8 de abril de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 02: Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição: Lição 02: Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.


A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
Inicie fazendo a seguinte pergunta:
- O que é caráter?
- Existe pessoa sem caráter?
- Ouça os alunos com atenção.
-Incentive a participação de todos.
Pense nisso!
O que acontece com nosso caráter quando aceitamos, pela fé, a Jesus como nosso Salvador?
R. É transformado e convertido pelo poder do Espírito Santo.
Nosso caráter reflete nossos princípios. Como novas criaturas, precisamos evidenciar os valores do Reino de Deus. O homem salvo e remido por Cristo Jesus tem as marcas do Salvador no seu ser e no seu comportamento.
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Espírito, enche a minha vida - Rony Silva (harpa cristã)


Aline Barros - Renova-Me 


Harpa Cristã: 56


A alegria está no coração/ CD JOVEM | MENOS UM


Eu Tenho Um Chamado - Quatro por Um



Perto Quero Estar




AO ÚNICO QUE É DIGNO



Santo é o Senhor | CD O Poder do Teu Amor | Aline Barros


Sugestão
Para iniciar a aula
Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.

Material:
01 laranja sem casca(deixem apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: É um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Afirmem: Estudar sobre o tema da nossa aula: Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo
- Então, comecem o estudo do tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Gálatas 5.16-23
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,

20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

23 Contra estas coisas não há lei.


 LEITURA SEMANAL
Seg Gl 5.17
Existe uma briga dentro de nós.
Ter 1Co 15.33
O cuidado com as más conversações.
Qua Mt 6.21-23
O cuidado com os olhos.
Qui Ef 4.24
Precisamos nos revestir do novo homem.
Sex Gl 6.8
O que semeia na carne ceifará corrupção.
Sab Ec 7.29
Deus fez o homem reto.


VERSÍCULO DO DIA
  Romanos 7.15-16
Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei que é boa.


VERDADE APLICADA
O novo nascimento traz ao homem um caráter transformado pelo Espírito Santo.



Bíblia online
Bíblia sagrada online



OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Compreender que Deus criou o homem reto;
- Notar a eficácia da salvação por intermédio de Cristo Jesus;
- Perceber que os frutos dependem da fonte que nutrimos.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Que Deus venha nos conceder força e coragem para vencer os desejos da carne e viver para Ele.


INTRODUÇÃO
Segundo o registro das Escrituras, existe um duelo dentro de nós entre a carne e o espirito, de modo que um se opõe ao outro. Esta é uma realidade inequívoca e se quisermos obter vitória é necessário mortificar a nossa carne na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.


PONTO CHAVE
Por meio de Jesus Cristo, teremos vitória contra o mundo, a carne e contra as hostes espirituais da maldade.


1 - A DEFORMIDADE DO CARÁTER HUMANO
Deus criou o homem e o colocou no Jardim do Éden, porém, com a queda, Adão e Eva foram expulsos e tiveram severas consequências; uma delas foi a perda da imagem de Deus. Literalmente, o pecado manchou o caráter de Deus no homem.


1.1. Deus fez o homem reto
Dentro da visão dispensacionalista, Adão e Eva viviam no período da inocência, quando ambos viviam nus e não se envergonhavam de estar assim diante do outro conforme o registro de Gênesis 2.25. Salomão deixa registrado que Deus fez o homem reto (Ec 7.29). O homem vivia no Éden e conversava
com Deus diariamente, evidenciando um ambiente de comunhão. Não podemos asseverar ao certo quanto tempo eles viveram neste período, mas, com a queda, Adão e Eva passaram a viver o período da consciência, tendo conhecimento do bem e do mal. A decisão tomada pelo homem deixou toda a raça humana sobre as consequências do pecado.


1.2. As consequências da queda
Uma das consequências imediatas da queda foi o homem ser expulso do Éden, mas não somente isto; sua vida terrena seria de trabalho, dor e cansaço até que a morte chegasse (Gn 3.18-19). Desde que o homem pecou no Éden, a raça humana herdou aquilo que teologicamente é conhecido como natureza pecaminosa. Paulo, em sua Carta aos Romanos, afirma que pela ofensa de um só homem veio o juízo sobre todos os homens para condenação (Rm 5.18). A imagem de Deus no homem foi atingida em cheio, deixando-o deformado, caindo de seu estado original. Assim é o pecado, causa destruição na vida da humanidade; distanciando-a cada vez mais do propósito de Deus.


REFLETINDO
O cristão vive não em si mesmo, mas em Cristo e no próximo. De outro modo, ele não será um cristão. Martinho Lutero


2 - A SALVAÇÃO COMO DOM DE DEUS
A queda foi algo que mudou profundamente a história humana, e para pior; porém por intermédio do sacrifício de Jesus, o homem pode ser salvo e desenvolver sua vida; buscando diariamente ser moldado pelo caráter de Cristo.


2.1. Jesus é o Redentor da humanidade
O Apóstolo Paulo, ao fazer um paralelo entre Adão e Jesus, conclui mostrando que onde o pecado abundou, a graça superabundou (Rm 5.20). Jesus veio colocar fim no problema do homem no que diz respeito à salvação. Jesus foi o sacrifício perfeito oferecido na cruz do Calvário para remir a humanidade de seus pecados. É vital afirmar e pregar que não existe outra maneira na qual o homem possa ser salvo, senão na pessoa bendita de Jesus, O preço foi pago; Pedro diz que a nossa salvação não foi realizada com dinheiro ou metais preciosos como ouro e prata, mas sim com o precioso sangue de Jesus (1Pe 1.18-19).


2.2. Aspectos da salvação
Por meio da salvação em Cristo Jesus, o homem experimenta a conversão; é regenerado e justificado diante de Deus. Dentro da teologia, as expressões citadas são consideradas os aspectos da salvação. A conversão pode ser entendida como uma mudança de rota, em que ocorre o abandono do mundo e o homem se volta para Deus. A regeneração nada mais é que a nova vida espiritual que recebemos pela fé
ao aceitar Jesus como Salvador (2Co 5.17). Já a justificação é o processo pelo qual Cristo nos coloca diante de Deus como se não tivéssemos pecados (Rm 5.1). Através do novo nascimento, podemos desenvolver uma vida plena em Cristo.


3 - A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NO CARATER DE CRISTO
Após confessar a Cristo como nosso Salvador, o Espírito Santo começa em nós uma obra de santificação e, consequentemente a implantação do caráter de Cristo em nossa vida. A pessoa do Espirito Santo tem papel preponderante na vida do cristão, a Bíblia assegura que Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).


3.1. Vivendo uma vida nos domínios do Espirito
Paulo é enfático ao dizer que, para não ceder aos desejos da carne, é necessário andar em Espirito (Gl 5.16). Quando o homem é fortalecido pelo Espírito Santo, tem a plena convicção da vontade de Deus em sua vida e começa a produzir o fruto do Espírito. A Bíblia ainda nos recomenda que, "se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito, Gl 5.25. Por meio desta dependência do Espírito, o homem encontra força para não ceder às pressões da carne nem mesmo à sedução do mundo. Jesus pontuou que é necessário vigiar e orar (Mt 26.41). Que nossa vida possa ser dirigida por Deus dominada por seu Espirito Santo.


3.2. O cristão e o fruto do Espírito
Quando o cristão é dominado pelo Espírito Santo, o fruto do Espírito é evidenciado em sua vida, porém, quando a vida é dominada pelos desejos carnais, o que se nota são as obras da carne, que, segundo o ensino de Paulo, os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus (Gl 5.21). Sobre
o fruto do Espírito, a Bíblia deixa claro que os que andam dominado pelo Espírito hão de apresentar em seu caráter amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Estas virtudes produzidas pelo Espírito Santo revelam a maneira como devemos nos relacionar com o próximo, com Deus e com nós mesmos.


CONCLUSÃO
Quanto mais o ser humano se aprofundar na intimidade com Deus, mais demonstrará o caráter de Cristo em sua vida.
* Através do novo nascimento, o ser humano tem a oportunidade de ser uma nova criatura e desenvolver o caráter de Cristo todos os dias.
Fonte: Revista Betel Conectar


Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


A Nuvem e o Espírito: Texto de Reflexão
O Senhor guiou o povo de Israel por meio de uma coluna de nuvem durante o dia e por meio de uma coluna de fogo durante a noite (Êxodo 13.21). O comentarista Arthur Pink traçou um paralelo entre a nuvem no deserto e o Espírito Santo na vida do cristão.
Pink mostrou que, assim como a nuvem foi um presente gracioso de Deus para os israelitas, o Espírito Santo é uma dádiva de Deus para seus filhos. Jesus disse: ”Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar como vocês para sempre” (João 14.16).
A coluna de nuvem guiava os filhos de Israel e, do mesmo modo, o Espírito Santo guia os cristãos. Jesus disse: “Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade”(16.13).
Do mesmo modo como a nuvem permaneceu com os israelitas durante toda a sua peregrinação no deserto, assim Jesus prometeu que o Pai enviaria o Espírito para estar com os seus discípulos para sempre (14.16). Pense nisso! O próprio Deus habita em nossos corações. Nós que conhecemos a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Somos templos do Espírito Santo (I Coríntios 6.19).
Quando somos guiados pelo Espírito, nossa vida é caracterizada pelo amor, alegria, paz e autocontrole(Galátas 5. 16,22 e 23). Deste modo seremos testemunhas efetivas de Cristo caminhando pelo deserto deste mundo.
Fonte: Nosso Pão Diário.

Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

2 comentários:

  1. Parabéns pela lição,que Deus abençoe iluminando com temáticas vinda do coração de Deus

    ResponderExcluir
  2. Amém Débora, Deus abençoe você e seu ministério.

    ResponderExcluir