22 de novembro de 2019

Lição 08: Os Clamores da Alma: Central Gospel - Jovens e adultos

  
BÍBLIA ONLINE
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Salmos 42.1-8
1 - Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
2 - A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
3 - As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
4 - Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
5 - Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
6 - Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
7 - Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
8 - Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

TEXTO ÁUREO
 Jeremias 33.3
Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ouvir claramente os clamores da sua alma, procurando saciedade para tudo quanto se relacione à sede de Deus;
Eliminar a amargura, a tristeza, a ansiedade, a mágoa e a depressão da sua vida;
Libertar a sua alma de qualquer prisão sentimental ou mental, buscando a plenitude do Espírito Santo na produção do fruto e dos dons espirituais.


Palavra introdutória
Nesta lição, os estudantes da Palavra de Deus são conclamados a cuidar de sua saúde, espiritual e emocional. Cremos que o Divino Consolador, em nome de Jesus, fará frutificar na vida de todos nós a inteligência necessária para administrarmos a nossa natureza.


1. A ALMA CLAMA
No mais profundo do seu ser, a alma humana sente sede de Deus (Sl 42.1,2). A figura de um cervo sedento, bramando pelas correntes das águas, representa o clamor da alma pelo criador. Essa declaração do salmista permite-nos afirmar que nada, absolutamente nada, pode saciar a sede da alma, senão Deus.
Na travessia do árido deserto da vida, a alma não precisa morrer de sede.


O convite profético é destinado às almas sedentas: Todos os que tendes sede, vinde às águas (Is 55.1a).
Jesus convida os sedentos a vir a Ele: Se alguém tem sede que venha a mim e beba (Jo 7.37).
No último capítulo do último livro da Bíblia, a água da vida é oferecida gratuitamente: Quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida (Ap 22.17).



2. CLAMANDO PELA CURA
A mais devastadora doença da alma é o pecado (Jo 8.34), pois a iniquidade tem o poder de abrir portas à entrada de outras enfermidades. Se este mal não for devidamente tratado, conduzirá o homem à perdição eterna (Rm 6.23; Ez 18.20).
A cura da alma está em Deus (Sl 103.3): quando o pecador recebe a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida (Jo 3.16), recebe também a cura dos males que afligem a sua alma (Is 53.4).



SENHOR, MEU DEUS, A TI CLAMEI POR SOCORRO, E TU ME CURASTE (Sl 30.2 NVI).
Clame ao Senhor e seja curado de toda angústia (Sl 18.6).

Creia que o socorro da alma vem do Senhor (Sl 121.1.2).

Receba a cura da solidão e da rejeição com a garantia da presença constante do Senhor (Mt 28.20).

Remova toda preocupação da sua alma, priorizando o Reino de Deus (Mt 6.33).

Utilize a sua fé e o medo desaparecerá (Sl 56.3).

Renove sua mente na Palavra de Deus e seja curado da depressão (Rm 12.2).

Derrote o estresse, permitindo que sua alma habite no esconderijo do Altíssimo (Sl 91.1).

Vença a ira e o ódio, abençoando os que o odeiam (Mt 5.44).

Derrote o orgulho, a altivez e a arrogância, crucificando o ego e os desejos carnais (Gl 5.24).



2.1.Busque Aquele que cura todas as nossas enfermidades
Yahweh Rapha (Jeová Rafá) é um dos poderosos nomes atribuídos a Deus no Antigo Testamento. O termo hebraico Rapha significa restaurar, curar ou tornar saudável. Quando as duas palavras aparecem combinadas no texto bíblico - Jeová-Rafah - podem ser traduzidas como: o Senhor que cura (Êx 15.26; Sl 103.3; Is 30.26; Jr 30.17).


2.2. Busque ajuda profissional quando necessário
Quando o cristão adoece na alma e o corpo físico é atingido, deve buscar ajuda médica? Consultar psicólogos, psiquiatras ou outros profissionais de Medicina é pecado e entristece o Espírito Santo?
Não é pecado. A Medicina é uma ciência abençoada por Deus e tem papel importantíssimo na vida do ser humano. Deus não condena a Medicina, nem os cristãos que se utilizam dela.



3. CLAMANDO POR LIBERDADE

Davi, depois de tentar todas as saídas, voltou-se para Deus, o único capaz de libertar a sua alma: Tira a minha alma da prisão para que eu louve o teu nome (...) (Sl 142.7).


3.1. A prisão da amargura
O vocábulo amargura, no grego, tem o sentido de ferir; no hebraico, está relacionado a algo pesado. Toda vítima da amargura carrega em si feridas profundas. Este mal pode provocar doenças físicas e até levar à morte (Hb 12.15).
Veja o caso de Noemi. A esposa de Elimeleque trocou seu nome para Mara, que significa amargura, por precisar deixar a cidade de Belém pelo fato de ter perdido, pela morte, seu esposo e filhos, Malom e Quiliom, ficando viúva, sem netos e descendência.
Após pouco mais de 10 anos, foi liberta da prisão da amargura, tendo a sua alma livre e recriada com o nascimento de seu neto Obede, filho de Rute com Boaz (Rt 4.15).



3.2. A prisão do medo
Eis o resultado do pecado: medo (Gn 3.10).
Medo de perder o emprego, de ser rejeitado, de adoecer, de ficar inválido, de não ter o que comer, de dormir, de sofrer um acidente, de ser vítima de uma traição, etc.
Ao entregar voluntariamente a Sua vida para morrer na cruz, o Senhor Jesus aniquilou o império da morte, libertando todos os que estavam cativos neste cárcere (Hb 2.14,15). Aceitar o Senhor Jesus como Salvador, portanto, é o primeiro passo para sair dessa prisão.



PERSONAGENS BÍBLICOS E SUAS DORES
Moisés
Risca-me, peço-te, do teu livro.
Êx 32.32


Noemi
Grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
Rt 1.20


Ana
Com amargura de alma orou ao Senhor e chorou.
1 Sm 1.10


Elias
Pediu em seu ânimo a morte.
1 Rs 19.4


A sunamita
A sua alma nela está triste de amargura.
2 Rs 4.27

A minha alma tem tédio de minha vida.
Jó 10.1


Davi
Por que estás abatida, ó minha alma?
Sl 42.11


Jonas
Tira-me a minha vida, porque melhor me é morrer do que viver.
Jn 4.3


Jeremias
Para que se consumam os meus dias na confusão.
Jr 20.18


Paulo
Até da vida desesperamos.
2 Co 1.8


Jesus
A minha alma está cheia de tristeza até a morte.
Mt 26.38



3.3. A prisão da depressão
Como bem apontou Pr. Gilmar Chaves, em seu livro "Sentimentos que aprisionam a alma", a depressão (enquanto fenômeno psicológico e neuroquímico) apresenta-se como uma tristeza profunda, não passageira, que fará com que o depressivo não consiga realizar atividades rotineiras.
A depressão - independente de haver uma causa que a justifique - ultrapassa a ideia de uma tristeza profunda; trata-se de uma doença perigosa e mortal" (CHAVES, G. Central Gospel, 2016, p. 62).



3.3.1. Há cura para a alma deprimida
É possível enfrentar o processo depressivo e encontrar a cura. A Bíblia é repleta de orientações acerca disso (Sl 34.18; Is 43.18,19).


DEPRESSÃO? NUNCA MAIS!
Busque a Deus com todo o seu ser. Ele está perto.
Sl 34.18; Jr 33.3


Esqueça o passado. Viva o novo de Deus.
Is 43.18,19; Fp 3.13


Sirva ao próximo sem esperar recompensa.
Rm 12.10-14


Perdoe sempre e nunca deixe de pedir perdão.
Mt 6.12-14


Manifeste alegria.
Sl 118.24


Renove a sua mente positivamente.
Rm 12.1,2; Fp 4.8


Adore e sirva a Deus.
Sl 95.6; 100.2 



CONCLUSÃO
Deus incluiu a Sua Igreja no plano da santidade da alma.
A presença e o poder de Deus na Igreja salva o pecador, levanta o caído, cura o enfermo, encoraja os frustrados, alimenta os famintos, sacia os sedentos, anima os decepcionados, alegra os tristes, dá forças aos fracos, e restaura os débeis, porque para Deus nada é impossível (Lc 1.37).



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Consultar psicólogos, psiquiatras ou outros profissionais de Medicina é pecado?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




  Vídeo aula: 
Endereço na descrição do vídeo


Central Gospel
ANO 2019 


 Revista Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 60 - 4º Trimestre de 2019 - Tema: Corpo, Alma e Espírito: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 

 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017

 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário