11 de dezembro de 2015

A Sunamita e seu filho (2Reis 4:8a37)

Essa história sempre me chamou muito atenção. São tantas lições que podem sair dela, renderia vários estudos, porém, me detenho ao fator fé da sunamita.

A Bíblia nem mesmo menciona o seu nome, apenas chama-a de sunamita,

uma referência a cidade de Suném, onde morava. Suném quer dizer: Lugar de repouso. Localizada a sudeste do mar da Galiléia, entre os montes Gilboa e Tabor, na planície de Jezreel é herança da tribo de Isaacar.

O profeta Eliseu exercia seu ministério por lá quando foi notado pela sunamita: "Eis que este é um santo homem de Deus", seu relacionamento com Deus dera-lhe discernimento. A partir dai Eliseu tornara-se hóspede dela, nada lhe faltava. Como forma de retribuição Eliseu pensou em falar com o rei para, quem sabe, lhe retribuir os favores, sua resposta foi: "Eu habito no meio de meu povo", ou seja, "sou feliz neste lugar, não necessito de mais riquezas,me agrada o convívio com o povo". Eliseu, então, pede a Deus que lhe dê um filho.

A Mãe de Suném

E por todos os anos eu a nomearia a mulher do ano. Nunca, em nenhum outro lugar do mundo, ouvi falar em um exemplo igual ou pelo menos parecido com esse.

Seu filho já crescido, morre de uma dor de cabeça muito forte.Alguns teólogos, dizem que foi acometido de insolação já que passara muito tempo no campo, segando com o seu pai.

O que fez a sunamita?

É costume universal chorar e enterrar o filho. Ela deitou o menino no quarto de Eliseu, reuniu os empregados, preparou jumentas e foi até o Monte Carmelo ao encontro do profeta.Seu marido estranhou:"Por que vais a ele hoje"? Ele nem imaginou até onde chegara a fé da sunamita. Sua resposta a beira dos limites.

Imprevisível: TUDO VAI BEM. Como?com o filho morto? TUDO VAI BEM. Suas atitudes demonstram auto controle possível apenas em estado de total equilibrio emocional, ou seja, ela não ficou desesperada.

Foi ela ao homem de Deus, Eliseu orou e Deus ressuscitou o filho dessa grande mulher que creu no que parecia impossível.


Ricardo Constantini disse...

Só compartilhando o que Deus me deu.
Sempre servia pão ao homem de Deus.(pão= arroz com feijão = mesmice).Não quis apresentar a Deus rotina, quis MAIS.
- Observou teve discernimento
- Separou um lugar para o Santo (separado).
- Deus usou Eliseu para retribuir sua prontidão.
- Deus enviou sua promessa (filho)
- A promessa morre em seus joelhos (colo)
- Ela contrariou a lógica e não enterrou sua promessa (filho), a promessa era de Deus, então o colocou no lugar separado para o Santo.
- Seu marido questionou.Ela não sucumbiu. Tudo vai bem, disse ela.
- Correu aos pés do Santo.
- Eliseu mandou Geazi indagá-la. Ela só falou com o Santo. (poderia ter murmurado com Geazi, culpando Eliseu).
- Se colocou aos pés do Santo (o Senhor Deus, representado pelo profeta Eliseu)
- Geazi tentou tirá-la dos pés do profeta (GEAZI = situações, tristesas, dor, etc..)aos pés de Deusé o lugar mais alto que ela queria estar
- Ela não saiu dos pés do Senhor.
- Geazi pulou a frente para tentar resolver o problema (qtas vezes também somos levados a pular a frente de Deus para solucionarmos ao nosso modo)
- Eliseu se colocou sobre a promessa(toda e qualquer obra ou situação se aquece com o movimento de Deus).
- Eliseu andou dentro da casa (movimento)= movimento de Deus em sua casa, em Seu lugar separado.
- Deus através do profeta entregou a promessa VIVA para a sunamita.
- As promessas de Deus nunca falham, nunca morrem, mesmo que pensemos que é o fim, para Deus está apenas começando.
- Basta apenas voltar ao primeiro versículo do texto e deixar a mesmice(religiosidade)e oferecer a Deus mais do que o tradicional, ou seja, RESERVAR UM LUGAR EM ESPECIAL, EM DESTAQUE PARA O QUE É SANTO.
Deus abençoe os irmãos em nome do Sr. Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário