25 de junho de 2016

Noticia: Campanha da Aspirina dá “dor de cabeça” a agência

Uma campanha desenvolvida pela brasileira AlmapBBDO conquistou dois “leões de bronze” no festival de criatividade de Cannes, que ocorre nesta semana na França. Apesar do duplo reconhecimento, a ação feita para a marca de medicamento Aspirina, tem provocado “dor de cabeça” à agência de publicidade responsável pela produção. Nas redes sociais, a propaganda tem sido alvo de críticas, sendo chamada de machista.

Imagem divulgada pela fan page hispânica da Aspirina

A ação compara a divulgação de vídeos íntimos na web com dor de cabeça, mal que é combatido pela Aspirina. A campanha, que em Cannes ficou na terceira colocação nas categorias outdoor e print, propaga a mensagem “Não se preocupe, amor. Não estou filmando isso.mov”. MOV é um dos formatos de vídeos populares na internet. O teor fez com que internautas usassem meios como o Facebook para reclamar da peça e, inclusive, sugerir que ela deveria ser denunciada ao Conar.

“É sério mesmo que vocês acharam que dizer em uma campanha publicitária, que compartilhar fotos e vídeos íntimos daria dor de cabeça e para resolver esse incômodo seria só tomar uma Aspirina?”, questionou uma internauta. “Em que bolha vivem os publicitários que criaram essa campanha? Quantas mulheres trabalham na Almap? Quantas estão em posição de liderança?”, também se perguntou outra usuária da rede social ao demonstrar indignação com a veiculação - e premiação - do material.

Não foi só com o público que a campanha teve efeito negativo. Fabricante da Aspirina, o laboratório Bayer afirma, em nota divulgada pelo portal G1, que a exibição do conteúdo no festival ficou por conta da AlmapBBDO. “A veiculação foi de responsabilidade da agência a fim de atender os requisitos para submissão em Cannes. A Bayer solicitou à Almap BBDO a descontinuidade da campanha bem como a divulgação, promoção subsequente ou adicional do anúncio”, informa a farmacêutica.

Também conforme divulgado pelo G1, a agência de publicidade se posicionou sobre a polêmica, lamentando o ocorrido, garantindo que não teve a intenção de ofender as mulheres e informando que pediu à organização do festival de Cannes a retirada de todas as peças criadas para a Bayer. A decisão pode fazer com que os dois leões de bronze conquistados sejam perdidos. “Repudiamos a prática de filmagem não consensual e qualquer espécie de violência ou invasão de privacidade. Ficaremos atentos para evitar o problema no futuro”.
 
Fonte: http://portal.comunique-se.com.br
Leia mais: Notícias. Com
Deixe seu comentário
Whatsapp
TweetCompartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário