Luiz Felipe Guimarães, presidente do Congresso Medicina e Espiritualidade
Evento terá atividades para o público leigo.
A fé pode mover montanhas. E a medicina sabe disso, como se verá no XI Congresso de Medicina e Espiritualidade, o Mednesp. Com o tema Ciência, Saúde e Espiritualidade: Construindo Práticas e Desenvolvendo Saberes, ele será realizado entre os dias 14 e 17, no Riocentro. A expectativa é receber três mil participantes.
— O evento vai acontecer, simultaneamente, em seis auditórios, onde serão apresentados vários trabalhos científicos que comprovam a influência da religião na medicina. Os estudos nessa área não começaram ontem. Em todo o mundo, especialistas pesquisam sobre essa ligação da ciência com a fé — explica o fisiatra Luiz Felipe Couto Guimarães, presidente do congresso.
Por meio da física quântica e de ressonâncias magnéticas funcionais, garante o médico, é possível atestar uma melhora de um quadro clínico graças à religiosidade do paciente. E para explicar essas situações, consideradas milagres, ele, que é espírita, tem a resposta na ponta da língua:
— Santo Agostinho já dizia que a gente não entende os milagres porque os nossos estudos ainda são insuficientes. Tudo o que pode ter as mãos de Deus carece de uma explicação aparentemente lógica.
Guimarães diz ainda que os profissionais da área de saúde devem trabalhar com a medicina da pessoa e não da doença. Para isso, salienta, é importante levar em consideração a espiritualidade de cada paciente:
— Ciência, saúde e espiritualidade não podem andar separadas na medicina que praticamos no século XXI. É preciso entender, por exemplo, a relevância de uma palavra suave, que faz bem, e de uma grosseira, que reflete negativamente na saúde da pessoa.
DESTAQUES
Curando a criança ferida dentro de você - Dia 15/6, às 8h05m.
A questão espiritual dos animais - Dia 15/6, às 11h25m
Espiritualidade e Medicina: Fé e Esperança como aliados da equipe de saúde - Dia 15/6, às 14h35m
O milagre do renascimento: sim à vida intrauterina - Dia 16/6, ao meio-dia.
Homeopatia e doutrina espírita, aspectos históricos - Dia 16/6, às 14h30m.
Os caminhos da dor oncológica e as potências da alma - Dia 17/6, às 10h50m.
Neurobiologia das emoções - Dia 17/6, às 15h30m.
SERVIÇO
O evento será realizado nos dias 14, 15, 16 e 17 de junho no Riocentro. Tel.: 2215-4476. Programação e inscrições em mednesp2017.org.br.
Fonte: O Globo
► Facebook Compartillhar.
► Arqueologia Bíblica
► Noticias.Com
► É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário