12 de novembro de 2018

Subsidio: Lição 7 - Felizes os que são misericordiosos: Juniores de 9 e 10 anos

 

Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


 

Muitas vezes é duro mostrar compaixão às pessoas que não conhecemos ou achamos difíceis. É ainda mais duro quando somos odiados ou ameaçados pelas pessoas a quem podemos ajudar. O ensinamento da Bíblia sobre como abordar nossos inimigos é bastante claro,


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno reconheça que devemos demonstrar amor e compaixão pelas pessoas.


Quebra-Gelo: 
Você já fez uma coisa boa para uma pessoa que você não gostava ou que não gostava de você?


 Pré - aula:





 Momento do louvor 
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos 


Vamos Amar Uns Aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono

Dinâmica: Eu, um samaritano!
Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.


Material:
Bíblia
Material humano: 06 Crianças: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.


Memorizando
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia." (Mt 5.6,7– NVI).


Vamos ler o que a Bíblia diz:

Mateus – Capítulo 5. 7
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

  Lucas – Capítulo 10. 25 - 35.
25 E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?
30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



REVISÃO DA HISTÓRIA
PERGUNTAS 
1) QUEM AJUDOU SEU PRÓXIMO NESTA HISTÓRIA?
2) QUEM PASSOU PELO CAMINHO?
3) QUANTAS PESSOAS PASSARAM ALI E QUEM AJUDOU O HOMEM?
4) O QUE E UM SAMARITANO PESQUISE NA BÍBLIA E TRAGA A RESPOSTA?
5)E UM SACERDOTE?
6) E UM LEVITA?
7) DIGA COM SUAS PALAVRAS O QUE DEVEMOS FAZER PELAS PESSOAS?



Recurso visual
















Mais recurso visual




Atividades:
Jesus e a Parábola do bom Samaritano - Desenhos e Atividades






















Revista do aluno:




Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.

Para concluir

Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus.

Oração: ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão
O amor é a essência do cristianismo.
E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e mandou o Seu Filho para que, por meio dEle, os nossos pecados fossem perdoados. Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros." (I Jo 4:10,11).

O amor de um para com o outro é o caminho de Cristo. Viver por este princípio separa os cristãos genuínos dos meros fingidos.

A marca do verdadeiro cristão não é uma teologia incontestável. Não é a capacidade de ganhar discussões, não é a capacidade de liderar ou persuadir pessoas, não é um assunto de aparência, não é um determinado dom espiritual nem um conjunto de regras distintivas no estilo de vida. Segundo Jesus, é o amor.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).



Lembrancinhas:




LEMBRANCINHA:





Convide a todos para retornarem no próximo domingo.

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus" 

Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles. 







Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


Fontes consultadas:
http//gardenofripraise.com/slideshows.htm
://ebd-biblia.webnode.com
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot
blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Escola Biblica Dominical Infantil
tiahelprecursos.blogspot.
tiasdaescolinha.blogspot.com
amoremfazerbem.blogspot.com
CPAD

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Selinho que ganhei!

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