6 de abril de 2018

Lição 02 – A Singularidade do Novo Nascimento: Jovens e Adultos - Editora: Central Gospel



Texto Bíblico Básico: 
  João 3:1-8
Texto Áureo: 
   2 Corintios  5:17
  
 através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE 

1 - INTRODUÇÃO
a) A necessidade do Novo Nascimento em Cristo (Jo 3:1-15).
b) Talvez esse seja o capítulo mais importante do evangelho de João, pois trata do novo nascimento.

2 - A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO BROTA DA INCAPACIDADE DO HOMEM NATURAL DE “VER”
OU “ENTRAR” NO REINO DE DEUS
a) Por mais dotado, moral ou refinado que seja o homem natural é absolutamente cego à verdade espiritual
e impotente de entrar no reino; pois ele não pode obedecer, nem entender, nem agradar a Deus (vv. 3,5-6; comp. Sl 51:5; Jr 17:9; Mc 7:21-23; 1 Co 2:14; Rm 8:7-8; Ef 2:3 e Mt 6:33).
b) Nicodemos era um homem de moral e religioso, um dos principais mestres dos judeus, contudo não entendia a verdade a respeito do novo nascimento. A mente carnal do pecador não aprende as verdades espirituais (veja 1 Co 2:10-14).

3 - O NOVO NASCIMENTO NÃO É UMA REFORMA DA VELHA NATUREZA (Rm 6:6), MAS UM ATO CRIATIVO
DO ESPÍRITO SANTO (Jo 3:5; comp. 1:12-13; 2 Co 5:17; Ef 2:10; 4:24)
a) O novo nascimento é um nascimento espiritual (vv. 6-7); pois o que nasce da carne (a natureza antiga) é carne e sempre será carne e estará sob a ira do Senhor.
b) O que nasce do Espírito (a nova natureza discutida em 2 Pe 1:4) é Espírito e eterno. Você não pode nascer do Espírito pelos meios físicos.

4 - A CONDIÇÃO DO NOVO NASCIMENTO É FÉ EM CRISTO CRUCIFICADO (Jo 3:14,15; comp.1:12-13; Gl 3:24)
a) É um nascimento real (vv. 11-13), muitas coisas são misteriosas, mas não deixam de ser real. Jesus assegura a Nicodemos que o novo nascimento não é uma fantasia, é uma realidade.
b) A pessoa, se apenas crer nas palavras de Cristo e recebê-lo, descobre como é real e maravilhoso o novo nascimento.
5 - ATRAVÉS DO NOVO NASCIMENTO O CRENTE SE TORNA UM MEMBRO DA FAMÍLIA DE DEUS (Gl 3:26; 1
Pe 1:23) E UM PARTICIPANTE DA NATUREZA DIVINA, A VIDA DO PRÓPRIO CRISTO (Gl 2:20; Ef 2:10; 4:24; Cl 1:27; 2 Pe 1:4; 1 Jo 5:10-12)

6 - À VISTA DE Ez 36: 24-26, NICODEMOS DEVERIA CONHECER O NOVO NASCIMENTO
a) Observe a correspondência entre “água pura”, “espírito novo” e “coração novo” da passagem de Ezequiel e “água”, “Espírito” e novo nascimento (“nascer de novo”) de Jo 3:3,7.

O QUE SIGNIFICA NASCER DE NOVO? O QUE É O NOVO NASCIMENTO OU REGENERAÇÃO?
Por Daniel Conegero Novo nascimento é um ato exclusivo de Deus na vida do homem, transformando sua inclinação ao mal em uma disposição para fazer o bem, capacitando-o através do Espírito Santo a fazer aquilo que é correto diante dele. A verdade de que o homem precisa nascer de novo, isto é, a necessidade da regeneração, é um dos pontos centrais da teologia cristã.
Infelizmente muitos cristãos não entendem corretamente o que é a regeneração ou o novo nascimento, e assim não percebem seu significado fundamental conforme exposto nas Escrituras. A pergunta de Nicodemos sobre como é possível o homem nascer de novo ainda permanece sendo a pergunta de muita gente (João 3:4). Existe diferença entre regeneração e novo nascimento? A Bíblia utiliza tanto o temo “regeneração” como a expressão “novo nascimento” como sinônimos para se referir a transformação radical operada pelo Espírito Santo na vida dos redimidos.

A palavra “regeneração” traduz o termo grego palingenesia no Novo Testamento. Esse termo é aplicado duas vezes. A primeira está no Evangelho de Mateus e refere à restauração escatológica (Mateus 19:28), enquanto que a segunda está na Epístola de Paulo a Tito, onde o apóstolo a utilizou no contexto da salvação do homem (Tito 3:5).
A expressão “novo nascimento” e outras correlatas a ela, como, “ser vivificado”, “nascido de Deus” etc., são também utilizadas no Novo Testamento para transmitir a mesma verdade, e servem perfeitamente ao objetivo de indicar uma mudança drástica na vida do individuo.
O novo nascimento na Bíblia A doutrina acerca do novo nascimento é apresentada ao longo de toda a Bíblia. Mesmo no Antigo Testamento, as Escrituras apontam para a necessidade de o homem nascer de novo. Por exemplo, no salmo 51 encontramos o salmista Davi falando da condição natural do homem como pecador, ao dizer: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado concebeu minha mãe” (Salmos 51:5).
Nesse salmo Davi está apontando para o pecado original que significa o pecado derivado de nossa origem, no sentido de que a pecaminosidade marca a todos os homens sem exceção desde o nascimento, fazendo com que seus corações sejam inclinados ao mal antes mesmo de cometerem algum tipo de pecado.
Logo em seguida, ao reconhecer a total depravação do homem, o salmista entende que apenas uma intervenção divina é capaz de capacitar o homem a fazer o que é correto diante de Deus, através de um novo coração puro e a renovação de um espírito reto (Salmos 51:10).
Na profecia do profeta Isaías lemos que Deus é aquele que vivifica o espírito dos abatidos e o coração dos contritos (Isaías 57:15). O mesmo também foi profetizado através do profeta Ezequiel, quando Deus diz: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo” (Ezequiel 36:26).
Já no Novo Testamento, a doutrina da regeneração se torna ainda mais clara. O próprio Jesus falou sobre ela em sua conversa com o fariseu Nicodemos, advertindo-o sobre a necessidade de o homem nascer de novo (João 3). Os apóstolos também escreveram detalhadamente sobre esse tema (2 Coríntios 5:17; Efésios 2:5; 4:24; Colossenses 2:13; Tito 3:5; 1 Pedro 1:3,23). O que significa nascer de novo? Nascer de novo significa “nascer do alto” (João 3:3), isto é, ser nascido de Deus (João 1:13), ser gerado de Deus (1 Pedro 1:3), ser vivificado por Ele (Efésios 2:1-5), ser de novo gerado da semente incorruptível por Sua Palavra (1 Pedro 1:23). O significado do novo nascimento é tão profundo e seu efeito tão radical, que o homem que nasce de novo é feito uma nova criatura (2 Coríntios 5:17).
A expressão “nascer de novo” é utilizada para traduzir uma colocação grega no diálogo entre Jesus e Nicodemos registrado no Evangelho de João. O termo grego original traduzido em muitas versões como “nascer de novo”, pode ter tanto o sentido de “nascer de cima” ou “nascer do alto”, sendo que esse sentido é o mais usual, como também pode ter o sentido de “nascer de novo” ou “nascer mais uma vez”.
No presente contexto, obviamente “nascer de novo” é “nascer do alto”, mas de qualquer forma, embora o texto original tenha sido registrado em grego, muito provavelmente o diálogo entre Jesus e Nicodemos se desenvolveu em aramaico e ele literalmente entendeu algo como “nascer de novo”, o que pode explicar sua reação ao questionar: “Como pode um homem nascer sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (João 3:4). Como o homem pode nascer de novo? Quem opera a regeneração? Jesus não utilizou a figura do novo nascimento sem motivo, ao contrário, ao utilizá-la Ele também estava apelando para a verdade de que ninguém é capaz de fazer qualquer coisa em relação ao próprio nascimento. Por isso, o homem jamais poderá por sua própria ação e obra nascer de novo, isto é, se autorregenerar.
Devemos lembrar aqui que Nicodemos era um fariseu zeloso, e com toda sua religiosidade ele estava familiarizado com a ideia de que a salvação era obtida pelo esforço humano, pelas boas obras na observância da Lei de Moisés. No entanto, o ensino de Jesus confronta esse conceito equivocado, mostrando que a salvação é um dom de Deus.
Para deixar isso ainda mais claro, Jesus ilustra a incapacidade humana no novo nascimento fazendo referência ao vento que sopra onde quer, e mesmo que possamos ouvi-lo, não podemos controlá-lo. Dessa mesma forma, conclui Jesus, “é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8). Ao dizer isso, Jesus estava simplesmente ensinando que da mesma forma que ninguém pode controlar onde o vento sopra na Terra, assim também o Espírito é completamente soberano na regeneração, e sua ação incompreensível e misteriosa é completamente livre e independente.
Por que Deus opera no homem o novo nascimento?
Aqui é importante entender que Deus não tem qualquer obrigação de regenerar o homem que está morto em seus delitos e pecados. Por sua própria natureza pecaminosa, o homem é merecedor da ira de Deus, recebendo sobre si o justo castigo por seus pecados. No entanto, a Bíblia diz que Deus, pelo beneplácito de sua vontade, separou e vivificou para si um povo, o qual foi feito filho de adoção por Jesus Cristo (Efésios 5:1). É nesse ponto que podemos entender por que Deus regenera o homem pecador.
O apóstolo Paulo explica que Deus, “que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo” (Efésios 2:4,5).
O apóstolo Pedro também falou sobre isso, ao bendizer “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pedro 1:3).
Isso significa que o novo nascimento é fruto da riquíssima misericórdia de Deus, e de seu incalculável amor, e toda essa obra da salvação é para o louvor da sua glória (Efésios 1:6,12,14).
Por que é preciso nascer de novo? Qual a importância da regeneração? Após a Queda do homem e a consequente origem do pecado na humanidade, o homem foi separado de Deus, tornando-se morto espiritualmente. Daí vem a importância fundamental da regeneração, pois no novo nascimento o homem é ressuscitado espiritualmente, torna-se morto para o pecado e passa a viver para Deus. Jesus é bastante claro ao dizer que se o homem não nascer de novo ele não poderá entrar no reino de Deus, isso porque sem o novo nascimento o homem nem mesmo pode crer no Filho de Deus e ser justificado mediante sua obra redentora.
Algumas linhas teológicas afirmam que a fé precede a regeneração, mas essa afirmação contradiz o ensino bíblico. É verdade que a fé e a regeneração estão intimamente ligadas, de modo que uma não ocorre sem a outra (Efésios 2:8), todavia a fé não é causa da regeneração, mas sim seu fruto, pois a regeneração, como vimos, é uma obra soberana, imediata, exclusiva e sobrenatural do Espírito Santo, ressuscitando o homem de seu estado de morte espiritual para a plena vida em Cristo, mudando assim a disposição de sua alma em fazer o mal e inclinando o seu coração para Deus, o tornado nova criatura.
Numa ordem lógica e não temporal, o homem só poderá crer após ter sido ressuscitado, e é isso o que a Bíblia ensina. O apóstolo João escreve: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus” (João 5:1). Perceba que ele não diz que o individuo se torna filho de Deus porque crê que Jesus é o Cristo, mas diz que porque o individuo é nascido de Deus é que ele crê em seu Filho Unigênito.
Isso também implica na verdade de que qualquer suposta regeneração que não resulta na imediata e inseparável fé em Cristo como seu Salvador, de fato não é um novo nascimento genuíno (João 3:16,36; 5:24). Quais os efeitos do novo nascimento? Podemos mencionar, de forma bastante resumida, os principais efeitos da regeneração:

1) Ao nascer de novo, o homem deixa de estar morto espiritualmente, preso em seus delitos e pecados e por natureza filho da ira. Tendo sido vivificado, ele passa a crer que Jesus Cristo é o seu Salvador, se arrepende de seus pecados, é declarado justo por Deus pelos méritos de Cristo e é adotado na família de Deus. Isso significa basicamente que ele sai da sepultura para se assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2:6).

2) Ao nascer de novo, o homem é capacitado a se submeter à vontade de Deus e viver uma vida que o agrade. Ele passa a aceitar e compreender a mensagem do Evangelho, pois tem agora a mente de Cristo e consegue discernir o que antes era loucura para ele (1 Coríntios 2:14-16). Assim, ele não está mais entre aqueles que amam mais as trevas do que a luz (João 3:19,20).

3) Ao nascer de novo, o homem fica livre da culpa e do domínio do pecado. Isso significa que ele não é mais escravo do pecado, mas escravo de Deus. O resultado disso, é que ao invés de ele receber o merecido salário do pecado que é a morte, ele recebe o imerecido presente da vida eterna (Romanos 6:17-23).

4) Ao nascer de novo, o homem desfruta de uma viva esperança, tornando-se herdeiro em Cristo Jesus de uma herança incorruptível guardada nos céus (1 Pedro 1:3,4). O regenerado possui o Espírito Santo como o selo, o penhor, a garantia da glorificação que ocorrerá no dia vindouro, onde estará por toda a eternidade junto de Deus.

5) Ao nascer de novo, o homem nunca mais será o mesmo. Aquele que foi verdadeiramente regenerado pelo Espírito Santo, feito ovelha do Bom Pastor, repousa no conforto das palavras do Mestre: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:28). Isso não implica jamais em comodismo, ao contrário, reflete a mais elevada devoção através da santificação, um processo que dura toda sua vida.
Dessa forma, ao invés das obras da carne ele demonstra em sua vida as evidências do fruto do Espírito. Ele agora é cidadão do céu, e tem uma vida condizente com a sua nova natureza. Aquele que é regenerado é descritos na Bíblia como sendo misericordioso, manso, pacificador, pobre de espírito, limpo de coração e que têm fome de justiça. Logo, somente com o novo nascimento, somente sendo regenerado, o homem, que por natureza é filho da ira, pode ser transformado em cidadão dos céus, feito filho de Deus por meio de Jesus Cristo.

 
Regeneração O que significa nascer de novo?
Explicação bíblica E BASES
A regeneração pode ser definida da seguinte forma: 
A regeneração é o ato secreto de Deus pelo qual Ele dá uma nova vida espiritual.Isso também é conhecido como "nascer de novo" (usando a linguagem de João 3:3-8).

A. Regeneração é a obra de Deus do começo ao fim
Em alguns dos elementos do pedido de resgate a ser estudado em capítulos posteriores, temos um ativo (isto é verdade, por exemplo, a conversão, santificação e perseverança). Mas na obra de regeneração não têm participação ativa. É inteiramente a obra de Deus. Veja esta, por exemplo, quando João fala sobre aqueles a quem Deus deu o poder de se tornarem filhos de Deus: "Eles não nasceram do sangue, ou pelos desejos naturais, ou por vontade humana, mas de Deus" (Jo 1:13). Juan especificado aqui que os filhos de Deus são aqueles que são "nascidos de Deus" e nossa "humana" não têm parte nem arte neste tipo de nascimento.
O fato de que somos passivos na regeneração também é evidente quando as Escrituras se referem a isso com expressões como "nascimento nos" ou "nascer de novo" (cf. Tiago 1:18, 1 Pedro 1:3, João 3:3-8). Nós não escolhemos que nós não escolhemos para viver fisicamente e nascimento: é algo que nos aconteceu. Da mesma forma, essas analogias na Escritura sugerem que somos inteiramente passivos na regeneração.
A soberania de Deus trabalhando na regeneração também foi predito na profecia de Ezequiel. Deus prometeu através do profeta que houve um tempo no futuro, que daria nova vida espiritual ao seu povo: Vou te dar um coração novo e porei um espírito novo e tirarei o coração de pedra agora, e vos darei um coração de carne.Porei meu Espírito em vocês e eu seguirei meus decretos e obedeçam às minhas leis. (Ezequiel 36.26-27) Qual membro da Trindade é responsável pela produção de regeneração? Quando Jesus fala de ser "nascido do Espírito" (Jo 3:8), você indica que é especialmente Deus Espírito Santo, que produz regeneração. Mas outros versículos também indicam o envolvimento de Deus Pai na regeneração. Paulo especifica que é Deus quem "nos deu vida juntamente com Cristo" (Ef 2:5, cf. Col 2:13). E Tiago diz que é o "Pai das luzes" que nos faz nascer de: "Ele escolheu para nos dar gerou pela palavra da verdade, que nós, como os primeiros frutos e melhor de sua criação" (Tiago 1:17 -18). [1] Finalmente, Pedro diz que Deus "a Sua grande misericórdia, nos regenerou pela ressurreição de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:3).
Concluímos que tanto Deus como o Pai eo Espírito Santo produzir regeneração. O que é a relação entre o chamado eficaz [2] regeneração e?Como veremos mais adiante neste capítulo, a evidência é que a regeneração deve vir antes que nós possamos efetivamente responder à chamada para a fé salvadora. Podemos dizer, portanto, que a regeneração vem antes o resultado de uma chamada eficaz (nossa fé)
.Mas é mais difícil especificar a relação exata de tempo entre a regeneração ea proclamação humana do evangelho através do qual Deus realiza sua vocação eficaz. Pelo menos duas passagens sugerem que Deus nos regenera enquanto falamos em vocação eficaz. Pedro diz: "Para você ter nascido de novo, não de semente corruptível, mas incorruptível, pela palavra de Deus que vive e permanece ... E esta é a palavra do evangelho é pregado a vós" (1 Pt 1 : 23, 25).E Tiago diz: "Ele escolheu para nos dar gerou pela palavra da verdade, que nós, como os primeiros frutos e melhor de sua criação" (Tiago 1:18). Enquanto o evangelho vem a nós, Deus nos fala através desta, convocar-nos a sua presença (chamada eficaz) e nos dar uma nova vida espiritual (regeneração), de modo que somos capazes de responder em fé. Vocação eficaz é a obra do Pai falando para nós com força e regeneração é a obra de Deus Pai e Deus Espírito Santo trabalhando poderosamente em nós, para nos dar uma nova vida.Essas duas coisas devem ter acontecido simultaneamente quando Pedro estava pregando o evangelho na casa de Cornélio, porque enquanto ele estava pregando "o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviram a palavra" (Atos 10:44).
Às vezes, o termo graça irresistível [3] é usado em ligação com esta.Refere-se ao fato de que Deus chama as pessoas de forma eficaz e também lhes dá feedback, e ambas as ações garantimos que iremos responder em fé salvadora. No entanto, a graça irresistível prazo está sujeito a ser mal interpretado, uma vez que parece implicar que as pessoas não tomam uma decisão voluntária e espontaneamente responder ao evangelho, que é uma idéia e uma compreensão errada do termo graça irresistível.Esta expressão nos preserva, no entanto, algo de valioso, pois indica que a obra de Deus entra em nossos corações para produzir uma resposta que é absolutamente verdade ... mas nós respondemos de forma voluntária. [4]

B. A natureza exata da regeneração é um mistério para nós
O que exatamente acontece na regeneração é um mistério para nós. Sabemos que, de alguma forma para nós, estávamos espiritualmente mortos (Ef 2:1), Deus nos gerou de novo e num sentido muito real, nós "nascer de novo" (João 3:3, 7, Ef 2:5, Col 2 : 13). Mas não entendemos como isso acontece ou o que exatamente Deus nos dá essa nova vida espiritual. Jesus diz: "O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sei de onde vem e para onde vai. Assim é com todos os nascidos do Espírito "(Jo 3:8). As Escrituras são a regeneração como algo que afeta todo o nosso ser. Claro, "o espírito está vivo" a Deus após a regeneração (Ro 8:10), mas isso é simplesmente porque nós, como pessoas inteiras foram afetadas pela regeneração.Não só o nosso espírito estava morto antes, mas estávamos mortos para Deus em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1). E não é correto dizer que tudo o que acontece na regeneração é que nosso espírito vem vivo (como alguns ensinam) [5] , porque cada um de nós é afetado por regeneração: "Portanto, se alguém está em Cristo é uma nova criação.O velho passou, tornou-se novo! " (2 Coríntios 5:17).
Porque a regeneração é uma obra de Deus dentro de nós o que nos dá vida nova, é correto concluir que é um sucesso instantâneo.Ocorre apenas uma vez. Numa altura em que estamos mortos espiritualmente, e no momento seguinte, temos uma nova vida espiritual em Deus. No entanto, nem sempre sabe exatamente quando esta mudança ocorre instantaneamente. Especialmente as crianças que crescem em um lar cristão, ou pessoas que freqüentam os cultos de adoração ou grupo de estudo da Bíblia por um tempo e crescer gradualmente na sua compreensão do evangelho, não pode ser uma crise com dramática uma mudança radical de comportamento que faz um "pecador endurecido" em um "santo cristão", mas, no entanto, em algum ponto que a mudança ocorre instantaneamente, quando Deus através do Espírito Santo, de uma forma invisível, desperta a vida espírito dentro de nós. A mudança vai tornar-se evidente ao longo do tempo nas formas de comportamento e os desejos que agora são aceitáveis a Deus.
Em outros casos (na verdade, provavelmente a maioria deles quando os adultos tornam-se cristãos) a regeneração ocorre em um momento claramente reconhecível em que a pessoa percebe que antes estava separado de Deus e morto espiritualmente, mas imediatamente depois de uma consciência clara de uma nova vida espiritual dentro dele. Os resultados podem ser vistos ao mesmo tempo: uma genuína confiança em Cristo para sua salvação, uma certeza do perdão dos pecados, um desejo de ler a Bíblia e orar (e uma sensação de que estas são significativas atividades espirituais) são prazer na adoração, sente o desejo de comunhão cristã, um sincero desejo de ser obediente à Palavra de Deus como encontrado nas Escrituras, e um desejo de contar aos outros sobre Cristo. As pessoas podem dizer algo como: "Eu não sei exatamente o que aconteceu, mas até agora eu não confiar em Cristo como a minha salvação. Ainda questionando as coisas e tinha dúvidas em minha mente. Mas depois desse momento percebi que ele confiava em Cristo, e ele era o meu Senhor. Algo aconteceu no meu coração. " [6] No entanto, mesmo nestes casos não estamos inteiramente certo o que exatamente aconteceu. É como Jesus disse sobre o vento: ouvimos o som e ver os resultados, mas não podemos realmente ver o próprio vento. Assim, com o Espírito Santo em nossos corações.

C. Nesse sentido de 'regeneração', que ocorre antes de salvá-fé
Usando os versos citados acima, definimos a regeneração como o ato de Deus a vida despertar espiritual dentro de nós e leva-nos da morte espiritual à vida espiritual.Com base nesta definição é natural para compreender que a regeneração vem antes de salvar fé. É realmente essa obra de Deus que nos permite responder a Deus com fé.No entanto, quando dizemos que é "antes de" fé salvadora, é importante lembrar que geralmente vêm tão perto uns dos outros que geralmente os vemos como estão acontecendo simultaneamente. Assim como Deus direciona sua chamada eficaz do evangelho, regenera-nos e nós respondemos em fé e arrependimento a este apelo. Assim, a partir de nossa perspectiva, é difícil dizer qualquer diferença em termos de tempo, especialmente porque a regeneração é uma obra espiritual que não podemos perceber com nossos olhos, nem entendam com nossas mentes.
No entanto, há várias passagens que nos dizem que essa obra de Deus em segredo e oculto na nossa mente é, na verdade, antes de responder a Deus em fé salvadora (embora muitas vezes ele pode vir apenas alguns segundos depois de responder). Quando se fala em regeneração com Nicodemos, Jesus disse: "Quem não nascer da água e do Espírito, ele não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3:5).Agora, entramos no reino de Deus, quando nos tornamos cristãos na conversão. Mas Jesus diz que devemos ser "nascido do Espírito" antes de podermos fazer isso. [7] Nossa incapacidade de vir a Cristo por nós mesmos, sem o trabalho inicial de Deus dentro de nós, também é enfatizada quando Jesus diz: "Ninguém pode vir a mim se o Pai atrai aquele que me enviou" (Jo 6:44); e "É por isso que eu disse que ninguém pode vir a Mim a não ser que tenha concedido o Pai" (Jo 6:65). Essa ação interna de regeneração é belamente descrito quando Lydia Lucas diz: "Enquanto eu ouvia, o Senhor lhe abriu o coração para responder à mensagem de Paulo" (Atos 16:14).Primeiro, o Senhor lhe abriu o coração, então ela foi capaz de prestar atenção à pregação de Paulo e responder com fé.
Em vez disso, Paulo nos diz: "A menos que o Espírito não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele é uma loucura. Você não consegue entender porque elas se discernem espiritualmente "(1 Coríntios 2:14). Ele também diz sobre o povo de Cristo: "Ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus" (Romanos 3:11).
A solução para esta morte espiritual e incapacidade de responder só vem quando Deus nos dá nova vida interior: "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu grande amor por nós, nos deu vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em nossos delitos "(Ef 2:4-5).Paulo também diz: "Antes de receber a circuncisão, vocês estavam mortos em seus pecados.Mas Deus nos deu a vida em união com Cristo, para perdoar todos os pecados "(Cl 2:13). [8] A idéia de que a regeneração vem antes de guardar a fé não é algo que os evangélicos hoje sempre entender. Às vezes as pessoas vão tão longe a ponto de dizer algo como: "Se você crê em Cristo como Salvador, então (depois de criar) nasce de novo." Mas nunca as próprias Escrituras dizem que. As Escrituras são o novo nascimento como algo que Deus faz em nós para que possamos acreditar.

A razão que os evangélicos pensam frequentemente que a regeneração vem após a fé salvadora é para ver os resultados (amor a Deus e Sua Palavra, e abandonar o pecado) depois que as pessoas chegam à fé, e pensar regeneração deve vir após a fé salvadora.Mas aqui temos de decidir sobre a base do que as Escrituras nos dizem, porque a própria regeneração não é algo que vemos ou conhece-lo diretamente: "O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não posso dizer de onde vem e para onde vai. Assim é com todos os nascidos do Espírito "(Jo 3:8). Porque os cristãos tendem a se concentrar nos resultados de regeneração, ao invés de na ação oculta mesmo espiritual de Deus, algumas declarações de fé evangélica ter contido expressão que sugere que a regeneração vem após a fé salvadora.Por exemplo, a declaração de fé da Igreja Evangélica Livre da América (que tem sido adotado por algumas outras organizações evangélicas) diz: Acreditamos que a verdadeira igreja é composta de todas as pessoas que através da fé salvadora em Jesus Cristo foram regenerados pelo Espírito Santo yestán unidos no corpo de Cristo, do qual ele é a cabeça (parágrafo 8).
Aqui a palavra "regeneração" aparentemente se refere à evidência externa da regeneração visto numa mudança de vida, a prova certamente vem após a fé salvadora.Assim, "nascer de novo" não é em termos de recepção inicial de uma nova vida, mas em termos de mudança total de vida que dela resulta.Se a regeneração "termo é entendido, desta forma, seria verdade que a regeneração vem depois de salvar fé.
No entanto, se quisermos usar uma linguagem que está em conformidade com o máximo com o próprio texto das Escrituras, que seria melhor para limitar o significado da palavra "regeneração" para o trabalho inicial e instantânea de Deus no qual ele dá-nos a vida espiritual.Em seguida, enfatizamos que não vemos a regeneração em si, mas apenas os resultados do mesmo em nossas vidas, e que a fé em Cristo para a salvação é o primeiro resultado que vemos. Na verdade, nós nunca podemos saber que foram regenerados até que nós vamos na fé a Cristo, porque isso é uma evidência externa de que dentro do trabalho e se esconder de Deus em nós. Uma vez que nos aproximamos de Cristo com a fé salvadora, sabemos que nascemos de novo.
Para fins de implementação, devemos entender que a explicação da mensagem do evangelho nas Escrituras não assumir a forma de um mandamento: ". Acreditam no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" "nascido de novo e ser salvo", mas sim [9] Este modelo é consistente na pregação do evangelho no livro de Atos, e também na descrição do evangelho que aparece nas epístolas.

D. Genuína regeneração deve trazer resultados da vida
Em uma seção anterior vimos um belo exemplo do primeiro resultado de regeneração na vida de uma pessoa quando Paulo disse a mensagem do evangelho e Lydia, "enquanto eu ouvia, o Senhor lhe abriu o coração para responder à mensagem de Paulo» (Atos 16:14, cf. Jo 6:44, 65; 1 Pedro 1:3). Da mesma forma, João diz: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus" (1 João 5:1). [10] Mas há outros resultados de regeneração, muitos dos quais são especificados na Primeira Epístola de João. Por exemplo, João diz: "Nenhum homem é nascido de Deus não comete pecado, porque a semente de Deus permanece nele, não pode praticar o pecado, porque é nascido de Deus" (1 João 3:9).João está explicando aqui que uma pessoa nasce de novo tem uma "semente" (poder espiritual que gera a vida e faz crescer) dentro dele, e que isso leva as pessoas a viver uma vida livre para continuar pecando. Isso não significa, é claro, que o crente terá uma vida perfeita, mas apenas que seu estilo de vida não vai ser ter vivido continuamente em pecado. Quando perguntamos às pessoas para caracterizar a vida de um regenerado, o adjetivo que vem à mente deve ser "pecador", mas sim a "obediência de Cristo" ou "obediente às Escrituras." Devemos notar que João diz que isto é verdade para todo aquele que nasceu de novo: ". Nenhum é nascido de Deus não comete pecado"Outra maneira de olhar é dizendo que "todo aquele que pratica a justiça é nascido de Deus" (1 Jo 2:29).
Um verdadeiro amor de Cristo como dar um resultado específico na vida: "O amor vem de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus" (1 João 4:7). Outro efeito do novo nascimento é que o crente vence o mundo: "Nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus comandos. E estes não são difíceis de encontrar, porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo "(1 Jo 5:3-4). John explica aqui que a regeneração nos dá a capacidade de superar as pressões e tentações do mundo que de outra forma nos impedem obedecerdes aos mandamentos de Deus e seguir os seus passos. João diz que nós podemos superar essas pressões e que os mandamentos de Deus "são difíceis de cumprir", mas, ele implica, vai ser um pouco uma experiência alegre. Passa a explicar que o processo pelo qual obtemos a vitória sobre o mundo para continuar na fé: "Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (1 João 5:4).

Finalmente, João nos diz que um outro resultado da regeneração é proteger-nos de Satanás: "Sabemos que é nascido de Deus é pecado, Jesus Cristo, nascido de Deus o protege, eo Maligno não chega touch "(1 Jo 5:18).Embora os ataques podem vir de Satanás, John garante a seus leitores que "aquele que está em vocês é mais poderoso do que o do mundo" (1 Jo 4:4), o poder superior do Espírito Santo dentro de nós manter a salvo do dano mal espiritual nos propõe.
Devemos entender que João enfatiza que estes são resultados necessários nas vidas daqueles que nasceram de novo.Se há uma genuína regeneração na vida de um crente, acreditar que Jesus é o Cristo e abster-se de continuar uma vida em pecado e amar o seu irmão, superar as tentações do mundo para ser mantido a salvo de dano espiritual definitivo maligna.Estas passagens mostram que é impossível para uma pessoa ser regenerada e não verdadeiramente convertido. [11]
Outros resultados da regeneração são mencionados quando Paulo fala do "fruto do Espírito", que é o resultado que vem à vida quando o poder do Espírito Santo está presente e trabalhando dentro de cada crente."O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-controle" (Gl 5:22-23). Se houver uma regeneração real, estes elementos do fruto do espírito irá tornar-se cada vez mais evidente na vida da pessoa. Por outro lado, aqueles que são incrédulos, incluindo aqueles que se dizem crentes, mas eles não são, claramente não têm traços de caráter tais em suas vidas. Jesus disse aos seus discípulos: Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa dá bons frutos, mas a árvore ruim dá fruto ruim. Uma árvore boa não pode dar maus frutos e uma árvore má não pode dar bons frutos. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mt 7:15-20)
Nem Jesus nem Paulo nem João indicou que a atividade da igreja ou os milagres são a prova de regeneração. Em vez de apontar os traços de caráter na vida. De fato, imediatamente após os versos acima citados Jesus avisa que no dia do juízo muitos vão dizer: 'Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome e em teu nome não expulsamos demônios e fizemos muitos milagres?' Então diga-lhes claramente: Nunca vos conheci.Longe de mim, malfeitores! " (Mt 7:22-23). A profecia, exorcismo, muitos milagres extraordinários e sinais em nome de Jesus (para não mencionar muitos outros tipos de intensa atividade na igreja no poder e na capacidade da carne durante talvez várias décadas de vida pessoal) não fornecem evidências convincente evidência de que uma pessoa tenha realmente nascido de novo. Aparentemente, isso pode ocorrer no homem natural por suas próprias forças, ou mesmo com a ajuda do diabo. Mas o amor genuíno por Deus e seu povo, obediência sincera a Seus mandamentos, e traços de caráter semelhantes aos de Cristo, que Paulo chama o fruto do Espírito, mostrado de forma consistente ao longo da vida da pessoa, eles podem produzir Satanás nem qualquer homem ou mulher, naturalmente, por suas próprias forças. Isso só vem através do Espírito Santo dentro da pessoa e dá-lhe nova vida.

PERGUNTAS PESSOAIS DE APLICAÇÃO
1. Você nasceu de novo? Há evidência do novo nascimento em sua vida? Você se lembra de um momento específico em que a regeneração ocorreu em sua vida? Você pode descrever como você sabia que algo tinha acontecido?

2. Se você (ou um amigo que o acompanha) não é seguro para nascer de novo, o que é que a Bíblia incentiva você a fazer para melhorar a segurança (ou verdadeiramente nascido de novo pela primeira vez)? (Nota:. Para um estudo mais abrangente sobre o arrependimento ea fé salvadora no próximo capítulo)

3. Você estava pensando antes que a regeneração precede a fé salvadora? Você está agora convencido de que ou há ainda algumas questões em sua mente?

4. O que você acha sobre o fato de que seu retorno foi totalmente a obra de Deus, e você não contribuir em tudo acontecer? Como se sente sobre si mesmo? Como ele se sente a respeito de Deus? Por analogia, como você se sente sobre o fato de que quando você nasceu, não tinha nem a arte nem parte na decisão?

5. Existem áreas de sua vida em que os resultados de regeneração não são claras? Você acha que é possível que um crente é regenerado e depois estagnar espiritualmente a fim de que mostra um crescimento muito pequeno? Que circunstâncias podem levar uma pessoa que levaria à estagnação e falta de crescimento (se isso é possível), mesmo se a pessoa mesmo realmente nasceu de novo? Como tipo de igreja você freqüenta, a educação que você recebe, você tem comunhão cristã, e a regularidade de sua vida lendo a Bíblia e oração afetam a vida eo crescimento do crente?

6. Se a regeneração é totalmente a obra de Deus e do homem não pode fazer nada para produzir, o que bom é pregar o evangelho? É de certa forma absurdo ou até mesmo cruel para pregar o evangelho e pergunte a uma pessoa para responder quando sabemos que não podemos responder, porque ele está morto espiritualmente? Como você resolver esse problema?

TERMOS ESPECIAIS
graça irresistível
Renascido
nascer da água
nascido do Espírito
regeneração.






Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel


Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão
Comentarista: Pr. Silas Malafaia
Fonte: crescendoparaedificar.blogspot.com/
Fonte: Editora: Central Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário