14 de agosto de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 07: O Altar do Holocausto

* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões:
👉 Apresentem o título da lição, O Altar do Holocausto
- Trabalhem a lição, utilizando 02 ilustrações do Tabernáculo:
01 – Figura do Tabernáculo para mostrar o local do altar do sacrifício:

02 – Figura do altar do sacrifício para apresentar detalhes de sua composição:
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!
Versículo do dia
  Êxodo 38.1
Fez também o Altar do Holocausto de madeira de cetim; cinco côvados era seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, quadrado; e de três côvados a sua altura .


Verdade aplicada
No Altar de Holocausto a morte determinava a remissão de pecados.


Objetivos da lição
👉 Conceituar Altar de Holocausto;
👉 Compreender o valor do sacrifício no culto levítico;
👉 Conectar o Altar de Holocausto com a cruz.



🙏
Motivos de Oração
Oremos para que venhamos ser mais gratos pelo sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.


Texto de Referência:
Êxodo 27:1-8

1 Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura.

2 E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de cobre.

3 Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre.

4 Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos.

5 E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.

6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de cobre.

7 E os varais serão postos nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar, quando for levado.

8 Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.


LEITURA DIÁRIA
Segunda Hb 9.22
Sem sangue não existe remissão de pecado.

Terça Jo 1.29
Jesus, o Cordeiro de Deus.

Quarta Is 53.7
Jesus como Cordeiro mudo não abriu a sua boca.

Quinta Ap 5.9
Através do sacrifício de Jesus fomos resgatados.

Sexta 1Pe 1.18-19 Fomos comprados pelo sangue de Jesus.

Sábado Sl 49.7-8
O resgate de nossa alma custou alto preço.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


Introdução
O Altar de Holocausto, também conhecido como Altar da Transferência ou Altar de Bronze, era o lugar onde se ofereciam diversos tipos de sacrifícios a Deus; conscientizando o povo sobre a necessidade de ter o seu pecado perdoado.


PONTO DE PARTIDA:
Jesus foi o sacrifício perfeito na obra de redenção.


1 - Conceituando o Altar de Holocausto
A definição da palavra "altar", é literalmente "lugar de sacrifícios"; e a expressão "holos", derivado do grego é "inteiro"; portanto, concluímos que no Altar de Holocausto é onde a oferta deveria ser queimada por inteiro.


1.1. Altar de Bronze ou Altar de Transferência
O Altar de Holocausto também é conhecido como Altar de Bronze, pois seu revestimento era de bronze, e não de ouro como os demais utensílios (Ex 27:2). O Bronze aqui é um símbolo do poder e juízo contra o pecado, portanto um lugar de julgamento. Outro nome deste Altar é Altar de Transferência, pois ali o culpado colocava a mão sobre a cabeça do animal e este morria pelo seu erro (Ex 4:27-35). Fica evidente aqui a grande obra que Cristo realizou na cruz do Calvário, pois, além de ter resolvido a questão da remissão do pecado, que exigia derramamento de sangue, Sua morte foi substitutiva, ou seja, morreu no lugar da humanidade. Paulo chega a dizer que Cristo se fez maldito por nós ao ser crucificado (Gl 3:13).


1.2. As pontas do Altar e sua utilização
É interessante notar quando o texto em apreciação diz que existiam quatro chifres nas pontas do altar, também cobertos de cobre (Ex 38:2). No altar, além de servirem como adorno, também eram usados para amarrar os animais durante o sacrifício. No decorrer da Bíblia vemos que estes chifres eram usados como refúgio por pecados (1 Reis 1.50-53). Adonias encontrou misericórdia. Deus, através do profeta Amós, disse que quebraria os chifres do Altar, pois o povo pecava e corri para o lugar de misericórdia (Am 3.14). Os chifres também falam de poder e grandeza, significando o poder e a autoridade de Jesus.


Refletindo
O Altar de Holocausto de Jesus foi a cruz do Calvário onde Sua vida foi oferecida por toda a humanidade".
Pr. Odilon Xavier



2 - Características do Altar de Holocausto
No pensamento hebraico, altar era lugar de morte. Deus deu para Moisés as medidas do Altar e a maneira como deveria ser feito, pois a simbologia do Altar teria um significado muito grande na revelação de Jesus Cristo.


2.1. As dimensões do Altar de Holocausto
Quando vemos a descrição divina para Moisés acerca do Tabernáculo (Ex 27:1), percebemos claramente que ele teria três côvados de altura. Podemos dizer que três é o número da Trindade divina. Assim, o plano de salvação, o Filho consumou a obra redentora e o Espírito Santo age no convencimento do homem acerca do pecado, da justiça e do juízo. Outro detalhe que merece ser notado está no fato do Altar ser quadrado, fazendo uma alusão clara à vida e obra de Cristo, que seriam abordadas em quatro visões diferentes, bem como a expansão missionária seria nos quatro cantos da terra. A mensagem é para todos (At 1:8), e o sacrifício é universal (1Jo 2.2).


2.2. O fogo deveria queimar continuamente

Em Levíticos 6.12-13, observamos que o fogo deveria arder continuamente sobe o altar; o sacerdote, portanto, deveria colocar lenha nele todas as manhãs. Vale salientar que a chama inicial foi acesa pelo próprio Deus e caberia ao homem a responsabilidade de mantê-la acesa para o sacrifício. Este fogo do Altar de Holocausto era também usado para acender o altar de incenso e as lâmpadas do Castiçal de ouro. Quando a Bíblia diz que Nadabe e Abiú morreram por levar o fogo estranho, isso diz respeito ao fogo que eles levaram para o Altar de Incenso porque não saiu do Altar de Holocausto. Nós, como despenseiros dos mistérios de Deus precisamos cuidar e não deixar que fogo estranho esteja no meio do povo.


3 - O Altar de Holocausto e a cruz de Cristo
Sabemos que o Altar de Holocausto apontava para a cruz de Cristo que mostraria ao mundo inteiro que o amor de Deus vai além das culpas, pecados e desvios da humanidade. Diante do pecado, a graça superabundou (Rm 5.20).


3.1. A lei exigia morte pelo pecado
Nos rituais estabelecidos por Deus, vemos que, embora para cada pecado tivesse um tipo de oferta para o sacrifício, todos envolviam a morte de animais, pois como descrito pelo escritor aos Hebreus 9.22; sem sangue não existe remissão de pecado. Os derradeiros momentos de Cristo vemos seu sangue sendo derramado, no Getsêmani suou sangue, ao ser açoitado sangue saiu de sua carne, ao colocarem a coroa de espinho, sangue saiu de fonte e na cruz do Calvário sangue esvaiu de suas feridas para cumprir o que fora vaticinado pelo profeta Isaías 53.5, que através de suas feridas seríamos curados. O sacrifício de Jesus na cruz do calvário nos resgatou para Deus, nos fazendo assentar nas regiões celestiais (Ef 2:4-6).


3.2. Jesus é superior aos sacrifícios do AT

O escritor da epístola aos Hebreus, ao escrever sua missiva, mostra a superioridade de Jesus a todo o sacrifício e sacerdócio veterotestamentário. No AT, todos os dias havia morte e derramamento de sangue de animais como expiação pelo pecado do povo. Através de Jesus, vemos que foi necessário apenas um sacrifício, o sacrifício perfeito para que a humanidade tivesse o perdão de seus pecados. Outro fator interessante é que os animais morriam e não tornavam mais a vida. Jesus, além de morrer, ressuscitou ao terceiro para nos fazer a maior promessa, não de uma terra que mana leite e mel, mas sim de uma cidade onde as ruas são de ouro e os muros de cristais (Hb 10.11-12; Ap 21.10-27).

No livro de Números 4 vemos a função que os levitas deveriam desempenhar; cuidando dos utensílios do Tabernáculo. Nos versos 13 e 14, encontramos que , quando estivessem deslocando-se de um lugar para o outro, carregando o Tabernáculo desmontado, deveriam tirar a cinzas do altar, cobrir com um pano roxo (púrpura), e por cima deles estendiam uma coberta de pele de texugo. O Altar de Holocausto era o único objeto a ser coberto com a cor roxo quando estivesse em locomoção; é interessante notar que a cor roxa é resultado da junção de azul com vermelho; expressando a realeza de Jesus e ao mesmo tempo a humilhação que Ele sofreria na cruz do Calvário ao derramar Seu sangue sendo crucificado. Paulo, ao escrever sobre a cruz, diz que Jesus se fez maldito por nós ao ser pendurado na cruz (Gl 3.13).

Em Deuteronômio 21.22-23 diz que é maldito o que morrer pendurado e que seu cadáver deve ser enterrado no mesmo dia, pois é maldito de Deus e não pode contaminar a terra. O fato de ser coberto com pele de texugo, um animal sem beleza, representa que não havia nada de atraente na cruz do Calvário do ponto de vista humano, mas, espiritualmente, dela dependia o futuro da humanidade. Paulo salientou aos romanos que a mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós é o poder de Deus (1Co 1.18).


CONCLUSÃO
A morte de Jesus era necessária para que a humanidade pudesse ser resgatada de seus pecados.

Apreciando os rituais de holocaustos, observamos que os sacrifícios de cordeiros eram realizados pela manhã e ao entardecer (Êx 29.39). Jesus como Cordeiro de Deus foi sacrificado na cruz justamente na hora nona, ou seja, às três horas da tarde (Mc 15.34-37).

👉 Sem a morte vicária de Cristo não haveria salvação e nem esperança de vida eterna.




Para concluir, utilizem a Dinâmica:
Dinâmica: O Sacrifício Perfeito
Objetivo: 
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício perfeito e único de Jesus.
Material:
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex colorido(vermelho)

Procedimento:

- Cole 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado da folha, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício perfeito e único de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua, lendo João 14.06.
- Para concluir, leiam:
“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção”(Hebreus 9:11,12).
Ideia original desconhecida.
Dinâmica por Sulamita Macedo : Atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Crédito/// Editora Betel Conectar +Jovens - 3° Trimestre De 2021
Comentarista: César Pereira Roza de Melo

  
Pré - aula:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:



Harpa Cristã: 380



Harpa Cristã: 390



Harpa Cristã: 577 



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário