10 de julho de 2016

Noticia: Venezuela abrirá fronteira com Colômbia durante este domingo para população comprar remédio e comida

A fronteira entre Venezuela e Colômbia será aberta durante este domingo por ordem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, informou neste sábado o governador do estado venezuelano de Táchira, José Gregorio Vielma Mora.

Mora realizou este anúncio devido a que, segundo a nota de imprensa publicada no site do governo de Táchira, "se planificou um segundo ingresso de venezuelanos à Colômbia organizados pela direita venezuelana, com o pretexto de comprar comida e remédios".

"A instrução do presidente Nicolás Maduro, de boa fé, de paz, é que não queria enfrentamento com pessoas na fronteira e ordenou que o cerco fosse suspenso", disse Mora a jornalistas.

"Se amanhã um grupo de pessoas se aproximar da fronteira não vamos criar problemas, não vamos enfrentá-las", acrescentou.

Mora lembrou que no último dia 5 de julho um grupo de venezuelanos cruzou a fronteira pelo estado Táchira para adquirir alimentos.

Além disso, detalhou que nos próximos dias pode acontecer uma reunião "binacional" e que a fronteira deve ser aberta em um esquema de legalidade e cumprindo os "trâmites burocráticos".

Maduro anunciou em 19 de agosto de 2015 o fechamento da fronteira em seis municípios do estado de Táchira após uma patrulha militar e um civil serem atacados por paramilitares colombianos, segundo o Executivo, e dois dias depois decretou o estado de exceção nessa região.

Em 28 de agosto desse mesmo ano estendeu estas medidas a mais quatro municípios deste estado, alegando que faz isso no marco da luta contra o crime organizado e o contrabando nestas áreas fronteiriças e no noroeste estado Zulia, onde ampliou a mais três municípios a decisão do fechamento fronteiriço e de estado de exceção.
Fonte: EFE.


Notícias. Com
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário