Representante do secretário-geral para África Ocidental fala ao Conselho de Segurança; Mohamed Ibn Chambas pede à comunidade internacional para trabalhar em prol da prevenção de conflitos e evitar a escalada da violência.
O representante especial do secretário-geral da ONU para África Ocidental falou na manhã desta segunda-feira ao Conselho de Segurança. Mohamed Ibn Chambas destacou a situação de segurança no Sahel.
Segundo ele, 4,5 milhões de pessoas estão deslocadas e 6 milhões de civis da região necessitam receber alimentos com urgência.
Boko Haram
O representante faz um apelo à comunidade internacional, para que trabalhe em prol da prevenção de conflitos antes que a crise piore e fique fora do controlo.
Ao ser entrevistado pela Rádio ONU, Mohamed Ibn Chambas destacou que os desafios na área de segurança são muitos, especialmente devido à atuação do grupo Boko Haram.
Eleições
Por outro lado, o representante elogiou o sucesso de eleições ocorridas em vários países da África Ocidental, como Benim, Cabo Verde, Níger e Nigéria.
No Conselho de Segurança, Chambas também lamentou que apenas 11% do apelo financeiro feito pelas Nações Unidas para África Ocidental e Sahel tenha sido atendido. Para cobrir as necessidades deste ano, a organização precisa de quase US$ 2 mil milhões.
Fonte: Rádio ONU.
Notícias. Com
Deixe seu comentário
Tweet
Compartilhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário