Salmos 63.1-8
1 - O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
2 - Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
3 - Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
4 - Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.
5 - A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,
6 - Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.
7 - Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei.
8 - A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.
TEXTO ÁUREO
Gênesis 2.7
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Crer firmemente que a alma é criada a partir de um ato soberano e exclusivo do Senhor Todo-Poderoso;Submeter a sua mente, com todas as suas faculdades – inocência, consciência, memória, inteligência e raciocínio ao governo do Espírito Santo;
Praticar diariamente o estudo sistemático da Palavra de Deus, descobrindo a fonte da salvação, da verdade e da santificação.
Palavra introdutória
O que é a alma? Qual a sua origem?
Quem a criou?
O ser humano é uma alma, tem uma alma ou passou a ser uma alma?
A alma é imortal?
O mundo animal, físico e vegetal tem alma?
O que acontece com a alma na morte?
Procuraremos responder a essas e a outras perguntas ao longo da lição.
1. DEFINIÇÃO,ORIGEM E COMPOSIÇÃO
Biblicamente, a alma é a sede das emoções. Por intermédio do espírito, ela põe-nos em contato com o Altíssimo e, por meio do corpo, põe-nos em contato com o mundo natural.
1.1. De onde vem a alma?
Esse tema tem sido debatido há milênios, por pessoas diferentes, em todo o mundo. As principais teorias que procuram responder a essa pergunta são: o preexistencialismo (a preexistência da alma); o traducionismo (a transmissão da alma) o criacionismo (a criação imediata da alma).
Preexistencialismo - Declara que as almas dos homens já existiam em um estado anterior; e qualquer deficiência moral demonstrada, neste estado, teria implicação direta na vida material desta alma (espiritismo, panteísmo).
Traducionismo - Afirma que a alma é gerada juntamente com o corpo. De acordo com essa teoria, a alma seria transmitida pelos pais, assim como o corpo.
Criacionismo - Determina que Deus cria (chama à existência) uma nova alma quando um novo ser humano é concebido. Cada alma seria formada ex-nihilo (do nada) por Deus.
1.2. Deus criou a alma
A alma do homem não é pó, e sim o resultado do sopro pessoal e direto de Deus no corpo humano: (Gn 2.7). O Eterno soprou vida, soprou espírito, soprou parte de Sua natureza no homem, elevando-o a condição de ser racional e espiritual.
As palavras do patriarca Jó descrevem o que aconteceria com o homem se Deus retirasse o que deu a ele, ao torna-lo alma vivente: Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó (Jó 34.14,15).
2. ATRIBUIÇÕES DA ALMA
A alma é composta de três partes distintas, onde operam os pensamentos, a vontade e as emoções.
2.1. Pensamentos, tribunal da alma
De todos os seres criados, o homem é o único que tem a capacidade de pensar. Diante dessa realidade, surge um questionamento: na área do conhecimento intelectual, qual é a função da mente? Esse questionamento tem resposta na Palavra de Deus e na ação do Espírito Santo. Observe:
Davi orava fervorosamente: Examina-me, Senhor, e prova-me, esquadrinha a minha mente e o meu coração(Sl 26.2).
Paulo orientou a igreja: Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instrui-lo? Mas nós temos a mente de Cristo (1 Co 2.16). E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente (Rm 12.2a ARA);
Tiago em sua epístola, escreveu: Não pensa tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz (Tg 1.7,8 NVI).
2.2. Vontade, força dominante da alma
O patriarca Jó menciona dois aspectos importantes ligados ao campo volitivo da alma.
Vejamos nos subtópicos seguintes:
2.2.1. A capacidade de a alma recusar
A minha alma recusa tocar em vossas palavras, pois são como a minha comida fastienta (Jó 6.7). Tal premissa é ratificada no comportamento de dois outros personagens bíblicos:
Daniel, no exílio babilônico, recusou todo o manjar e vinho (iguarias oferecidas pelo rei), trocando-os por legumes e água (Dn 1.8-12);
José, no Egito, recusou a proposta da esposa de Potifar (Gn 39.11-13).
2.2.2. A capacidade de a alma fazer escolhas
(...) Pelo que a minha alma escolheria, antes, a estrangulação, e, antes, a morte do que estes meus ossos (Jó 7.15). Tal premissa é ratificada no comportamento de dois outros personagens bíblicos:
Elias desafiou o povo de Israel a escolher servir ao Deus verdadeiro, ou a Baal, o deus falso (1 Rs 18.21);
Josué declarou aos seus contemporâneos que ele e toda a sua família escolheram servir ao Senhor (Js 24.15).
2.3. Emoção, movimento da alma
A alma é capaz de produzir emoções positivas e negativas. Paulo menciona amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, fé, mansidão, temperança (Gl 5.22) - emoções positivas que nos abençoam, bem como a todos com quem lidamos.
Por outro lado, o mesmo apóstolo lista emoções negativas que nos podem fazer adoecer: Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós (Ef 4.31).
3. A PALAVRA DE DEUS E A ALMA
É surpreendente observar, em todo o texto sagrado, a ação sublime da Palavra de Deus - a fonte da verdade - sobre a alma humana (Sl 119). O Palavra de Deus ensina-nos a fazer o que é certo; ilumina o caminho da vida; instrui-nos na justiça perfeita de Deus; livra-nos do pecado; alegra a nossa alma; dá-nos sabedoria; capacita-nos a viver em santidade; disciplina-nos; restaura-nos e habilita-nos para toda boa obra.
3.1. A Palavra de Deus vivifica a alma
Jesus declarou que veio a este mundo trazer vida eterna aos homens mortos (Jo 10.10). Mas, afinal, que tipo de vida recebe o indivíduo que aceita a Palavra de Deus?
Vejamos:
plena de liberdade (Jo 8.36);
repleta de alegria (Ne 8.10);
cheia do Espírito (Ef 5.28);
preservada pela paz (Fp 4.7);
transbordante e tranquila (Sl 23.5);
fortalecida pela Graça (2 Tm 2.1);
santificada pela oração (1 Tm 5.17);
vitoriosa pela fé (1 Jo 5.4);
gloriosa pelo amor (Jo 13.34).
3.2. A Palavra de Deus purifica-nos de todo o mal
Após a salvação, a Palavra de Deus inicia um processo de purificação, alcançando o ser humano por completo, até a volta de Jesus Cristo (1 Ts 5.23).
A verdade é: o caminho original da fé (Sl 119.30);
manejada pelo obreiro purificado e fiel (2 Tm 2.15);
a essência da adoração que agrada a Deus (Jo 4.24);
geradora da nova criação para o Senhor (Tg 1.18);
libertadora (Jo 17.17);
3.3. A Palavra de Deus produz alegria
Davi deve ser considerado o salmista alegre de Israel. A despeito de tudo quanto sofrera, ele: clamava com alegria (Sl 5.11);
agradecia, jubiloso, pelos livramentos recebidos (Sl 9.2);
engrandecia ao Senhor, confiante em suas promessas (Sl 16.92.4).
CONCLUSÃO
Para finalizar o estudo desta lição, lembremo-nos de alguns pontos importantes: a morte não cessa a existência da alma; por isso, devemos temer a Deus que pode lançar no inferno a alma juntamente com o corpo (Mt 10.28);a salvação da alma custou o sangue puro do Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus.
Cuidemos, pois, com responsabilidade, de nossa alma.
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda: Quais teorias procuram responder sobre a origem da alma?
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