineyard - Senhor da Criação (God of Wonders) - Ao Vivo
Voz da verdade - O poder da criação
Para isto, deve haver:
Agendamento prévio com a instituição
Meio de transporte para o traslado: Ônibus fretado ou da linha, trem…
Lanche e água: Combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para todos.
Acompanhantes: outros professores, nunca vá sozinho com os alunos.
Recursos financeiros: Para o traslado e lanche
Lista dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da mesma forma.
Tenho certeza que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.
Esses materiais vão te auxiliar.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
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Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
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A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF.
Toda a Bíblia dá testemunho de que Deus é o Criador de todas as coisas e que Ele deve ser adorado como tal. A Criação veio de Deus e, por isso, ela não deve ser desprezada, afinal, pertence a Ele. Nesta lição, vamos mostrar aos adolescentes que Deus entregou a Criação ao ser humano debaixo de uma benção (dada a Adão e Eva), para que o ser humano administrasse a terra (como um mordomo) e tirasse dela o seu sustento.
A humanidade recebeu de Deus a missão de lavrar e guardar a terra (as plantas, os animais, os mares etc.). Desenvolva a aula e ao final pergunte para sua classe: “Será que estamos cumprindo a nossa missão como mordomos responsáveis?”
Assim, tente utilizar algum recurso de audiovisual para mostrar a beleza das plantas, dos animais, mares, rios. Em contrapartida, mostra também os efeitos, que o uso irresponsável do homem, têm provocado na natureza, tais como queimados, poluição, derretimento das geleiras etc.
Ressalte que tudo o que existe nos céus e na terra foi criado pelo Senhor e mostra que a natureza proclama a glória de Deus, porque reflete o Senhor e o seu poder. Finalize a aula destacando que devemos honrar ao nosso Deus como o grande Criador.
Vamos Descobrir
Estudos apontam que a produção de resíduos sólidos (lixo) pelas cidades tem crescido a cada ano. O Brasil produz em média 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Cada brasileiro pode produzir 379 kg de lixo por ano. Você tem ideia do volume deste material? A produção de lixo nas grandes cidades e a forma como ele é tratado aponta para questões importantes sobre a preservação do meio ambiente e sobre a saúde das pessoas. Será que a Bíblia fala algo sobre isso?
A humanidade recebeu de Deus a missão de lavrar e guardar a terra (as plantas, os animais, os mares etc.). Desenvolva a aula e ao final pergunte para sua classe: “Será que estamos cumprindo a nossa missão como mordomos responsáveis?”
PONTO DE PARTIDA
Nesta aula precisamos pontuar que Deus é o Criador de todas as coisas e que nos entregou a natureza por herança, para que pudéssemos usufruir e cuidar dela, como mordomos.Assim, tente utilizar algum recurso de audiovisual para mostrar a beleza das plantas, dos animais, mares, rios. Em contrapartida, mostra também os efeitos, que o uso irresponsável do homem, têm provocado na natureza, tais como queimados, poluição, derretimento das geleiras etc.
Ressalte que tudo o que existe nos céus e na terra foi criado pelo Senhor e mostra que a natureza proclama a glória de Deus, porque reflete o Senhor e o seu poder. Finalize a aula destacando que devemos honrar ao nosso Deus como o grande Criador.
Vamos Descobrir
Estudos apontam que a produção de resíduos sólidos (lixo) pelas cidades tem crescido a cada ano. O Brasil produz em média 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Cada brasileiro pode produzir 379 kg de lixo por ano. Você tem ideia do volume deste material? A produção de lixo nas grandes cidades e a forma como ele é tratado aponta para questões importantes sobre a preservação do meio ambiente e sobre a saúde das pessoas. Será que a Bíblia fala algo sobre isso?
Vamos descobrir!
Momento do louvor
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Deus criou os céus e a Terra - LOUVOR - Crianças, Intermediários e Adolescentes
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.·
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
Honrando o criador, cuidando da criação
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Sugestão
Aula de campo.
Vocês podem organizar uma aula de campo a um parque ecológico ou a uma instituição que trabalha com preservação ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.Para isto, deve haver:
Agendamento prévio com a instituição
Meio de transporte para o traslado: Ônibus fretado ou da linha, trem…
Lanche e água: Combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para todos.
Acompanhantes: outros professores, nunca vá sozinho com os alunos.
Recursos financeiros: Para o traslado e lanche
Lista dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da mesma forma.
Tenho certeza que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.
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Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: Agente Multiplicador
Objetivos:- Incentivar a disseminação de ideias sobre preservação ambiental
- Concluir estudo sobre preservação ambiental
Material para cada grupo:
01 cartolina
Pincel atômico
Revistas para recorte de figuras
01 cola
Rolo de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)
Procedimento:
– Dividam a turma em vários grupos.
– Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
– Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
– Estipulem um tempo para esta atividade.
– Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
– Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.
– Dividam a turma em vários grupos.
– Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
– Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
– Estipulem um tempo para esta atividade.
– Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
– Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.
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LEITURA BÍBLICA
Gênesis 1.27-31
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
A MENSAGEM
Eu, com o meu grande poder e com a minha força, criei o mundo, os seres humanos e todos os animais que vivem na terra; e posso dá-los a quem eu quiser.Jeremias 27.5.
DEVOCIONAL
Segunda >> Gn 1.1-4
Terça >> Jó 12.7-10
Quarta >> Sl 19.1
Quinta >> Sl 24.1,2
Sexta >> Sl 104.10-13
Sábado >> Cl 1.16,17
OBJETIVOS
- MOSTRAR que Deus é o Criador;- APONTAR que o cuidado com a natureza é um princípio presente na Escritura;
- MOTIVAR os adolescentes a terem uma postura responsável e cristã no trato com a natureza e no consumo dos recursos naturais.
HORA DE APRENDER
1- DEUS É O CRIADORA Bíblia diz que o Senhor criou todas as coisas, as visíveis e as invisíveis (Cl 1.16). Ele criou a terra, os céus e tudo o que neles há (Gn 1.1,2,31; 2.1). Ele é o Criador de todas as galáxias que existem, de tudo o que há no fundo dos oceanos e da molécula de hidrogênio presente na água.
A Bíblia diz que Ele conhece todas as estrelas (Sl 147.4,5), que Ele lançou os fundamentos da terra (Sl 104.5) e que Ele faz nascer as águas nas fontes, de onde nascem os rios (Sl 104.10,11); que Ele faz as plantas crescerem no campo para alimentar os animais e os seres humanos (Sl 104.14); afirma ainda que os animais esperam nEle por seu alimento (Jó 38.39-41; Sl 104.21). Deslumbrado com a Criação, o salmista declara: Senhor, tu tens feito tantas coisas e foi com sabedoria que as fizeste. A terra está cheia das tuas criaturas” (Sl 104.24).
O próprio Senhor falou com Jó, apresentando detalhes da Criação, sobre quando Ele estabeleceu a medida correta do tamanho do planeta (J6 38.4,5) e estabeleceu fronteiras para o limite das ondas do mar (Jó 38.8-11); Ele declarou que tem controle até sobre o amanhecer, sobre as chuvas e sobre as leis que governam os céus (Jó 38.19,20,25,33). O Senhor declarou que fez até o comportamento e o instinto dos animais (Jó 39.13-19,26).
Deus é o Criador de todas as coisas. Ele é o dono da vida. Ele sustenta a Criação. Ele ainda hoje “veste a erva do campo” (Mt 6.30). Ele é o dono de todas as coisas: “Ao Senhor Deus pertence o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele” (Sl 24.1).
Diante dessa verdade bíblica, precisamos refletir: a forma como tratamos a Criação pode honrar ou desonrar o Criador. Nós precisamos aprender a admirar, respeitar e preservar a natureza e tudo o que Deus fez. O Senhor criou o mundo e confiou ao ser humano o seu cuidado (Sl 115.16). Ele permitiu que o homem tirasse o seu sustento da terra (Gn 1.29). Porém, precisamos discernir que utilizar os recursos naturais para sustento da vida humana não é a mesma coisa que destruir os mesmos.
O Senhor entregou ao ser humano a responsabilidade de cuidar de tudo o que foi criado, por isso, precisamos zelar pela preservação das plantas, animais, mares, terra e ares (Gn 2.15,19,20). É uma questão de mordomia e de coerência cristã. Nós que servimos e adoramos ao Criador, então, precisamos zelar por sua Criação. O homem nunca teve permissão do Criador para destruir a suo obra Ao contrário, recebeu de Deus autoridade sobre a natureza, a fim de que pudesse tirar dela o sustento com responsabilidade e cuidado.
I- AUXÍLIO TEOLÓGICO
Dois conceitos são centrais neste tópico:“CRIAÇÃO – Do hebraico barah, do latim creationem Ato exclusivo de Deus, através do qual chamou Ele à existência tudo quanto existe Deus não necessitou de nenhuma pré-matéria para criar o Universo; sua Palavra foi suficiente.
CRIADOR – Titulo com que o Senhor Deus é distinguido em virtude do seu ato criativo. Nenhum outro ser poderia ser honrado com tamanha distinção, pois somente Deus tem a suficiente graça para, do nada, haver suscitado os céus e a terra” (ANDRADE, C. C. Dicionário Teológico, Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.119.120).
“Génesis 1 também afirma que a humanidade foi criada para sujeitar a terra e ‘dominar sobre ela e as criaturas vivos do mar, da terra e do ar – Mas o que significa sujeitar e dominar? O último verba, utilizado 24 vezes no Antigo Testamento, geralmente se refere a relacionamentos humanos: um amo e seu escravo (Lv 25.43); os chefes e os trabalhadores (1 Rs 5.16); um rei e seus súditos (SI 72.8); o soberano de um país e uma outra nação (Lv 26.17).
Diversas dessas passagens (por exemplo, Lv 25.43 e Ez 34.4) sugerem que esse domínio deve ser exercido com cuidado e é responsabilidade. Não é permitido nada destrutivo e explorador. Presumivelmente, temos a mesma nuança presente em Gênesis 1.28″ (HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.27)
II- CUIDAR DA NATUREZA É UM PRINCÍPIO BÍBLICO
A Palavra de Deus tem diversos registros que apontam para o princípio do cuidado com a natureza.
Por exemplo, sabemos que Abraão plantou algumas árvores: “E plantou um bosque em Berseba e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno (Gn 21.33-ARC).
Ele já era idoso e provavelmente não desfrutaria daquele bosque. Entretanto, a próxima geração o teria como herança. Atualmente sabemos que o reflorestamento traz muitos benefícios, tais como proteção do solo (para não haver erosão em dias de chuva). combate à poluição do ar, auxílio no equilíbrio da temperatura em dias mais quentes etc. O cuidado com as plantas e a semeadura de novas árvores trazem muitos benefícios para todos ao redor.
A Lei do Senhor, entregue ao povo de Israel, traz diversas ordenanças acerco do cuidado dos animais. Por exemplo, ao encontrar um ninho com passarinhos ou ovos, ninguém poderia levar a “mãe” dos filhotes (Dt 22.6), pois ela era essencial para preservação da espécie. Além disso, também vimos que a ordenança do descanso sabático incluía, além das pessoas, todos os animais. Por seis dias todos poderiam trabalhar, mas no sétimo dia, até o animal teria que descansar (Dt 5.12-14). Certamente isso ajudava na preservação da saúde dos animais.
A lei do descanso também previa a pausa da agricultura. A cada sete anos a terra não poderia ser parada (Lv 25.3,4). As plantações deveriam ser pausadas. Hoje, a ciência já provou que a terra precisa de descanso para recompor seus nutrientes, caso contrário sua fertilidade fica comprometida. A preservação da terra era um dos resultados da observância do mandamento.
A Lei mosaica organizava até mesmo o comportamento social do exército de Israel quanto a higiene sanitária (Dt 23.9-14). De forma que o arraial deveria ser limpo, por respeito a santidade de Deus. Hoje sabemos que a higiene sanitária de uma região é essencial para a preservação da saúde.
A Bíblia também aponta que a Criação é um testemunho vivo do Criador (Sl 19.1-4). E que o propósito redentivo do Senhor para a humanidade, um dia, alcançará toda a Criação, que aguarda por esse momento (Rm 8.19-23). Isso mostra o valor da Criação para o Senhor.
II – AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Ao final deste tópico, reflita com a classe no Salmo 19.1. Faça a leitura e, em seguida, desenvolva a seguinte aplicação: “O sol está a 149.600.000 quilômetros de distância [da Terra]. A temperatura do núcleo do sol é de 15 milhões de graus centígrados” – Provoque a curiosidade da turma perguntando: “Você sabe qual é o tamanho do sol”? Dê um tempo para que eles possam comentar.Depois explique:“É enorme, incrivelmente enorme! Se a Terra fosse do tamanho de um bola de golfe, o sol seria do tamanho de um elefante”. Diga ainda: “Você poderia colocar perto de 1 milhão de Terras dentro do Sol. Cabe. Seria como encher 2 ônibus escolares com bolas de golfe”. E, conclua: “Deus soprou o sol da sua boca” (Sl 33.6).
O que isso nos diz sobre Deus? Ele é poderoso. Ele é maravilhoso. Ele pode fazer coisas que não podemos sequer imaginar. O nosso Deus é grandioso em seu poder” (GIGLIO, L. Indescritível. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.36,37).
III- COMO PODEMOS COLABORAR?
Sabemos que em toda a parte do planeta acontece algum tipo de desastre natural, tais como enchentes, deslizamento de terras, secas prolongadas, mudanças climáticas bruscas (ondas de calor ou de frio onde não é comum). Estudos científicos apontam que pessoas morrem devido a problemas causados pela poluição; milhares de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção; além disso, toneladas de metais pesados e produtos químicos estão sendo lançados nas águas todos os anos. É inegável que estamos vivendo um desgaste natural e tudo isso terá consequências para a vida humana.Os três maiores riscos que a humanidade corre diante do desgaste natural são: Mudanças climáticas extremas, ocorrência de desastres naturais, perda da biodiversidade. Nós somos servos de Deus e sabemos que nossa pátria é o Céu (Fp 3.20). Vivemos neste planeta com a esperança da vida celestial (Hb 13.14).
Aguardamos a volta do Senhor Jesus para qualquer momento (1 Ts 4.16,17) e, certamente, passaremos a eternidade com Ele (Jo 14.1-3). Entretanto, enquanto esse dia não chegar, precisamos cuidar do lugar onde vivemos. E o que podemos fazer? Existem algumas coisas simples que você pode fazer no seu dia a dia.
Descarte seu lixo no lugar correto.
Nunca jogue lixo no chão.
• Não desperdice água. Cerca de 3% da água de todo planeta é doce. Desses, mais da metade não estão disponíveis para consumo, porque estão em estado sólido (geleiras).
• Não desperdice energia. Desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo utilizados. A energia que usamos vem de recursos naturais limitados. Nunca jogue comida fora. Milhares de pessoas no mundo sofrem com a fome. Valorize a sua alimentação. Sempre agradeça a Deus por ela.
• Trate bem as plantas e os animais. Sempre que puder, regue as plantas da sua casa. Plante sementes sempre que puder. Alimente os animais, lembre-se de que todos os bichos foram criados pelo Senhor.
• Preserve o ambiente que você vive e frequenta. Sempre mantenha sua casa, escola e igreja limpas.
• Considere reduzir o seu consumo. Não compre coisas que você não precisa. Antes de descartar algo, pense se é possível reutilizar ou reciclar.
III- AUXÍLIO DIDÁTICO
Explique para a turma que tudo o que Deus fez tem importância e propósito. Por exemplo, a água é essencial. “Nós a bebemos, cozinhamos e lavamos com ela […]. Nós a usamos para combater incêndios e produzir eletricidade […]. A água cobre mais de 70% da Terra e representa cerca de 60% do corpo humano […].A água é imprescindível para a vida. Você pode sobreviver por cerca de 3 semanas sem comer, mas só pode passar por cerca de 3 dias sem beber água […]. Não é só você que precisa dela, mas todas as plantas e animais da Terra. A água é um elemento muito importante. Talvez seja por isso que Deus fez a água […] antes de fazer as plantas, os animais ou as pessoas” (GIGLIO, L. Indescritível. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.202,203)
CONCLUSÃO
Deus é o Criador de tudo o que existe Ele fez a fauna, a flora, as estrelas planetas. Ele formou a humanidade Precisamos cuidar da Criação porque isso honra o Criador.VAMOS PRATICAR
1- Complete o versículo:“Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele” (Salmos 24.1).
2- Correlacione a informação bíblica com o versículo correto:
(A) O Senhor estabeleceu o tamanho do planeta.
(B) O Senhor estabeleceu o limite para ondas do mar.
(C) O Senhor determinou o comportamento e o instinto dos animais.
(C) Jó 39.13-19,26
(A) Jó 38.4,5
(B) Jó 38.8-11
3.-Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
(V) Abraão plantou um bosque.
(F) A Lei ordenava a destruição de ninhos de passarinhos.
(V) A ordenança de guardar o sábado incluía os animais.
(F) A Lei NÃO previa o descanso da terra.
(V) A Lei tinha ordenanças para garantir a higiene sanitária.
(F) A Lei ordenava a destruição de ninhos de passarinhos.
(V) A ordenança de guardar o sábado incluía os animais.
(F) A Lei NÃO previa o descanso da terra.
(V) A Lei tinha ordenanças para garantir a higiene sanitária.
PENSE NISSO
Você tem animal de estimação? Cuide bem dele. Tem plantas na sua casa? Regue cada uma delas. Você tem alimentos em casa? Não desperdice a comida e agradeça por ela. Pequenas atitudes na sua rotina são expressões de cuidado e responsabilidade com a Criação.O Senhor lhe abençoe e capacite! Deus abençoe.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
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