12 de dezembro de 2014

CURSO - MATURIDADE CRISTÃ1-CAPíTUlO-4 AS ATITUDES DE UM CRISTÃO AUTÊNTICO

Quebra-gelo: Peça para dois ou três integrantes contarem alguma experiência em que tenham praticado uma boa ação na vida de alguém na última semana. Peça os para contarem como eles se sentiram e como a pessoa reagiu.

-----Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
-----Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através


ESTUDO
Introdução:
Vivemos em um tempo em que os valores estão muito confusos. Não há mais regras absolutas e claras. O mundo ficou muito acinzentado. É a era do relativismo, em que cada um é dono e autor de sua própria verdade.

Certamente que ser cristão nesse contexto é um desafio e tanto. Como fazer a diferença? Como ser um verdadeiro homem ou mulher de Deus num mundo perdido? Por meio do nosso discurso a respeito da Palavra? Talvez não seja o caminho mais eficaz. Com o avanço das tecnologias e das redes sociais, todos têm total acesso a pregações, palestras e todo tipo de mídia evangélica.

 Se a pessoa quiser ver uma pregação, ela teria pelo menos seis canais de TV, dezenas de programas de rádio e milhares de sites
nos quais sem maiores esforços ela poderia ter acesso a todo tipo de informação. 

Esse acesso generalizado e descriterioso muitas vezes, em vez de ajudar, se torna um problema. 

Pois juntamente com o bom trigo vem o joio dos falsos profetas e aproveitadores mal-intencionados. 

O que fazer então? Já dizia o slogan de uma escola cristã: “O melhor ensino é o exemplo”. A palavra chave para solucionar essa complexa questão é ATITUDE: nosso testemunho, nossas escolhas e as nossas decisões falam por nós e pregam por nós. 

Mais que falar, precisamos viver intensamente o cristianismo de tal maneira que as pessoas nos vejam e não só sejam impactadas por nossas vidas, como se sintam entusiasmadas com a possibilidade de viver o cristianismo também. Mas como
ter essa atitude? No capítulo 4 da primeira carta de Pedro o autor dá uma série de dicas práticas que certamente irão ajudá-lo a atingir o seu propósito.

REflExÃO NO pEQUENO gRUpO:

a) Como você tem feito diferença em seus ambientes de convivência?


b) para você é fácil dar um bom testemunho no mundo?


c) Como você se comporta nos momentos difíceis?

1.TER pOR baSE O ExEmplO DE CRISTO (1pE 4.1-9)
Pedro teve uma relação intensa com Cristo durante sua passagem em carne e osso na Terra.

 Por isso, ninguém melhor do que ele para compreender a vida e a obra do Deus Filho. Ele nos mostra que Cristo não morreu por acaso. Jesus tinha uma missão: a remissão de nossos 
pecados. Contudo, antes de sua morte e ressurreição, Jesus andou na terra e, com atitudes, tocou a vida das pessoas. 

Chamando-nos a considerar o exemplo de Jesus, Pedro escreve: “Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus” (1Pe 4.1-2 - NVI).

Às vezes, desconsideramos o sofrimento pelo qual Jesus passou enquanto esteve na terra. Jesus sofreu em diversos momentos, e, não somente na cruz. Ele sofreu ao ver as injustiças cometidas, as mentiras proclamadas, as ações de corrupção praticadas, as agressões físicas sofridas pelos mais fracos e as explorações aplicadas sobre os menos favorecidos. Contudo, Jesus escolheu agir não segundo a sua própria vontade, mas de acordo com a 
vontade do Pai. 

Ainda que, em meio à tantas pressões, Ele tenha sido tentado em todas as coisas, Jesus não pecou (Hb 4.14-15). Pelo contrário, as atitudes e ações de Jesus são dignas de serem imitadas. Como afirmou o apóstolo Paulo: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1Co 11.1 - NVI).

Qual episódio, que mostra a atitude correta de Jesus diante de uma injustiça, mais marca você? 

De que maneira você deveria agir diante de alguém que o xinga ou irrita?

2. SER DIlIgENTE COm SEU DOm
O cristão autêntico não somente busca imitar Jesus, mas também busca servir as pessoas com os dons que recebeu. Dom é um presente de Deus. É uma habilidade nata de natureza prática ou sobrenatural que recebemos não por merecimento, mas porque aprouve ao Senhor nos conceder. Deus não faz nada por acaso. 

Um dom é dado com vários propósitos. Por isso, Pedro diz: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 

Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o na força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém” (1Pe 4.10-11 - NVI).

Ao ler essas palavras da Bíblia, você consegue identificar algum dom em sua vida? Quais são os dons que Deus lhe deu? Como você pode servir as pessoas com esses presentes que você
recebeu de Deus? 

Você se lembra de alguém que tenha servido você por meio de algum dom? Precisamos entender que o dom deve ser
administrado, buscando-se sempre o interesse divino e não o nosso.

 Nós somos meramente o canal pelo qual a graça de Deus se manifesta. Infelizmente, muitas pessoas têm se perdido no uso e administração dos dons. 

Elas começam a achar que elas mesmas são a fonte da graça.
Elas começam a se exibir e caem na cilada da vanglória e
vaidade. 

Tais pessoas se tornam orgulhosas. Muitas vezes,
sem consciência, essas pessoas começam a caminhar em
direção à própria destruição. Pois a Bíblia diz que “Deus
se opõe aos orgulhosos” (1Pe 5.5 - NVI).

 Por essa razão, devemos guardar o nosso coração, entendendo sempre que o nosso dom deve ser usado para promover a glória
e o poder de Deus na Terra. Pois somente ao Senhor devemos dar toda a glória.

3. SUpORTaR aS pROVaÇõES DESTa VIDa: (1pE 4.12-19)

Viver o evangelho como Cristo pregou e promovê- lo por meio das manifestações dos dons não é garantia de uma vida tranquila, um mar de rosas. 

Pelo contrário, geralmente essas ações são sucedidas de perseguição, provações, tentações e lutas. Assim como Jesus passou por todo tipo de provação, nós, que seguimos a Cristo,
também experimentaremos diversos tipos de provação.

Contudo, a nossa reação diante das lutas não pode ser a tristeza, mas a alegria. Por essa razão, Pedro se volta para nós e nos diz: 

“Alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

 Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são
vocês, pois o Espírito de glória, o Espírito de Deus, repousa

sobre vocês” (1Pe 4.13-14 - NVI).

 A atitude do cristão autêntico, diante das provações, é a fé. Nós precisamos confiar que o Senhor vai nos fortalecer e sustentar
em meio a todas as adversidades. 

Por causa da nossa confiança em Deus, devemos nos alegrar. 

Precisamos saber que o Senhor vai nos guardar até o último dia. Como o apóstolo Paulo proclamou: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia” (2Tm 1.12 - NVI).

Você tem passado por provações e perseguições por causa da sua fé em Jesus? 

Como você tem lidado com essas perseguições e provações?

Como você tem orado nesse tempo? Você tem conseguido perceber o cuidado de Deus sobre a sua vida? De que maneira o cuidado do Senhor tem se revelado a você?

Quando suportamos provações por causa da nossa fé em
Jesus, mostramos ao mundo que o nosso coração está firme
e que a semente que foi plantada em nós é imperecível. 

A nossa firmeza em meio às lutas é um testemunho tremendo
da nossa confiança em Deus. Muitas pessoas serão tocadas
por Deus por causa da nossa atitude. 

O cristão autêntico fala não somente por meio das suas pregações, mas também fala por meio das suas atitudes.

CONClUSÃO
Ninguém em sã consciência crê que um produto piratado seja tão bom quanto o produto legítimo.

 Da mesma forma, Jesus nos mostra que não existe outra
maneira de viver o evangelho sem que seja de forma
autêntica. 

Não tem jeitinho ou relativização capaz de mudar os princípios que ele estabeleceu na Bíblia.

Podemos ver com o correr dos séculos que aqueles que optaram por esse caminho encontraram o céu. 

Portanto, busque você também ter essas atitudes: dê um bom

testemunho de Cristo, use de forma diligente os dons que Ele lhe deu e fique firme nas provações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário