1 de abril de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel–Lição 01: Entendendo o carater na vida cristã

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição: Entendendo o carater na vida cristã
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.


A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA

Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

BUSCAI PRIMEIRO / CORINHOS



Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás


Aline Barros - Renova-Me


A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
Efésios 4.20-29
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;

22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;

24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

27 Não deis lugar ao diabo.

28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.


LEITURA SEMANAL
  Seg Jo 15.3 
A Palavra nos limpa.

Ter 1Ts 4.3 
A vontade de Deus é a nossa santificação

Qua 1Ts 5.23 
Todo o nosso ser precisa ser irrepreensível diante de Deus.

Qui Mt 5.16 
Nossas obras precisam glorificar o nosso Pai.

Sex Rm 6.11 
Precisamos morrer para o pecado e viver para Deus.

Sab Tt 3.5 
Ele nos salvou pela lavagem da regeneração.


VERSÍCULO DO DIA
  Filipenses 4.8
Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude; e se há algum louvor, nisso pensai. 



VERDADE APLICADA
O caráter de Deus que foi impresso em Jesus, precisa ser impresso em nós a fim de que nos tornemos parecidos com Cristo.



OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender a necessidade de buscar o caráter de Deus;
- Ser capaz de diferenciar caráter e dons;
- Conhecer que por meio da Palavra de Deus nossa vida é transformada.


INTRODUÇÃO
A vida cristã necessita ser aperfeiçoada, buscando desenvolver o caráter de Cristo em nossa vida; para isso é imprescindível ter um relacionamento profundo com Cristo, uma vida de jejum e oração e meditação na Palavra de Deus.


Ponto Chave
"Nossa proximidade com Deus nos leva a ser com Ele é".


1 - DEFININDO CARÁTER E SUAS DIFERENÇAS
Falar sobre as instâncias da psique humana não é tão fácil, por isso é necessário conceituar os termos tais como personalidade, caráter e temperamento, e assim, compreender a importância de cada uma delas no desenvolvimento da vida cristã.


1.1. O que entendemos ser o caráter cristão?

O caráter pode ser definido como o conjunto de traços ligados à moral de um indivíduo reverberados por meio de seu comportamento. Como o nosso foco aqui é entender caráter cristão, podemos dizer que o cristão necessita desenvolver o caráter de Cristo em sua vida, tais como caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, que são o fruto do Espírito descrito em Gálatas 5.22, pelo qual o caráter pode ser transformado, moldado e aprendido a qualquer tempo. Por isso precisamos ser influenciados pelo poder da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo.


1.2. Diferenciando temperamento e personalidade

E preciso ter cautela para não confundir personalidade com temperamento, embora façam parte um do outro. Podemos conceituar personalidade como as características psicológicas que determinarão como uma pessoa pensa, sente e age, tornando assim o indivíduo único. Já o temperamento e um aspecto da personalidade que determina como as pessoas se comportam em relação aos seus semelhantes. No que tange ao desenvolvimento de uma personalidade moldada por Jesus, é vital não abrir mão da própria intimidade com Ele. A recomendação bíblica é que tenhamos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fp 2.5).


Refletindo
O que Deus está procurando?
Ele está procurando por homens e mulheres cujos corações são completamente dEle
Pr. Charles R. Swindoll


2 - DIFERENÇA ENTRE CARATER E DONS
Já vimos no tópico anterior que o caráter é o conjunto de traços de uma pessoa que pode ser moldado a qualquer hora e tempo; já os dons dizem respeito aos talentos ou aptidões que o ser humano possui para a execução de uma obra para Deus ou profissão que exerce.


2.1. Os dons naturais
A expressão dom, derivado do latim, tem como significado dádiva ou presente. Podemos dizer que os dons naturais são aqueles que nascem com o individuo, sendo assim, uma habilidade para o desempenho de funções específicas. A Bíblia diz que os dons concedidos por Deus aos seres humanos são sem arrependimento (Rm 11.29). Jesus, ao falar sobre o desempenhar destas aptidões naturais concedidas por Deus, ressalta que precisa haver fidelidade. A expressão fidelidade está relacionada à atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é confiável, que é leal, honesto e verdadeiro: "Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei', Mt 25.23. São exatamente estas as palavras de Jesus. Aquele que assume o compromisso com os dons que o Senhor lhe concedeu executa os com humildade e fidelidade (Rm 12.6-8), pois adoramos ao Senhor e mostramos o Seu poder, quando exercemos com humildade e excelência os dons concedidos por Ele.


2.2. Os dons do Espírito Santo
Biblicamente falando, existem os dons espirituais, que são capacitações dadas pelo Espírito Santo na realização da Obra de Deus. Em 1Coríntios 12.4 está escrito: "existe diversidade de dons, mas o Espirito é o mesmo'; e ainda ressalta que a manifestação do Espirito é dada a cada um para o que for útil (1Co 12.7). O NT evidencia que os seguidores de Jesus eram revestidos da autoridade do nome de Jesus para operar milagre e falar das grandezas do Reino (Mc 16.17,18). Como discípulos de Cristo, é necessário também estar debaixo de Sua autoridade, ser moldado como vaso de valor e assim ser usado pelo Espírito Santo em Sua Obra.


3 - COMO É FORMADO O CARÁTER DE CRISTO EM NOS?
Cristo não é apenas o nosso Mestre, mas também Salvador e Senhor. Deus espera que não sejamos Seus seguidores somente, mas sim, discípulos leais que se pareçam com Ele diariamente. O caráter de Deus é implantado em nós por intermédio de uma vida piedosa com Ele.


3.1. Meditando em Sua Palavra
A Palavra de Deus precisa ser absorvida pelos discípulos de Cristo. O Apóstolo do amor, João, escreveu: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele.., 1Jo 3.9. A expressão "'semente", traz a ideia daquilo que carrega o DNA de outrem, neste caso; o DNA de Deus. Se a Palavra (semente) de Deus permanece em nós, então; somos gerados à imagem e semelhança de Deus. Por meio do poder da Palavra de Deus atuando em nossa vida, somos transformados em um novo homem que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Ef4.24). Quanto mais meditamos e vivemos a Palavra de Deus, mais nos despiremos do velho homem.


3.2. Cultivando um relacionamento com Deus
Por intermédio de Jesus Cristo e Sua morte vicária, nos foi aberto um caminho que nos leva à presença do Pai. O tempo que passamos com Deus em intimidade irá nos proporcionar comunhão e vontade de ser como Ele é Só seremos capazes de moldar nosso caráter ao de Cristo se os momentos a sós com Ele forem priorizados. Nos relatos dos Evangelhos, vemos Jesus, por diversas vezes, se retirando para estar sozinho com o Pai; assim sucedeu aos Apóstolos de Cristo. Aliás, todos os Apóstolos foram transformados de tal maneira que preferiram morrer a renunciar às verdades do Evangelho.
Que, em nossos momentos de intimidade com o Todo-Poderoso, nossa vida possa ser transformada pela Sua presença.


CONCLUSÃO
O propósito de Deus é que o homem se torne parecido com Cristo, sendo por Ele influenciado em todos os aspectos da vida.
-A medida que prosseguimos em conhecer a Jesus, o caráter dEle é moldado em nós, trazendo transformação de vida.
Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo


Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

2 comentários:

  1. Bem gratificante ler e ter o discernimento no momento da aula, obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Amém! Até no máximo sexta feira todos os materiais estão disponivel. Eu trabalho e faço a noite.

    ResponderExcluir