27 de fevereiro de 2020

Lição 09: O poder de Jesus para transformar a família: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Texto Áureo
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
João 2.11





Verdade Aplicada
A presença de Jesus em nossas vidas traz segurança. Além de revelar Sua glória e propósito para nossas famílias, Ele pode transformar o que for preciso.




Objetivos da Lição
- Explicar que devemos convidar Cristo a participar das nossas vidas
- Mostrar o que acontece quando agimos em unidade fé e confiança.
- Ressaltar a presença de Jesus em nosso lar é o segredo da transformação.



TEXTOS DE REFERÊNCIA
João 2.2,3,7-10
2 - E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

3 - E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
7 - Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

8 - E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.

9 - E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
10 - E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.




Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 244



Harpa Cristã: 254



Harpa Cristã: 493



Motivo de oração
Ore a Deus para que Ele lhe de forças para superar obstáculos e um coração obediente.



Introdução
Nos tempos de Jesus, os casamentos judaicos duravam uma semana. Deixar o vinho acabar em plena celebração era motivo de escárnio e socialmente uma situação embaraçosa. Feliz o casamento que conta com a presença de Jesus.




Ponto de partida
Jesus sempre sabe transformar as situações complicadas de nossas vidas.
1. Água transformada em vinho
Esse relato lança luz sobre a personalidade de Jesus, e três coisas iremos destacar a respeito desse fato maravilhoso que Jesus realizou: quando, onde e por que o milagre aconteceu [Jo 2.1-2].
1.1. Quando o milagre aconteceu?
O milagre aconteceu em um casamento. Não era comum na Palestina um casal de recém-casados sair em viagem de lua-de-mel; eles ficavam em sua casa; e, durante uma semana, mantinham abertas as portas da casa. A festa era um momento muito importante da cerimônia matrimonial. Grande quantidade de comida e bebida era consumida. Assim, a família tinha o dever de providenciar um banquete de acordo com o nível do padrão social exigido, como comentado na Bíblia de Estudo Arqueológica. Portanto, acabar o vinha sem a festa ter terminado, era motivo de aflição, desconforto e vergonha. Esse milagre é importante porque se estende além do simples ato de suprir uma necessidade humana e de salvar uma família de uma situação vexatória. Ele mostra como Cristo pode revelar Sua glória quando é convidado a participar das atividades de nossas relações [Jo 2.11].

1.2. Onde o milagre aconteceu?
Jesus era apenas um convidado, mas Sua presença ali fez toda a diferença. Convidar Jesus para as nossas casas é estar seguro de que o fim das coisas será surpreendente e glorioso [Ec 7.8; Jo 2.11]. O milagre ocorreu em uma aldeia a oeste do mar da Galileia, próxima de Nazaré, em uma região humilde. A atitude de Jesus em Caná da Galiléia, demonstra o que Ele pensa de um lar. A primeira grande vitória de um casal está em convidar Jesus para participar de suas bodas. Jesus é o elemento principal da felicidade em nossos lares. Nesse casamento Ele fez a diferença, como fará em qualquer outro que esteja presente.

1.3. Por que o milagre aconteceu
Segundo o Pr Renan Di Melo, Jesus manifestou Seu poder para evitar a tristeza e humilhação de uma família. Atuou movido pela simpatia, pela bondade e pela compreensão para com as pessoas que ali estavam. Em Jesus vemos Deus como um ser racional. Sua atitude demonstra que Ele era uma pessoa simples, que se alegrava em compartilhar Sua presença em lugares humildes [Jo 1.14]. O Senhor de toda vida, o Rei da glória, fez uso de Seu poder para salvar um casal da humilhação e da vergonha [Mc 10.27; Jo 2.11].

2. A fé coopera com as obras
O relato do milagre em Caná nos oferece lições bem aplicáveis a nós, como: falar com Jesus sobre as dificuldades, fazer o que podemos segundo as orientações do Senhor e confiar que Ele é poderoso para transformar situações humanamente impossíveis.

2.1. Fazei tudo quanto Ele vos disser.
Para se alcançar grandes vitórias da parte de Deus, é preciso agir com humildade, fé e obediência. Encontramos nesse relato a recomendação de Maria aos serventes: "Fazei tudo quanto ele vos disser" [Jo 2.5]. Esta recomendação é perfeitamente aplicável a todas as famílias de hoje. Feliz é o lar que procura viver segundo as diretrizes da Palavra de Deus e que mesmo nos momentos de aflição não se afasta das diretrizes divinas. Foi um milagre discreto. Somente algumas pessoas sabiam o que estava ocorrendo. Coisas extraordinárias podem acontecer em nossos lares quando agirmos em unidade, fé e confiança em nosso Senhor [Tg 2.22,26].
2.2. Crer acima das circunstâncias
O poder criador de Deus é tão grandioso que foge à nossa percepção. Quando tudo era caótico, Ele com apenas uma palavra colocou tudo em ordem [Gn 1.2-3]. Teria Ele mudado? Claro que não [Hb 13.8]. E o que mudou? Talvez tenha sido a nossa forma de vê-lo. A informação de Maria foi: "Não tem vinho". As palavras de Maria nos remetem a situações nas quais as pessoas avaliam como se fossem definitiva. Notemos que a questão não era que tinha "pouco vinho", mas "não tem vinho". Tinha acabado. Quantas vezes famílias vivenciam momentos que parece não ter mais jeito. Contudo, aprendemos que podemos falar com Jesus, Nele confiar e continuar a obedecê-lo, mesmo que pareça que não há mais o que fazer [Jo 11.40].
2.3. A fé não nos dispensa de agirmos
Encerrando este tópico, contextualizando o relato bíblico do casamento em Caná, podemos refletir sobre a importância de agirmos visando uma contínua avaliação sobre o "estoque" do vinho (alegria, carinho, entusiasmo, respeito, atenção) no casamento e a necessária ação preventiva para que não acabe. Portanto, a primeira providência talvez seja desfazer a ilusão de que o estoque em um casamento é inesgotável. A partir desta consciência, vem, então, a avaliação e as ações, como por exemplo: o casal orar juntos sobre o matrimônio; cultivar um diálogo aberto pra identificar possíveis mágoas e feridas, visando tratá-las com perdão e esclarecimentos; manter o hábito de elogios mútuos e palavras carinhosas; além de muitas outras atitudes.
3. Lições para minha família
Há vários exemplos na Bília de situações difíceis envolvendo famílias. Precisamos conhecer os relatos bíblicos, identificar os princípios e aplicar a Palavra de Deus em nossos dias.
3.1. A realidade da vida nesta terra.
Pensemos nos preparativos das famílias envolvidas no casamento em Caná da Galileia, no investimento feito e na expectativa do grande momento. Contudo antes do término da festa, o "vinho" acabou. Nem sempre as coisas acontecem exatamente como planejamos. Quantas surpresas desagradáveis e inesperadas! É preciso enfrentar também esses momentos de forma diferente de como o mundo vivencia, pois afinal, somos discípulos de Cristo [Jo 16.3]. Infelizmente, não são poucos que se dizem cristãos agindo de forma precipitada e sem considerar os princípios bíblicos quando se defrontam com problemas familiares.
3.2. O poder da renovação.
O cristão crê que pode aprender e crescer no enfrentamento dos mesmos segundo as orientações bíblicas, no lugar de desanimar e achar que está tudo perdido [Rm 8.28; 10.13]. O vinho produzido por Jesus era comprovadamente melhor que o primeiro e causou admiração ao mestre-sala. Jesus sempre terá uma fase melhor para nossas vidas, não importa o que já vivemos. Devemos sempre estar com nossos odres preparados, porque Ele tem "um vinho" que ainda não provamos.
3.3. Estejamos atentos aos propósitos de Deus.
Os propósitos de Deus vão além do benefício imediato ou do momento que está sendo vivenciado. Interessante notarmos João 2.11: "...manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele". Como já vimos nas primeiras lições da presente revista, família é parte do grande e perfeito plano de Deus, não a sua totalidade. O propósito do milagre em Caná estava além de prover vinho: glória e fé! Que o agir de Deus em nossa família, Seu socorro e Sua providência em nosso lar contribuam para que estejamos firmados no Senhor e no Seu propósito para cada membro da família.




CONCLUSÃO
Como reacender a chama do amor em nossos relacionamentos? O ponto principal é nunca deixar Jesus fora deles, pois não importa o que estiver acontecendo, Jesus sempre sabe transformar as situações mais complicadas de nossas vidas e dar-lhes novo sentido e alegria [Jo 10.10].

Nenhum comentário:

Postar um comentário