15 de novembro de 2018

Subsidio: Lição 07: Papai do céu me dá amigos - Maternal de 3 e 4 anos

 




Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.



Objetivo da lição: 

Que a criança compreenda que os amigos são presentes do Papai do Céu. 


 Pré - aula



 Momento do louvor 
 Cante:
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus. 



Aleluia - Cristina Mel-1



ALELUIA - 3Palavrinhas - VOLUME 3




A - M - I - G - O | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono




Eu Preciso de você, Nós Precisamos de Cristo




Aline Barros pula pula



Para guardar no coração:

 




Vamos ler o que a Bíblia diz: 
   
1 Samuel – Capítulo 18, 1 - 5
1 Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.
2 Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai.
3 Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
4 Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto.
5 Saía Davi aonde quer que Saul o enviava e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército, e era ele benquisto de todo o povo e até dos próprios servos de Saul.

   1 Samuel – Capítulo 19 . 1 - 6
1 Falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os servos sobre matar Davi. Jônatas, filho de Saul, mui afeiçoado a Davi,
2 o fez saber a este, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te; acautela-te, pois, pela manhã, fica num lugar oculto e esconde-te.
3 Eu sairei e estarei ao lado de meu pai no campo onde estás; falarei a teu respeito a meu pai, e verei o que houver, e te farei saber.
4 Então, Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e os seus feitos para contigo têm sido mui importantes.
5 Arriscando ele a vida, feriu os filisteus e efetuou o SENHOR grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste e te alegraste; por que, pois, pecarias contra sangue inocente, matando Davi sem causa?
6 Saul atendeu à voz de Jônatas e jurou: Tão certo como vive o SENHOR, ele não morrerá.

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


Aplicação: 
Talvez, a amizade mais conhecida na Bíblia, seja a de Davi com Jônatas, pela lealdade e respeito que havia entre os dois. Como o seu pai era o rei, Jônatas seria o seu sucessor, mas ele sabia que era Davi, quem assumiria o lugar do seu pai. E não teve ciúmes, pelo contrário, Jônatas e Davi se tornaram grandes amigos. Essa história nos ensina que temos que amar os nossos amigos e nos preocupar com o bem deles. E se alguém te trata mal, te desrespeita, te obriga a fazer coisas que você não quer, esse alguém não é seu amigo, afaste-se dele, e fique só com as pessoas que te fazem bem. Nós podemos ter muitos ou poucos amigos. Mas o nosso melhor amigo é e sempre vai ser JESUS! Ele está conosco em todos os momentos, para nos proteger, e cuidar de nós, nos conhece pelo nome, morreu na cruz porque nos ama! E um dia, vamos morar no céu, juntos com ele pra sempre. Aleluia!!. 

Recurso visual: 











Recurso visual:




Atividades:










Atividade
Faça retângulos de cartolina, de aproximadamente 12 x 8 centímetros, e escreva neles o versículo da lição. Dê um a cada aluno, distribua lápis e giz de cera, e incentive-os a fazer um cartão bem bonito para dar ao melhor amigo que possuem. Faça perguntas sobre os amigos deles; os da classe e os que não a frequentam. Recorde que os amigos são um presente do Papai do Céu.


GENIAL!!!
Dica Especial: Leve doces diferentes, claro alguns repetidos para não dar briga. Leve saquinhos para colocar os doces e papeis de presente ou de ceda, fitas para cada um embrulhar seu pacotinho, depois peça para trocar com um amigo.. ou se preferir faça um amigo secreto entre eles. Será muito divertido!!!


Também vc pode confeccionar em casa uma caixinha em forma de coração.






Aula Principiantes Davi e Jonatas 007
Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para tratar bem os amigos


Lembrancinhas
Dicas de molduras para vc colocar o versículo.

 “[...] Um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” (Pv 18.24)


Lembrancinhas


Lanche: Sirva um lanche gostoso e nutritivo


Conclusão:



Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.


[urso4.gif]  Conclusão 


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.


Deus abençoe.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Co
m Jesus eu pulo de Alegria!!

C
olossenses 3,23



Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Confiar?


Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo



[urso4.gif]
Fontes consultadas
tiasdaescolinha.blogspot.com
ensinoinfantilnumclique.com.br
/blogtiale
www.pequeninospracristo.com
Pequeninosdejesus
Apascentar os Pequeninos
Hermana Margarita
Escolinha Bíblica da Garotada
 (Marta Doreto) 
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal: Cpad



Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário