22 de novembro de 2019

Lição 08: Carga explosiva: Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens



BÍBLIA ONLINE
TEXTO DE REFERÊNCIA
Gálatas 5.22-26
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. 

VERSÍCULO DO DIA
Provérbios 16.32
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. 

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Compreender o que é personalidade;
Ver a diferença entre a personalidade e caráter;
Entender como o Espírito Santo pode contribuir na personalidade humana.

Para Impactar
O ser humano possui características inatas ou adquiridas que formam sua personalidade.


Ponto Chave
A Personalidade ou o Temperamento de alguém não é impeditivo para se render e ser usado nas mãos do Senhor; mesmo imperfeitos em nossa personalidade Ele nos escolheu.


INTRODUÇÃO
Estamos vivendo dias difíceis, pois o mundo parece estar desgovernado, descendo a ladeira abaixo. A pergunta que todos se fazem é: ”o que fazer nesta situação?” a problemática está longe de se resolver, e ao mesmo tempo está cada vez mais perto, pois é só clamar a Jesus. Ele pode controlar qualquer situação e ainda nos dar o seu Espírito Santo para nos ajudar e nos guiar em nossa jornada diária. Ele pode nos dar controle para o nosso dia a dia. Ser um cristão é ser controlado por Jesus no seu agir diário. 



1 – DISCERNINDO ENTRE TEMPERAMENTO E CARÁTER

Existem muitas confusões concernentes a temperamento e caráter, algumas pessoas pensam ser a mesma coisa, porém, são duas características muito diferentes.

Conceitos.Temperamentos são de qualidades que já nascem com o indivíduo; é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido. Sobre o temperamento não temos domínio, pois pode e deve ser mudado Pelo Poder do Senhor Jesus.

Caráter: É tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe; são atitudes que repetidas diariamente que moldam o seu caráter.



1.1. O que é temperamento?
Temperamento é um comportamento inato, determinado por herança genética.
Por ser caracterizado pela herança genética, o temperamento geralmente é imutável.
Dois grandes estudiosos sobre o temperamento, ou como o chamavam, os humores, Hipócrates e posteriormente Galeno de Pérgamo chegaram à conclusão de que o homem tem quatro tipos de humores:
A - Colérico: Pessoas enérgicas e com mais facilidade para se irritar.
B - Melancólico: Pessoas tristes e que comovem fácil.
C - Fleumático: Pessoas frias e racionais.
D - Sanguíneo: Pessoas seguras, otimistas e carinhosas.


1.2. O que é caráter?
Caráter é o conjunto de hábitos aprendidos e adquiridos pelo meio. O meio é tudo que influencia o indivíduo de forma externa, ou seja, família, cultura, educação, amigos e etc.
Por não estar ligado à herança genética, o caráter é aprendido durante toda a vida, mas a fase inicial da vida, ou seja, a primeira infância (0 a 6 anos) é responsável por 75% da formação do caráter do indivíduo.
Diferente do temperamento, o caráter se torna uma reação ao ambiente, como, por exemplo, a pessoa que cresce em meio a violência e que desenvolve um caráter agressivo, ou uma pessoa que cresce sem contato afetivo e se torna alguém intolerante a atos afetivos.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.", 2 Co 5.17


Para refletir e adorar
"Pensamos que a tentação está ao nosso redor, mas Deus diz que ela começa dentro de nós". Rick Warrem



2. ENTENDENDO A PERSONALIDADE

Personalidade é a carteira de identidade do comportamento humano.


2.1. O que é personalidade
A palavra personalidade vem do grego persona, termo que era usado para as máscaras dos atores de teatros; posteriormente, os romanos usavam o termo para identificar os cidadãos influentes.
Personalidade é a soma do comportamento adquirido (caráter) como o comportamento de herança genética (temperamento). O psicólogo alemão Hans Eynseck define: "A personalidade é a soma total dos padrões de conduta, atuais ou potenciais de um organismo determinados pela herança e o ambiente".



2.2. O sermão da montanha
No livro de Mateus capítulo 5, Jesus traz uma mensagem intitulada como O Sermão da Montanha, e nesta linda mensagem, o Senhor direciona lições a pessoas que apresentam diversos tipos de comportamentos muito próprios.
Ele trata com pessoas mansas, pacificadoras, misericordiosas e outras, demonstrando que a personalidade ou o temperamento de alguém não é impeditivo para se render e ser usado nas mãos do Senhor; mesmo imperfeitos em nossa personalidade, Ele nos escolheu.
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.", Jo 15.16



3. CONTROLANDO QUEM EU SOU

"Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.", Tt 2.11-12


3.1. Tendo domínio próprio
Sabendo agora que a personalidade é a junção do caráter com o temperamento, é possível crer que há como controlar o nosso comportamento, mesmo que de forma parcial. A Bíblia relata que uma das características do Fruto do Espírito, (Gl 5.22), é a temperança, ou seja, o domínio próprio, que faz com que controlemos emoções e condutas, para que minimize ou cesse atitudes ou comportamentos inadequados diante de Deus.


3.2. O ajudador Espírito Santo
Aprendemos que a personalidade de um indivíduo não pode ser modificada, porém sabemos que outros são influenciados pelo meio. Considerando essa verdade é possível transformar um "mau" caráter em um bom caráter. Para isso contamos com o Espírito Santo, pois se o ambiente em que vivemos influencia quem somos, significa que, se o meu ambiente for espiritual, minha vida será espiritual!
"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.", Rm 8.6



Conclusão
Melhor do que tentar entender os mistérios da personalidade humana, é saber que o Espírito Santo tem plenas condições de instruir e auxiliar o ser humano a se tornar alguém diferente, fazer com que o indivíduo se torne realmente imagem e semelhança de quem o criou.


Aprendeu
Responda
1. O que é temperamento?



2. O que é caráter? 



3. O que é personalidade?









Lições bíblicas Betel
Ano 2019


   Revista Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens: Tema: “Escapa-te por tua vida!”












Lições bíblicas Betel



Lições bíblicas Betel








Lições bíblicas Betel








 Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família



 


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário