CliqueAqui EBD
Lições Bíblicas JUVENIS - de 15 a 17 anos - 2º Trimestre de 2016 - CPAD
Lição 12: Pastores e doutores
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam no quadro o tema da aula: Pastores e doutores.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Ministério Pastoral” ou“Nos Passos do Mestre”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ministério Pastoral
Objetivos:
Exemplificar e refletir sobre as múltiplas funções do Pastor.
Enfatizar a importância dos colaboradores no ministério pastoral
Material:
Vários objetos de tamanhos e formas diferentes
Procedimento:
Vários objetos de tamanhos e formas diferentes
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da turma para representar a figura do pastor.
- Falem sobre as inúmeras funções de um pastor.
Para cada função citada, entreguem um objeto para o “pastor” segurar, até que não haja mais condições por causa da quantidade.
- Falem: Observem que o pastor exerce muitas funções, com o objetivo de cuidar do rebanho e administrar de forma exitosa a parte administrativa da igreja.
- Falem: É necessário também divisão de tarefas no ministério de pastor, para que haja um bom exercício das múltiplas funções que exerce, pois de forma isolada não é possível e para que haja responsabilidade, é necessária a cooperação de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
- Neste momento, perguntem: Que tipo de atividades podem ser desenvolvidas pelos membros e congregados para colaborar com o vasto trabalho.
Aguardem as respostas.
- Para concluir, apresentem estes dois exemplos de líderes e seus cooperadores:
Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Nos Passos do Mestre
Objetivos:
Estudar sobre o dom ministerial de Mestre ou Doutor.
Refletir sobre a importância da capacitação do professor.
Apresentar as características da metodologia do ensino de Jesus.
Material:
Objetivos:
Estudar sobre o dom ministerial de Mestre ou Doutor.
Refletir sobre a importância da capacitação do professor.
Apresentar as características da metodologia do ensino de Jesus.
Material:
01 Bíblia
01 livro de estudo bíblico
01 tablet(se possível)
01 vidro pequeno com azeite
01 jornal atual
01 relógio
01 certificado(01 folha de papel ofício enrolada em forma de canudo com um laço de fita ao redor)
04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito(vejam no procedimento o que deve ser escrito em cada pé).
Procedimento:
- Leiam: “Deus mesmo chamou alguns para mestres Ef 4. 11.
- Chamem 01 aluno da turma e peça que fique diante da turma.
- Falem: Você foi chamado por Deus para o ministério do ensino bíblico.
- Então, vejamos o que é necessário para que o professor esteja preparado para tão nobre tarefa.
- Entreguem para ele: 01 Bíblia, 01 livro de estudo bíblico, 01 tablet(se possível), 01 vidro pequeno com azeite, 01 jornal atual, 01 relógio, 01 certificado.
Vejamos o que cada objeto pode representar:
01 Bíblia: Conhecimento teológico
01 livro de estudo bíblico: Fonte de pesquisa e estudo
01 Tablet(Internet): Fonte de pesquisa e estudo
01 vidro pequeno com azeite: Unção, oração
01 jornal atual: Informação geral
01 relógio: organização do tempo para estudar e planejar a aula
01 certificado: preparação intelectual e pedagógica
- Depois, coloquem no piso da sala 04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito, formando um caminho. Cada pé deve conter, na parte virada para o piso, um das 08 características do ensino de Jesus, o Mestre dos mestres:
Jesus usava recursos didáticos variados
O ensino de Jesus transformava vidas
Jesus era exemplo do que ensinava
Jesus adaptava o método à situação
Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples
Jesus enfatizava a participação do ouvinte
Jesus estava focalizado nas pessoas
Jesus testava o canal da comunicação
- Falem: Que tal seguir o exemplo do mestre? Então, vejamos.
- Então, peçam para que o aluno vá andando pelo caminho e pegando um pé de cada vez e lendo o que está escrito.
- Depois, falem: Estes são as características da forma de Jesus ensinar.
- Para finalizar, leiam: Romanos 12.7: “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário