30 de agosto de 2021

Aula Bíblica Juniores – Lição 10: Deus guarda o profeta: O profeta Elizeu

Ideias para o ensino
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:





 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Deus Cuida de Mim - Pequenos Atos




Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração



TELEFONE DO CÉU É A ORAÇÃO

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012

Lição:



Objetivo:
Explicar a respeito da certeza que temos da presença de Deus ao nosso lado mesmo não podendo vê-lo.


Prezado(a) professor(a),
O trabalho com os Juniores vai além de contar histórias bíblicas e cantar alguns louvores, pois estamos plantando a semente da Palavra de Deus nos corações dos nossos alunos. É importante que você, durante a semana, leia e medite no versículo que será ensinado e também no texto bíblico da lição. Permita que primeiramente Deus fale ao seu coração por intermédio da lição. Se você for tocado e alimentado pelo estudo bíblico seus alunos também o serão.

No início da semana procure preparar todo o material didático que será utilizado, pois a organização e o planejamento facilitam o ensino e o aprendizado. Lembre-se de que tudo que fazemos em classe têm uma função educativa.



É hora do versículo para Memoriza
Memorizando:






Vamos ler o que a Bíblia diz:
História Bíblica:
  
2 Reis  6. 8 - 23
8 O rei da Síria fez guerra a Israel e, em conselho com os seus oficiais, disse: Em tal e tal lugar, estará o meu acampamento.
9 Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo para ali.
10 O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de Deus lhe falara e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou, não uma nem duas vezes.
11 Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12 Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.
13 Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã.
14 Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade.
15 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?
16 Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
17 Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
18 E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
19 Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
20 Tendo eles chegado a Samaria, disse Eliseu: Ó SENHOR, abre os olhos destes homens para que vejam. Abriu-lhes o SENHOR os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samaria.
21 Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?
22 Respondeu ele: Não os ferirás; fere aqueles que fizeres prisioneiros com a tua espada e o teu arco. Porém a estes, manda pôr-lhes diante pão e água, para que comam, e bebam, e tornem a seu senhor.
23 Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel.

 Bíblia sagrada online
   
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.

Texto Bíblico: 2 Reis 6.8-23.
Introdução
O texto lido nos relata que Israel vivia um dos momentos mais críticos de sua história, quando o moço do profeta Eliseu acorda pela madrugada e vê toda cidade cercada pelo inimigo, ele então se desespera e pede socorro “...Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Rs 6.15b). Foi nesse momento que através da oração do profeta Eliseu que algo sobre natural e impressionante acontece, Eliseu pede para o seu moço que ele abra o seus olhos e enxergue a vitória que o Senhor proporcionará e que Israel não seria sucumbido pelo rei da Síria. “Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Rs 6.17-18).


Havia uma crise
O rei da Síria enviou para Dotã, lugar onde estava Eliseu, homem de Deus, cavalos, carros e tropas de soldados “Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade” (2 Rs 6.14). Um exército cercou a cidade. Um homem cercado pelos inimigos. Não tem sido assim em nossas vidas, muitas vezes sentimos encurralado? Num beco sem saída? Em meio a uma guerra? Sentimos só, parece que Deus se esqueceu de nós.

O rei da Síria, citado aqui no texto pode ser representado com o pecado que tão de perto nos rodeia e nos embaraça “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia...” (Hb 12.1), a Bíblia nos diz para estarmos com os olhos abertos “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1 Pe 5.8).
Como os pecados tem nos cercado, assim também problemas tem nos afligido, problemas familiares, emocionais, econômicos, de saúde etc. O momento pode ser dramático ou de sobremaneira difícil, somos hoje pessoas cercadas, encurraladas sem saída. Como Eliseu estamos cercados por todos os lados pelos inimigos que querem nos devorar.

Houve o momento de desespero
No versículo 15, “Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Rs 6.15), Conta que o discípulo do homem de Deus se levantou muito cedo provavelmente de madrugada e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros “...então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Rs 6.15).

“Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”(2 Rs 6.16).
O profeta Eliseu no momento mais crítico e difícil responde com grande confiança: "...mais são os que estão conosco...". Jesus esta conosco todos os dias. “...porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 Jo 4.4).

Deus abre os olhos espirituais e provê o socorro
“Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja...” (2 Rs 6.17a). Deus responde a oração do profeta Eliseu “...O SENHOR abriu os olhos do moço,...” (2 Rs 6.17b).

Quantos estão presos como um pássaro em uma gaiola e não consegue ver que a porta está aberta. É necessário que o Senhor abra os nossos olhos. Só estamos vendo os problemas, infelizmente estamos com os olhos fechados, e não temos visto os milagres que o Deus das impossibilidades pode realizar por nós.
“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”(Lc 1.37).

O monte estava cheio de cavalos e carros, um grande exercito de inimigos “...eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade...” (2 Rs 6.15). No meio das adversidades ali estava Deus com carros e cavalos de fogo para garantir a vitória de seu filho “...e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Rs 6.17c). Não pense que você está sozinho nesta luta, Jesus esta com contigo pra ti ajudar e socorrer. Deus quer nos acudir, quer nos socorrer, quer suprir as nossas necessidades. Ele é poderoso para fazê-lo. Hoje Deus pode enviar suas carruagens de fogo para nos atender, não podemos nos esquecer de que há um grande exercito a nossa volta. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34.7). “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hb 1.14).

Vencemos o mal através do bem

O exército dos inimigos desceu para a peleja, para o ataque, para a batalha. Porém o homem de Deus orou e os olhos dos soldados Sírios ficaram cegos. Quando oramos ao Senhor, o mal não prevalece, não avança, pois nenhuma arma forjada contra nós prosperar (Is 54.17).
Eliseu então conduziu o exército cego ao rei de Israel.
Deus nos dará sempre a vitória sobre os nossos inimigos, quando agimos conforme a Sua palavra, vencendo o mal com o bem. Assim fez o rei de Israel com os seus inimigos: “Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel” (2 Rs 6.23).

Aplicação da Lição
Enfatize aos seus alunos que não importa quão difícil possa ser a situação. Devemos sempre confiar em Deus. Ele sempre atende nossas orações e nos envia auxilio.
Para ajudar na sua reflexão a respeito do texto bíblico da lição, leia o texto abaixo:
2 Reis 6.16,17. “O servo de Eliseu deixou de sentir medo ao ver o poderoso exército celestial. A fé revela que Deus faz mais por seu povo do que poderia imaginar ou avaliar por meio daquilo que vemos. Quando estamos enfrentando dificuldades aparentemente insuportáveis, devemos nos lembrar que os recursos espirituais estão disponíveis, mesmo que não possamos vê-los. Vejamos pelos olhos da fé e deixemos que Deus nos mostre os seus recursos. Se não virmos o Senhor trabalhar em nossa vida, o problema pode ser a nossa visão espiritual, não o poder de Deus”.

2 Reis 6.21,22. “Eliseu disse ao rei que não matasse os sírios. O governante de Israel não deveria receber o crédito por aquilo que somente Deus pode fazer. Ao colocar comida e água diante deles amontoava ‘brasas vivas’ sobre a cabeça (Pv 25.21,22).
(Extraído de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p.518)



Recursos Visuais:





 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
 
Atividade:
Resultado de imagem para atividades historinha Eliseu exercito de anjos




      
      
Criança de jesus tem energia pra gastar



DINÂMICA: FÉ

Objetivo: compreender que Deus recompensa a fé do cristão e que sua atitude de confiança inabalável fortalece a vida de muitas pessoas. 
Material: cinco metros de fio de náilon, moldes de pés feitos em cartolina ou papel cartão, caneta, fita adesiva. 
Procedimento: Comece a dinâmica distribuindo os desenhos dos pés. Depois peça que cada um escreva neles uma necessidade e os passos que precisam dar para alcançar uma promessa feita por Deus ou conquistar alvos na vida cristã. Depois que todos escreverem, com o pedaço de fita adesiva, fixe os desenhos dos pés na estrada invisível ( o fio de náilon) e estique bem o fio. De longe só vai aparecer os pés. Termine falando que as pessoas da Bíblia não eram grandes por sua capacidade ou poder. Elas simplesmente eram importantes porque tinham fé em um grande Deus. Elas caminhavam na estrada invisível da fé (Hb 11.6).
Fonte: Revista Ensinador cristão ano 6 nº 23 Julho/Agosto?Setembro-2005.


   
LIVRAMENTO DO SENHOR
1. A oração confiante de Ezequias. 
Para intensificar ainda mais sua estratégia do medo, o rei assírio enviou cartas atrevidas e ameaçadoras ao rei Ezequias (2 Cr 32.17). A mensagem exigiu a rendição de Jerusalém. Mas o rei de Judá apresentou essas cartas diante do Senhor, e orou fervorosamente (Is 37.14-20). Nessa oração Ezequias agradeceu a Deus e declarou sua soberania sobre tudo e todos. E, apresentando as afrontas de Senaqueribe, pediu ao Eterno que o livrasse daquele ímpio.

2. Deus conforta o rei. 
Deus usou o profeta Isaías para confortar o rei Ezequias e mostrar que estava com ele. O Senhor disse que tinha ouvido as orações do rei a respeito do atrevimento de Senaqueribe (Is 37.6,7,21,22). Aquele ímpio havia afrontado e blasfemado do verdadeiro e único Deus. Naquela mesma noite, sem que Ezequias usasse qualquer arma, o Senhor dos Exércitos lhe deu o livramento. Um anjo do Senhor foi enviado por Deus e matou, de uma só vez, cento e oitenta e cinco mil assírios (2 Rs 19.35). O fim de Senaqueribe não poderia ser mais trágico. Foi assassinado pelos próprios filhos (2 Cr 32.21).



Lembrancinha:



Para reforçar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:
Sente-se com seus alunos em círculo no chão da classe. Converse a respeito das lições que estão sendo estudadas no trimestre. Depois, faça a seguinte indagação: “Deus já deu a você ou a sua família uma vitória especial? (A cura de alguma enfermidade, a compra de uma casa, a salvação de algum parente.)” Incentive a participação de todos. Depois explique que durante a nossa caminhada temos que enfrentar algumas dificuldades e alguns inimigos, mas a nossa fé em Jesus nos faz mais que vencedores. Em seguida, leia com os alunos o cântico de Moisés e de Miriã depois da vitória sobre os egípcios. Divida a turma em grupos, distribua o papel e a caneta e peça que os grupos façam a letra de um cântico de vitória ao Senhor ou um grito de guerra. Eles podem usar a música de algum cântico já conhecido.
Telma Bueno
Educação Cristã - Publicações CPAD


Aplicação: 
O profeta Eliseu pediu que Deus mostrasse ao seu ajudante os anjos que estavam guardando os dois. Quando o ajudante olhou para o céu, ele viu o exército de anjos do céu com carros de fogo. Então, ele creu que nada poderia vencê-los. Vocês sabiam que vocês podem ver o que Deus vê! Vocês só precisam fazer a mesma oração que Eliseu fez para que Deus abra os seus olhos para vocês verem como Ele vê. Por exemplo: quando vocês estiverem orando por algum problema, fechem os olhos e vejam esse problema já resolvido, da maneira como vocês oraram para que Deus fizesse. Imagine se chegasse à porta da sua casa um montão de carros de polícia com milhares de policiais armados, para prender você e sua família. Você sentiria medo? Foi isso que o ajudante do profeta sentiu; medo! Mas, ele não sabia que Deus envia os anjos do céu para lutar por nós. Quando ele viu os anjos ele creu. Jesus cuida de vocês, por isso Ele manda Seus anjos ficar perto de vocês o tempo todo para guardá-los de todo mal.
Amém.


*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Profetize milagre na vida de cada criança.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. 
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
*  Fale da importância da oração. 
*  Que precisamos orar sempre. 
*   Ore com as crianças agradecendo. 

* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  

CRIANÇAS ATENÇÃO!
 
Leia a Bíblia
 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
  

👉 Fontes consultadas:
Créditos -Revista Cpad - Juniores
As imagens foram tiradas da net.
Revista Ensinador cristão.
Adaliahelenablogspot.com.br
bogdaebi.blogspot.com/
apascentarospequeninos.blogspot.com/
ministerioinfantil
juniores.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
Ensino infantil num clique
blogtiale.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com.
evangelismoinfantil.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
http://www.cpad.com.br
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.









Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 



Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!








Vamos lá!!!  

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida


"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Jesus é a Esperança!

Queridas Tias e Tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário