21 de fevereiro de 2020

O QUE SÃO GRUPOS FAMILIARES?

Texto básico: Atos 2. 42-47
A Igreja de Jesus Cristo não pode ficar restrita a uma atuação em um templo, sem sentir-se impelida a proclamar a mensagem salvadora além de suas fronteiras, saindo em busca dos perdidos no lugar onde eles se encontram. E o programa de Grupos Familiares é uma das alternativas mais eficazes para que a Igreja cumpra a ordem do Mestre: Ide por todo o mundo e fazei discípulos.

a) O que não é um Grupo Familiar.
Não é um grupo de oração, de discipulado, de pregação, evangelismo, não é um culto. Tudo isto faz parte do Grupo Familiar. NÃO É G-12. Os encontros são informais e tudo acontece com ordem mais sem rigidez, priorizando a comunhão, o relacionamento, os mais novos e o objetivo é crescer e multiplicar;


b) O que são Grupos Familiares?
“Grupo familiar é aquele que possui identidade e ambiente familiar, que dá uma cobertura espiritual para seus membros e ganhar novas pessoas para Cristo.”

“Um Grupo com...Identidade familiar”
O Grupo funciona como uma família grande de avós, tios, pais, irmãos e filhos; possui membros definidos e com compromisso de cuidado mútuo.

O Novo Testamento apresenta 28 mandamentos recíprocos tais como: “amem-se uns aos outros”, “sirvam uns aos outros”, “sujeitem-se uns aos outros”, etc. Na verdade, é difícil obedecer estes mandamentos corretamente, sem os Grupos Familiares.

Nós dizemos que somos a Família de Deus. Sem uma estrutura para vivenciarmos a estes relacionamentos “familiares”, só teremos a aparência disto, não a realidade. Grupos familiares providenciam esta estrutura.


“Um Grupo... com ambiente familiar”.
As reuniões são informais, onde todos se conhecem pelo nome. Todos são encorajados a participar e as necessidades de cada um são importantes como base para oração e ajuda.

Por favor, enumere, pelo menos, cinco características de um ambiente familiar:

___________________

___________________

___________________

___________________

___________________


“Um Grupo... que dá Cobertura Espiritual para seus membros”

O líder do grupo, com seus auxiliares, estende um cuidado pastoral aos membros do grupo. Ele acaba sendo o líder pastoral dessas pessoas, cuidando, nutrindo, encorajando, corrigindo e orientando as mesmas.


* Desta forma quando alguém tiver um problema ou necessidade, poderá compartilhar suas dificuldades no grupo. Se não for possível resolver o problema, este pode ser repassado à pessoa que dá cobertura ao líder do Grupo Familiar, sem perder o contanto com a base, que é o pastor/conselho.


De forma geral, os grupos familiares realizam uma reunião semanal nos lares, onde algumas pessoas se juntam para adorar a Deus, buscar uma vida de comunhão, edificar sua fé através do estudo bíblico, evangelizar pessoas ainda não alcançadas e compartilhar suas necessidades. Esta é a vida da Igreja em miniatura.



“Um Grupo...que Ganha novas pessoas para Cristo”


Os grupos familiares têm dois objetivos específicos, que por si só, mostram o grande valor deste ministério para resgatar o ambiente vivido na Igreja Primitiva de Atos dos Apóstolos.


* O primeiro objetivo é o crescimento qualitativo,que busca o amadurecimento dos participantes.


O segundo objetivo
é o crescimento numérico,que será atingido através da aproximação de famílias da igreja com seus vizinhos não-crentes. Estes, ao chegarem aos grupos familiares e às nossas casas serão acolhidos em amor e impactados pelo testemunho dos membros do grupo, tornando assim, mais fácil, sua integração na igreja.

Evangelizar por meio de Grupos Familiares é delegar a todo o crente a mesma responsabilidade de proclamar a mensagem de salvação, visto que envolve toda a Igreja.


Nesta Era de impessoalidade, inclusive na comunicação cristã, o Grupo Familiar enseja o encontro das pessoas, umas com as outras, num nível mais pessoal. Nada substitui a comunicação pessoal no compartilhar de um Jesus pessoal.
Fonte: http://www.ipmanaus.org/gruposfamiliares/evangelizacao_gf.htm#14 (acessado, 4 de agosto de 2011).
Pr. Eli Fernandes, Pequenos Grupos: Onde a Vida Cristã acontece. http://libernet.org.br/ (acesso, dia 4 de agosto de 2012).Pastoral
1º Estudo - Grupos Familiares
Publicado em 25/08/2011 11:25 - Atualizado em 26/08/2011 17:13
por Rev. Jecimar Sirino Albano
Igreja presbiteriana Iguaçu.
Rua pedras bonitas, 710 - Iguaçu - Ipatinga - Minas Gerais




 Mensagens para célula - arquivo



 Mensagens, dinâmicas e outros materiais para célula

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário