14 de novembro de 2018

Subsidio: Lição 07: Josafá o herói que venceu louvando: Primários - de 7 e 8 anos

 



Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.







Quebra -Gelo - De que você tem mais medo?

 
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que em qualquer circunstancia podemos e devemos adorar e louvar a Deus.





Pré - aula:


 


Momento do louvor
Cante:



 


Memória em ação:

O rei Josafá tinha um exército mui­to grande e forte, mas a primeira solução que ele tomou foi a de pe­diu socorro a Deus, pois queria a paz em seu reino, e não a guerra. Deus é o nosso socorro! Ele está sempre pronto a nos socorrer quan­do chamamos pelo seu nome e pe­dimos sua ajuda.



Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  2 Crônicas – Capítulo 20 1 - 3, 14 - 23
1 Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá.
2 Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.


  14 Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
15 e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.
17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.
18 Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram.
19 Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira.
20 Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.
21 Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.
22 Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
23 Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



Aplicação da Lição
Deus ajudou o rei Josafá a vencer os seus inimigos sem ter que lutar, e ainda deu ao povo muitas riquezas! Todos os outros povos ficaram sabendo e tiveram medo, e o reino de Josafá continuou em paz e feliz, pois ele sabia que o segredo da vitória é confiar em Deus e louvar o seu nome.

  Recurso visuais





APLICANDO A LIÇÃO AOS DIAS DE HOJE*
Deus cuida de nós hoje como cuidou do povo de Israel e de Judá nos tempos bíblicos.
Quando buscamos obedecê-lo e seguir seu caminho, Ele nos envia suas bênçãos.
Mas isso não significa que não teremos lutas e desafios.
Quando os dias difíceis de medo chegarem sobre nós, devemos buscar o livramento do Senhor em oração, jejum e em Sua Palavra.

Precisamos ver que não podemos enfrentar as lutas confiando apenas em nossas forças.
Nós precisamos da ajuda do Senhor.
Precisamos reconhecer que Deus cuidou do seu povo no passado bíblico, e nEle podemos confiar para receber esse mesmo cuidado hoje.

Talvez não saibamos quanto tempo a luta irá durar, ou quão árduo será o nosso desafio, mas podemos saber que no final Deus nos concederá o livramento e toda essa experiência será revertida em bênçãos em nossa vida."Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  Diversas Atividades

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
Pegue 5 garrafas pet e coloque nomes na frente como; medo, violência, desobediência, ódio, brigas e coloque como se fosse jogar boliche, peque uma bola pequena que simbolizará Deus agindo na vida de cada criança.
Quem acertar pelo menos uma garrafa escolhe um cântico e todos cantam o refrão juntos.
Cada criança terá duas chances de jogar bola.


Brincadeira 
– Faça dois caminhos, com giz ou papel, no chão da sua sala de aula ou do salão social de sua igreja; um caminho deve ser largo e reto, o outro bem estreito (quase uma linha) e tortuoso. Brinque com as crianças de passar sobre um e outro caminho. As crianças passarão facilmente pelo caminho largo e terão dificuldades no caminho estreito. Vocês perceberam a facilidade que tiveram em passar pelo caminho largo e a dificuldade em passar pelo estreito, sem desequilibrar e sair caminho? Fazer o que é certo, às vezes é tão difícil como caminhar pelo caminho estreito, mas quando estamos fazendo o que é certo, podem ter certeza de que não estamos sozinhos – Jesus está conosco! Às vezes, é mais fácil fazer o errado do que o certo, porém é o caminho certo que leva as coisas melhores. O caminho errado leva à tristeza e ao choro.

MAIS OPÇÃO DE BRINCADEIRA
Você pode colocar uma coroa. E quem estiver com a coroa é o mestre. E ele faz os gestos e todos imitam, e vai mudando de aluno. Não esqueça sempre de falar que o nosso mestre de verdade é JESUS!



  Lembrancinhas:

Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.

Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.  Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"

Recados para Orkut
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Escola bíblica aplicada
https://blogdatia-jaque.blogspot.com
Evangelismo Infantil
historiasdasementinha.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
blogtiale.
Pequeninosdejesus
tiasdaescolinha.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Crito Rei
Blog Pequeninos de Jesus.
Adaliahelenablogspot.com.br
Blogtiale.blogspot.com
Revista Cpad;
Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
CPAD


 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário