28 de agosto de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 09: Os elementos do Lugar Santo

* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões:
👉 Apresentem o título da lição, Os elementos do Lugar Santo
Nesta lição, veremos a importância do serviço e da adoração a Deus refletida no Lugar Santo, um lugar de reverência e sacrifícios ao Altíssimo. Não podemos perder o senso de serviço e adoração divina. Uma vida piedosa é o que Deus requer de seus servos. Para isso, não precisamos de intermediários para entrar na presença de Deus. Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, nos abriu essa porta.

Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando ilustrações:
01 – Figura do Tabernáculo para mostrar o Lugar Santo:
02 – Figura das 03 peças do Lugar Santo: o candelabro, o altar do incenso e a mesa dos pães da proposição.





VIDEO
Lições do Tabernáculo - Apontando para Jesus



Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!
Texto de Referência:
   Êxodo 25:23-37
23 Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

24 E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor.

25 Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura.

26 Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés.

27 Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.

28 Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa.

29 Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás.

30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente.

31 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo.

32 E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele.

33 Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.

34 Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores;

35 E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro.

36 Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.

37 Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


Versículo do dia
 Hebreus 9:2.
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama santuário. Hebreus 9:2.


Verdade aplicada
O Lugar Santo era um lugar de serviço e adoração.


Objetivos da lição
👉 Descrever a mobília do Lugar Santo;
👉 Entender a mensagem espiritual destes móveis;
👉 Resgatar a importância da liturgia do culto.


🙏
Motivos de Oração
Que venhamos cultivar uma vida de adoração e submissão à vontade de do eterno Deus.


LEITURA DIÁRIA
  Segunda Jo 6.35
- Jesus é o pão da vida.

Terça Ex 27:20-21
- O azeite para o candeeiro.

Quarta Ex 37:10-11
- A mesa era de madeira revestida de ouro.

Quinta Ex 30:1-2
- O altar do incenso.

Sexta Jo 8.12
- Jesus é a luz do mundo.

Sábado Ex 37:17
- O castiçal era de ouro puro.


Introdução
O Lugar Santo está além do primeiro véu, que o delimitava do pátio. O Pátio era um espaço mais público, porém o Lugar Santo era acessado pelo sacerdote para ministrar incenso, trocar os pães aos sábados e manter a chama do candelabro acesa.


PONTO DE PARTIDA:
Os elementos do Lugar Santo mostram a suficiência de Cristo em nossas vidas.


1 - A mesa dos pães da proposição
Também chamado de pães da presença (1 Sm 21:6). A Mesa era uma das peças que estava no Lugar Santo, pois os pães representavam as doze tribos de Israel e também a conduta ilibada de Cristo em Sua vida e ministério.


1.1. Conhecendo a mesa dos pães
Pelo relato das Escrituras, a mesa era de madeira de acácia e também revestida de ouro; colocada de frente para o castiçal, ficando à direita do Lugar Santo. Sobre a mesa eram colocados 2 pratos para 12 pães redondos, portanto em duas fileiras de seis, conforme registrado em Levítico 24.5-9. Jesus está na representação dos pães, como aquele que alimenta e sustenta Seu povo, Ele é o pão da vida, conforme lemos no Evangelho de João 6.35. Outra verdade que percebemos é que o sacerdote se alimentava daquele pão, mostrando-nos que, como ministros de Deus, necessitamos, constantemente, estar diante da presença de Deus, ser alimentados por Ele, e, assim, alimentar o Seu rebanho. A mesa nos remete a ideia de comunhão e intimidade.


1.2. Um vislumbre da nação de Israel e a Igreja
Quando analisamos os pormenores da mesa da proposição, vemos doze pães, representando as tribos de Israel, que também se fazia representar no éfode do sumo sacerdote, como alguém que cuidava e intercedia pela nação. Jesus é Aquele que protege o Seu povo. Em Levítico 24.5 diz que, em sua composição, usava-se flor de farinha de trigo, que era a parte mais fina desse produto. Podemos dizer com isso que Jesus é a principal essência de nossa vida, sem Ele não passamos de pó e cinza. O que Deus era para a nação de Israel, Jesus tornou para a Sua Igreja. A presença de Jesus no meio de Seu povo é a certeza de que somos um povo forte e destemido.


Refletindo
Em Cristo podemos acessar o Lugar Santo e celebrarmos a obra realizada por Jesus Cristo. João Matias


2 - O Candelabro de ouro

O Candelabro era totalmente feito de ouro. Na Torah, seu nome aparece como "menorah", dando a ideia de castiçal, candeeiro ou candelabro. Seu papel era manter o Lugar Santo iluminado para que os sacerdotes pudessem ministrar no recinto.


2.1. Características do Candelabro
No relato bíblico, vemos que o candelabro seria de ouro batido, feito em uma só peça e do peso de um talento (Ex 25:31- 40). O ouro do candelabro aponta para a divindade de Jesus, bem explorada por João ao escrever seu Evangelho, onde Jesus usa com veemência a expressão "Eu Sou". Outro detalhe do Candelabro é que da coluna central saiam seis braços, três de cada lado, seis lâmpadas alimentadas com azeite, a sétima lâmpada era a da coluna central. Vale lembrar que lâmpada aqui é a mecha de um pano embebido no azeite em cada orifício dos braços do candelabro. Geralmente, luz nas Escrituras representa a natureza e o caráter de Deus. Dentro desta ótica, vemos o Castiçal como símbolo da Palavra de Deus, bem como Jesus como Verbo e parte integrante da divindade que veio brilhar nas regiões de trevas espirituais.


2.2. O azeite para o Candelabro
Em Êxodo 27:20-21, Deus estabelece que o povo de Israel deveria trazer azeite puro para que houvesse luz continuamente; e Arão e seus filhos tinham que manter o fogo aceso, sendo responsáveis por remover os morrões. Todo o Candelabro seria inutilizado se não tivesse o azeite para as lâmpadas. Percebemos também que o azeite para os demais braços saia do tronco principal. Aprendemos aqui que a nossa vida depende do tronco principal, que é Jesus Cristo, por isto precisamos estar conectados a Ele com Ele. Jesus foi categórico ao dizer que Ele é a videira verdadeira e nós as varas, Paulo, numa visão mais profética, diz que os gentios foram enxertados na oliveira; sendo participantes da raiz e da seiva da oliveira (Rm 11:17).


3 - O Altar de Incenso
Era a última peça do Lugar Santo, e ficava diante do véu da separação. Feito de ouro e madeira; simbolizando as duas naturezas em Cristo. Em sua aplicabilidade espiritual, podemos dizer que fala da vida de oração e adoração do crente.


3.1. A representatividade do Altar de Incenso
Este Altar é também conhecido como Altar de Ouro, e tinha como objetivo queimar incenso ao Senhor. O sacerdote queimava incenso perante o Senhor; apresentando as súplicas do povo. Incenso, na Bíblia, tem uma conexão muito grande com oração e louvor. Jesus, como sacerdote, ofereceu a si mesmo pelos pecados da humanidade. Paulo externa na carta aos Romanos que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Assim sendo, percebemos que este Altar é uma tipificação do ministério de Jesus intercedendo pelo Seu povo. Precisamos aprender com Jesus e exercitar o ministério da intercessão, mormente na obra missionária pelos países que estão dentro da janela 10/40, onde existe uma resistência muito grande quanto a pregação do Evangelho.


3.2. A Fórmula do Incenso

O próprio Deus revela para Moisés quais seriam os materiais usados na confecção do Incenso e que, de modo nenhum, poderia ser usado para fins próprios ou pessoais, mas exclusivamente, na obra de Deus (Ex 30:34 - 38). A composição envolvia os seguintes ingredientes, a saber: estoraque, ônica e gálbano. Deus nos capacitou com dons do Seu Espírito Santo, talento e conhecimento para o benefício da Sua obra, portanto não podemos usar estes dons e talentos de maneira indevida ou para interesses pessoais. Que Deus nos guarde, diante de um ambiente materialista, de praticarmos a simonia, que se caracteriza pela venda de bênçãos espirituais. Que venhamos nos esconder em Sua presença.

👉  Quanto aos ingredientes do incensos, vemos que a estoraque era uma substância que saía de uma árvore muito comum nos montes de Gileade. Não era necessário fazer incisões na árvore para a extração da resina, mas saía de forma natural como gotas, mostrando-nos que a oração e o louvor devem ser de maneira espontânea.

Outro ingrediente usado na confecção aromática do incenso é a onincha. Ao que tudo indica, era um perfume extraído de um molusco marinho, que vive no fundo dos mares ocidentais. Outra verdade espiritual revelada neste ingrediente é que nossa oração e adoração devem sair das instâncias mais profundas de nosso ser, por isso a oração é um derramar de alma diante de Deus, enquanto a adoração e admiração de Seu caráter. Por fim, encontramos o gálbano. Este ingrediente pode ser encontrado nas raízes de um arbusto em países orientais, principalmente na Síria e Arábia. O nome desta árvore é gálbano e a selva era extraída triturando as suas folhas. Novamente, percebemos que a oração que atrai a atenção de Deus eclode de um coração contrito e quebrantado.


CONCLUSÃO
O Lugar Santo representa um nível maior de intimidade e conhecimento de Deus na vida de Seus santos, cabe a nós desenvolver a nossa vida espiritual.

👉 No lugar Santo, o sacerdote oferecia trabalho diário ao Senhor. A palavra hebraica .... (avodah) é traduzida por "trabalho", que também é "adoração" e ela aparece mais de cem vezes no AT. Logo, o trabalho é uma forma de adorar quando o colocamos como oferta a Deus, expressando o amor de Cristo e nossas ações.

👉 Os Elementos do Lugar Santo nos levam a refletir sobre a grandeza da Obra Redentora de Cristo e, ao mesmo tempo, as responsabilidades que temos.


SUBSIDIOS
AS TRÊS PEÇAS QUE COMPUNHAM O INTERIOR DO LUGAR SANTO
1. Os mobiliários do lugar.
O Lugar Santo era o espaço de preparação dos sacerdotes para a entrada na segunda divisão do Tabernáculo, o Lugar Santíssimo. No Lugar Santo, havia três peças que compunham um ambiente perfeito de oração, intercessão, adoração e louvor: o castiçal de ouro (candeeiro ou candelabro), a mesa para os pães da proposição e o altar de ouro para os incensos (este ficava no centro do Lugar Santo e de frente para o véu que dava para o Lugar Santíssimo).
Sejamos zelosos em nossa vida de serviço e adoração a Deus.
2. O castiçal de ouro (Êx 25.3137).
O castiçal era feito de uma só peça de ouro, e sustentado por uma coluna central, de onde saiam três braços de cada lado, formando assim, sete lâmpadas. Essas lâmpadas eram, interiormente, alimentadas por dutos, nos quais havia uma mecha embebida no azeite, fornecendo dessa forma, um combustível que, uma vez aceso, fazia o Castiçal iluminar todo o ambiente. Ou seja, as sete lâmpadas produziam uma só luz.
Nos Evangelhos, o Senhor Jesus é apresentado como “a luz do mundo” (Jo 8.12). Ele, por sua vez, disse aos discípulos: “vós sois a luz do mundo” (Mt 5.16). Da mesma forma que o castiçal de ouro iluminava o ambiente escuro, Jesus é a luz que ilumina o mundo em trevas. A Igreja também tem essa mesma função na Terra até a volta do Senhor (Fp 2.15,16). Ela possui o verdadeiro azeite como a marca da unção do Espírito Santo (Jo 14.26). Assim, somos chamados por Cristo a iluminar o mundo, pregando o Evangelho com poder, autoridade e ousadia (At 1.8).

3. A Mesa com os Pães da Proposição (Êx 25.30).
A mesa era feita com madeira de acácia e recoberta de ouro. Nela, eram colocados os doze pães da proposição (Lv 24.5-9; Êx 35.13). Os pães eram feitos sem fermento (Lv 24.5). Deviam estes ser comidos pelos sacerdotes, a fim de que os ministrantes estivessem nutridos para exercer o ofício na presença de Deus.
O Senhor Jesus é o “pão da vida”. E todos os obreiros devem alimentar-se de Cristo. Só assim poderão ministrar com graça e autoridade diante da Igreja de Deus. Nesse sentido, todo crente é um sacerdote. Logo, devemos nutrir-nos do “pão da vida” (Jo 6.35,58). Somos o sacerdócio real feito por Deus (1 Pe 2.9)!

4. O Altar de Incenso (Êx 30.1-10).
O altar de incenso era também identificado como “o altar de ouro” ou “altar do cheiro suave”, em virtude do perfume, feito à base de plantas aromáticas, que queimadas sobre ele, exalavam um agradável perfume (Lv 16.12). Esse altar também ficava diante do véu que dava acesso ao “Lugar Santíssimo”.
A Palavra de Deus correlaciona o incenso como uma figura da oração (Sl 141.2; Lc 1.10; Ap 5.8; 8.3).
Nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, intercede por nós. Ele cumpriu sua tarefa de intercessor supremo quando, através de sua morte, fez-se nosso único Mediador entre Deus e o homem (Hb 4.14,15; 1 Tm 2.5).


As três peças que compunham o interior do Lugar Santo eram o Castiçal de Ouro, a Mesa com os Pães da Proposição e o Altar de Incenso.

O VÉU QUE DEMARCA O LUGAR SANTO E O LUGAR SANTÍSSlMO
1. O primeiro véu (Êx 26.36).
Depois de passar pelo Altar dos Holocaustos e pelo Lavatório no Pátio, havia no Tabernáculo um véu que dava acesso ao Lugar Santo. Esse véu ficava na entrada do “Lugar Santo”. Ele era feito com linho torcido bordado. E só depois de passar pelo Altar dos Holocaustos e pela Bacia do lavatório, o sacerdote poderia entrar no Lugar Santo. Logo, esse primeiro véu tinha o objetivo de demarcar o espaço entre o Pátio o Lugar Santo. Aqui, começava a ficar claro os espaços permeados de sacralidade no Tabernáculo. O primeiro véu deixava patente o propósito sacro do lugar.

2. O segundo véu (Êx 26.32,33).
Esse é o véu que ficava entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo (ou Santo dos santos). No Santuário, somente o sumo sacerdote podia entrar, representando todo o povo de Israel. No Lugar Santíssimo encontramos apenas a Arca da Aliança. O segundo véu tinha objetivo de demarcar o espaço entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. Aqui, a sacralidade inspirava uma consciência de intimidade com o Altíssimo. O segundo véu deixava claro que a partir daquele espaço havia um propósito santo e remidor no lugar sagrado.
Os dois véus são uma imagem para nós. Antigamente, havia uma gradação e divisão do propósito sacro no Tabernáculo. Mas em Cristo, o nosso Sumo Sacerdote, por intermédio de seu próprio sangue, o acesso à presença santa de Deus está aberto (Hb 9.6,7). Assim, a Igreja de Cristo tem a liberdade de exercer seu sacerdócio na presença de Deus (1 Jo 1.3,7).


Para concluir utilizem a:
Dinâmica: Adoração e Serviço
Objetivos:
Contextualizar o estudo sobre a função do Lugar Santo do Tabernáculo, refletindo sobre a adoração e o serviço cristão.
Realizar autoavaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
- Falem: Pelo sangue de Cristo temos acesso ao Lugar Santo para adoração e serviço.
- Depois, entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Fonte lições da cpad
Fonte da dinamica/blogatitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Crédito/// Editora Betel Conectar +Jovens - 3° Trimestre De 2021.
Comentarista: César Pereira Roza de Melo


Harpa Cristã: 97


Harpa Cristã: 252


  
Pré - aula:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário