31 de dezembro de 2015

Notícia: Governo paga R$ 72,4 bi para quitar ‘pedaladas fiscais’

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (30) o balanço de pagamento das chamadas “pedaladas fiscais”. O Tesouro Nacional comunicou a quitação de 72,4 bilhões de reais relativos a débitos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Banco do Brasil.

O secretário interino do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira de Medeiros, afirmou que 55,6 bilhões de reais referem-se aos passivos existentes até 31 de dezembro de 2014. Outros 16,8 bilhões de reais são valores devidos em 2015, que, segundo o secretário, não correspondem a pagamentos atrasados e foram inseridos no cálculo por “transparência”.

As pedaladas são repasses em atraso por benefícios sociais, subsídios e operações de crédito rural e ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Com o desembolso, as contas públicas devem fechar 2015 com um rombo recorde de cerca de 120 bilhões de reais.


Leia também: AH.Com Notícias

A maior parte dos recursos para a quitação das pedaladas virá da conta única do Tesouro Nacional, composta pela economia feita pelo governo em anos anteriores, e da emissão de novos títulos.

Ao realizar o pagamento, o Planalto tenta enfraquecer a mobilização de parlamentares pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para a oposição, no entanto, a medida não anula o pedido de afastamento da presidente, que também cita decretos editados em 2015 em descumprimento da Lei Orçamentária.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário