22 de abril de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 04: Aprendendo com o Mestre da Sensibilidade

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição: Aprendendo com o Mestre da Sensibilidade
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
👇
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
BOM SAMARITANO - COM LETRA - ANDERSON FREIRE


Harpa Cristã: 46


Harpa Cristã: 225


Harpa Cristã: 
400

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Marcos 1:40-45
40 E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.

41 E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.

42 E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.

43 E, advertindo-o severamente, logo o despediu.

44 E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

45 Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.


LEITURA SEMANAL
Segunda Fp 2:5
– Precisamos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus

Terça Lc 7:13
– Jesus tinha empatia com o sentimento das pessoas.

Quarta Jo 3:16
– O amor de Deus era sacrificial.

Quinta Jo 4:27
– Jesus tinha tempo para ouvir as pessoas.

Sexta Jo 11:35
– Jesus chorou diante da família de Lázaro.

Sábado Mc 1:41
– Jesus tocou num leproso.


VERSÍCULO DO DIA
  Mateus 15:32
Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho.


VERDADE APLICADA
A sensibilidade de Cristo, demostrava o caráter de um Salvador amoroso que se importava com as pessoas.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Compreender o caráter humano de Jesus;
- Destacar os sentimentos que fizeram a diferença no Ministério de Jesus;
- Descrever o quão sublime era a missão de Jesus.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos a fim de que venhamos ser tomados pelos sentimentos que foram primordiais no Ministério de Jesus.


INTRODUÇÃO
Jesus era um ser humano fantástico, notável em amor e sensibilidade. Ele tinha tempo para ouvir as pessoas; entendia até mesmo o que não era verbalizado, pois Jesus conseguia ouvir os anseios silenciosos da alma humana.


PONTO-CHAVE:
Em um mundo egoísta, Jesus nos convida para que sejamos sensíveis ao clamor da alma humana.


1 – AMOR: O DIVISOR DE ÁGUAS
Um os sentimentos que moveu o coração de Deus para redimir a alma humana foi o amor; por intermédio de Jesus, vemos o verbo amar sendo colocado em prática, pois Ele viveu uma vida a serviço de Deus e da humanidade.


1.1. O amor transcende barreiras

O ser humano ama de maneira conveniente e limitada, muitas vezes, por algumas barreiras, como cor, sexo, raça e religião. É muito difícil alcançar determinados grupos com o amor de Deus vivendo de maneira preconceituosa. Jesus era judeu, mas rompeu a barreira geográfica e cultural para conversar com uma mulher samaritana (Jo 4). Até mesmo os gentios entraram no grande amor de Deus (At 10:34). A Bíblia diz que Deus prova o Seu grande amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores (Rm 5:8). Se quisermos alcançar essa geração, precisamos nos desvencilhar de nossos preconceitos e amar como Jesus amou.


1.2. O amor ágape.
Quando estudamos a expressão amor no grego, vemos quatro expressões que são usadas para conceituar os tipos de amor. O primeiro fala do amor no sentido de amizade (gr. fileo); o segundo é considerado o amor fraterno (gr. storge); o terceiro tem conexão com o sexo (gr. eros). O quarto tipo de amor é o amor sacrificial e geralmente é usado para descrever o que Deus fez pela humanidade (gr. ágape). Muitas vezes, nas cartas paulinas, somos desafiados a amar as pessoas como Deus nos amou, ou seja; de forma sacrificial e sem esperar nada em troca. Vivemos um tempo em que o amor tem se esfriado (Mt 24:12), por isso necessitamos estar em comunhão com Deus, pois Deus é amor.

REFLETINDO
“O sentimento que nutria a vocação de Jesus o levava a fazer alguma coisa em prol do Seu próximo; nós, como Seus discípulos, precisamos ter esses mesmo sentimento”.
Bispo Primaz Dr. Manoel Ferreira


2 – COMPAIXÃO E ALTRUÍSMO
Durante seu ministério, percebemos que Cristo realizava milagres como a multiplicação de pães; fazia sinais e prodígios com o intuito de revelar o grande amor de Deus. O que precisa ser destacado é a motivação que O levava a fazer algo pelo próximo.


2.1. Os milagres de Jesus eram precedidos pela compaixão
Analisando os milagres operados por Jesus, percebemos que, antes de realizar a ação, Jesus era tomado por um sentimento. Na passagem de cura de um leproso, registrado no Evangelho de Marcos, lemos: “E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero; sê limpo”, Mc 1:41. A expressão compaixão tem a ideia de empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro. Interpretando o texto sob este ponto de vista: antes de Jesus realizar a cura daquele leproso, Jesus sentiu a dor que aquele homem sentia e quem sabe até mesmo a vergonha de ser um leproso. Quem quiser ser canal de bênção para transformar a vida das pessoas, necessita ser mais sensível |à realidade alheia.


2.2. Menos fama e mais altruísmo
Jesus caminhava na contramão de Sua sociedade, enquanto as pessoas tocavam trombeta de tudo o que era realizado, Jesus simplesmente, dizia: “Vai e não conta a ninguém o que Deus fez por ti”, Mc 1:44. A motivação de Jesus a não era o sucesso, mas sim a glorificação do Pai. Jesus era altruísta, Suas ações visavam o bem-estar do próximo e a morte vicária de Cristo foi o maior exemplo desta sublime atitude. Infelizmente, na atualidade, o que mais presenciamos são pessoas querendo se promover a qualquer custo por intermédio do dom que Deus confiou a elas. Importa que o Senhor cresça e que o Seu nome seja glorificado (Jo 3:30).


3 – O PROPÓSITO DA MISSÃO
Toda a maneira de ser e de viver de Cristo foi para cumprir o objeto pelo qual Deus estabelecera (Jo 9:4). A dor, a agonia da cruz. a traição de Judas, a perseguição religiosa e a falta de fé do povo não foi capaz e demovê-lo de Sua missão.


3.1. A vida precisa ter um propósito.
Não estamos nesta terra apenas para ver a vida passar, mas sim para cumprir a missão que Deus nos confiou. Deus designou a Jesus par aa mais nobre das missões, servir como sacrifício perfeito para remissão dos pecados da humanidade. João, ao escrever Apocalipse, diz que Ele é o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13:8). O propósito que Jesus tinha fez com que Ele não potencializasse as coisas que aconteciam em sua vida. Quando vivemos os propósitos de Deus, precisamos avançar sempre e nunca olhar para trás. Paulo, o grande apóstolo dos gentios, encontrou um propósito para sua vida e foi até o fim (2Tm 4:7).


3.2. Morrendo por uma causa.
O ápice da obra redentora foi a morte de Cristo na cruz. Enquanto as pessoas que eram crucificadas recebiam a punição pelos seus erros, Jesus estava a impor uma causa nobre: reconciliar o homem com Deus (2Co 5:18). Nunca na história humana houve ou haverá um evento como a crucificação de Jesus, em que a natureza se comoveu: O texto bíblico narra que houve trevas sobre a terra, a terra tremeu e as rochas se fenderam (Mt 27:45,51). A compaixão de Jesus pela humildade O fez doar-se sem limites. ele se fez homem, veio ao mundo em nosso resgate, se fez réu em nosso lugar, pagou a nossa dívida e nos justificou diante do Pai.
* Comentário da Liçãoem diversa passagens é possível ver o Mestre tendo grande compaixão ao sofrimento alheio. Nas Escrituras a palavra compaixão aparece 83 vezes, sendo que 65 vezes no AT e 18 vezes no NT, sendo que 11 ocorreram nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas referindo-se ao Ministério terreno de Cristo. Derivada do latim “compassio onis”, a palavra significa piedade. Já no grego a palavra é Esplagnisomai e está relacionada às partes viscerais de um indivíduo. A Bíblia fala que Jesus se movia de íntima compaixão, e esta sensibilidade trazia-lhe grande incômodo a dor alheia. A compaixão é um dos atributos comunicáveis de Deus e ela deve ser manifesta na vida daqueles que O servem.


CONCLUSÃO
A sensibilidade de Cristo rompia barreiras culturais e religiosas, pois focava no ser humano e Seu indiscritível Amor revelava a essência de Seu caráter.
ComplementandoDr. Rafael Ruiz, professor da UNIVESP, em palestra na FCMSCSP, diz que a insensibilidade é a doença do século. Segundo o professor, a falta de respeito, carinho e delicadeza nas relações interpessoais, resulta em uma sociedade intolerante. Um reflexo de uma sociedade egoísta que tirou de cena o Criador e Seus princípios.
* A sensibilidade de Jesus O levou a ser compassivo e altruísta em Sua missão terrena.
Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


SUGESTÃO PARA FINALIZAR A AULA
Dinâmica: Eu, um samaritano!
Objetivo: 
Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.
Material:
Bíblia
Material humano: 06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.

Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 25 a 37. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com


PENSE NISSO!
A bondade é o nosso firme compromisso com Cristo para o benefício do próximo.


SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A história do bom samaritano ensina ao doutor da lei que o seu próximo é qualquer um que ele encontrar que tenha uma necessidade. Jesus encerra a história com a pergunta: 'Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? O doutor da lei sabe a resposta, mas ele não pode deixar de falar a menosprezada palavra 'samaritano' e ainda querer escolher seu próximo. Por isso ele só se refere a ele como 'O que usou de misericórdia para com ele' (v. 37).
A resposta do doutor da lei está correta, porque o samaritano é aquele que agiu com o próximo. Mostrando compaixão, ele se alinhou com o amor a Deus e ao próximo. Ao contrário do sacerdote ou do levita, ele se submeteu ao mandamento de amor que resume toda a lei. Semelhantemente, Jesus quer que o doutor da lei responda a Deus e ao próximo de maneira própria de criança. Ele lhe fala: 'Vai e faze da mesma maneira'. O doutor da lei também pode cumprir a ordem de amar a Deus e ao próximo satisfazendo as necessidades dos outros a despeito de raça, cor ou sexo" (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Vol. 1. 4ed. Rio de Janeiro: CPAD,2009 p. 91).


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário