20 de fevereiro de 2020

Lição 08: O Desafio da Criação dos Filhos: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Texto Áureo
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22.6

Verdade Aplicada
O primeiro meio social que a criança tem conhecimento é a família. Que os lares cristãos sejam ambientes saudáveis para as crianças.


Objetivos da Lição
1 - Mostrar que os pais devem preparar seus filhos para o futuro
2 - Explicar acerca do respeito, dos limites, e da honra que os pais devem ensinar a seus filhos
3 - Ensinar que os pais devem estar conscientes da sua responsabilidade


TEXTOS DE REFERÊNCIA
  Deuteronômio 11.18-21
18 - Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa
alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras
entre os vossos olhos,
19 - E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e
andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
20 - E escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas,
21 - Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.



LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda: Êxodo 20.12: O padrão divino para os filhos


Terça: Deuteronômio 6.7: A missão de educar os filhos de maneira integral

Quarta: Proverbio 23.13: Impor limites e a saúde emocional da criança

Quinta: Efésios 6.1: Os filhos devem obedecer aos pais

Sexta: Efésios 6.4: Os pais não devem provocar os filhos

Sábado: Hebreus 12.7-8: A disciplina é uma prova de amor



Motivo de oração:
Ore pelas crianças que crescem sem a presença de um dos pais


Introdução
A criação e educação dos filhos é uma responsabilidade muito grande. Porém, devemos crer que, para toda missão que nos é dada pelo Senhor, Ele tem um maneira de nos orientar e nos conduzir ao êxito [Sl 127.3-4].

Ponto de partida
Criar e educar filhos é uma responsabilidade muito grande
Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 141



Harpa Cristã: 306



Harpa Cristã: 505


1. Filhos: herança do Senhor
Deus estabeleceu como prévio requisito aos pais que guardassem os Seus mandamentos para que ensinassem aos seus filhos a Palavra de Deus [Dt 11.18-19]. Educar é um dever dos pais e o lar tem por obrigação ser a primeira escola de uma criança [Dt 6.6-9].

1.1. Filhos são dádivas divinas
Aos pais, o Senhor confiou uma missão difícil, mas totalmente gratificante. Filhos são herança do Senhor, e pais responsáveis e tementes a Deus lidam com eles conscientes da mordomia que lhes foi dada pelo Senhor [Sl 127.3]. Crianças vêm ao mundo, indefesas, inocentes e puras. O lar que as abriga deverá lhes proporcionar carinho, atenção, cuidado e ensinamento correto. Ser pai é muito mais que um título ou gerar um filho. Pai é uma função, é aquele que desde o nascimento até a formação se dedica e ensina o caminho [Pv 22.6].

1.2. Filhos sã flechas nas mãos dos pais
Leslie C. Allen comentando sobre o Salmo 127 enfatiza que seu contexto é de uma comunidade que vivenciava constantes perigos causados por doenças, guerras e subnutrição. Assim, feliz era a família que possuía muitos filhos, nascidos não muito tarde após o início de sua formação. Contextualizando para os nossos dias, a mensagem deste Salmo nos transmite a ideia de que no propósito divino os filhos são verdadeiros presentes de Deus, que devem ser cuidados, preparados e alvo de investimento (não apenas financeiramente, mas de amor, tempo e atenção), pois, assim, contribuirão para que a família seja um ambiente de conforto, segurança, bem-estar e responsabilidades.
1.3. Filhos: a continuidade da história
Ao longo da história bíblica é nítida a importância e ênfase das atitudes dos pais em transmitir aos filhos os feitos e mandamentos do Senhor para que estes o fizessem, também, com as futuras gerações, dando, assim, continuidade na formação das famílias comprometidas com o Senhor e Seu propósito de ter um povo nesta terra que viva em comunhão com ele e O glorifique [Gn 18.19; Sl 78.3-7]. Que nestes dias de tantas distrações e atividades, os pais que são discípulos do Senhor não se esqueçam de iniciar o cumprimento da missão de fazer discípulos, em casa, com os seus filhos, para que se cumpra nas famílias da Igreja o texto de Isaías 54.13.
2. Relacionamentos entre pais e filhos
Quando os filhos crescem, se casam e constroem novas famílias, levarão consigo aquilo que viveram em seus lares. Aos pais cabe ensinar-lhes o caminho do respeito, dos limites e da honra [Pv 22.6].
2.1. Pais devem impor limites aos filhos
Vivemos uma época difícil, onde em muitos lares os pais não têm mais domínio sobre os filhos, porque desde cedo não foram disciplinados e não tiveram regras a seguir. Os filhos precisam de normas e os pais devem estabelecer limites e corrigir com justiça, porém evitando serem movidos por ira ou raiva. Ao contrário do que muitos pensam, impor limites é fundamental para a saúde emocional das crianças [Pv 23.13]. Muitos pais trocam presença por presente, porém isso é um equívoco. Agradar continuamente também não irá prepará-los para a realidade e as adversidades da vida. A disciplina também é uma prova de amor [Hb 12.7-8,11].
2.2. Os filhos devem respeitar os pais
Nosso maior exemplo de filho é Jesus Cristo. Ele nos ensinou como um filho se relaciona com um pai, como respeita seu legado e como deve honrá-lo [Ef 6.2-3]. Os filhos precisam ser ensinados a se relacionar com seus pais e respeitá-los. No site Universidade da Família há um artigo sobre algumas razões pelas quais os filhos param de respeitar os pais: "Antes de mais nada, analise seu comportamento perante seus filhos. (...) Algumas razões: 1) Os pais deixam de prestar atenção em seus filhos e não percebem o comportamento desrespeitoso; 2) Os pais se acostumam com o comportamento de seus filhos; 3) Os pais não têm certeza de como modificar tal comportamento; 4) O comportamento não se adapta às suas expectativas de como as crianças devem agir". [Pv 4.1-6].
2.3. Filhos obedientes aos pais no Senhor
Em Efésios 6.1, o apóstolo enfatiza que filhos devem obedecer aos pais pois é o certo e em Colossenses 3.20 é "agradável ao Senhor" ou "Deus gosta disso" [NTLH]. Assim, é muito importante que o lar cristão seja um ambiente no qual os filhos cresçam aprendendo a obedecer aos pais e por que devem obedecer, pois tal aprendizado contribuirá para que sejam discípulos de Cristo, bem como saibam lidar com os diversos contextos da vida em sociedade. Ralph P. Martin comentou: "A obediência filial dos filhos é, portanto, parte integrante da resposta que os crentes de todas as idades e posições fazem à vontade de Deus, que é "boa, agradável e perfeita" [Rm 12.2]".
3. Pais conscientes da responsabilidade
É preciso resgatar o ensino bíblico da responsabilidade dos pais na educação dos filhos. Para tanto é mister que busquem a sabedoria que vem do Senhor e procurem agir com ensino, influência, esforço, atenção e oração.
3.1. Pais são inspiradores
O termo "inspirar" transmite algumas ideias bastante pertinentes quanto à relação pais e filhos: fazer sentir, incutir, entusiasmar; influenciar. Os pais devem inspirar seus filhos não apenas visando o aspecto acadêmico e profissional, mas, também procurar prepará-los para lidar com os momentos difíceis da vida nesta terra. Certamente que tal ação exige que os pais estejam bem conscientes da missão de educar os filhos de maneira integral. O texto bíblico transmite essa ideia de "educação integral" ou continuada: "assentando...andando...deitando...levantando..."[Dt 6.7]. Portanto, vai além "dos aspectos da racionalidade ou cognição". É no diálogo, lazer, brincadeiras, culto doméstico, passeios, refeições em família que os pais vão inspirando seus filhos para a vida e fazendo-os discípulos do Senhor.
3.2. Pais planejam ter momentos com seus filhos
É saudável que os filhos tenham lembranças de momentos agradáveis com os pais, vivenciados nas várias faixas etárias que passaram. Cabe aos pais dedicar tempo, mas tempo com qualidade, não o que resta, quando já estão cansados e impacientes [Ec 3.1]. A sensação é de que a vida está cada vez mais "corrida". Quanto tempo os pais dedicam aos filhos? Não se trata aqui do tempo de trabalho para sustentar os filhos. E nem apenas "tempo com os filhos", pois às vezes está com os filhos, porém pensando e ocupado com outras coisas. Portanto, a questão é "tempo de qualidade" com os filhos.
3.3. Pais transmitem exemplo e segurança
Uma pessoa que foi fortemente influenciada pelo bom exemplo e ensino na família é Timóteo [2 Tm 1.5]. Geralmente, filhos agem por impulso, não calculam as consequências dos atos, por isso precisam sempre de proteção. Proteção é um fator real na vida paterna. Até mesmo depois dos filhos se casarem, os pais continuam orando pelos filhos e procurando ajudá-los de alguma forma.


CONCLUSÃO
A missão desafiadora de criar filhos requer dos pais atitudes que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos filhos diante do Senhor e da sociedade. Que o Espírito Santo e a Palavra de Deus continuem capacitando a família cristã na formação de uma geração que sirva ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário