15 de abril de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 03: O caráter exemplar de Jesus

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição: Lição: O caráter exemplar de Jesus
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
👇
PENSE NISSO!
O caráter exemplar de Jesus é referência para a Igreja.
.  Como Homem, Jesus teve um desenvolvimento e um caráter perfeito que refletia a sua natureza divina. Até os 30 anos, Ele viveu como todo judeu. Foi apresentado no Templo por seus pais, participou das festas judaicas, trabalhou como carpinteiro, pagou impostos e teve uma vida sociável, indo a jantares na casa dos amigos e a festas de casamento. Por isso, Jesus deve ser nosso modelo e referência como Homem e servo. 
Que possamos seguir sempre os seus passos, glorificando o seu nome.
Ele disse: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também". (João 13.15).
Adália Helena.
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

O CAMINHO DE DEUS - Asaph Borba


Jesus Cristo Mudou Meu Viver 


Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)


SEU NOME É JESUS - COM CRISTO (Oficial Lyric Video)


Harpa Cristã:  41


Harpa Cristã 412 - Jesus Cristo, Bem Amado

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: O Caráter de Jesus
Objetivo: 
Estudar sobre o caráter de Jesus.

Material:
19 características do caráter de Jesus digitadas(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
01 quadro ou uma cartolina
01 caixa

Procedimento:
Antes da aula:
Recortem cada característica.
Coloquem as características dentro da caixa
Na aula:
- Apresentem a caixa.
- Falem que nela há várias características do caráter de Jesus.
- Por que estão dentro da caixa?
Aguardem as respostas dos alunos.
Depois, o caráter é algo específico de cada pessoa e que está contido no nosso interior, mas que se revela quando agimos e falamos.
- Então, vamos agora conhecer quais são as características do caráter de Jesus?
- Abram a caixa e peçam para que os pequem 01 característica.
- Cada aluno deve ler a característica que pegou.
- Em seguida, após a leitura da característica, vocês(professores) falem um pouco sobre cada uma delas, apresentem situações referentes a elas e também textos bíblicos.
As características: 
Amoroso
Observador
Conhecedor dos corações
Movido por compaixão
Manso
Sábio
Tinha autoridade
Zeloso
Paciente
Sensível
Humilde
Misericordioso
Obediente
Justo
Puro
Fiel
Focado nas prioridades
Preocupava-se com as pessoas
Relacionava-se bem o pai(Deus)
- Perguntem: Quais traços do caráter de Jesus chamou mais atenção de vocês?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, leiam I Pedro 1. 2 a 4:
“Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.
Por Sulamita Macedo.
Fonte:Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
TEXTO DE REFERÊNCIA:
Lucasc 2.46,52
46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.


  LEITURA SEMANAL
Seg Fp 2.8 
Jesus foi obediente até a morte.
Ter Mt 7.29 
Jesus ensinava com autoridade.
Qua At 10.38 
Jesus foi ungido por Deus.
Oui Lc 2.40 
O menino Jesus se desenvolvia em todas as áreas da vida
Sex 1Pe 2.22 
Não cometeu pecado e não se achou engano em Sua boca.
Sab Is 53.7 
Como ovelha muda não abriu a Sua boca.


VERSÍCULO DO DIA
   João13.15
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.


VERDADE APLICADA
Jesus em todos os aspectos é um modelo supremo para a conduta e identidade do cristão.


Bíblia online
Bíblia sagrada online

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Perceber o quanto precisamos nos aperfeiçoar em Cristo;
- Aprender com Jesus a ser obediente ao Pai;
- Reconhecer que nossas condutas revelam nossa crença.

🙏 
MOMENTO DE ORAÇÃO
Clamemos para que, a exemplo de Jesus, venhamos ser fiéis em toda a nossa maneira de viver.


INTRODUÇÃO
Jesus sabia se relacionar com o Pai e com as pessoas. Sem dúvida, Ele é o maior referencial que temos. Por isso precisamos nos espelhar em Cristo para que todo o nosso ser seja moldado pela excelência do Seu caráter.


PONTO CHAVE
Em todos os instantes devemos estar em constante aprendizagem ao lado de Jesus.


1 - A NATUREZA HUMANA E DIVINA NO DESENVOLVIMENTO MINISTERIAL
Em Jesus, vemos a união da natureza divina e a humana, e ambas viviam em harmonia de forma que a divina não anulava a humana e nem a humana anulava a divina. As duas se complementavam no exercício do Seu Ministério.


1.1. O preparo humano de Jesus
Jesus, embora sendo enviado por Deus, passou por um período de preparação até a consumação de Sua vocação. Segundo a Bíblia, Seu ministério começou de fato quando Ele tinha aproximadamente trinta anos de idade (Lc 3.23) e durou cerca de três anos e meio. O evangelista Lucas narra que o menino Jesus crescia e se fortalecia em espirito, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre Ele (Lc 2.40). A informação de Lucas evidencia o desenvolvimento físico, mental e espiritual do menino Jesus. Precisamos nos preparar secular, profissional e espiritualmente para a chamada que Deus tem em nossa vida. As demais coisas necessárias para o exercício do ministério, com certeza, Deus nos capacitará.


1.2. Jesus é ungido por Deus
A Bíblia nos diz que Jesus foi ungido por Deus (At 10.38); a unção é feita pela separação e consagração para uma obra especifica; no caso de Jesus, a obra da Redenção da humanidade. Jesus, em todos os momentos de Seu ministério, cultivava uma vida de oração e intimidade com Deus; mostrando que, por mais que sejamos vocacionados e preparados para uma missão, não podemos abrir mão do desenvolvimento espiritual. O Apóstolo Paulo frisou que sua pregação não consistia apenas em oratória e sim na demonstração do Espirito e de poder (1Co 2.4), para que a fé de seus ouvintes não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. É imprescindível que, a exemplo de Cristo, venhamos desenvolver uma vida de jejum e oração diante de Deus.


REFLETINDO
Busque o Evangelho que rasga, que lhe faz brotar lágrimas, que lhe dá cortes e feridas na sua consciência, o Evangelho que mata seu eu. C. H. Spurgeon


2 - PRIORIZANDO A OBEDIÊNCIA AO PAI
Apesar de ser um com o Pai, Jesus sempre foi obediente ao Pai, o texto Sagrado enfatiza que Jesus foi obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2.8). Em todo o momento de Sua vida terrena, vemos Cristo submisso à vontade divina.


2.1. Assumindo a forma de servo
Paulo, ao escrever sua Carta aos irmãos da cidade de Filipos, mostra que Jesus em obediência ao Pai assumiu a forma de servo, aniquilando-se a si mesmo; fazendo-se semelhante aos homens (Fp 2.6-7). João declara que Jesus era o Verbo e o Verbo estava com Deus (Jo 1.1). Mesmo sendo a segunda Pessoa da Trindade, Jesus não questionou, mas foi obediente a todos os propósitos que o Pai tinha para a Sua vida. Em nosso desenvolvimento humano e ministerial, precisamos ser leais aos nossos pais biológicos, aos nossos pais espirituais, bem como ao nosso Pai celestial. Jesus colheu frutos de Sua obediência, pois, como está escrito: Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome, que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai', Fp 2.9-11.


2.2. Cumprindo a vontade de Deus
A Bíblia relata um dos momentos de maior agonia de Jesus no Jardim do Getsêmani. A narrativa de Mateus 26.36-46 transcreve as palavras de Jesus que, durante os instantes dedicados a oração, diz: "A minha alma está cheia de tristeza até a morte. Lucas descreveu que a agonia era tamanha que Seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue (Lc 22.44). Nos três momentos de oração, percebemos o dilema de Jesus em relação à vontade do Pai, mas, entendendo que a cruz era a vontade de Deus, Ele disse: faça-se a tua vontade, Mt 26.42. Por meio deste evento aprendemos que ser obediente a Deus, muitas vezes, inclui em renunciar os nossos sonhos e projetos pessoais, mas vale a pena; pois Deus nos recompensará.


3 - VIDA, ENSINAMENTOS E CONDUTA NA PRATICA
Os Evangelhos narram a história de Jesus e a maneira como Ele se comportava diante da sociedade. Sua vida e Seus ensinamento eram comprovados pela maneira como Cristo vivia: para servir e revelar Deus por intermédio de Sua conduta.


3.1. Uma conduta condizente com a mensagem
A maneira como Jesus vivia já demonstrava o Seu grau de comprometimento com Sua missão. Jesus é a revelação plena de Deus para a humanidade, por isso percebemos Jesus amando as pessoas independente de sua cor, raça, sexo e posição social. Por diversas vezes, percebemos os fariseus, saduceus e escribas querendo pegar Jesus em perguntas capciosas, porém Jesus sabia responder com sabedoria. Durante Seu ministério, vemos Jesus tocando num leproso (Mt 26.6), conversando com uma mulher adúltera (Jo 8.4-11) e atendendo uma mulher siro-fenícia (Mc 7.24-29), pois nosso Deus não faz acepção de pessoas. A nossa prática cristã deve ser coerente com a nossa pregação, para que o mundo veja Cristo em nós (2 Co 3.2).


3.2. Uma conduta ilibada
Pedro, ao falar sobre o caráter de Jesus, disse que Ele não pecou, e nem mesmo se achou engano em Sua boca (1Pe 2.22); o escritor aos Hebreus pontua que, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4.15). O próprio Pilatos asseverou que não via em Jesus crime algum para condená-lo (Jo 19.4). Jesus, o Cordeiro de Deus, não tinha pecado e nem mancha, foi o sacrifício perfeito para a remissão de pecados. Nós, os cristãos, estamos com uma grande responsabilidade, a de seguir as pisadas de Jesus. No Sermão do Monte, Jesus disse que precisamos ser perfeitos como nosso Pai, que está nos céus (Mt 5.48).


CONCLUSÃO
Cristo é o exemplo perfeito a ser seguido, e como genuínos cristãos devemos imitá-lo: negarmos o nosso eu, tomar a nossa cruz e seguí-lo.

*  A pessoa e a vida de Jesus é o modelo supremo para que o cristão exerça o caráter de Cristo na terra.
Fonte: Revista Betel Conectar


Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário