6 de agosto de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 06: A Arca da Aliança

* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões:
👉  Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Arca da Aliança.

Prof. Na lição deste domingo estudaremos a respeito da Arca da Aliança, uma peça que ficava em um compartimento mais reservado, o Lugar Santíssimo. A Arca representava o trono de Deus e a sua presença em meio ao seu povo. Uma vez por ano, o sumo sacerdote se colocava diante dela para aspergir sangue sobre o propiciatório, sua tampa, como expiação pelos pecados do povo, pois todo o Tabernáculo tinha como propósito mostrar o sacrifício perfeito de Cristo em favor dos pecados da humanidade. Com o passar dos anos, os israelitas fizeram um uso errado da Arca. Eles passaram a vê-la como uma espécie de amuleto, uma garantia incondicional do favor e do poder de Deus. Então, o Senhor permitiu que a Arca fosse levada pelos filisteus e colocada na casa de Dagom (1 Sm 5.1,2). Este foi um dia de muita tristeza e dor para o povo de Deus.


Prof. Sugerimos que reproduza e amplie a ilustração da Arca. Caso seja possível você poderá adquirir uma miniatura em lojas de artigos evangélicos. A ilustração ou o objeto atrai a atenção dos alunos e facilita a aprendizagem.
Depois, leia para a classe e comente o seguinte subsídio: 
“A Arca do Testemunho era o ponto central e o foco principal para todo o Israel. Dentro do Tabernáculo ela ficava no Santo dos Santos, onde apenas o sumo sacerdote poderia entrar uma vez por ano, no Dia da Expiação, para aspergir o sangue da Expiação sobre o Propiciatório. Quando Israel viajava, a Arca teria de ir coberta para ser protegida dos olhares do povo. Era carregada nos ombros dos sacerdotes, mostrando o caminho a seguir. Seguiam a nuvem durante o dia e a coluna de fogo à noite. [...] Onde quer que estivessem os filhos de Israel, certos estavam de que o Senhor era com eles. Para seguir adiante, tudo o que tinham a fazer era olhar para o alto e ver a nuvem que pairava sobre a Arca. Desta maneira o Senhor sempre lhes provia um lugar de descanso (Nm 10.33-36)” (SPRECHER, Alvin. Estudo Devocional do Tabernáculo no Deserto: O lugar do seu Encontro com Deus. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p.145).

OU

Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando ilustrações do Tabernáculo:
01 – Figura do Tabernáculo para mostrar o Santos dos Santos.
02 – Figura da Arca da Aliança, o único móvel do Lugar Santíssimo:
03 – Figura do conteúdo da Arca da Aliança:
  
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!
Versículo do dia
  Hebreus 9.3-4
3  Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
4  Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;


Verdade aplicada
A Arca da Aliança era símbolo da presença de Deus.


Objetivos da lição
👉 Entender os símbolos da Arca da Aliança;
👉 Destacar as verdades espirituais da Arca da Aliança;
👉 Contextualizar a Arca da Aliança e a Nova Aliança.


🙏 
Motivos de Oração
Oremos para que tenhamos mais comunhão com o Deus de promessas e de alianças.


Texto de Referência:
Êxodo 25:10-22
10 Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

11 E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;

12 E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.

13 E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.

14 E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.

15 As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.

16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.

17 Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

19 Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.

20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.

22 E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.


LEITURA DIÁRIA

Segunda Ex 40:3 
- A Arca da Aliança era protegida com o véu.

Terça Nm 7:89 
- Deus falava no meio dos dois querubins.

Quarta Ap 11.19 
- A Arca da Aliança nos Céus.

Quinta 2Sm 6.11 
- Deus abençoa a casa de Obede.

Sexta 1Cr 15.2 
- Somente os levitas podiam levar a Arca.

Sábado 2Sm 6.6-7 
- Uzá morre ao tocar na Arca.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


Introdução
Um dos utensílios de maior representatividade dentro do Tabernáculo era a Arca da Aliança; além de representar a presença de Deus, trazia grandes revelações para a Nova Aliança, através de Jesus Cristo.


PONTO DE PARTIDA:
A glória de Deus é para os que entram no Santo dos Santos.



1 - DETALHES DA ARCA DA ALIANÇA
Deus revela a Moisés as medidas e o material que deveria ser usado na feitura da arca, pois não era apenas uma obra de confecção humana e sim um projeto Divino rico em detalhes e revelações neotestamentárias.


1.1. Características da Arca da Aliança
A palavra hebraica empregada no texto de Êxodo pode ser traduzida como "baú ou arca". Existem, aproximadamente,185 referências à Arca no AT. As dimensões da arca eram cerca de 1,10cm de comprimento e 70 cm de largura e de altura. A arca era feita de madeira revestida de ouro por dentro e por fora e possuía quatro argolas, duas de cada lado. O simbolismo aqui é muito rico, pois tipifica a natureza humana e Divina de Cristo. A madeira de Acácia é conhecida por sua resistência, assim como José que foi resistente ao combater o pecado e o sistema frio da religiosidade Judaica. As quatro argolas que serviam para levar a arca indicam os quatro Evangelhos que carregam toda a revelação de Jesus Cristo.


1.2. O que é propiciatório?
Outra parte importante que fazia parte da Arca da Aliança era o propiciatório, que nada mais era do que a tampa da Arca, porém com dois querubins de ouro batido nas extremidades da tampa. A ideia da expressão de propiciatório mostra a misericórdia e a reconciliação; lugar onde Deus se torna favorável ao homem. A Bíblia diz que Deus se manifestava por meio dos querubins (Nm 7:89). No propiciatório o sangue do novilho era aspergido pelo pecado do Povo (Lv 16). Espiritualmente, podemos dizer que os dois querubins ali representavam a Santidade e a Justiça de Deus, e que, através do sangue de Jesus Cristo, podemos adentrar por um novo e vivo caminho e termos comunhão com ele (Hebreus 10. 19-20).


Refletindo
Deus tem estabelecido contratos com Seu povo, e estes contratos estão registrados nas Escrituras Sagradas".
Bispo Primaz Manoel Ferreira



2 - O INTERIOR DA ARCA DA ALIANÇA

A Bíblia diz que a Arca era revestida de ouro por dentro e por fora, mas também declara que seu interior continha as Tábuas da Lei, o vaso de ouro contendo o maná e a vara de Arão, que floresceu, trazendo uma simbologia muito grande na revelação de Cristo.


2.1. As Tábuas da Lei e as suas implicações
Dentro da Arca da Aliança, estavam as Tábuas da Lei, com os mandamentos de Deus, entregues a Moisés no Sinai. As Tábuas, aqui, evidenciam a palavra de Deus. Jesus, ao falar de si mesmo, diz que Ele é a Verdade, (João 14.6), bem como o Verbo (João 1.1). Jesus veio revelar a verdade, a graça e o futuro de Deus para a humanidade perdida e condenada à morte. No tempo da Lei, o homem deveria cumprir cada til da Lei, mas, na Graça, por intermédio de Cristo, vamos sendo transformados pela Palavra de Deus em nosso coração.


2.2. O vaso de ouro com Maná
Um dos maiores símbolos da providência de Deus sobre a vida do seu povo durante a caminhada no deserto, sem dúvida, era o Maná. Em Êxodo 16, lemos sobre o Maná que, de maneira sobrenatural, Deus mandava sobre o seu povo todos os dias, excetuando-se o sétimo dia. O Maná caracteriza a providência divina sobre a vida do seu povo em todos os âmbitos. Por meio de Jesus Cristo, experimentamos o milagre de Deus em nossa caminhada espiritual. Nosso Deus é Deus de providência.


2.3. A vara de Arão que floresceu
Em um momento de grande murmuração do povo contra a liderança sacerdotal, Deus instruiu Moisés que, de cada casa paterna dos príncipes, trouxessem varas para estar diante do Senhor com o nome de cada líder escrito em sua respectiva vara; aquela vara que florescesse seria a vara do escolhido para ser sacerdote (Nm 17). Deus aqui estava estabelecendo que a chamada era uma particularidade divina e não humana, por isso estaria guardada na Arca como testemunho às gerações. Jesus deixou claro que foi Ele quem nos escolheu (João 15.16).


3 - A Arca da Aliança e o Novo Testamento
O escritor aos hebreus pontuou que o AT era apenas sombra das coisas que viriam; por isso a Arca da Aliança aponta e revela algo bem maior que os rituais infindáveis do AT.


3.1. A Arca da aliança e Jesus
A arca era a representação da Glória de Deus, bem como a Sua misericórdia e justiça. A Bíblia diz que Jesus é a propiciação pelos nossos pecados, bem como o de todo o mundo (1 Jo 2:2). Em Jesus, Deus se torna propício a perdoar o pecado do seu povo, pois Jesus é a reconciliação entre Deus e o homem. A palavra "propiciatório" pode ser traduzida como "Trono da Misericórdia", momento este em que Deus, pela sua infinita graça, perdoa o pecado do homem, justificando-o, tornando-o apto a ser participante da Graça e da Glória de Deus. No AT, apenas o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, mas através de Jesus Cristo todos têm livre acesso a presença de Deus por intermédio do sangue de Jesus.


3.2. A glória de Deus
Um dos momentos áureos no ritual levítico era a manifestação da "Shechinah", que simbolizava a habitação de Deus visível no meio do seu povo. O lugar em que "Shechinah" de Deus se manifestava era entre os querubins. Os querubins representavam a guarda da Glória e da santidade de Deus, dando ideia de algo restrito. No NT, por intermédio de Jesus, a glória de Deus é compartilhada pelo Espírito Santo. No dia do Pentecostes, vemos a manifestação da Glória de Deus (Atos 2). Na história da caminhada dos Apóstolos, temos provas incontestes da Glória de Deus atuando na divulgação do Evangelho, bem como na salvação de pessoas. O texto de Marcos 16.20 é claro e enfático ao dizer que "o Senhor confirmava a palavra com sinais".

👉  Em 2 Samuel 6, encontramos uma narrativa que nos serve de meditação para um viver mais responsável e lições para que possamos desempenhar a obra de Deus com maior seriedade. Após vários anos em que a Arca da Aliança esteve fora de Jerusalém, Davi, ao assumir o comando da Nação, tem como empreendimento trazer de volta aquilo que representava a presença de Deus no meio do povo. A perícope nos informa que o rei reuniu 30 mil homens para que o transporte da Arca fosse feito em segurança. Por determinação real, fora feito também um carro novo, específico e com uma única missão: o de transportar a Arca da Aliança. Durante o cortejo, houve cânticos e júbilos com Davi e toda a casa de Israel tocando todo tipo de instrumento. Diante de um momento auspicioso como este, algo inusitado acontece. Ao chegar à eira de Nacom, o carro passa por uma depressão do terreno e começa a tombar; e consequentemente, a Arca da Aliança cairia, mas Uzá estendeu a mão para impedir que isso acontecesse. O resultado de tal ato foi a morte. A Bíblia diz que a ira de Deus se acendeu contra Uzá e o feriu ali. Um dos fatores responsáveis por isto foi Davi se esquecer que apenas Levitas podiam transportar a Arca. Precisamos entender que a obediência deve vir primeiro que qualquer evento ou motivação que tenhamos, ainda que seja nobre.



CONCLUSÃO
A Arca da Aliança traz grandes verdades espirituais na aplicabilidade da vida crítica da cristandade.


👉 Um dos maiores questionamentos sobre a Arca da Aliança é quanto ao seu paradeiro. Alguns arqueólogos acreditam que ela esteja em algum lugar da antiga Jerusalém.

👉 A presença de Deus revela sua graça, comunhão e esperança para o seu povo.
Fonte: Crédito/// Editora Betel Conectar +Jovens - 3° Trimestre De 2021
Comentarista: César Pereira Roza de Melo




  
Pré - aula:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:




SUBSIDIO
Endereço e crédito na descrição do vídeo.




SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“A Arca tinha uma tampa chamada de propiciatório ou cobertura. Ela era idêntica em comprimento e largura à Arca, e era de madeira de acácia coberta de ouro.

Nas extremidades da tampa estavam colocados dois querubins, provavelmente de ouro batido como era o castiçal. Estes querubins muito provavelmente tinham uma forma humana, com a exceção de suas asas, embora alguns estudiosos entendam Ezequiel 1.1-14 como uma descrição geral de sua aparência. Eles são sempre retratados como estando em pé e com as faces voltadas um para o outro, olhando para o propiciatório com as suas asas estendidas por cima.

Era entre estes querubins que habitava a glória do Senhor. Esta era uma manifestação visível da presença do Senhor entre seu povo. Pelo fato da Arca ser o lugar da habitação divina, nenhum homem comum podia comparecer diante do propiciatório, e nem mesmo o sumo sacerdote podia comparecer diante da Arca por sua própria conta ou sem o sangue do sacrifício. A penalidade por fazê-lo era a morte” (SPRECHER, Alvin. Estudo Devocional do Tabernáculo no Deserto: O lugar do seu Encontro com Deus. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p.145).





SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O conteúdo da Arca
As tábuas da Lei. ‘Na arca porás o documento da aliança que te darei' (Êx 25.16). Como as tábuas da Lei representavam a vontade de Deus para com o povo de Israel, elas apontavam para Jesus, que tinha a vontade de Deus no seu coração (Sl 40.8). Também apontavam para o crente (Jr 31.33).

Moisés, ao descer do monte Sinai, indignado com a idolatria do povo, quebrou as tábuas escritas por Deus (Êx 32.19).

A vara de Arão. Essa vara, florescida, fala da ressurreição de Cristo, e também de um ministério aprovado que dá flores e frutos (Nm 17.5-9).

A justiça e o juízo, simbolizados pelas tábuas da Lei e pela vara de Arão, não permitiam a presença do pecador. A graça e a misericórdia vieram por Cristo em esplendor e glória, ‘porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade por meio de Jesus Cristo' (Jo 1.17).

Jesus percorreu o caminho da glória ao pó da morte, ou seja, do Propiciatório, de entre os querubins da glória, até o altar de bronze, a cruz do Calvário, e o percorreu também de volta, aspergindo o seu sangue em todos os lugares, até o trono de Deus.

O maná. Colocado num vaso dentro da Arca, o maná indica a provisão de Deus para o seu povo (Êx 16.32-34). O maná, por sua vez, apontava para a pessoa de Jesus (Ap 2.17).

A Arca da Aliança, que ocupava posição privilegiada dentro do Santo dos Santos, é a primeira peça do Tabernáculo mencionada por Deus a Moisés. A sua grande importância está em que ela formava a base do trono do Senhor. O seu próprio nome dá uma ideia da sua importância. Uma arca destina-se a guardar algo de valor, e no caso desta, estamos considerando-a o repositório de nada menos que os elementos representativos da aliança firmada entre o Senhor e o seu povo” (ALMEIDA, Abraão. O Tabernáculo e a Igreja: Suas Características, Tipologia e Significado Espiritual (3.ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp.56-58).




A respeito da lição
“A Arca da Aliança”, responda:
• Por que a arca era a peça mais valiosa e importante do Tabernáculo? 

Era a peça mais valiosa e importante do Tabernáculo porque ocupava o primeiro lugar da vida espiritual de Israel.


• Que tipologia perfeita a madeira de acácia e o dourado da arca faz? 

O ouro simboliza a divindade de Jesus e a madeira, sua humanidade (Hb caps. 1 e 2).


• Como era denominada a tampa de madeira de acácia que ficava sobre a arca?
Propiciatório.



• Segundo a lição, o que o propiciatório da arca remonta?
O propiciatório da arca remonta ao valor misericordioso do sangue da expiação oferecida pelo nosso Senhor, conforme o apóstolo Paulo escreveu: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus” (Rm 3.24,25).



• Cite os três elementos presentes no interior da arca.
As tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara que floresceu.






Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: Mora e está em mim
Objetivo:
Ilustrar a presença do Espírito Santo na vida daquele que recebe Jesus como salvador.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.

Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra para ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Para confirmar isto, leiam João 14:16-17:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/// //blog//atitudedeaprendiz.blogspot.com.br



Refletindo
Nesta lição, vimos que arca da aliança era um grande símbolo da presença de Deus entre o seu povo, e que nos aponta para a obra completa de Jesus Cristo para sua Igreja. Nestes últimos dias, o Senhor nos deixou o Consolador. Não precisamos mais carregar uma arca para desfrutar da presença de Deus, pois o Espírito Santo habita em nós.


Momento do louvor
 

A Arca da Aliança · Rayssa E Ravel

 

Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)




Harpa Cristã: 252



Harpa Cristã: 267





Harpa Cristã: 293



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário