15 de novembro de 2019

Lição 07: A Bíblia e o testemunho da ciência: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos


BÍBLIA ONLINE
Texto Áureo
Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do Senhor. Salmos  107.43
Verdade Aplicada
As constantes descobertas científicas, em diferentes áreas do conhecimento, ao longo dos anos, têm sido um valoroso testemunho a favor da Bíblia Sagrada.

Objetivos da Lição
- Estudar a ciência, sua contribuição e características;
- Mostrar a Bíblia Sagrada e a medicina moderna em consonância;
- Identificar que as Escrituras e a ciência estão em harmonia.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Jó 28.9,24-28
9 - Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.
24 - Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
25 - Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas;
26 - Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;
27 - Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.
28 - E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Hinos Sugeridos:
Harpa Cristã: 33




Harpa Cristã: 61



Harpa Cristã: 581
Castelo Forte | IPALPHA Música
Motivo de Oração
Ore para que a Igreja seja relevante na sociedade.



Introdução
Diferente do que alguns argumentam, estudos criteriosos revelam que as descobertas científicas e as Sagradas Escrituras são, muitas vezes, inseparáveis.
1. Ciência: contribuição e característica
A ciência, efetivamente, trouxe muitos benefícios e contribuições para a humanidade. E, ultimamente tem produzido subsídios valiosos, confirmando afirmações históricas da Bíblia Sagrada. A verdadeira ciência e a Bíblia não entram em conflitos. Não há nenhuma necessidade dos defensores, de ambos os lados, se envolverem em polêmicas. Basta dar tempo ao tempo.

1.1. A constante busca do conhecimento
A palavra ciência vem do latim, e significa "conhecimento", ou de forma mais precisa: "a ciência define-se como um acumulador de conhecimento". E, ao acumular informações, ela é, naturalmente, passiva de novos conceitos e afirmativas. Por natureza, a ciência nunca estará totalmente satisfeita. "Se a ciência soubesse tudo a priori, seria uma religião", afirmam os defensores da ciência, quando confrontados diante de novos progressos científicos. Diante do exposto, é natural que tudo que é momentaneamente um "conflito" com a Bíblia, poderá ser mudado a qualquer nova descoberta, por parte da ciência, visto que a Bíblia, também por sua natureza não muda.

1.2. O enfraquecimento do cientificismo
O cientificismo (que afirma que somente a ciência tem a chave para a verdade e que tudo o que não é cientifico é falso) tem enfraquecido nos últimos séculos. Há cientista admitindo que a ciência sozinha não pode nos oferecer uma lei ou um padrão moral que nos diga como viver. Porque a ciência se ocupa com as coisas físicas que podem ser observadas, medidas e analisadas, mas é incapaz de explicar a noção de um mundo espiritual ou de uma influência espiritual nos assuntos humanos, assim, muitos têm se dobrado a aceitar uma dimensão espiritual para a vida e a existência.
1.3. A ciência evolui
Se for considerado o progresso científico como sendo incremento no volume de teorias científicas existentes, ou o surgimento de conjecturas mais complexas acerca de conceitos relativos a esta maneira de se buscar entender a realidade, a ciência evolui. Assim, como precaução, deve ser considerada um máxima que diz: "a ciência é um trem que está sempre viajando". A generalização de ontem é a hipótese
2. A Bíblia Sagrada e a medicina moderna
A Bíblia contém muitas leis de saúde e princípios práticos que, depois de serem ignorados ou esquecidos, foram descobertos somente no últimos séculos, A temida peste negra, por exemplo, prosperou nas condições insulares da Europa medieval, matando milhares de pessoas. Os judeus, mais familiarizados com as Escrituras, sofreram muito menos, porque praticavam os princípios bíblicos para a saúde.
2.1. Instruções básicas de medidas sanitárias 
Deus sempre enfatizou a limpeza física para o Seu povo. 
Hoje, não há dúvidas para a boa relação que existe entre higiene e saúde. As principais pragas e epidemias que mataram milhões através dos tempos, geralmente se originaram porque esse princípio foi comprometido de alguma forma. O cólera, por exemplo, tem sido uma das principais causas de morte ao longo da história. Essa doença surge quando os princípios de saneamento são infligidos. Entretanto, milhares de anos atrás, a Bíblia já tinha instruções que preveniam o cólera, tifo, disenteria, hepatite e outras epidemias similares (Dt 23.12-13). Deus determinou que os dejetos humanos deviam ser eliminados de um modo que as pessoas e os animais ficassem longe de seu contato direto.
2.2. Orientações bíblicas e específicas sobre os alimentos
Não faz muito tempo que as ciências ligadas à medicina têm demonstrado que as orientações bíblicas sobre os alimentos têm fundamentos. Segundo o professor e pastor José Afonso Ferreira: "Nem tudo o que é bom pra comer deve ser comido. Mas todos os alimentos determinado por Deus, na sua palavra, são úteis e indispensáveis ai equilíbrio da vida e da saúde (...)". Lembrando sempre que: isto não diz respeito a questões espirituais, como afirmam os adventistas do sétimo dia, mas com o nosso organismo físico.

2.3. Circuncisão ao oitavo dia
A Bíblia trás a informação da ordem de Deus de circuncidar os meninos nascidos em Israel. Isto devia acontecer a partir do oitavo dia de vida (Gn 17.12;21.4;Lc 2.21). As pesquisas médicas descobriram que os dois principais fatores de coagulação do sangue, a vitamina "K" e a protrombina, atingem o seu nível máximo na vida, no oitavo dia após o nascimento. Estes agentes de coagulação do sangue facilitam uma rápida cicatrização e reduzem as chances de infecção. Atualmente, qualquer procedimento de circuncisão antes do oitavo dia exigirá injeções de vitamina "K" para cicatrizar sem problemas. Mais uma vez a ciência confirmando a importância das afirmações bíblicas.

3. As Escrituras e a ciência em harmonia
Infelizmente, muitas pessoas passaram a ver a ciência e a Bíblia como antagônicas. Um estudo com a mente aberta revela que a ciência e as Escrituras se harmonizam, e muitas vezes, defendem uma à outra, A crença na Palavra de Deus não tem de ser mera esperança; ela pode ser firmemente baseada em fatos quando todas as evidências são consideradas. Vamos considerar algumas revelações científicas, que foram registradas na Bíblia anos atrás, e que foram descobertas e confirmadas pela ciência.

3.1. A Terra é redonda
O formato de nosso planeta já não é novidade nem mesmo para criança em idade pré-escolar. Mas como já sabiam disso os seres humanos dos tempos bíblicos, quando viagens espaciais, telescópios e satélites estavam bem longe da realidade? "Ele é o que está assentado sobre o globo da terra..." (Is 40.22). Embora muitos teorizassem que a terra era uma esfera, milênios depois de Isaías, só no século XV grandes navegadores como Cristóvão Colombo, o provaram na prática, confirmando mais uma vez que a Bíblia estava certa.
3.2. A Terra está suspensa no espaço
Houve um tempo que se acreditava que a Terra era sustentada por um grande animal. O livro de Jó informou que a Terra está solta no espaço: "O norte estende sobre o vazio; suspende a Terra sobre o nada." (Jó 26.7). A ciência só descobriu que a Terra não era sustentada muito tempo depois da afirmação bíblica.
3.3. Ciclo da água
Para onde vai toda água foi por muito tempo um desafio para a infante ciência. Porém, a resposta está no ciclo hidrológico, tão bem explicado na Bíblia: "Todos os ribeiros vão para o mar e, contudo o mar não se enche; para o lugar para onde os ribeiros vão, para aí tornem eles a ir". (Ec 1.7). Afirma ainda o texto de Eclesiastes 11.3: "Estando as nuvens cheias derramam a chuva sobre a terra...".


CONCLUSÃO
Apesar de existirem problemas que ainda não receberam uma resposta satisfatória, até o presente, não há nenhuma razão para o desprezo da ciência. A crença na Palavra de Deus não tem de ser mera esperança; ela pode ser baseada em fatos e evidências, com a contribuição valorosa da ciência.



Questionário
1) Qual o significado da palavra ciência ?
R. A palavra ciência vem do latim, e significa "conhecimento"



2) Qual é a afirmação feita pelo cientificismo ?
R. Somente a ciência tem a chave para a verdade e que tudo o que não é cientifico é falso



3) Milhares de anos atrás, a Bíblia já tinha instruções que preveniam o quê ?
R. Cólera, tifo, disenteria, hepatite e outras epidemias similares (Dt 23.12-13).



4) Qual o nome do profeta que cita o formato do nosso 

planeta ?
R. O profeta Isaías (Is 40.22)



5) Qual livro informou que a Terra está solta no espaço ?
R. O Livro de Jó (Jó 26.7)








                                               Arqueologia Bíblica



 Videos aulas:
O endereço na descrição dos videos






Slides





















  
Fonte: Slides das imagens acima-www.revistaebd.com-Apologética Cristã. O estudo trata-se sobre Ciência e Fé Cristã que é comentada pelo Pr. Joabes Rodrigues do Rosário, presidente da Assembleia de Deus ministério de Madureira campo Araguaçu–TO.Editora betel


Lições bíblicas Betel
Ano 2019


 Revista Editora Betel Dominical Adultos - 4º Trimestre de 2019: Apologética Cristã: A Importância da Defesa da Fé diante dos Desafios da Sociedade Atual



Adultos: Betel Dominical 3º Trimestre de 2019 - Tema: Lucas: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.



Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos



 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos



 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos



 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



*
Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016



 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel



 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel



 Adultos: Lições Biblicas Arquivo



Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário