29 de abril de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 05: Evidências de um Caráter Moldado por Cristo

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição: Evidências de um Caráter Moldado por Cristo
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
A DEFINIÇÃO DE CARÁTER
Caráter é como uma marca impressa que distingue o ser humano, é a soma total de todas as influências positivas ou negativas aprendidas no decorrer da vida. Ele se manifestará através de valores, motivações, atitudes e sentimentos. O caráter refletirá os traços da natureza pecaminosa (influenciado pelo mundo), ou os traços da natureza divina (influenciado pela Palavra de Deus). Em Hebreus 1:3 está escrito que Cristo é o próprio caráter de Deus “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa”.O caráter de Deus que foi impresso em Jesus Cristo precisa ser impresso nos discípulos (nós) para que, desta forma, o mundo creia em Deus. Nossa primeira decisão é crer e depois sermos feitos conforme a Sua própria imagem, sendo assim identificados como cristãos “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” Romanos 8:29, “Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial” 1 Coríntios 15:49. O propósito de Deus é que o ser humano se torne à imagem do seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS É FORMADO PELA CRUZ
Não há outra maneira das marcas do caráter de Cristo serem formadas, a não ser pela cruz. Como está escrito em Mateus 16:24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”.
 A lei da cruz opera em nós para nos moldar e nos ensinar a vida no Espírito. 
Veja a seguir alguns princípios:
A cruz é o quebrantamento da vontade e força humana pela ação do Senhor. Deus prepara situações que tratam nossas vontades para que possamos ser quebrantados;
A cruz é que opera em nós a beleza do Senhor, ela nos capacita para termos o caráter que suporta o poder de Deus. 
Antes de conhecermos o poder e a glória temos que ser tratados pela cruz de Cristo, pois quanto mais alto Deus for nos levar, mais tratamentos precisamos ter em nosso caráter. Por isso as pressões e tentações aumentam à medida que subimos em Deus, pra que sejamos fortalecidos para a guerra contra o mundo espiritual e o pecado.
A cruz traz maturidade espiritual e emocional. 
Discípulos precisam ser pessoas que vencem os ataques do inimigo em sua mente e emoções, não podem ceder às pressões malignas sobre a carne. Sempre antes da visitação do Espírito e dos avivamentos, as pessoas a serem usadas por Deus sofrem, choram e gemem, até que a mão do Senhor toque para operar. Portanto, como servos de Deus necessitamos conhecer estes caminhos e estarmos preparados para enfrentá-los.

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Harpa Cristã: 9


Harpa Cristã: 11

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Mateus 5.1-12
1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.


  LEITURA SEMANAL
Seg 2Tm 2.24 
O servo do Senhor precisa ser manso.

Ter Gl 6.10 
Precisamos fazer o bem a todos.

Qua At 2.44-45 
A igreja primitiva era solidária com o próximo.

Oui Lc 6.27 
A necessidade de amar os nossos inimigos.

Sex Mt 6.12 
A necessidade do perdão.

Sab Mt 22.39 
Amando o próximo como a nós mesmos.


VERSÍCULO DO DIA
  2Corintios 5.17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: As coisas velhas já passaram; eis que tudo novo se fez.


VERDADE APLICADA
Os discípulos de Jesus devem produzir frutos a fim de que o mundo possa ver Cristo em nossa maneira de viver.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender o Sermão do Monte como ideal de Cristo;
- Mostrar a importância de se ter o caráter moldado em Cristo;
- Conscientizar que Jesus é o nosso maior exemplo.



INTRODUÇÃO
Um dos mais famosos discursos de Jesus, o Sermão do Monte, apresenta o ideal de conduta do Reino de Deus, por isso todos os que são seguidores de Cristo precisam obedecer e viver de acordo com aquilo que foi estabelecido pelo Mestre.


PONTO-CHAVE:
Que a nossa prática diária venha refletir o Cristo que seguimos.


1 - HUMILDADE E MANSIDÃO
As bem-aventuranças mostram o quanto são felizes e prósperos aqueles que têm suas emoções e sentimentos dominados pelo Espírito Santo. Do ponto de vista humano, ser humilde é ser taxado de ingênuo, porém aos olhos de Deus estes são bem-aventurados.


1.1. O que entendemos ser um bem-aventurado?
A palavra bem-aventurado (gr. makarios), sugere uma pessoa feliz, supremamente abençoada e uma satisfação concedida àqueles que experimentam a salvação. Podendo falar também das bênçãos já desfrutadas nesta vida e que irão gozar de maneira plena na vida futura. Precisamos considerar que cada bem-aventurança proferida é um pronunciamento de bênção, uma descrição daqueles considerados abençoados. Assim, por intermédio das beatitudes, Jesus deixa claro que, muitas vezes, quem quer ser Seu discípulo precisa caminhar na contramão do mundo.


1.2. Quem são os mansos e humildes?

O termo usado por Jesus "mansos, não é sinal de fraqueza, mas sim de alguém que tem seus impulsos freados pela autodisciplina e humildade. O verdadeiro discípulo de Jesus aprenderá com Ele ao aceitar seu convite: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, Mt 11.29. Que Deus nos ajude a mortificar cada vez mais o nosso velho homem e deixar a natureza de Cristo nos tornar todos os dias conforme a Sua imagem e semelhança. Mansidão e humildade são virtudes de Jesus. Lembremos sempre da recomendação bíblica de que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6).


REFLETINDO
No Sermão do Monte não nos é recomendado vivei deste modo e vos tornareis cristãos. Pelo contrário, somos ali ensinados, visto que sois cristãos, vivei deste modo. Martyn Lloyd-Jones


2 - MISERICORDIOSO, COM FOME E SEDE DE JUSTIÇA
Jesus era um notável Mestre compassivo e misericordioso, que transformava vidas por meio de Suas palavras e atitudes. Ele não apenas ensinava com palavras, mas na prática era o próprio exemplo vivo de Seus ensinamentos.


2.1. A expressão misericórdia e suas implicações

A expressão misericórdia [gr. eleemon], traz a ideia de compaixão que une sentimento com ação. Existem pessoas que são capazes de se condoer com a situação de seus semelhantes. Jesus não somente exalta a qualidade, mas também promete que aquele que oferece misericórdia receberá misericórdia (Mt 5.7). Paulo nos exortou a ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fp 2.5). Este verbete é tão forte que quase todos os milagres realizados por Jesus estão associados ao sentimento de compaixão. Todas às vezes em que Jesus era tomado por este sentimento, milagres se realizavam. Nossas atitudes devem mostrar que somos altruístas.


2.2. Os que têm fome e sede de justiça serão fartos
Neste trecho do Sermão da Montanha, Jesus fala de fome e sede que são as necessidades básicas de todo o ser humano no que tange à sobrevivência. A fome e a sede de justiça revelam que os discípulos de Jesus anseiam pela manifestação da justiça divina na terra, ao mesmo tempo que são propagadores de Sua vontade, lutando por uma sociedade mais justa e reta. Que a cada dia venhamos clamar como diz a oração do "Pai Nosso: "venha o teu Reino, pois sabemos que o Reino de Deus tem seus fundamentos na justiça e na retidão, no entanto, Seu amor e verdade estão em Sua frente (Sl 89.14).


3 - CORAÇĀO PURO E PACIFICADOR
No Salmo 15, vemos a preocupação do salmista em saber quem vai habitar no monte santo do Senhor. Jesus, ao falar sobre as bem-aventuranças responde a pergunta, dizendo que precisamos ter o coração puro e lutar pela paz (Mt 5.8,9).


3.1. Os que têm coração puro verão a Deus.
Uma das maiores promessas que os salvos possuem é um dia não somente ver a Jesus face a face (1Co 13.12), mas morar com Ele por toda a eternidade. A promessa de ver Deus é para os limpos de corações, que são conhecidos por andar em sinceridade, praticar a justiça, e falar verazmente segundo o
seu coração (Mt 5.8). Quem tem o coração puro não difama com a sua língua e nem faz mal ao seu próximo. Não possui uma mente alimentada pela malícia mundana, ao contrário, tem o firme propósito de servir a Deus sendo fiel até o fim.


3.2. Os que promovem a paz serão chamados de filhos de Deus
Os filhos de Deus são reconhecidos e desfrutarão das promessas quando conseguem transmitir a paz que o "Príncipe da Paz" tem. Paz é uma das virtudes cardeais da ética de Cristo, visto que, para ser discípulo de Jesus, é necessário amar o inimigo (Mt 5.44). Paulo deixou claro que, se depender de nós, precisamos ter paz com todos (Rm 12.18). Que sejamos o bom perfume de Cristo; fazendo com que as pessoas desfrutem da verdadeira paz, que só pode ser encontrada de maneira plena em Cristo Jesus.


CONCLUSÃO
Jesus ensinou princípios que vão além de regras. Eles levam Seus seguidores a um patamar mais elevado, iniciando no coração, culminando em ações.

*  A transformação do caráter do cristão manifestará em atitudes corretas diante de Deus, e felizes serão os que assim procederem.
Fonte: Revista Betel Conectar


PENSE NISSO!
AVALICAÇÃO PESSOAL
• Defina o que é caráter.
• Como o caráter de Cristo é formado em nossa vida?
Ter um modelo é fundamental na formação do caráter, e Ele nos ensina a aplicar, viver e frutificar em tudo que vimos acima. Que possamos afirmar, assim como o apóstolo Paulo, que somos imitadores de Jesus. Para tal, devemos sempre: conhecê-lo, submeter-se ao seu senhorio, ter uma obediência irrestrita e negar a si mesmo. Que possamos caminhar moldando nosso caráter de glória em glória (2 Co 3:18), como um aroma suave subindo à presença de Deus, um verdadeiro meio de adoração.

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário