5 de novembro de 2018

Subsidio: Lição 6 - Rute, a Heroína Altruísta: Primários - de 7 e 8 anos

  
 

Ideias para o ensino:
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.




  Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a entender fazer o bem sem esperar recompensa é nosso dever como servos de Deus.

 Pré - aula:





 Momento do louvor 
 Cante:  

Eu Preciso de você, Nós Precisamos de Cristo




 Deus é bom pra mim


Memorizando


Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Rute – Capítulo 1
1 No tempo em que Israel era governado por juízes, houve uma grande fome naquele país. Por isso um homem de Belém, cidade da região de Judá, foi com a sua mulher e os seus dois filhos morar por algum tempo num país chamado Moabe.
2 O nome desse homem era Elimeleque, e o da sua mulher, Noemi. Os dois filhos se chamavam Malom e Quiliom. Essa família era de Efrata, um povoado que ficava perto de Belém de Judá. Eles foram para Moabe e ficaram morando ali.
3 Algum tempo depois, Elimeleque morreu, e Noemi ficou com os dois filhos,
4 Que casaram com moças moabitas. O nome de uma delas era Orfa, e o da outra, Rute. Quando já fazia quase dez anos que estavam morando ali,
5 Malom e Quiliom também morreram. E Noemi ficou só, sem os filhos e sem o marido.
6 Um dia Noemi soube que o SENHOR tinha ajudado o seu povo, dando-lhe boas colheitas. Então ela se aprontou para sair de Moabe com as suas noras.

7 Elas saíram a fim de voltar para Judá, mas no caminho
8 Noemi disse às noras: – Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!
9 O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar! Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo. Porém elas começaram a chorar alto
10 e disseram: – Não! Nós não voltaremos. Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo.
11 Mas Noemi respondeu: – Voltem, minhas filhas. Por que querem ir comigo? Vocês acham que eu ainda poderei ter filhos para casarem com vocês?
12 Voltem para casa porque já estou muito velha para casar de novo. Pois, ainda que eu tivesse esperança de casar outra vez ou mesmo que casasse esta noite e chegasse a ter filhos,
13 será que vocês iriam esperar até que eles crescessem para vocês casarem com eles? É claro que não, minhas filhas! O SENHOR está contra mim, e isso me deixa muito triste, pois vocês também estão sofrendo.
14 Aí elas começaram a chorar alto outra vez. Então Orfa se despediu da sua sogra com um beijo e voltou para o seu povo. Mas Rute ficou.
15 – Veja! – disse Noemi. – A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você também para casa com ela.
16 Porém Rute respondeu: – Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.
17 Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!
18 Como Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada.
19 E elas continuaram a viagem até Belém. Quando chegaram lá, toda a cidade ficou agitada por causa delas. E as mulheres perguntavam: – Esta é a Noemi?
20 Porém ela respondia: – Não me chamem de Noemi, a Feliz. Chamem de Mara, a Amargurada, porque o Deus Todo-Poderoso me deu muita amargura.
21 Quando saí daqui, eu tinha tudo, mas o SENHOR me fez voltar sem nada. Então, por que me chamar de Feliz, se o Deus Todo-Poderoso me fez sofrer e me deu tanta aflição?
22 E foi assim que Noemi voltou de Moabe, com Rute, a sua nora moabita. Elas chegaram a Belém quando a colheita de cevada estava começando.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE

Aula de Rute 001


A nossa heroína de hoje chama-se Rute.
Vocês estão percebendo que tanto homens como mulheres podem servir a Deus de coração, podem fazer a diferença nesta vida e podem ser heróis e heroínas neste mundo?

Vamos ver como Rute viveu em sua época servindo a Deus e nos deixando um lindo exemplo de amor.
Em Israel, na época dos juízes, houve muita fome na terra. Um homem chamado Elimeleque, que morava em Belém de Judá foi viver com sua família- sua mulher e seus dois filhos- por algum tempo nas terras de Moabe, fora das terras do povo judeu. A mulher de Elimeleque chamava-se Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Chegaram em Moabe e lá ficaram vivendo.

Um tempo depois morreu o pai Elimeleque, marido de Noemi. Ela ficou sozinha para orientar seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamava-se Orfa e a outra Rute.

Vocês notaram que Rute, a nossa heroína de hoje, não era de Israel? Deus não se importa onde você nasceu, mas com seu coração que ama as pessoas e a Deus.

Depois de terem morado lá em Moabe por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom. Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e o seu marido.




Neste tempo, Noemi ficou sabendo que o Senhor viera em socorro do seu povo Israel, dando-lhe alimento, então decidiu voltar.

Noemi disse para suas duas noras: – voltem para a casa de seus pais. Que o Senhor abençoe vocês por terem sido boas com meus filhos e comigo. Casem novamente e encontrem segurança com seus maridos.

Rute disse para Noemi: – Não insista comigo para que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus. Onde morreres morrerei e ali serei sepultada. Somente a morte poderá me separar de ti.




Vocês repararam no amor de Rute por sua sogra? Ela não queria deixar Noemi sozinha numa longa viagem. Sabia que ela não teria forças para trabalhar sozinha e se sustentar, pois já era idosa. Realmente o Deus de Noemi estava no coração de Rute para gerar esse amor.

Depois disso, Noemi não insistiu mais e as duas prosseguiram viagem até Belém. Elas chegaram na época da colheita de trigo e precisavam trabalhar para comer.

Então, cada dia Rute ia trabalhar juntando sobras de grãos dos campos de trigo de Boaz, dono da terra.



Um dia, Boaz viu Rute trabalhando nos seus campos e decidiu ajudá-la. Ele deixava mais grãos sobrando no campo para Rute juntar e levar para Noemi.




Boaz passou a amar Rute por ver que ela tinha um coração bom e que ela ajudava muito a sua sogra. Eles se casaram e tiveram um filho chamado Obede.

Deus abençoou Rute e sua sogra Noemi com uma novíssima família.

Deus recompensou a bondade e o amor de Rute. Obede foi avô de Davi.

Rute apesar de ser estrangeira, pois era de Moabe, não era do povo de Israel, foi recompensada por Deus porque teve seu nome na Bíblia e foi incluída na linhagem de Davi (Rute 4: 21-22). O fim dessa genealogia, dessa linhagem é Jesus Cristo! Que privilégio de Rute!

Vocês viram como compensa sempre servir a Deus de coração? Ser bondoso, ajudar, amar as pessoas? Vamos seguir o exemplo de Rute?




Oração: ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para servi-lo de coração, para sermos bondosos e demonstrarmos amor para as pessoas.

Recurso visuais
Clique nas imagens para aumentar (+)

Aula de Rute 001





  Vamos fazer um cartão, deixá-lo bem bonito e entregar para um amigo(a) especial, demonstrando nossa amizade!!!




 Diversas Atividades 











Trabalho manual:




Atividade: Peça para cada criança desenhar o contorno da sua mão numa folha e responder a pergunta: 
“Eu gosto de amigos que ... (sorriem, me dão atenção, me abraçam, me ajuda na lição, etc). A resposta que a criança der, ela escreve na palma da mão que ela desenhou. Líder explique a elas que aquilo que elas querem que os seus amigos façam, ela deve fazer também para eles. Aproveite este momento para orar junto com elas, para que Deus abençoe a sua escola derramando bondade no corações dos alunos para que tratem bem uns aos outros. Com certeza elas vão querer contar todas as coisas ruins que têm presenciado lá, mas diga a elas que toda essa maldade que tem acontecido nas escolas, pode acabar, se elas orarem todos os dias, e jejuarem. Líder, leve-as a profetizar a paz, a bondade e o amor de Deus para as suas escolas! 
Especificamente por isso! Ensine-as a orar com autoridade, e o Senhor dará vitória!!



Brincadeira é coisa séria!:
Determine um lugar da sala para que seja Belém. As crianças andarão pela sala e só irão para Belém quando você disser.
Enquanto elas estiverem andando pela sala faça perguntas como por exemplo:
* Quantos filhos tinha Noemi?
* O que aconteceu com seu marido?
* Seus filhos casaram?
* Onde eles moravam?
*O que aconteceu com os filhos de Noemi?
*O que Orfa fez?
* O que Noemi fez?
.... E elas foram para Belém! (momento em que correrão para o lugar determinado pelo professor). Repita a brincadeira quantas vezes for interessante e divertido. Se estiver com uma turma maior crie perguntas mais elaboradas!



Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatiza aos pequenos que na história do povo de Israel ficou o registro da temente mulher, Rute, que honrou sua sogra e amou a seu povo, tornou-se participante do Centro da História de Israel. Você também, criança pode estar no Centro da História, marcar a sua geração, amando a sua geração e tornado-se uma exemplo, assim como Rute foi para seu povo. 


Lembrancinhas


Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.

Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

 
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.


" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus" 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
Escola bíblica aplicada
https://blogdatia-jaque.blogspot.com
Evangelismo Infantil
historiasdasementinha.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
blogtiale.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
Ensino infantil num clique
CPAD 
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


Leia a Bíblia

Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário