Deus sempre em Primeiro Lugar.

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

A AULA VAI COMEÇAR
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical, Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.

Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.

Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe.
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Honrando o criador, cuidando da criação
Professor(a). Toda a Bíblia dá testemunho de que Deus é o Criador de todas as coisas e que Ele deve ser adorado como tal. A Criação veio de Deus e, por isso, ela não deve ser desprezada, afinal, pertence a Ele. Nesta lição, vamos mostrar aos adolescentes que Deus entregou a Criação ao ser humano debaixo de uma benção (dada a Adão e Eva), para que o ser humano administrasse a terra (como um mordomo) e tirasse dela o seu sustento.A humanidade recebeu de Deus a missão de lavrar e guardar a terra (as plantas, os animais, os mares etc.). Desenvolva a aula e ao final pergunte para sua classe: “Será que estamos cumprindo a nossa missão como mordomos responsáveis?”
PONTO DE PARTIDA
Nesta aula precisamos pontuar que Deus é o Criador de todas as coisas e que nos entregou a natureza por herança, para que pudéssemos usufruir e cuidar dela, como mordomos.Assim, tente utilizar algum recurso de audiovisual para mostrar a beleza das plantas, dos animais, mares, rios. Em contrapartida, mostra também os efeitos, que o uso irresponsável do homem, têm provocado na natureza, tais como queimados, poluição, derretimento das geleiras etc.
Ressalte que tudo o que existe nos céus e na terra foi criado pelo Senhor e mostra que a natureza proclama a glória de Deus, porque reflete o Senhor e o seu poder. Finalize a aula destacando que devemos honrar ao nosso Deus como o grande Criador.
Vamos Descobrir
Estudos apontam que a produção de resíduos sólidos (lixo) pelas cidades tem crescido a cada ano. O Brasil produz em média 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Cada brasileiro pode produzir 379 kg de lixo por ano. Você tem ideia do volume deste material? A produção de lixo nas grandes cidades e a forma como ele é tratado aponta para questões importantes sobre a preservação do meio ambiente e sobre a saúde das pessoas. Será que a Bíblia fala algo sobre isso?
Vamos descobrir!


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Deus criou os céus e a Terra - LOUVOR - Crianças, Intermediários e Adolescentes
Sugestão
Aula de campo.
Vocês podem organizar uma aula de campo a um parque ecológico ou a uma instituição que trabalha com preservação ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.Para isto, deve haver:
Agendamento prévio com a instituição
Meio de transporte para o traslado: Ônibus fretado ou da linha, trem…
Lanche e água: Combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para todos.
Acompanhantes: Outros professores, nunca vá sozinho com os alunos.
Recursos financeiros: Para o traslado e lanche
Lista dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da mesma forma.
Tenho certeza que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.

SUGESTÃO
Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: Agente Multiplicador
Objetivos:- Incentivar a disseminação de ideias sobre preservação ambiental
- Concluir estudo sobre preservação ambiental
Material para cada grupo:
01 cartolina
Pincel atômico
Revistas para recorte de figuras
01 cola
Rolo de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)

Procedimento:
– Dividam a turma em vários grupos.
– Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
– Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
– Estipulem um tempo para esta atividade.
– Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
– Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.
– Dividam a turma em vários grupos.
– Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
– Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
– Estipulem um tempo para esta atividade.
– Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
– Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

LEITURA BÍBLICA

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.



Segunda >> Gn 1.1-4
Terça >> Jó 12.7-10
Quarta >> Sl 19.1
Quinta >> Sl 24.1,2
Sexta >> Sl 104.10-13
Sábado >> Cl 1.16,17
OBJETIVOS
- MOSTRAR que Deus é o Criador;- APONTAR que o cuidado com a natureza é um princípio presente na Escritura;
- MOTIVAR os adolescentes a terem uma postura responsável e cristã no trato com a natureza e no consumo dos recursos naturais.
HORA DE APRENDER
1- DEUS É O CRIADORA Bíblia diz que o Senhor criou todas as coisas, as visíveis e as invisíveis (Cl 1.16). Ele criou a terra, os céus e tudo o que neles há (Gn 1.1,2,31; 2.1). Ele é o Criador de todas as galáxias que existem, de tudo o que há no fundo dos oceanos e da molécula de hidrogênio presente na água.
A Bíblia diz que Ele conhece todas as estrelas (Sl 147.4,5), que Ele lançou os fundamentos da terra (Sl 104.5) e que Ele faz nascer as águas nas fontes, de onde nascem os rios (Sl 104.10,11); que Ele faz as plantas crescerem no campo para alimentar os animais e os seres humanos (Sl 104.14); afirma ainda que os animais esperam nEle por seu alimento (Jó 38.39-41; Sl 104.21). Deslumbrado com a Criação, o salmista declara: Senhor, tu tens feito tantas coisas e foi com sabedoria que as fizeste. A terra está cheia das tuas criaturas” (Sl 104.24).
O próprio Senhor falou com Jó, apresentando detalhes da Criação, sobre quando Ele estabeleceu a medida correta do tamanho do planeta (J6 38.4,5) e estabeleceu fronteiras para o limite das ondas do mar (Jó 38.8-11); Ele declarou que tem controle até sobre o amanhecer, sobre as chuvas e sobre as leis que governam os céus (Jó 38.19,20,25,33). O Senhor declarou que fez até o comportamento e o instinto dos animais (Jó 39.13-19,26).
Deus é o Criador de todas as coisas. Ele é o dono da vida. Ele sustenta a Criação. Ele ainda hoje “veste a erva do campo” (Mt 6.30). Ele é o dono de todas as coisas: “Ao Senhor Deus pertence o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele” (Sl 24.1).
Diante dessa verdade bíblica, precisamos refletir: a forma como tratamos a Criação pode honrar ou desonrar o Criador. Nós precisamos aprender a admirar, respeitar e preservar a natureza e tudo o que Deus fez. O Senhor criou o mundo e confiou ao ser humano o seu cuidado (Sl 115.16). Ele permitiu que o homem tirasse o seu sustento da terra (Gn 1.29). Porém, precisamos discernir que utilizar os recursos naturais para sustento da vida humana não é a mesma coisa que destruir os mesmos.
O Senhor entregou ao ser humano a responsabilidade de cuidar de tudo o que foi criado, por isso, precisamos zelar pela preservação das plantas, animais, mares, terra e ares (Gn 2.15,19,20). É uma questão de mordomia e de coerência cristã. Nós que servimos e adoramos ao Criador, então, precisamos zelar por sua Criação. O homem nunca teve permissão do Criador para destruir a suo obra Ao contrário, recebeu de Deus autoridade sobre a natureza, a fim de que pudesse tirar dela o sustento com responsabilidade e cuidado.
I- AUXÍLIO TEOLÓGICO
Dois conceitos são centrais neste tópico:“CRIAÇÃO – Do hebraico barah, do latim creationem Ato exclusivo de Deus, através do qual chamou Ele à existência tudo quanto existe Deus não necessitou de nenhuma pré-matéria para criar o Universo; sua Palavra foi suficiente.
CRIADOR – Titulo com que o Senhor Deus é distinguido em virtude do seu ato criativo. Nenhum outro ser poderia ser honrado com tamanha distinção, pois somente Deus tem a suficiente graça para, do nada, haver suscitado os céus e a terra” (ANDRADE, C. C. Dicionário Teológico, Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.119.120).
“Génesis 1 também afirma que a humanidade foi criada para sujeitar a terra e ‘dominar sobre ela e as criaturas vivos do mar, da terra e do ar – Mas o que significa sujeitar e dominar? O último verba, utilizado 24 vezes no Antigo Testamento, geralmente se refere a relacionamentos humanos: um amo e seu escravo (Lv 25.43); os chefes e os trabalhadores (1 Rs 5.16); um rei e seus súditos (SI 72.8); o soberano de um país e uma outra nação (Lv 26.17).
Diversas dessas passagens (por exemplo, Lv 25.43 e Ez 34.4) sugerem que esse domínio deve ser exercido com cuidado e é responsabilidade. Não é permitido nada destrutivo e explorador. Presumivelmente, temos a mesma nuança presente em Gênesis 1.28″ (HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.27)
II- CUIDAR DA NATUREZA É UM PRINCÍPIO BÍBLICO
A Palavra de Deus tem diversos registros que apontam para o princípio do cuidado com a natureza.
Por exemplo, sabemos que Abraão plantou algumas árvores: “E plantou um bosque em Berseba e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno (Gn 21.33-ARC).
Ele já era idoso e provavelmente não desfrutaria daquele bosque. Entretanto, a próxima geração o teria como herança. Atualmente sabemos que o reflorestamento traz muitos benefícios, tais como proteção do solo (para não haver erosão em dias de chuva). combate à poluição do ar, auxílio no equilíbrio da temperatura em dias mais quentes etc. O cuidado com as plantas e a semeadura de novas árvores trazem muitos benefícios para todos ao redor.
A Lei do Senhor, entregue ao povo de Israel, traz diversas ordenanças acerco do cuidado dos animais. Por exemplo, ao encontrar um ninho com passarinhos ou ovos, ninguém poderia levar a “mãe” dos filhotes (Dt 22.6), pois ela era essencial para preservação da espécie. Além disso, também vimos que a ordenança do descanso sabático incluía, além das pessoas, todos os animais. Por seis dias todos poderiam trabalhar, mas no sétimo dia, até o animal teria que descansar (Dt 5.12-14). Certamente isso ajudava na preservação da saúde dos animais.
A lei do descanso também previa a pausa da agricultura. A cada sete anos a terra não poderia ser parada (Lv 25.3,4). As plantações deveriam ser pausadas. Hoje, a ciência já provou que a terra precisa de descanso para recompor seus nutrientes, caso contrário sua fertilidade fica comprometida. A preservação da terra era um dos resultados da observância do mandamento.
A Lei mosaica organizava até mesmo o comportamento social do exército de Israel quanto a higiene sanitária (Dt 23.9-14). De forma que o arraial deveria ser limpo, por respeito a santidade de Deus. Hoje sabemos que a higiene sanitária de uma região é essencial para a preservação da saúde.
A Bíblia também aponta que a Criação é um testemunho vivo do Criador (Sl 19.1-4). E que o propósito redentivo do Senhor para a humanidade, um dia, alcançará toda a Criação, que aguarda por esse momento (Rm 8.19-23). Isso mostra o valor da Criação para o Senhor.
II – AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Ao final deste tópico, reflita com a classe no Salmo 19.1. Faça a leitura e, em seguida, desenvolva a seguinte aplicação: “O sol está a 149.600.000 quilômetros de distância [da Terra]. A temperatura do núcleo do sol é de 15 milhões de graus centígrados” – Provoque a curiosidade da turma perguntando: “Você sabe qual é o tamanho do sol”? Dê um tempo para que eles possam comentar.Depois explique: "É enorme, incrivelmente enorme! Se a Terra fosse do tamanho de um bola de golfe, o sol seria do tamanho de um elefante”. Diga ainda: “Você poderia colocar perto de 1 milhão de Terras dentro do Sol. Cabe. Seria como encher 2 ônibus escolares com bolas de golfe”. E, conclua: “Deus soprou o sol da sua boca” (Sl 33.6).
O que isso nos diz sobre Deus? Ele é poderoso. Ele é maravilhoso. Ele pode fazer coisas que não podemos sequer imaginar. O nosso Deus é grandioso em seu poder” (GIGLIO, L. Indescritível. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.36,37).
III- COMO PODEMOS COLABORAR?
Sabemos que em toda a parte do planeta acontece algum tipo de desastre natural, tais como enchentes, deslizamento de terras, secas prolongadas, mudanças climáticas bruscas (ondas de calor ou de frio onde não é comum). Estudos científicos apontam que pessoas morrem devido a problemas causados pela poluição; milhares de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção; além disso, toneladas de metais pesados e produtos químicos estão sendo lançados nas águas todos os anos. É inegável que estamos vivendo um desgaste natural e tudo isso terá consequências para a vida humana.Os três maiores riscos que a humanidade corre diante do desgaste natural são: Mudanças climáticas extremas, ocorrência de desastres naturais, perda da biodiversidade. Nós somos servos de Deus e sabemos que nossa pátria é o Céu (Fp 3.20). Vivemos neste planeta com a esperança da vida celestial (Hb 13.14).
Aguardamos a volta do Senhor Jesus para qualquer momento (1 Ts 4.16,17) e, certamente, passaremos a eternidade com Ele (Jo 14.1-3). Entretanto, enquanto esse dia não chegar, precisamos cuidar do lugar onde vivemos. E o que podemos fazer? Existem algumas coisas simples que você pode fazer no seu dia a dia.
Descarte seu lixo no lugar correto.
Nunca jogue lixo no chão.
• Não desperdice água. Cerca de 3% da água de todo planeta é doce. Desses, mais da metade não estão disponíveis para consumo, porque estão em estado sólido (geleiras).
• Não desperdice energia. Desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo utilizados. A energia que usamos vem de recursos naturais limitados. Nunca jogue comida fora. Milhares de pessoas no mundo sofrem com a fome. Valorize a sua alimentação. Sempre agradeça a Deus por ela.
• Trate bem as plantas e os animais. Sempre que puder, regue as plantas da sua casa. Plante sementes sempre que puder. Alimente os animais, lembre-se de que todos os bichos foram criados pelo Senhor.
• Preserve o ambiente que você vive e frequenta. Sempre mantenha sua casa, escola e igreja limpas.
• Considere reduzir o seu consumo. Não compre coisas que você não precisa. Antes de descartar algo, pense se é possível reutilizar ou reciclar.
III- AUXÍLIO DIDÁTICO
Explique para a turma que tudo o que Deus fez tem importância e propósito. Por exemplo, a água é essencial. “Nós a bebemos, cozinhamos e lavamos com ela […]. Nós a usamos para combater incêndios e produzir eletricidade […]. A água cobre mais de 70% da Terra e representa cerca de 60% do corpo humano […].A água é imprescindível para a vida. Você pode sobreviver por cerca de 3 semanas sem comer, mas só pode passar por cerca de 3 dias sem beber água […]. Não é só você que precisa dela, mas todas as plantas e animais da Terra. A água é um elemento muito importante. Talvez seja por isso que Deus fez a água […] antes de fazer as plantas, os animais ou as pessoas” (GIGLIO, L. Indescritível. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.202,203)
CONCLUSÃO
Deus é o Criador de tudo o que existe Ele fez a fauna, a flora, as estrelas planetas. Ele formou a humanidade Precisamos cuidar da Criação porque isso honra o Criador.VAMOS PRATICAR
1- Complete o versículo:“Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele” (Salmos 24.1).
2- Correlacione a informação bíblica com o versículo correto:
(A) O Senhor estabeleceu o tamanho do planeta.
(B) O Senhor estabeleceu o limite para ondas do mar.
(C) O Senhor determinou o comportamento e o instinto dos animais.
(C) Jó 39.13-19,26
(A) Jó 38.4,5
(B) Jó 38.8-11
3.-Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
(V) Abraão plantou um bosque.
(F) A Lei ordenava a destruição de ninhos de passarinhos.
(V) A ordenança de guardar o sábado incluía os animais.
(F) A Lei NÃO previa o descanso da terra.
(V) A Lei tinha ordenanças para garantir a higiene sanitária.
(F) A Lei ordenava a destruição de ninhos de passarinhos.
(V) A ordenança de guardar o sábado incluía os animais.
(F) A Lei NÃO previa o descanso da terra.
(V) A Lei tinha ordenanças para garantir a higiene sanitária.
PENSE NISSO
Você tem animal de estimação? Cuide bem dele. Tem plantas na sua casa? Regue cada uma delas. Você tem alimentos em casa? Não desperdice a comida e agradeça por ela. Pequenas atitudes na sua rotina são expressões de cuidado e responsabilidade com a Criação.O Senhor lhe abençoe e capacite! Deus abençoe.


Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus


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