22 de dezembro de 2015

Notícia: Grécia: Parlamento vota a favor de reconhecimento do Estado palestino

O Parlamento grego adotou nesta terça-feira (22) uma resolução para pedir ao governo que reconheça o Estado palestino, durante uma sessão especial na presença do presidente Mahmmud Abbas, em Atenas desde segunda-feira (21).

Todos os partidos do Parlamento votaram a favor de um texto que pede ao governo grego que “promova os passos adequados para reconhecer um Estado palestino e qualquer esforço diplomático para retomar as negociações de paz” na região, indicou o presidente do Parlamento, Nikos Voutsis.

O texto menciona uma série de documentos internacionais a favor de continuar as negociações para solucionar o conflito entre israelenses e palestinos, assim como resoluções sobre o reconhecimento da Palestina adotadas por outros países e pelo Parlamento Europeu, disse Voutsis.

Há uma semana, a comissão de Defesa e Relações Exteriores já adotou por unanimidade uma resolução para reconhecer o Estado palestino.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, aplaudiu na segunda-feira o voto do Parlamento, depois de se reunir com Abbas, e anunciou que a palavra “Palestina” substituirá os termos “Autoridade Palestina” nos documentos oficiais gregos.

“A Grécia se compromete à instauração de um Estado palestino viável, independente e soberano com base nas fronteiras fixadas em 1967 e com Jerusalém Oriental como capital, um país que coexistirá de forma pacífica com Israel”, declarou Tsipras.

Abbas agradeceu, por sua vez, “o povo e o governo gregos por seu apoio” e “sua solidariedade para que os palestinos tenham seu próprio Estado”.

A visita de Abbas à Grécia é um sinal “do fortalecimento” das relações históricas entre os dois países, acrescentou o primeiro-ministro grego.

A Grécia se aproximou de Israel nos últimos anos, sobretudo no âmbito da energia, mas sempre manteve boas relações com os palestinos.

Leia também: AH.Com Notícias

Em relação ao reconhecimento propriamente dito do Estado palestino, Tsipras esperou “uma solução viável” após negociações substanciais. A Grécia “considerará o bom momento” para este reconhecimento, levando-se em conta “as relações fraternais com o povo árabe e as relações de cooperação com Israel”.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário